23 julho 2010

Manchetes do Dia - 23-07-2010

Sexta, 23 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

"Benfica foi a escolha certa para o meu futuro", A Bola de 23-07-2010
 

David Luiz chegou ligeiramente atrasado, mas bem-disposto, não defraudando as expectativas da jovem palteia. «Boa tarde a todos, vou pedir para sentar-me porque treinei-me hoje de manhã...», disse, sorrindo e fingindo cansaço. Mas o brasileiro nunca está cansado, pelo menos de lidar com as crianças, mesmo que na ponta da língua tivessem questões que mais pareciam rasteiras. Até do Real Madrid perguntaram...«O Benfica foi a escolha certa para a minha vida e para o meu futuro», começou por dizer, agora em tom grave: «Sou uma pessoa tranquila perante as coisas que acontecem na minha vida e tudo acontece pelo propósito de Deus, mas cabe-me fazer por merecê-las....»



Ronaldo passeia de iate no Algarve, Correio Manhã de 23-07-2010
 

Cristiano Ronaldo deixou as mordomias do aldeamento de luxo em Vilamoura e entregou-se ontem ao sol e às águas algarvias. O capitão da Selecção Nacional e jogador ao serviço do Real Madrid escolheu a tarde para dar um passeio de barco, pela costa algarvia. E ter-se-á deliciado com um almoço na paradisíaca Ilha Deserta. O melhor jogador do mundo alugou um iate na marina de Vilamoura e passou a tarde na companhia da família e amigos.



Serial killer burla em nome do morto, Correio Manhã de 23-07-2010
 

Arrenda armazém para carros roubados. Faz queixa para enganar seguro. Paga prestações. Vende carro. Tudo com a identidade de Ivo.



Juros da habitação nunca estiveram tanto tempo a subir , Diário Económico de 23-07-2010
 

A taxa Euribor a três meses não desce há 68 sessões consecutivas. Trata-se do maior ciclo de ganhos de sempre, ultrapassando já o período histórico de subidas de 2007, quando se desenhavam ainda os primeiros contornos do que seria a crise do 'subprime'. No entanto, existe uma diferença fundamental: em 2007, a taxa subiu durante três meses até aos 4,16%. Hoje, a taxa sobe há três meses, mas até aos 0,884%. Já as Euribor a seis e 12 meses, há muito que bateram o recorde: sobem há 41 sessões consecutivas.



Banca nacional deve passar nos testes de 'stress', Diário Económico de 23-07-2010
 

São hoje divulgados os testes de resistência à crise, elaborados pelo Banco Central Europeu a 91 bancos europeus. O Diário Económico conseguiu saber que os quatro maiores bancos nacionais e únicos em análise - CGD, BCP, BES e BPI - tiveram nota positiva no exame. Segundo fonte do sector financeiro o melhor da lista dos bancos portugueses foi o banco do Estado (Caixa Geral de Depósitos). A Caixa já tinha sido a que melhor se tinha comportado em termos de evolução de ratings. A Moody´s atribuiu-lhe um outlook estável e a Fitch manteve o rating da CGD.



"É urgente repensar as funções do Estado", Diário Económico de 23-07-2010
 

António Mexia fala sobre os desafios da EDP como se tivesse acabado de assumir as funções de presidente da empresa. Em entrevista, no dia em que recebeu o prémio 'CEO em destaque', atribuído pelos leitores do site www.economico.pt, afirma que a liderança pela diferença continua a ser a narrativa que conduz a sua acção e a estratégia da companhia. Mexia não esconde a sua irritação com os que classifica de 'treinadores de bancada' e revela que, a partir de 2012, a EDP vai libertar uma quantidade enorme de fundos. Para distribuir pelos accionistas ou para crescer, logo se verá.



Queiroz alvo de inquérito por insultar médicos antidopagem, Diário Notícias de 23-07-2010
 

Gilberto Madaíl tem em mãos um inquérito conduzido pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP) visando o seleccionador nacional. Carlos Queiroz, sabe o DN, é acusado de comportamento incorrecto e linguagem insultuosa visando, sobretudo, o presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta, aquando do primeiro controlo antidoping realizado durante o estágio da selecção nacional na Covilhã. O assunto irá agora, caso o líder da federação o entenda, a reunião de direcção para ser analisado. E perante os factos relatados no inquérito, Carlos Queiroz poderá ser alvo de um processo disciplinar interno. Pela legislação antidopagem pode incorrer numa sanção desportiva ou no pagamento de uma multa.



PS usa Constituição para reabrir guerra do Estatuto dos Açores, Diário Notícias de 23-07-2010
 

Autonomias regionais e sistema de justiça. O projecto do PS para a revisão constitucional passará inevitavelmente por estas duas áreas, e já circulam ideias. Nas autonomias: contornar por via de uma revisão constitucional o impasse criado com o "arquivamento" do novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores - um dos principais casus bellina relação entre o PS e o Presidente da República na legislatura passada. Na justiça: reconfigurar o modelo da investigação criminal, provavelmente reforçando os poderes dos juizes de instrução - e, por consequência, reduzindo os do Ministério Público, que é agora quem tem a tutela da investigação criminal; reponderar também, eventualmente, a estrutura das magistraturas; acabar com a proibição constitucional dos tribunais especializados.



"Só uma coligação espúria derruba este governo", I de 23-07-2010
 

Passou os primeiros meses do governo submerso nos consensos militares que o afastaram da primeira linha. A idiossincrasia do ministro de Defesa vai ao ponto de não aceitar confundir os planos: numa entrevista como secretário nacional do PS não aceita qualquer pergunta sobre a NATO. Há muito tempo que não "malhava" na direita. No fim vai à estante buscar o dicionário e lembra às pessoas "menos informadas sobre a polissemia da língua" que "malhar" também significa "zombar e troçar".



Fisco cobra juros de mora acima do prometido, Jornal Negócios de 23-07-2010
 

O Orçamento para este ano trouxe consigo a promessa de reduzir os juros de mora aos cidadãos com dívidas ao Estado, mas, três meses após a sua entrada em vigor, está tudo na mesma. A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) continua a aplicar aos contribuintes faltosos o pagamento de juros à taxa de 1% ao mês (12% ao ano), praticamente o dobro do que seria exigível se as novas regras já estivessem a ser executadas. Na origem desta situação está o facto de o IGCP, o organismo que gere a dívida pública, não ter publicado um aviso com os novos valores a aplicar.



Bancos portugueses passam hoje nos testes de stress, Jornal Negócios de 23-07-2010
 

Depois do ministro das Finanças e do Banco de Portugal terem anunciado, na semana passada, que os bancos portugueses vão passar nos testes de stress, ontem foi a vez de dois dos banqueiros em causa terem dado a cara pela avaliação positiva das suas instituições. Ricardo Salgado e Fernando Ulrich garantiram publicamente que o BES e o BPI superaram as provas de resistência promovidas pelo Comité de Supervisores Bancários Europeus, cujos resultados são publicados hoje.



Dentistas recusam clientes que usam cheques do Estado, Jornal Notícias de 23-07-2010
 

O atraso no pagamento dos cheques-dentista às clínicas da Região Norte que aderiram ao programa de saúde oral já levou algumas a recusar pacientes. Estão em dívida 2,38 milhões de euros, parte há vários meses. A promessa oficial é resolver a situação ainda em Julho. Marisa Pinto assume claramente que, enquanto não receber os quatro mil euros que tem a haver - parte ainda respeitantes a Julho do ano passado - pelos tratamentos a idosos, grávidas e crianças, a Cliforno não aceitará doentes novos. "Tratamos os que são nossos doentes, para não os perder, mas recusamos doentes novos".



PJ investiga ligações de homicida a outros desaparecimentos, Jornal Notícias de 23-07-2010
 

A Polícia Judiciária (PJ) está a passar a pente fino todos os casos de desaparecidos, em particular na Região Oeste, na sequência do triplo homicídio de que é suspeito Francisco Leitão e que custou a vida a três jovens, soube o JN junto de fontes policiais. Francisco Leitão, 42 anos, ficou, entretanto, em prisão preventiva, depois de ter sido ontem presente, pelo segundo dia consecutivo, ao Tribunal de Torres Vedras, recolhendo à prisão junto da Polícia Judiciária, em Lisboa, indiciado por três homicídios qualificados.



Cardozo "a 100%" na Luz, O Jogo de 23-07-2010
 

Óscar Cardozo apanhou ontem o avião do Paraguai para Portugal e não tem planos para prosseguir a viagem. O avançado do Benfica, melhor marcador do campeonato na última temporada, garantiu que está de alma e coração na Luz, contrariando as declarações do seu próprio empresário, Pedro Aldave.



Hipermercados abrem ao domingo até à meia-noite, OJE de 23-07-2010
 

O conselho de ministros aprovou ontem o alargamento do horário das grandes superfícies (mais de 2 mil metros quadrados) ao Domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 06:00 as 24:00. O decreto-lei que modifica o regime dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais mantém a possibilidade das câmaras municipais, "em casos devidamente justificados alargarem ou restringirem os limites dos horários fixados", segundo o comunicado do conselho de ministros.



Pestana entra no mercado angolano, OJE de 23-07-2010
 

O Grupo Pestana anunciou ontem que vai construir um complexo turístico de luxo em Luanda, um investimento feito em parceria com investidores angolanos e brasileiros e que marca a sua entrada neste mercado. Em comunicado, a empresa refere que o empreendimento multiusos estará situado na baixa de Luanda e irá incluir um hotel de cinco estrelas denominado Pestana Luanda Bay – Hotel & Tropical SPA. O complexo será gerido sob a marca Pestana Hotels & Resorts.



Ana Vidigal na Gulbenkian, OJE de 23-07-2010
 

Está patente a partir de hoje no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian a exposição "Menina Limpa, Menina Suja", que reúne 120 obras criadas ao longo dos últimos trinta anos por Ana Vidigal.



Zon com 100 mil clientes na nova geração, OJE de 23-07-2010
 

Os serviços de banda larga de nova geração da Zon Multimédia atingiram 100 mil clientes, com cerca 2,8 milhões de casas passadas, anunciou ontem a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A Zon já era líder deste mercado, tendo a Autoridade das Comunicações (Anacom) divulgado que, no primeiro trimestre do ano, a empresa detinha uma quota de mercado de cerca de 60% neste segmento.



PS disposto a discutir revisão depois das presidenciais, Público de 23-07-2010
 

O Partido Socialista poderá sentar-se à mesa para discutir a proposta de revisão constitucional do PSD, mas só depois da votação do Orçamento do Estado e das eleições presidenciais. E com o objectivo de discutir "aperfeiçoamentos" à lei fundamental, em áreas como a justiça, e sem mexer em sectores como a educação ou a saúde, disseram fontes socialistas contactadas pelo PÚBLICO. O PSD aprovou na madrugada de ontem, em Aveiro, o seu projecto de revisão constitucional, que já não contempla a possibilidade de autodissolução do Parlamento, nem os limites à dissolução do Parlamento pelo Presidente.



Projecto do PSD "parece feito à medida para que o próximo Presidente possa demitir o Governo", Público de 23-07-2010
 

Manuel Alegre pensa que este não é o momento certo para discutir uma revisão constitucional e considera que o projecto do PSD "parece feito à medida para que o próximo Presidente possa demitir o actual Governo". Em entrevista ao PÚBLICO, o candidato presidencial diz que o projecto social-democrata reforça "da pior maneira a partidocracia". Alegre defende ainda que seria muito grave, se o próximo Orçamento não passasse.



Cardozo só pensa no Benfica, Record de 23-07-2010
 

O primeiro dos internacionais sul-americanos já chegou a Portugal, a tempo de participar na festa de apresentação do Benfica. Cardozo aterrou ontem no aeroporto de Lisboa, mas não o fez a tempo de integrar o treino das águias, que decorreu às 10 horas no centro de estágio do Seixal. De qualquer forma, o avançado de 27 anos vai estar hoje às ordens de Jorge Jesus.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream