14 julho 2010

Manchetes do Dia - 14-07-2010

Quarta, 14 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Goleada para animar, A Bola de 14-07-2010
 

O Benfica despediu-se da Suíça com vitória folgada (4-1) frente ao Aris Salónica. Águias saíram para o intervalo empatadas a um golo, voando para o triunfo com exibição convincente na etapa complementar. Terceiro jogo no estágio de pré-temporada, segunda vitória para o Benfica. Depois do triunfo (3-0) frente ao FC Monthey e da derrota (1-2) com o Sion, os encarnados impuseram-se à equipa grega do Aris mercê da prestação convincente na segunda parte.



Queixas na PSP acabaram em morte, Correio Manhã de 14-07-2010
 

Os dois homens já estavam referenciados no Ministério Público, depois de três queixas apresentadas em esquadras da PSP ao longo dos últimos anos. Uma contra Rui Freitas, em 2009; duas contra Eduinho Vieira, em 2009 e este ano. Todas por violência doméstica. Mas a resposta do MP não foi eficaz nos dois casos - tal como em muitos outros que o CM já avançou e na noite de anteontem ocorreram mais duas tragédias. A primeira em São Marcos, Sintra, onde Eduinho Vieira assassinou a ex-mulher Leocádia Brito com cinco tiros à queima-roupa; a segunda em Alapraia, Cascais, com Rui Freitas a matar a mulher, Margarida Alves, com um tiro na cara, dentro de casa. Depois suicidou-se.



Despiste mata dois militares, Correio Manhã de 14-07-2010
 

Um jipe Defender da Escola Prática de Cavalaria, de Abrantes, despistou-se ontem na A23, provocando a morte de dois militares e ferimentos graves noutros dois. O acidente deu-se às 13h45, no quilómetro 18 da A23, junto ao nó de ligação ao IC3, na altura em que os quatro praças se deslocavam para o reconhecimento de uma zona onde amanhã estava previsto um treino.



Crise destrói mais 70 mil empregos em Portugal , Diário Económico de 14-07-2010
 

A economia portuguesa não vai criar emprego tão cedo, muito pelo contrário. Até ao final do próximo ano, pelo menos, o mercado de trabalho vai continuar a degradar-se de tal forma que serão destruídos pouco mais de 70 mil postos de trabalho. Ao contrário do Governo, o Banco de Portugal (BdP) mostra-se pouco optimista quanto à diminuição do desemprego e apela a uma reforma laboral mais agressiva.



Descontos nas SCUT vão beneficiar mais de um terço dos concelhos, Diário Económico de 14-07-2010
 

São mais de 120 os concelhos que ficarão abrangidos pela discriminação positiva no pagamento de portagens nas SCUT, quer através de isenções nas dez primeiras passagens, quer nos descontos de 15%, de acordo com a proposta do Governo. Ou seja, mais de um terço dos 308 municípios portugueses contarão até 1 de Julho de 2012 com discriminações positivas. O número resulta da nova proposta do Governo apresentada ao PSD, que aumentou a margem para a concessão de isenções e descontos de preços, quase triplicando o universo face aos municípios inicialmente previstos (46). "A grande maioria está localizada a norte do país", avançou ao Diário Económico fonte conhecedora do processo.



Ruptura entre Passos Coelho e Sócrates ameaça novo Orçamento, Diário Económico de 14-07-2010
 

José Sócrates voltou ontem a ficar sem parceiro para dançar o tango. Se em Maio elogiava Passos Coelho pela "responsabilidade e patriotismo", bastou a insinuação de que o líder do PSD se tinha "ajoelhado" aos interesses espanhóis (no caso Telefónica/PT) para que os passos voltassem a desencontrar-se. Ontem, o presidente do PSD deixou claro que "está na altura de começar o exercício de responsabilização" do Executivo pelas suas políticas e que o partido não está para "ser levado pelo Governo, nem para enganar os portugueses".



Autoeuropa estreia um português na liderança, Diário Económico de 14-07-2010
 

Sai Andreas Hinrichs e entra o António de Melo Pires. A substituição do director-geral da maior fábrica de carros em Portugal deverá acontecer em Agosto e será marcada pela entrada, pela primeira vez, de um português. "António Afonso Reynaud de Melo Pires será o novo director-geral da Volkswagen Autoeuropa", confirmou ao Diário Económico fonte não oficial da empresa. Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da Autoeuropa prefere não comentar esta mudança porque diz não ter "conhecimento oficial da informação". No entanto, a mesma fonte oficial admite que "é natural e normal a rotatividade dos recursos humanos dentro do grupo Volkswagen", já que "os contratos vão desde um mínimo de dois anos até cinco anos, podendo passar por vários cargos dentro da fábrica".



Metade dos alunos chumba no exame de Matemática, Diário Notícias de 14-07-2010
 

Um total de 43.247 alunos do 9.º ano - entre os 88.846 que fizeram a primeira chamada dos exames nacionais de Matemática -, não conseguiu ir além das classificações de 1 e 2 (em 5). Por outras palavras, quase metade dos estudantes - 48,7% - teve negativa no exame, um desempenho bastante pior do que o de 2009, em que as negativas à disciplina não foram além dos 36,2%. De resto, também em 2008 as notas inferiores a 5 não tinham ido além dos 44,8%.



Relação reduz pena e salva Isaltino de perda de mandato, Diário Notícias de 14-07-2010
 

Isaltino Morais não foi totalmente ilibado mas conseguiu que o principal crime pelo qual foi condenado em primeira instância - corrupção passiva - fosse anulado pelo Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que apreciou o seu recurso. A decisão dos juízes desembargadores passou ainda por mandar repetir a parte do julgamento relativa à corrupção e à perda de mandato, por considerarem que ambos os crimes não estavam suficientemente provados. Relativamente aos crimes que os desembargadores determinaram como provados, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras foi condenado por três crimes de fraude fiscal, em quatro meses por cada um, e na pena de 17 meses pelo crime de branqueamento de capitais. O cúmulo jurídico estabelecido foi de dois anos de prisão. A pena total será estabelecida após a repetição do julgamento.



Portugal precisa de 18 mil milhões até final do ano, Diário Notícias de 14-07-2010
 

A revisão ontem em baixa do rating da dívida portuguesa, em dois níveis, pela Moody's, terá um impacto reduzido, acreditam os analistas, uma vez que a medida já era esperada e apenas vem confirmar a classificação já antes dada por outras agências de notação. A confirmar-se, é uma boa notícia, já que Portugal tem previstos 46 mil milhões de euros em emissões de dívida para 2010, tendo executado no primeiro semestre "mais de 60%", segundo informou ao DN fonte oficial do Ministério das Finanças. Ou seja, ainda falta ir buscar ao mercado cerca de 18 mil milhões de euros até ao final do ano, e qualquer décima a mais nos juros terá um peso muito superior nos encargos da dívida.



Isaltino Morais: Eu fico. Sou inocente, I de 14-07-2010
 

É um desagravamento que deixa ainda muitas dúvidas em aberto. O Tribunal da Relação de Lisboa revogou alguns crimes a que Isaltino Morais tinha sido condenado, reduzindo de sete para dois anos a pena de prisão. Mas relativamente ao crime de corrupção passiva ordenou a reabertura do julgamento, por considerar que alguns factos não deveriam ter sido considerados provados. O que adia uma decisão final sobre a perda de mandato, já que é uma sanção acessória dependente da reapreciação daquele crime.



Governo está a viabilizar rescisões amigáveis, Jornal Negócios de 14-07-2010
 

É uma das últimas tendências no mercado de trabalho, afirma a UGT, que garante que nas últimas semanas recebeu um número pouco comum de pedidos de parecer sobre a matéria. O Governo tem vindo a conceder autorizações excepcionais que permitem recorrer a despedimentos por mútuo acordo sem os limites fixados para a generalidade das empresas. Em causa está a excepção a uma regra aprovada na reforma do regime de acesso ao subsídio de desemprego em 2006, contra a vontade das confederações patronais. O Governo decidiu, então, estabelecer limites às rescisões amigáveis, recusando o acesso ao subsídio de desemprego a partir de determinado número de cessações. Este desincentivo aos processos de despedimento por mútuo acordo tem como objectivo evitar a transferência de custos para o Estado, argumentou a equipa então liderada por Vieira da Silva.



Recessão regressa durante a segunda metade deste ano, Jornal Negócios de 14-07-2010
 

A conclusão extrai-se do cruzamento do número apresentado pelo Banco com o valor do primeiro trimestre do ano, já divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) - um crescimento trimestral de 1,1%. Neste momento, mesmo que o PIB estagnasse até ao final do ano, o crescimento anual seria de 1,2%. Ou seja, a previsão do Banco implica pelo menos um trimestre de contracção.



Alemanha promete apoiar Portugal com "informação, conselhos e ajuda", Jornal Negócios de 14-07-2010
 

O ministro das Finanças de Angela Merkel vai reunir-se com Teixeira dos Santos para estudar formas de ajuda da Alemanha ao Governo português. O encontro terá lugar depois das férias de Verão, e é motivado pela preocupação suscitada pelo corte do "rating" da dívida pública nacional por parte da Moody's. A novidade foi adiantada ontem aos jornalistas por Wolfgang Schaeuble, à saída da reunião do Ecofin (o órgão que reúne mensalmente os ministros das Finanças da União Europeia), em Bruxelas. Começando por sublinhar que "claro que tomámos nota do corte no rating português pela Moody's" para A1, o titular das Finanças alemão mostrou-se pronto a intervir, se necessário.



Despiste mortal para dois militares, Jornal Notícias de 14-07-2010
 

Dois militares morreram e outros dois ficaram feridos, um deles em estado muito grave, na sequência do despista do jipe da Escola Prática de Cavalaria de Abrantes em que viajavam. O acidente deu-se, ontem à tarde, no nó da Barquinha da A23. A tragédia aconteceu pelas 13.45 horas, ao quilómetro 18 da auto-estrada A23, junto ao nó da Barquinha, escassos metros após a saída para Tomar (Itinerário Complementar nº 3), no distrito de Santarém, tendo o jipe da Escola Prática de Cavalaria de Abrantes sido a única viatura envolvida no sinistro. Por razões ainda não esclarecidas, o jipe despistou-se e capotou, ficando completamente destruído. O veículo acabou por se imobilizar no meio das duas faixas da auto-estrada, o que obrigou ao corte do trânsito, no sentido Abrantes-Torres Novas, durante quase quatro horas.



Perito judicial iliba Sócrates no Freeport, Jornal Notícias de 14-07-2010
 

Uma perícia no âmbito da investigação do caso Freeport concluiu ser "aceitável" e "compreensível" a aprovação, em tempo considerado curto, do projecto daquele centro comercial em Alcochete, após dois pareceres negativos na avaliação de impacto ambiental. A análise do processo administrativo solicitada pelo Ministério Público e Polícia Judiciária chega a contrariar a conclusão de irregularidades na actuação, em 2002, do Ministério do Ambiente, então tutelado por José Sócrates, actual primeiro-ministro.



Já queima, O Jogo de 14-07-2010
 

E aí está a primeira goleada benfiquista. A dança foi muito condicionada pelo tango argentino liderado por Aimar e Saviola, mas também Gaitán e Jara não quiseram perder a chance de se juntar à festa, com este último a apontar o primeiro golo de águia ao peito. Mas já lá vamos.



Crescimento hesitante em 2010 e 2011, OJE de 14-07-2010
 

O Banco de Portugal (BdP) reviu em alta a projecção para o crescimento económico em 2010 de 0,4% para 0,9%, baixando, no entanto, a sua estimativa para 2011, antecipando agora uma expansão de 0,2%. No Boletim Económico de Verão, ontem publicado, o banco central adverte ainda que a economia portuguesa deverá sofrer uma "forte desaceleração" no segundo semestre deste ano, que se acentuará em 2011, com as medidas de austeridade a afectarem negativamente o crescimento a curto prazo. "As perspectivas de crescimento da economia portuguesa serão negativamente afectadas no curto prazo pelo necessário processo de consolidação orçamental", concretiza a instituição liderada por Carlos Costa, destacando o consumo e o investimento, que devem recuar em termos reais este ano e no próximo.



Espectáculo de luz, OJE de 14-07-2010
 

No que é já uma tradição do Verão na Alemanha, os espectáculos de luz multiplicam-se pelo país. Neste caso, o "iluminado" é o castelo de Moritzburg, que serviu de pano de fundo para "A Noite Mágica das Ninfas".



Grandes retalhistas dos emergentes estão a trazer nova concorrência, OJE de 14-07-2010
 

Cerca de 30% das empresas de retalho de países emergentes pretendem expandir-se para os mercados dos países desenvolvidos com uma aposta na Europa e América do Norte, segundo um estudo da AT Kearney. Estes novos players prometem alterar a dinâmica do retalho mundial nos próximos anos e ameaçar o crescimento externo dos gigantes do sector.



José Sócrates e Passos Coelho já falaram sobre Orçamento de 2011, Público de 14-07-2010
 

O primeiro-ministro e o líder do principal partido da oposição já falaram informalmente sobre as condições para a viabilização pelo PSD do Orçamento de 2011. O PÚBLICO sabe que José Sócrates e Pedro Passos Coelho abordaram o tema nos encontros para debater as medidas complementares de combate à crise. Os gabinetes dos dois líderes escusaram-se a comentar essas conversas, que terão sido inconclusivas. Ontem, no encerramento das jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho falou publicamente nas condições para viabilizar o OE de 2011, rejeitando um corte nas deduções da saúde e da educação. O líder do PSD disse ainda que não quer ouvir falar num Governo de bloco central.



Isaltino de Morais. Relação reduz pena, autarca admite recorrer, Público de 14-07-2010
 

O Tribunal da Relação de Lisboa reduziu ontem de sete para dois anos a pena de prisão a que Isaltino de Morais está condenado e anulou a pena acessória de perda de mandato. Os juízes da Relação consideram que o autarca de Oeiras é culpado de um crime de branqueamento e três de fraude fiscal e baixaram o valor da indemnização de 463 para 197 mil euros. O autarca reiterou ontem que está inocente e que não fica satisfeito com a decisão, da qual admite recorrer. Isabel Meireles, do PSD-Oeiras disse que o autarca devia demitir-se e Marcos Sá, do PS local, não comentou, por desconhecer o teor do acórdão



Voltou o Benfica das goleadas, Record de 14-07-2010
 

No terceiro e último jogo na fase suíça dos trabalhos de pré-época, o Benfica conseguiu um confortável triunfo (4-1) sobre o Aris Salónica. Aimar (aos 17 minutos), Saviola (aos 52'), Alan Kardec (aos 65') e Jara (na foto, aos 84') marcaram os golos encarnados; Cesarek (aos 25') apontou o único tento da equipa grega.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream