07 julho 2010

Manchetes do Dia - 07-07-2010

Quarta, 7 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Valdés garantido, A Bola de 07-07-2010
 

Bettencourt prometeu reforços para breve no dia em que falou sobre a saída de João Moutinho e o Sporting chegou ontem a um entendimento com o Atalanta (Itália) para garantir o médio ofensivo Jaime Valdés para as próximas três temporadas. Faltam apenas acertar alguns pormenores para que o clube leonino possa oficializar a chegada do chileno, sétimo reforço da temporada, num negócio em que, de acordo com a imprensa italiana, os leões desembolsarão cerca de 2,2 milhões - as negociações prolongaram-se durante algumas semanas, com o Sporting a fazer mais do que uma proposta pelo jogador ao clube italiano.



Chamas no coração do Parque das Nações, Correio Manhã de 07-07-2010
 

O medo apoderou-se de uma zona urbana em plena avenida Dom João II, no Parque das Nações, em Lisboa, quando ontem um fogo voltou a atingir um prédio de 14 andares, que se encontra em fase de conclusão das obras. O facto mais relevante do incidente, que não causou quaisquer ferimentos em operários ou bombeiros, é que esta é a segunda vez que as chamas consomem o mesmo prédio, futura sede dos CTT, depois de um primeiro incêndio em meados de Janeiro, que também não provocou vítimas.



Filho de Ronaldo feito na Florida, Correio Manhã de 07-07-2010
 

Ronaldo terá recorrido à Mayo Clinic, na Florida, uma das mais prestigiadas instituições de saúde dos EUA.



Valor das propinas vai baixar pela primeira vez em 5 anos, Diário Económico de 07-07-2010
 

As propinas vão baixar no próximo ano lectivo. É a primeira vez, nos últimos cinco anos, que os alunos do ensino superior vêem reduzir o valor da propina máxima, que passa de 996,85 para 986,88 euros. Uma redução de dez euros que resulta do facto de este valor estar indexado à taxa de inflação média do ano anterior e de, em 2009, esta taxa ter sido negativa (-0,8%). Mas este é também, segundo apurou o Diário Económico, o primeiro ano em que todas as universidades públicas, à excepção de alguns politécnicos, se preparam para cobrar a propina máxima, sendo que no ano passado esta já era uma tendência em quase todos os estabelecimentos de ensino superior.



BES pede acordo político para resolver impasse na Vivo , Diário Económico de 07-07-2010
 

O maior negócio da década tornou-se uma questão política, com o veto da 'golden share' à venda da Vivo a deixar o futuro da Portugal Telecom (PT) nas mãos do primeiro-ministro José Sócrates. As fontes ligadas ao processo, contactadas pelo Diário Económico, consideram que só o Governo poderá pôr termo ao impasse, uma vez que todos os outros intervenientes neste processo nada poderão fazer sem a concordância de Sócrates.



"Temos de trabalhar para recuperar activos. A vida continua", Diário Económico de 07-07-2010
 

O fundador do Banco Privado Português (BPP) e da Privado Holding, que detinha o banco, está de volta aos órgãos do grupo. João Rendeiro foi ontem eleito membro do conselho consultivo da 'holding' ontem eleito em Assembleia Geral (AG). Esta eleição marca o seu "regresso" ao grupo desde a saída da liderança do banco e da 'holding' no final de 2008 - altura em que o BPP foi intervencionado pelo Banco de Portugal para evitar a falência. Agora que passaram poucos meses desde a retirada da licença ao Banco Privado, João Rendeiro volta a ter voz no grupo, ainda que num órgão puramente consultivo.



Tribunal Europeu sem poderes para inverter veto na PT, Diário Notícias de 07-07-2010
 

O Governo português não deverá sofrer, por enquanto, qualquer multa por ter usado a golden share que detém na PT para vetar a venda da Vivo, disseram ao DN fontes comunitárias. Mesmo que amanhã o Tribunal de Justiça Europeu considere, como se prevê, a golden share ilegal, tal não implica por si só que Sócrates seja confrontado com uma multa, o que lhe dá tempo e margem de manobra. Segundo as mesmas fontes, "a decisão do Tribunal é declaratória, e Portugal deverá adaptar a sua legislação, mas o Tribunal não pode obrigar o Governo a fazê-lo".



Paris dedica festival de seis meses a Lobo Antunes, Diário Notícias de 07-07-2010
 

António Lobo Antunes nunca escreveu teatro nem pensa fazê-lo. Por isso, foi "com surpresa" que recebeu a notícia de que a MC93, instituição teatral parisiense dirigida por Patrick Sommier, queria dedicar toda a programação do primeiro semestre de 2011 à sua obra. "Fiquei muito contente. Este programa é majestoso", confessou ontem, em conferência de imprensa, o autor de Os Cus de Judas. Durante seis meses vai haver espectáculos, leituras, instalações e ainda uma série de acções dirigidas ao meio escolar. Esta é, segundo Maria Piedade Ferreira, a editora de Lobo Antunes na Dom Quixote, "a primeira vez que se faz uma homenagem destas a um escritor vivo, seja ele de que nacionalidade for".



"Estado deve usar golden-share se houver OPA à PT", I de 07-07-2010
 

O Estado deve usar a golden-share que detém na Portugal Telecom se a operadora for alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) da Telefónica, defendeu ontem o presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, que falou aos jornalistas na inauguração de um balcão em Cabo Verde. O líder do BES manifestou esta posição depois de ter criticado a opção do governo de usar os direitos especiais na PT para vetar a venda da Vivo à Telefónica.



Guia para os festivais: Alive arranca amanhã, I de 07-07-2010
 

Com três palcos e horários sobrepostos, torna-se difícil escolher o que ouvir no festival. O i traça um mini-roteiro subjectivo para ver só a nata da nata.



Depósitos ao nível mais baixo em quatro anos, Jornal Negócios de 07-07-2010
 

Há quatro anos que as famílias não depositavam tão pouco dinheiro nos bancos, de acordo com os dados do Banco de Portugal. Em Maio, o sector financeiro captou apenas 5,9 mil milhões, um reflexo da menor poupança dos portugueses, mas também da baixa atractividade deste produto. É mais um sinal negativo para a banca, numa altura em que o financiamento escasseia. Os novos depósitos dos particulares junto das instituições financeiras nacionais caíram pelo terceiro mês, em Maio, mas a tendência de quebra nos montantes aplicados a prazo junto da banca já se arrasta desde o início do ano passado. O valor depositado em Maio foi o mais baixo desde Junho de 2006, ou seja, há quase quatro anos, revelam os dados do Banco de Portugal.



BPN. Teixeira dos Santos já tem avaliação e preço base para a venda do banco, Jornal Negócios de 07-07-2010
 

O Governo já tem em sua posse todos os elementos de que necessita para avançar com a privatização do Banco Português de Negócios (BPN). O Negócios sabe que a administração da instituição, liderada por Francisco Bandeira, já entregou as avaliações do BPN encomendadas ao Deutsche Bank e à Deloitte e também já apresentou a sua proposta de preço base para o banco. Os valores em causa, que não foi possível apurar, excluem as imparidades relacionadas com o crédito malparado, uma vez que esta carteira vai ser autonomizada do banco. Mas devem estar, claramente, abaixo de 500 milhões de euros.



Hospitais em alerta com vaga de calor, Jornal Notícias de 07-07-2010
 

Ontem, terça-feira, poucos hospitais registaram uma aumento de afluência às Urgências, mas hoje tudo pode mudar. As autoridades de saúde temem que a manutenção das altas temperaturas provoque um agravamento das desidratações, especialmente nos idosos. Os hospitais temem que os problemas de saúde relacionados com o calor aumentem significativamente a partir de hoje, quarta-feira. Nomeadamente, antecipam uma subida do número de desidratações, especialmente junto da população mais idosa. A própria Direcção-Geral de Saúde (DGS) já alertou para tal.



Ronaldo namora em Nova Iorque, Jornal Notícias de 07-07-2010
 

Ontem, segunda-feira, Cristiano Ronaldo foi visto a sair de um restaurante da Big Apple, logo depois de Irina Shayk, acompanhada de uma outra mulher, ter abandonado o local. Após o anúncio do nascimento do primeiro filho, Cristiano Ronaldo almoçou com a namorada russa, de 24 anos, no restaurante "Da Silvano", em Nova Iorque. A viagem aos Estados Unidos realiza-se já na condição de papá. O primeiro filho do craque, Cristiano Ronaldo Jr., encontra-se no Algarve, aos cuidados da avó, Dolores Aveiro dos Santos, e da tia, Kátia Aveiro.



Valdés preso por detalhes, O Jogo de 07-07-2010
 

Jaime Valdés deverá ser a próxima contratação leonina deste defeso. O médio, que milita no Atalanta, emblema italiano que se prepara para disputar a Serie B, é seguido há muito pelo emblema verde e branco e, nas últimas horas, o processo terá avançado de forma significativa, estando iminente um acordo que deverá levar o jogador para Alvalade, a troco de cerca de três milhões de euros.



Pestana chega a Marrocos, OJE de 07-07-2010
 

O grupo Pestana assinou um acordo para a gestão de um novo aparthotel de luxo em Casablanca, Marrocos, com o grupo espanhol Inveravante. "Trata-se de um investimento conjunto, em parceria com a Inveravante, para já com a duração de nove anos", disse ao OJE fonte do Grupo Pestana. A nova unidade inaugura em meados de 2012 e marca a entrada do grupo português em território marroquino. O projecto insere-se na estratégia de internacionalização do Grupo Pestana que já este ano abriu, em Fevereiro, o Pestana Chelsea Bridge, em Londres, Reino Unido, a que se seguirá uma abertura em Berlim, Alemanha.



Armani em sessão de elite, OJE de 07-07-2010
 

A Paris Fashion Week, que arrancou segunda-feira na capital francesa, teve ontem como ponto alto o desfile de Giorgio Armani, num evento dedicado à alta costura. A semana da moda de Paris decorre até amanhã.



REN quer participação em Cahora Bassa, OJE de 07-07-2010
 

A REN está a estudar a possibilidade de aquisição de uma participação na hidroelétrica de Cahora Bassa, em Moçambique, revelou ontem o presidente da empresa, avançando que "depois do Verão" poderá haver "novidades sobre o assunto". O presidente do conselho de administração da REN, Rui Cartaxo, avançou que está neste momento "uma equipa a trabalhar na possível compra de uma participação na hidroeléctrica de Cahora Bassa".



O tempo que os jovens passam na Net não é roubado aos amigos ou ao trabalho..., Público de 07-07-2010
 

Don Tapscott conduziu um projecto de investigação com um orçamento de quatro milhões de dólares e que envolveu 11 mil jovens em vários países. Os resultados contrariam muitas das críticas comuns ao impacto das novas tecnologias.



Dívida dos hospitais à indústria farmacêutica sobe 25 milhões/mês, Público de 07-07-2010
 

A dívida dos hospitais públicos à indústria farmacêutica cresce, em média, 25 milhões de euros por mês. Em Maio deste ano ascendia a 851 milhões de euros, 551 milhões dos quais a mais de 90 dias. Face a esta situação, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica decidiu cobrar juros de oito por cento ao ano aos hospitais que demorem mais de 90 dias a pagar. O Ministério da Saúde reagiu lembrando que a Apifarma apresentou "uma proposta" para a "regularização negociada das facturas", que acabou por nunca concretizar.



Valdés já não foge, Record de 07-07-2010
 

Sporting e Atalanta já alcançaram um princípio de acordo pela transferência de Jaime Valdés. O entendimento entre os clubes, apurou o Record, foi obtido na noite de domingo. Nas últimas horas, os leões terão procurado acertar o contrato com o extremo chileno, de 29 anos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream