13 julho 2010

Manchetes do Dia - 13-07-2010

Terça, 13 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Roberto agradece carinho, A Bola de 13-07-2010
 

E ao terceiro jogo, inesperadamente, a maior preocupação no Benfica é saber como vai reagir Roberto a uma exibição comprometedora. Contra o Aris, hoje, às 19.15 horas (transmissão na Sport TV1), Jorge Jesus deve dar ao guarda-redes espanhol uma oportunidade para limpar a imagem.



Ronaldo regressa para ver filho, Correio Manhã de 13-07-2010
 

Às 06h33 o craque surgiu na entrada do aeroporto da Portela. Com ar sério, CR9 seguiu apressado para a casa da irmã na Moita e depois para Vilamoura.



54 600 doutores sofrem no desemprego, Correio Manhã de 13-07-2010
 

Portugal tem 54 600 desempregados com habilitações de Ensino Superior: licenciaturas, mestrados ou doutoramentos. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao primeiro trimestre deste ano, o que significa mais 8,5 por cento (4300) do que no mesmo período de 2009. Hoje inicia-se a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior, para a qual foram disponibilizadas 53 986 vagas, quase tantas quanto o número de licenciados sem emprego.



Funcionários das antigas SCUT vão actuar como 'polícias' , Diário Económico de 13-07-2010
 

Os funcionários das concessionárias das sete SCUT, onde o Governo pretende introduzir portagens, vão ter poderes de 'polícia'. Caberá a estes funcionários fiscalizarem o pagamento da taxa de portagem, identificar o condutor e levantar contra-ordenação, exigindo o pagamento, caso este não o tenha efectuado por nenhum dos quatro modos que lhe são facultados e nos prazos previstos. Mandar parar os veículos nas auto-estradas e passar o respectivo auto de notícias são algumas das prerrogativas que passarão a ter os funcionários das empresas concessionárias. "De acordo com a legislação em vigor, e sem prejuízo das atribuições cometidas às autoridades policiais, os funcionários, devidamente credenciados, têm poderes de fiscalização das normas referentes à cobrança de portagens em infraestruturas rodoviárias", avança ao Diário Económico fonte do Ministério das Obras Públicas.



Investidores e clientes do BCP ignoram rumores, Diário Económico de 13-07-2010
 

Depois de uma sexta-feira recheada de rumores sobre alegados problemas no BCP, que motivaram mesmo uma queixa do banco às autoridades, tudo parece ter regressado ontem à normalidade. A semana começou tranquila e nas agências do banco o dia desenrolou-se como se nada fosse, sem sinais, pelo menos aparentes, de agitação. Também em bolsa, e depois de uma sexta-feira marcada por uma forte queda das acções, ontem o título BCP pouco mexeu.



"É uma alegria rever o meu filho", Diário Notícias de 13-07-2010
 

Indumentária estilo navy, telemóvel na mão e... mau humor. Foi assim que Cristiano Ronaldo falou ontem à imprensa em Vilamoura, minutos depois de ter chegado de Lisboa, onde aterrou ao início da manhã vindo de Nova Iorque. E se, inicialmente, o futebolista madeirense de 25 anos tinha intenção de "enxotar" os muitos jornalistas que, de há uma semana a esta parte, tentam saber novidades do jogador e, acima de tudo, do seu bebé de três semanas, uma avaria no fecho automático do portão da casa onde a família do craque está instalada forçou-o a responder a algumas (poucas) perguntas da Imprensa… sempre com cara de poucos amigos. "É uma alegria rever o meu filho", atirou, enquanto, em vão, tentava que o portão da moradia se fechasse, sob o olhar atento da mãe, Dolores Aveiro, que observava a cena.



Universidades criam centenas de vagas extras na segunda fase, Diário Notícias de 13-07-2010
 

Centenas de novas vagas, incluindo algumas em áreas apetecíveis, como a Medicina, a Arquitectura e certas engenharias, poderão ser colocadas a concurso na 2.ª fase de acesso ao ensino superior, a partir de Setembro. Para que isso aconteça, há duas condições: que a procura desses cursos exceda a oferta a nível nacional; e que as instituições mostrem capacidade para receber mais alunos. A possibilidade - suscitada na nota que acompanhou a lista dos 53 986 lugares a concurso na 1.ª fase de acesso, que arranca hoje - foi confirmada ao DN pelo ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, que a definiu como uma resposta ao "aumento da procura" que o Governo espera este ano.



Cavaco contra Krugman. Portugal não vai sair do euro, I de 13-07-2010
 

Um país é como "uma equipa de futebol": para obter um bom resultado "não podem estar uns a atirar a bola para um lado e outros a atirar para outro". A metáfora foi ontem usada pelo Presidente da República, durante uma visita a um bairro de Cascais, em resposta a uma criança que lhe perguntou "como consegue coordenar este país?". Depois do sorriso, Cavaco Silva admitiu: "Este país não é um país nada fácil. É uma coordenação muito difícil", disse. E sem se referir directamente à actualidade política, minutos depois pormenorizou a resposta aos jornalistas que o acompanhavam. "Eu disse que é difícil, mas não estou a dizer que falta: é preciso muito trabalho para conseguir de facto coordenação, para jogarmos todos no mesmo sentido".



Seis segredos para a nossa selecção se tornar uma potência à espanhola, I de 13-07-2010
 

A resposta é sempre a mesma: "Mas eles não têm as nossas praias, pá." E agora junta-se outra: "Querem comprá-la mas a Vivo é nossa." Ok. Mas é melhor não entrar no jogo do toma-toma ou do querias-querias, porque as batatinhas e as enguias parecem estar todas do outro lado da fronteira: Javier Bardem, Penélope Cruz, Pau Gasol, Rafa Nadal, Fernando Alonso, Alberto Contador, a Telefonica - já chega? Bom, deixemos o que está para trás e foquemos o ciúme, que é feio mas tem razão de ser, no Mundial. E na Espanha, campeã da Europa e do Mundo. Descubra as diferenças.



Taxas de retenção de IRS subiram mais do que o devido, Jornal Negócios de 13-07-2010
 

Se os últimos anos foram marcados por um esforço de aproximação entre o IRS que o contribuinte desconta mensalmente e a taxa efectiva de imposto a pagar, em 2010/2011 a situação deverá inverter-se. É que as taxas de retenção na fonte que começaram a aplicar-se em Junho são superiores ao aumento de IRS que os contribuintes efectivamente têm de suportar, o que deverá fazer novamente aumentar os reembolsos para o ano.



Portagens pagam menos de metade das Scut, Jornal Negócios de 13-07-2010
 

O Negócios sabe que esta é a previsão de receita da empresa liderada por Almerindo Marques, já descontados os 130 milhões de euros que irão custar as isenções e descontos previstos no acordo entre PS e PSD e alguma redução de tráfego. A partir de Julho de 2012, com critérios mais apertados nas isenções, o encaixe da EP irá aproximar-se dos 400 milhões de euros anuais. Uma receita ainda assim insuficiente para cobrir os seus custos com as Scut, já que, de acordo com os contratos que celebrou com as concessionárias, continuará a pagar às empresas pela disponibilidade do serviço. Este valor será, pelo menos para já, equivalente ao das actuais rendas, que têm rondado os 650 milhões de euros por ano, mas com tendência para descer.



Todos os erros médicos vão ter registo nacional, Jornal Notícias de 13-07-2010
 

O grupo técnico criado pelo Ministério da Saúde para a reforma da organização interna dos hospitais propõe um sistema nacional de registo dos erros clínicos, entre outros "eventos adversos". Mas defende que, "idealmente", não deve ser punitivo. A equipa, que está na dependência directa da ministra Ana Jorge, ficou de apresentar, até 30 de Junho, uma proposta de matriz organizacional para os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. E é crítica do actual modelo, defendendo, entre outras medidas, unidades integradas multidisciplinares, "lideranças fortes, cultas e responsáveis" e a avaliação dos conselhos de administração.



Apanhados de manhã, soltos à tarde, Jornal Notícias de 13-07-2010
 

Nenhum dos 11 visados, ontem, segunda-feira, numa operação da GNR por suspeitas de, pelo menos, 80 assaltos no Norte e Centro será presente a juiz. O MP invocou a falta de flagrante delito e foram só constituídos arguidos. Desde Outubro do ano passado que o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Vila Nova de Gaia seguia a actividade do grupo, composto por indivíduos com 17 a 22 anos. Cafés, restaurantes, caixas Multibanco, casas, garagens colectivas, bombas de gasolina e lojas de pronto-a-vestir foram os alvos de uma vaga de furtos por arrombamento que se estendeu a vários concelhos.



Izma não quer ir à faca, O Jogo de 13-07-2010
 

Izmailov deixou ontem o estágio em Evian-les-Bains, regressando a Lisboa a meio da tarde para fazer exames complementares que deverão confirmar a necessidade de intervenção cirúrgica para erradicar de vez a tendinite no rotuliano do joelho direito que o vem afectando há mais de um ano. O médio russo voltou mais cedo para se avaliar melhor a extensão da tendinite do joelho afectado, que tem tendência para a cronicidade, situação que o Sporting quer evitar.



Testes de stress demonstram "solidez" da banca, OJE de 13-07-2010
 

Os testes de stress que estão a ser feitos à banca portuguesa indicam que o sistema bancário nacional é sólido e não tem problemas de capital, revelou ontem o secretário de Estado do Tesouro, em entrevista concedida à agência Reuters. Carlos Pina indicou que as Finanças têm acompanhado o trabalho e "os resultados obtidos indicam que as instituições apresentam bons rácios de solvabilidade". "O sistema bancário é sólido, robusto, bem gerido e eficazmente supervisionado, não tendo problemas de capital a resolver", reforçou.



Santander reforça na Alemanha, OJE de 13-07-2010
 

O grupo Santander venceu o italiano UniCredit na compra da divisão do banco sueco SEB que actua na Alemanha. Emilio Botín, CEO do Santander, afirmou, em nota, que a Alemanha é um "mercado-chave" e ainda que esta compra "é um passo importante para atingir o objectivo de nos tornarmos um banco universal no maior mercado europeu". A aquisição do SEB na Alemanha envolveu 555 milhões de euros, mais 100 milhões do que a oferta do grupo italiano, e tem um impacto de 10 pontos de base no rácio "core capital", que em Março se situava nos 8,8%, indica uma informação da instituição ao supervisor da banca espanhola, citada pelo Cinco Días.



Inovação: Cavaco Silva prossegue roteiro, OJE de 13-07-2010
 

O Presidente da República, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, visitou ontem a Base Aérea nº1, numa deslocação inserida na 4º Jornada Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras.



Inflação homóloga atinge 1,2% em Junho, OJE de 13-07-2010
 

A taxa de inflação cresceu 1,2% em Junho, contra o mesmo mês de 2009 e 0,1 pontos percentuais em comparação com Maio de 2010, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,2%, superior em 0,3 pontos face à observada no mês anterior para o mesmo agregado. A variação mensal do IPC foi de 0,2%, enquanto a variação média dos últimos 12 meses diminuiu, fixando-se nos -0,2%.



Polanski. Suíça anula prisão domiciliária do realizador, Público de 13-07-2010
 

A ministra da Justiça da Suíça, Eveline Widmer-Schlumpf, disse ontem que o país não extraditará o realizador Roman Polanski para os Estados Unidos, devido a uma falha no pedido apresentado pelas autoridades norte-americanas, num caso de abuso sexual que remonta a 1978. Polanski estava há dez meses em prisão domiciliária num chalé nos Alpes suíços e reagiu com um "enorme obrigado" aos seus apoiantes.



Mais de um milhão de dívidas por cobrar estão nos tribunais, Público de 13-07-2010
 

Há um milhão e 200 mil acções executivas – cobranças de dívidas e execuções de sentenças – que estão pendentes na justiça portuguesa. Os números foram revelados ontem, na reunião do Conselho Consultivo da Justiça, que reúne os principais representantes dos vários organismos do sector. A situação é considerada muito preocupante e é vista como uma das principais causas da morosidade do sistema judicial. O ministro da Justiça, Alberto Martins, anunciou na reunião que uma comissão está a preparar um conjunto de propostas para combater este estrangulamento do sistema, as quais deverão ser apresentadas na Assembleia da República, no início da próxima sessão legislativa. O ministro disse ainda que não estão previstos agravamentos das taxas de justiça.



City ataca Coentrão, Record de 13-07-2010
 

David Luiz não é o único jogador do Benfica cobiçado pelo Manchester City. As exibições de Fábio Coentrão no Mundial com a camisola de Portugal despertaram o interesse dos olheiros do clube britânico. Roberto Mancini, que também já observou o jovem de 22 anos, não esconde o desejo de contar com o jogador e, para este propósito conta com o potencial financeiro do multimilionário árabe Mansour bin Zayed Al-Nahyan que está disposto a bater a cláusula de rescisão.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream