22 julho 2010

Manchetes do Dia - 22-07-2010

Quinta, 22 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

50 milhões pelas asas da Águia, A Bola de 22-07-2010
 

Depois de Dí Maria no Real Chelsea ataca Ramires. Após saída do argentino para os "merengues" num negócio avaliado em 30 milhões, é a vez de o gigante inglês avançar com a proposta de mais de 20 milhões pelo internacional brasileiro.



Serial killer atrai vítima com sms, Correio Manhã de 22-07-2010
 

Após ter assassinado Tânia e Ivo quando este o trocou pela jovem de 27 anos, Francisco traçou novo alvo. Sob pretexto de surpresa ao namorado, atraiu a rapariga de 16 anos para encontro fatal.



Governo recorre a crédito recorde na banca para aguentar a crise, Diário Económico de 22-07-2010
 

O valor acumulado dos empréstimos concedidos pelos bancos ao Estado aumentou 441% em Maio, para 4,4 mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre. Um montante que compara com os 814 milhões de euros registados em Abril. Ou seja, só em Maio, no auge da crise de dívida soberana, os bancos nacionais emprestaram 3,6 mil milhões de euros às finanças públicas, de acordo com os dados publicados ontem pelo Banco de Portugal.



PS e PSD de costas voltadas na Constituição e nas SCUT, Diário Económico de 22-07-2010
 

O PS deixou ontem bem claro que jamais aprovará uma revisão constitucional nos termos que o PSD está a propor. Além disso, o Secretariado Nacional do partido garante que só discutirá o assunto se for forçado a fazê-lo, isto é, se o PSD formalizar a abertura deste processo. No entanto, a direcção socialista anunciou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar este debate.



Vídeo gravado em cemitério foi chave para a PJ, Diário Notícias de 22-07-2010
 

O seu Audi A4 já foi sujeito a perícias. Francisco Leitão, conhecido na Internet como "rei Ghob", nos dias anteriores à sua detenção esteve durante vários dias sujeito a vigilância policial cerrada. Antes de ser detido, os investigadores da Unidade Nacional contra o Terrorismo visionaram também todos os vídeos e mensagem que colocou na Internet. "Esse trabalho tinha de ser feito", refere fonte policial. Um vídeo colocado a 20 de Janeiro de 2010 chamou a atenção dos investigadores. A gravação é aparentemente feita no interior do cemitério de Peniche, onde supostamente surge "rei Ghob", que ostenta uma máscara a dançar sobre uma campa.



Novo estatuto obriga alunos a pagar danos nas escolas, Diário Notícias de 22-07-2010
 

Os estudantes e as suas famílias serão directamente "responsabilizados pelos danos causados ao património da escola e dos membros da comunidade educativa." Esta é uma das novidades da nova versão do Estatuto do Aluno do Ensino Básico e Secundário, que será aprovada hoje no Parlamento graças a um entendimento entre o PS e o CDS-PP. A medida é bem recebida pela maioria dos representantes da área. Desde logo pela Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), que já a vinha defendendo.



Submarinos. Amor, mentiras e crime dão processo por falsas declarações, I de 22-07-2010
 

Engoliu em seco, bebeu água três vezes e disse que não estava a perceber. Foi a primeira reacção do presidente da Inteli, empresa contratada para fazer a peritagem às contrapartidas no concurso dos submarinos, quando no mês passado lhe perguntaram no tribunal central de instrução criminal ("Ticão") se conhecia, ou tinha algum relacionamento pessoal com alguém ligado ao processo. José Rui Felizardo acabou por negar tudo na inquirição. Mas o presidente da Inteli assumiu este mês uma posição diferente. Quando, na semana passada, a SIC fez uma notícia sobre o relacionamento amoroso entre o presidente da empresa da peritagem das contrapartidas e a procuradora-adjunta do inquérito, o mesmo Rui Felizardo assumiu a relação amorosa com a procuradora Carla Dias, que já então mantinha, e explicou mesmo que a hierarquia do Ministério Público fora informada.



Alunos podem ser suspensos sem processo disciplinar, I de 22-07-2010
 

Suspender o aluno por um dia sem processo disciplinar, chumbar por faltas e comunicar ao Ministério Público as agressões de alunos a colegas, professores ou funcionários são só algumas das novas regras que as escolas do ensino básico e secundário vão ter de aplicar a partir de Setembro. A revisão do Estatuto do Aluno está concluída e PS e CDS deverão aprovar hoje o diploma que endurece os castigos e torna mais fáceis e rápidas as denúncias e os processos disciplinares.



Banca sem crédito mas com mais confiança dos investidores, Jornal Negócios de 22-07-2010
 

Os investidores do sector financeiro estão confiantes de que os bancos europeus vão passar os testes de stress. Mas o cepticismo mantém-se quanto à validade da avaliação. O FMI pediu ontem mais transparência e considerou que a Zona Euro caminha para uma situação de falta de crédito à economia. O risco do sector caiu ontem para o nível mais baixo em uma semana, perante a crescente especulação de que a "prova dos nove" às instituições financeiras vai mostrar que, de uma forma geral, elas estão preparadas para fazer face a um agravamento da crise.



Hipers abrem ao domingo se as câmaras deixarem, Jornal Negócios de 22-07-2010
 

A medida poderá inclusivamente ser aprovada já hoje em Conselho de Ministros, apurou o Negócios. Actualmente, todas as superfícies comerciais com mais de 2.000 metros quadrados só podem abrir entre as 8h e as 13h nos domingos e dias feriados, entre Janeiro e Outubro. Em Novembro e Dezembro prevalecem, normalmente, os horários alargados extraordinários por causa da época natalícia.



Corpos dos três jovens foram enterrados, Jornal Notícias de 22-07-2010
 

As famílias dos três jovens desaparecidos na zona de Torres Vedras já foram avisadas de que houve homicídio. As vítimas terão sido enterradas por Francisco Leitão em locais que a PJ ainda procura determinar. O suspeito volta hoje a tribunal.



Bolsas "mais justas" para menos alunos, Jornal Notícias de 22-07-2010
 

As bolsas no Ensino Superior vão deixar de ser atribuídas por escalões mas por um sistema linear. A medida agrada às associações académicas, ainda que receiem que o novo regulamento de concessão de apoios possa deixar de fora milhares de alunos. O novo regulamento de atribuição das bolsas de estudo no Ensino Superior só deve estar concluído "dentro de duas a três semanas" - foi, pelo menos, esse o prazo que o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior terá dado aos dirigentes das associações académicas com quem se reuniu anteontem, no Ministério, em Lisboa (MCTES). As novas regras vão ser aplicadas no próximo ano lectivo, o que pode conduzir a atrasos de vários meses na concessão dos apoios, alertam os estudantes.



Izmailov parte para a guerra, O Jogo de 22-07-2010
 

O Sporting notificou Marat Izmailov de que este terá que pagar uma multa pecuniária correspondente a dois terços do seu salário, por alegadamente ter violado o regulamento interno do clube em Março deste ano. No entanto, o jogador russo discorda e já recorreu aos serviços do Sindicato dos Jogadores (SJPF) para contestar a decisão.



BPI reforça no crédito à habitação, OJE de 22-07-2010
 

O banco BPI aumentou a carteira de crédito à habitação em 5,8%, em termos homólogos, tendo crescido no crédito a empresas e a institucionais em cerca de 4,3%. Em contraste, concedeu menos crédito a empresários e ao segmento negócios. O banco liderado por Fernando Ulrich apresentou ontem contas semestrais, com o resultado líquido consolidado a situar-se nos 99,5 milhões de euros, mais 11,8% em termos homólogos. O produto bancário reduziu-se 2,9%, mas as comissões subiram 9,1%.



Espólio de Eduardo Chillida em Legazpi, OJE de 22-07-2010
 

Um novo museu dedicado ao espólio do escultor basco Eduardo Chillida (1924-2002) em Legazpi (Guipuzcoa) mostra através de fotografias a construção da monumental obra "Peine de los Vientos", hoje patente no passeio marítimo de San Sebastián.



Juro da emissão de dívida a 1 ano duplica, OJE de 22-07-2010
 

Portugal colocou 1.253 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro a 12 meses, com uma taxa de juro de 2,452%, o que compara com a taxa de 1,036% do leilão anterior, realizado a 10 de Março. Embora a emissão de dívida de curto prazo tenha subido, a taxa obtida na emissão de ontem pelo Instituto de Gestão de Crédito Público (IGCP) está em linha com as emissões recentes de outros Estados. Recorde-se que o Tesouro espanhol emitira, no dia anterior, 4.250 milhões de euros em obrigações com o mesmo prazo, tendo a taxa média sido fixada nos 2,24%, a descer relativamente à emissão anterior onde tinha atingido os 2,45%, o nível da dívida nacional.



Suspeito de triplo homicídio ouvido no tribunal, Público de 22-07-2010
 

O suspeito do triplo homicídio na região da Lourinhã começou ontem a ser ouvido pelo juiz de instrução criminal do Tribunal de Torres Vedras. À porta, uma multidão aguardava-o com impropérios, tendo mesmo algumas pessoas chegado a agredir o homem que é conhecido pelo "Rei dos Gnomos". A Polícia Judiciária garante possuir provas materiais que demonstram que os três jovens, cujos corpos ainda não foram encontrados, foram assassinados e enterrados pelo sucateiro de 42 anos que foi detido na madrugada de terça-feira junto à sua residência.



Responsáveis da CGD acusados de não impedirem esquema de fraude, Público de 22-07-2010
 

A Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) acusa o actual vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Francisco Bandeira, e o ex-vice-presidente Armando Vara de terem conhecimento, e de nada terem feito, para impedir ilicitudes realizadas em alguns balcões do banco entre 2006 e 2007. Isto, apesar de ter sido a própria administração que denunciou às autoridades o esquema engendrado por responsáveis da instituição, em articulação com empresários clientes, e que envolvia créditos concedidos para aquisição de acções da REN, da Galp e da Martifer. O esquema envolveu 800 contas fictícias, bancárias e de activos financeiros, num montante próximo do milhão de euros.



Real tenta David Luiz, Record de 22-07-2010
 

O Real Madrid prepara-se para fazer uma última investida por David Luiz, jogador que o Benfica considera importantíssimo e pelo qual recusou recentemente uma proposta milionária do Manchester City no valor de 35 milhões de euros. O emblema da Luz só admite abdicar do defesa-central se surgir uma oferta de 40 milhões de euros.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream