21 julho 2010

Manchetes do Dia - 21-07-2010

Quarta, 21 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

"Vou adaptar-me facilmente", A Bola de 21-07-2010
 

Rodrigo anda nas nuvens. O internacional sub-19 é uma das estrelas da selecção de Espanha e nos últimos dias tem sido quase vedeta de cinema. Desdobra-se em entrevistas, fotografias, fala em castelhano, português (nasceu no Rio de Janeiro) e o tema é quase sempre o mesmo: a mudança para o Benfica. Tem, até, uma resposta pré-formatada para este tema. «Todos me perguntam sobre o Benfica. Estou concentrado na selecção. Se fizer um bom Europeu, o resto aparece naturalmente», disse o avançado do Real Madrid. E garante que a transferência para o Benfica o deixa muito feliz.



Ciúme de gay faz 3 mortes, Correio Manhã de 21-07-2010
 

Duas vezes apaixonado por jovens rapazes, ambos de 17 anos quando os conheceu; as duas vezes trocado por raparigas jovens. Primeiro em 2007, depois já em 2009. Até que Francisco Leitão, hoje com 43 anos, decidiu vingar-se. Assassiná-las e esconder os cadáveres. Mas, no primeiro caso, decidiu que Ivo Delgado, ao enjeitar a relação homossexual que mantinham, trocando-o por uma mulher, iria morrer também. A primeira vítima foi Tânia Ramos, 27 anos, a 5 de Junho de 2008, seguida do namorado, 21 dias depois. E já a 3 de Março deste ano, o cadastrado, a viver em Carqueja, Lourinhã, tirou a vida à jovem Joana Correia, 16 anos, só por manter uma relação com L.P.S. - rapaz cujos instintos sexuais não correspondiam aos do assassino.



Patrões querem travar aumento do salário mínimo para 2011, Diário Económico de 21-07-2010
 

O aumento do salário mínimo para o próximo ano promete vir a ser uma das maiores dores de cabeça para os empresários. A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) garante que não há margem de manobra para qualquer actualização. Para já, o Governo reconhece que existe o compromisso de subida para 500 euros em 2011, mas faz depender a sua concretização das circunstâncias do momento em que a decisão for tomada.



Empresários aplaudem flexibilização laboral de Passos , Diário Económico de 21-07-2010
 

Os empresários vêem com bons olhos a proposta do PSD, prevista no projecto de revisão constitucional, de substituir o termo "justa causa" nos limites ao despedimentos pelo de "razão atendível", flexibilizando as leis laborais. Os empresários contactados pelo Diário Económico não têm dúvidas que o mercado de trabalho sairia reforçado porque, dizem, "é essencial acabar com a rigidez do mercado em Portugal".



PSD e PS perto de acordo para colocar portagens nas SCUT, Diário Económico de 21-07-2010
 

PS e PSD terão chegado ontem a acordo quanto ao novo regime de portagens nas ainda auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), apurou o Diário Económico junto de fontes do processo. O consenso poderá ter sido alcançado na véspera da votação do calendário da cobrança de portagens prevista para hoje na comissão das Obras Públicas. Social-democratas exigem que o Governo estabeleça em decreto-lei autónomo os critérios que garantam a discriminação positiva. Isto porque se for em decreto-lei os critérios de cobrança terão força de lei, o que não acontece com a portaria, que não passa pelo crivo do Parlamento.



Detido "serial killer" suspeito de matar por obsessão sexual, Diário Notícias de 21-07-2010
 

Francisco Leitão, de 41 anos, também conhecido como o "rei Ghob" em dezenas de vídeos na Internet, é hoje de manhã levado ao Tribunal de Torres Vedras como responsável pela morte de três jovens em Lourinhã, Peniche e Torres Vedras - um tipo de crime muito raro em Portugal. Um alegado assassino em série, ainda que a classificação não seja consensual, homossexual que, segundo fonte policial, terá dado uma morte violenta às vítimas. "Acreditamos que, pelos contornos passionais deste triplo homicídio, as vítimas tenham sofrido uma morte brutal, possivelmente atingidas com golpes na cara e em zonas vitais do corpo", disse ao DN fonte policial.



PS nem admite discutir revisão constitucional do PSD, Diário Notícias de 21-07-2010
 

Nem a revisão do PSD nem, talvez, outra nenhuma. A proposta de Passos Coelho para rever a Constituição caiu como uma bomba entre os socialistas, que se lançaram num coro de críticas e começaram a admitir a hipótese de "matar", à cabeça, a revisão ordinária. A estratégia do PS só será acertada hoje numa reunião do Secretariado Nacional convocada de emergência pelo primeiro-ministro, José Sócrates. A oposição ao reforço de poderes presidenciais e aos "cortes" nos direitos sociais são uma certeza. Resta saber se o PS abre a porta a alterações cirúrgicas - nas autonomias regionais ouse faz um ultimato a Passos: ou o PSD rasga a proposta e espera para depois das presidenciais para negociar ou não se altera uma vírgula na constituição.



Auto-estradas. Novos contratos já permitem mais portagens, I de 21-07-2010
 

"Nós vamos ter de pagar." A frase do ministro das Obras Públicas assustou uma plateia de transmontanos. António Mendonça sublinhou a necessidade de todos contribuírem para os investimentos de dois mil milhões de euros em estradas que estão a ser feitos na região. A declaração, feita na sexta-feira passada, foi interpretada como o anúncio de mais portagens em auto-estradas, como a futura ligação a Bragança, que o governo tinha prometido que seria grátis. O ministério esclareceu logo o mal-entendido. O ministro falava só das Scut e os troços a portajar nas concessões da região - Transmontana, Túnel do Marão e Douro Interior - são aqueles onde já estava prevista a cobrança.



PSD quer mais protecção contra os reguladores, Jornal Negócios de 21-07-2010
 

O PSD quer reforçar os direitos de defesa das empresas que enfrentam multas do Banco de Portugal, da CMVM ou da Autoridade da Concorrência, equiparando as contra-ordenações às regras a que estão sujeitas os processos-crime. Consequência: caso a proposta de revisão constitucional fosse viabilizada, as sociedades conquistariam novos instrumentos para contestarem a aplicação das sanções em tribunal.



António Capucho. "Sócrates está 'alapado' ao poder", Jornal Negócios de 21-07-2010
 

Capucho defende uma reforma administrativa que reduza em várias dezenas o número de câmaras. O edil de Cascais pede também a eliminação de freguesias. Em entrevista ao Negócios, António Capucho não poupa crítica ao Governo, apontando baterias para José Sócrates que, na sua opinião, deve demitir-se. A Câmara que lidera é considerada um exemplo de boa gestão financeira.



Assim desaparece a costa portuguesa, Jornal Notícias de 21-07-2010
 

No lugar de Pedra Alta, freguesia de Castelo do Neiva, concelho de Viana do Castelo, ainda há uma rua que se chama Rua das Dunas. Mas o topónimo já é quase uma evocação do passado. A duna que resta está a recuar e o arruamento é território ameaçado pelo avanço do mar. "Dizem que vão fazer aqui um paredão de 'pés de galinha' para proteger as casas", confia Domingos Dias, 83 anos, pescardor reformado e testemunha dos efeitos imparáveis das investidas marinhas. Percorrendo a estrada sobre o derradeiro cordão dunar, extensamente ressentido dos ataques do mar, aponta a água para além da linha de espuma branca e evoca: "Como este fieiro (duna), havia outro onde está agora a água". Olha as moradias alinhadas na Rua das Dunas e confidencia: "O meu filho comprou uma casa; um dia destes vai vendê-la..." Antes que seja tarde.



"Profeta" terá morto três jovens por ciúmes, Jornal Notícias de 21-07-2010
 

A Polida Judiciária deteve o suspeito da morte de duas raparigas e um rapaz, a mais jovem com 16 anos, ocorridas na região de Torres Vedras. Os jovens estão, para já, dados como desaparecidos. As autoridades admitem que tenham sido razões passionais a ditar o crime. Francisco Leitão, de 42 anos, está a ser interrogado desde a manhã de ontem por elementos da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da PJ, que investiga o caso. Simultaneamente, no terreno, uma equipa forense alargada prossegue as buscas para tentar descobrir os corpos das vítimas, naturais da zona de Torres Vedras e Peniche.



Das luvas não é, O Jogo de 21-07-2010
 

"Luvas novas, vida nova". Esta terá sido uma das motivações de Roberto para trocar de luvas em tão pouco tempo. O gigante guarda-redes do Benfica calçava umas de marca Umbro - fez todo o estágio na Suíça com elas - e em Guimarães surgiu com o símbolo da Adidas nas mãos.



Insolvências sobem 6,9% no trimestre, OJE de 21-07-2010
 

O número de insolvências de empresas no segundo trimestre do ano aumentou 6,9%, face aos três meses anteriores, para 1.565 novos processos, divulgou o departamento de gestão de risco da Crédito y Caución. Este departamento, segundo a empresa, acompanha de perto os processos de insolvência publicados em Diário da República. De acordo com a Crédito y Caución, o aumento das insolvências começou no primeiro trimestre de 2009, ultrapassando "um milhar de processos trimestrais". Em 2008, o número de processos foi de 500.



Marrocos quer EDP nas renováveis, OJE de 21-07-2010
 

Marrocos vai investir 17 mil milhões de dólares (13,1 mil milhões de euros) em energias renováveis até 2020, estando a desenvolver contactos com a EDP para a formação de parcerias, revelou a ministra da Energia marroquina. "Houve contactos com a EDP, que é um grande operador de energia eólica, com muitos projectos, muitos conhecimentos no domínio das eólicas. Falámos também com a Águas de Portugal e com outras empresas que estão em programas de produção fotovoltaica e com fabricantes de painéis fotovoltaicos", concretizou Amina Benkhadra em entrevista à agência Lusa.



Paris Plage abriu temporada, OJE de 21-07-2010
 

Os parisienses aproveitaram ontem a abertura de Paris Plage, uma praia artificial na margem direita do rio Sena, para disfrutar a sua época balnear. Paris Plage mantém-se até 20 de Agosto.



Dois terços dos serviços violam lei dos prémios de desempenho, Público de 21-07-2010
 

Quase dois terços (63 por cento) dos 202 serviços e organismos públicos analisados pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF) o ano passado não cumpriram a obrigatoriedade de divulgar os despachos de atribuição de prémios de desempenho e/ou de alteração de posições remuneratórias dos seus funcionários. No relatório de actividades de 2009, a IGF revela mesmo que "para mais de 65 por cento dos serviços analisados não foi possível determinar se ocorreram mudanças de posicionamento remuneratório" e que se verifica uma "inconsistência na determinação dos universos avaliáveis". O relatório volta a pôr a nu muitos casos de má gestão e de desperdício de dinheiros públicos em áreas como Educação, Acção Social Escolar, Saúde e empresas municipais, cujas ilegalidades totalizaram os 50 milhões de euros.



PSD. Rangel e Capucho criticam projecto de revisão, Público de 21-07-2010
 

As mudanças para o sector do trabalho que o PSD introduziu no seu projecto de revisão constitucional são lidas por especialistas como uma forma de facilitar os despedimentos, que extravasará os limites da própria Constituição. A contestação à proposta de revisão chegou ao próprio PSD, com Paulo Rangel e António Capucho a criticarem o que afirmam ser uma diminuição dos poderes presidenciais.



Sporting recusa 7,5 milhões por Veloso, Record de 21-07-2010
 

Miguel Veloso admitiu, em entrevista cedida ao site italiano "Calcio News 24", que poderia ter abandonado o Sporting neste defeso, rumo aos italianos do Génova. Contudo, o jogador recusou a transferência pois assegura que "adora jogar no clube verde e branco". O interesse do clube italiano existiu, mas o jogador preferiu continuar em Portugal. "O contato com o Génova foi real, mas eu recusei porque simplesmente adoro jogar no Sporting e desta vez eu só penso neste clube", afirma o internacional português. No entanto, o médio não descartou uma mudança futura. "Se, no futuro, tiver a oportunidade de jogar no estrangeiro poderei avaliar essa hipótese. Obviamente, se acontecer será num clube de topo", afiançou o atleta leonino.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream