20 julho 2010

Manchetes do Dia - 20-07-2010

Terça, 20 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Pavlyuchenko a caminho do Sporting, A Bola de 20-07-2010
 

Ao fim de algumas semanas de negociações com o Tottenham, o Sporting assegurou o empréstimo por uma temporada do avançado russo Roman Pavlyuchenko. Entre os dois emblemas está tudo acertadíssimo, depois de longos e praticamente diários contactos entre Costinha e os dirigentes do clube londrino, falta agora clarificar o acordo com o jogador para a entrada deste nos quadros do leão ser uma realidade.



Cavaco cobra dívidas em Angola, Correio Manhã de 20-07-2010
 

Cavaco Silva viajou para a Angola, confiante em encontrar uma solução para a dívida angolana às empresas portuguesas e, de facto, algumas horas bastaram no país de José Eduardo dos Santos para os dois chefes de Estado chegarem a um acordo para fazer face a uma dívida total de 2 mil milhões de euros. Ontem, logo no primeiro dia da visita de Estado de Cavaco Silva a Angola, foi convocada uma conferência de imprensa, que serviu para anunciar as boas - novas para Portugal: a dívida de Angola às Pequenas e Médias Empresas portuguesas será paga dentro de dois meses. E o montante devido às grandes empresas vai ser pago em tranches, sendo a inicial no valor de 40% da dívida. Depois será feito "um re-escalonamento por um, dois anos"explicou Eduardo dos Santos.



Freeport pagou 13 milhões a portugueses, Correio Manhã de 20-07-2010
 

A perícia financeira feita pela Polícia Judiciária no âmbito da investigação do 'caso Freeport' dá conta de que, entre 2000 e 2005, foram efectuados créditos nas contas de Smith & Pedro, Charles Smith, Vieira de Almeida e Associados e Capinha Lopes no valor total de 13 milhões e 295 mil euros. Os pagamentos foram feitos pela Freeport Leisure - responsável pelo outlet de Alcochete -, sendo de realçar que a informação analisada pela investigação peca por ser deficiente: 75% da documentação contabilística da empresa-mãe, no Reino Unido, foi destruída por um incêndio num armazém em Londres.



PT e Telefónica devem retomar negociações para a venda da Vivo, Diário Económico de 20-07-2010
 

O actual impasse entre a Portugal Telecom (PT) e a Telefónica em torno da venda da Vivo está longe de ser o fim de um caminho. É, antes, um recuo estratégico para que o negócio se venha a fazer já sem a pressão dos prazos, soube o Diário Económico junto de fonte ligada ao processo. A PT continua a estruturar alternativas que lhe permitam ficar no Brasil para poder vender os 50% da Vivo à Telefónica. Foi aliás por isso que pediu à Telefónica um prolongamento do prazo das negociações por 12 dias. O que pretendiam conseguir em 12 dias? Este é o cerne de todo o processo. A PT precisa de soluções que permitam convencer o Governo a desbloquear a venda da Vivo, daí que a presença no Brasil seja um ponto essencial.



Construtoras são as maiores credoras de Angola e recebem em último, Diário Económico de 20-07-2010
 

Ninguém sabe ao certo quantas serão as empresas abrangidas pelo programa de pagamentos ontem confirmado pelo presidente angolano, que calcula em cerca de 2.000 milhões de euros a dívida de Angola às empresas portuguesas. As contas foram feitas pelo próprio José Eduardo dos Santos, no primeiro dia da visita oficial do Presidente da República a Angola, que anunciou a intenção de pagar "integralmente" a dívida às PME no espaço de dois meses. Mas a grande fatia da dívida angolana só deverá ficar saldada dentro de dois anos.



PSD quer Orçamentos pluri-anuais obrigatórios na Constituição, Diário Económico de 20-07-2010
 

Educação e saúde "tendencialmente gratuitos" para todos os cidadãos será um conceito riscado da nova Constituição que Pedro Passos Coelho quer aprovar brevemente em Conselho Nacional. O PSD quer ainda deixar claro na Lei Fundamental da nação que devem ser elaborados orçamentos pluri-anuais, cujos desvios na execução devem constar sempre dos orçamentos do Estado apresentados anualmente.



PSD quer fim da justa causa para facilitar despedimentos, Diário Notícias de 20-07-2010
 

Passos Coelho quer riscar a expressão "justa causa" do artigo da Constituição que impõe limites aos despedimentos. O partido laranja substitui a expressão por "causa atendível". A mudança, que abre a porta à flexibilização dos despedimentos, é um dos pontos da proposta de revisão constitucional que o PSD leva ao Parlamento até Setembro.



O padre por quem já se fazem manifs em Fafe, Diário Notícias de 20-07-2010
 

"Há uma falta de consideração da hierarquia católica pelo povo de Deus." É desta forma que Ana Vicente, do movimento Nós Somos Igreja, vê o afastamento do padre José Peixoto Lopes da paróquia de Fafe. A decisão levou ontem três centenas de fiéis a invadir o Paço Episcopal de Braga, mas o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, garante que não volta atrás com a decisão. O povo ameaça recorrer ao Vaticano. "Esta manifestação é a prova de que o povo de Deus quer participar na Igreja. Tem de haver mais diálogo entre as estruturas da Igreja e os fiéis", realçou ao DN Ana Vicente.



PSD retira poderes ao presidente e apaga PREC da Constituição, I de 20-07-2010
 

A "bomba atómica" - como lhe chamava Mário Soares - seria desactivada se fosse aprovado o projecto de revisão constitucional do PSD. O poder do Presidente da República de dissolver o Parlamento sem justificações - como fez Jorge Sampaio com a maioria PSD/CDS em 2004 - desaparece da proposta social-democrata. No texto, a que o i teve acesso, o PSD defende que a Assembleia só pode ser dissolvida se estiver "em causa o regular funcionamento das instituições". O que parecia ser um aumento dos poderes do Presidente (que passa a poder demitir o governo sem que considere estar em causa "o regular funcionamento das instituições") traduz-se, na prática, em duas substanciais diminuições.



Empresários propõem que Angola pague importações com petróleo, Jornal Negócios de 20-07-2010
 

Portugal devia negociar a amortização da dívida de Angola às empresas nacionais tendo como contrapartida o fornecimento de bens como o petróleo. A proposta foi lançada pelo presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Rocha de Matos, em declarações ao Negócios. O esquema é semelhante ao que Portugal estabeleceu com a Venezuela e ao utilizado pela China nas suas relações comerciais com Angola.



Gastos da Função Pública com saúde duplicaram, Jornal Negócios de 20-07-2010
 

O que os funcionários perderam em salários e pensões ganhou o Estado em receita. Em apenas três anos, o valor dos descontos para a ADSE praticamente duplicou, fruto da progressiva subida das taxas e do aumento do número de inscritos. Em 2009, o valor proveniente de descontos obrigatórios chegou aos 201,7 milhões de euros, valor que compara com os 102,7 milhões cobrados em 2006, revela o relatório de actividades da Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), agora publicado.



Falsificação de notas de 50 euros duplicou, Jornal Notícias de 20-07-2010
 

Portugal diverge em relação ao resto da Zona Euro no que respeita à contrafacção de dinheiro. Enquanto o número de notas falsas detectadas em Portugal aumentou 74% no primeiro semestre deste ano, nos restantes países da Zona Euro a tendência foi a inversa. No primeiro semestre de 2010 foram retiradas da circulação em território nacional 9874 notas contrafeitas, no valor de 607 mil euros, mais 62% do que no semestre anterior (375 mil euros). Esta quantidade de notas representa um aumento de 74% face às 5664 notas falsificadas no semestre anterior, constituindo 2,6% da totalidade de notas de euro contrafeitas apreendidas, informou, ontem, o Banco de Portugal.



Angola promete pagar dívidas de 1,5 mil milhões, Jornal Notícias de 20-07-2010
 

O presidente da República, Cavaco Silva, sugeriu, ontem, em Luanda, que Portugal e Angola institucionalizem uma "parceria estratégica". |osé Eduardo dos Santos acolheu a ideia eprometeu que as dívidas às PME vão ser pagas nos próximos dois meses. De visita oficial a Angola até à próxima quinta-feira, Cavaco Silva discursou, ontem, numa sessão extraordinária do Parlamento angolano, onde pediu "uma consagração institucional" da "parceria estratégica" entre os dois países".



Salomão nota 10, O Jogo de 20-07-2010
 

Diogo Salomão está com mais de pé e meio no plantel do Sporting para esta época. Apesar de ninguém o assumir ainda publicamente, o certo é que o jovem extremo de 21 anos tem impressionado Paulo Sérgio e também os dirigentes leoninos, que não esperavam vê-lo a adaptar-se tão bem: jogava no Real Sport Clube de Massamá, da II Divisão, e agora representa um dos maiores clubes portugueses.



Marcas de luxo registam ano recorde, OJE de 20-07-2010
 

A venda de automóveis de luxo em Portugal acelerou no primeiro semestre, com a Porsche e a Jaguar a registarem um crescimento acima dos 50%, face ao período homólogo, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). "Em 2010 vamos ter um crescimento recorde, nunca visto em Portugal", disse à Lusa o responsável de marketing da Porsche em Portugal, Nuno Costa, que acredita que a marca alemã vai vender este ano mais de 300 viaturas, que custam entre 66 e 273 mil euros. Mais de metade dos objectivos foram cumpridos nos primeiros seis meses, em que a marca vendeu 192 automóveis em Portugal, mais 66 do que no primeiro semestre de 2009, o que representa um crescimento de 52,4%.



Actividade económica sobe pelo 5º mês consecutivo, OJE de 20-07-2010
 

A actividade económica em Portugal melhorou pelo quinto mês consecutivo em Junho mas a confiança dos consumidores continuou a deteriorar-se, sinalizando que o ritmo da retoma poderá abrandar na segunda metade do ano. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de actividade económica subiu para 0,1 pontos em Junho de 2010, face a 0,0 ponto no mês anterior, enquanto o indicador de confiança dos consumidores piorou para 40,1 pontos negativos contra os 38,3 pontos negativos de Maio. "O indicador de actividade económica, disponível até Maio, manteve o forte movimento ascendente iniciado em Agosto de 2009, atingindo o valor mais elevado desde Abril de 2008", refere o instituto na Síntese Económica de Conjuntura do mês de Junho.



PT pode fazer proposta para vender Vivo, OJE de 20-07-2010
 

A Portugal Telecom e o executivo português querem resolver, de forma definitiva, a questão da Vivo com a Telefónica. Fontes citadas pela Europa Press afirmam que a PT poderá avançar, nos próximos dias, com uma proposta ao parceiro espanhol para a venda da participação no Brasil. A Telefónica, por seu lado, poderá analisar a proposta, ressalvando que não está disposta a pagar "prémios políticos" para assumir o controlo da telefonia móvel no Brasil. Recorde-se que a Telefónica não prorrogou o prazo de oferta até final de Julho, como pediu a PT, tendo fechado a oferta na passada sexta-feira. A proposta da Telefónica por metade da Brasilcel, entidade de controlo da Vivo, manteve-se nos 7,15 mil milhões de euros, um valor que é superior à capitalização bolsista da PT.



CIA Marítima em Miami Beach, OJE de 20-07-2010
 

O desfile da colecção 2011 da brasileira CIA Marítima, este domingo à noite, foi um dos momentos altos da Semana de Moda de Praia Mercedes Benz, que está a decorrer em Miami Beach, na Florida (EUA).



Constitucionalistas apontam contradições ao projecto do PSD, Público de 20-07-2010
 

Ao propor ao mesmo tempo a possibilidade de o Presidente demitir o Governo e a possibilidade de o Parlamento apresentar moções de censura construtivas, o projecto de revisão constitucional apresentado pelo PSD entra em contradição. É o que pensam três constitucionalistas que comentaram ao PÚBLICO as propostas do maior partido da oposição. Isabel Moreira, Tiago Duarte e Vital Moreira convergem na crítica ao reforço dos poderes presidenciais. Mas os sociais-democratas afirmam que não estão a defender um reforço desses poderes. É a posição expressa ao PÚBLICO por Paulo Teixeira Pinto, enquanto o vice-presidente do PSD, Miguel Relvas, diz que a proposta "é um caminho para a negociação".



Futuro da Autoeuropa vai estar nas mãos de um português, Público de 20-07-2010
 

António Melo Pires, o primeiro português a assumir a liderança da Autoeuropa, tem cerca de um ano para encontrar um novo modelo automóvel para ser produzido na fábrica da Volkswagen em Palmela. O novo director-geral da empresa, de 52 anos, vai substituir a partir de Setembro o alemão Andreas Hinrichs, anunciou ontem em comunicado o grupo alemão. António Melo Pires entrou para os quadros da Autoeuropa em 1992, onde se manteve durante 11 anos. Em 2003, passou para a fábrica do grupo em Navarra, tendo depois transitado para o Brasil, onde exerceu vários cargos até à actualidade.



Descoberto primata raro que se temia estar extinto, Público de 20-07-2010
 

Esta é a primeira fotografia de um dos primatas mais raros do mundo que vive nas florestas do Sri Lanka. O lóris-delgado-vermelho, Loris tardigradus nycticeboides, é um animal nocturno e foi visto apenas quatro vezes desde que foi descrito em 1937. Em 2002 foi a última vez que alguém o avistou e nos sete anos seguintes expedições organizadas em conjunto entre universidades do país e a Sociedade Zoológica de Londres tentaram em vão encontrar o primata. Havia a possibilidade de o animal estar extinto, mas no final de 2009 a sorte brindou os biólogos. O lóris fotografado, aqui quase à escala real, tem 17 centímetros e pertence a uma população que não alcança os 100 indivíduos.



Roberto intocável, Record de 20-07-2010
 

Roberto é um jogador no qual a equipa técnica benfiquista deposita total confiança. Apesar da pré-temporada do guarda-redes, de 24 anos, estar a ficar marcada por exibições menos positivas, Jorge Jesus acredita plenamente nas qualidades do espanhol e está disposto a protegê-lo nesta fase.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream