06 julho 2010

Manchetes do Dia - 06-07-2010

Terça, 6 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Jesus pede mais reforços, A Bola de 06-07-2010
 

Treinador pretende um plantel forte em quantidade e qualidade para poder bater-se com garantias nas cinco frentes. Falta alguma fantasia nas alas. Leto é um dos seus preferidos. Depois de uma temporada que encheu de orgulho os benfiquistas e que terminou em festa, com a conquista da Liga, a fasquia e a responsabilidade das águias estão agora num patamar mais elevado. Não só pelo que foi alcançado, mas também porque os rivais FC Porto, Sporting e o próprio Sp. Braga estão a reforçar-se bastante, apostados em destronar o Benfica.



"Moutinho era maçã podre", Correio Manhã de 06-07-2010
 

'Não posso deixar de revelar o sentimento de tristeza pelo insistente desejo de partida manifestado pelo jogador, que se acentuou a partir de 2008, depois da recusa de venda ao Everton', disse, não poupando nas críticas ao carácter do jogador, que lhe mereceu reprovação. 'Não sabia dignificar a bandeira que envergava e que representava não só no campo. Por isso, o Sporting está feliz por vê-lo partir', continuando num tom ainda mais contundente. 'O negócio fez-se porque o Sporting não quis uma maçã podre que ia contaminar o grupo, alguém que não é exemplo. Teve um comportamento deplorável', acusou Bettencourt, referindo que o jogador saiu pela 'porta pequena'.



Clínicas privadas travam doentes da ADSE, Correio Manhã de 06-07-2010
 

As clínicas privadas estão a discriminar doentes em função da entidade financiadora, preferindo quem vai a título particular e paga logo. Ao que o CM apurou, o motivo deve-se ao facto de o Serviço Nacional de Saúde (SNS) demorar a pagar os serviços contratados. Segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que já recebeu várias queixas, esta prática é ilegal e punida com multa que pode ir até aos 45 mil euros.



Estado vende 100 imóveis do Fisco para ajudar a baixar défice, Diário Económico de 06-07-2010
 

A Direcção-Geral de Impostos (DGCI) vai vender um conjunto de mais de 100 imóveis onde se encontram instalados os serviços da máquina tributária. O valor do negócio ascende a 106 milhões de euros e ajudará a reduzir o défice orçamental deste ano, numa alienação feita a uma empresa do próprio Estado: a Estamo, uma sub-holding imobiliária controlada pela Parpública. O contrato de promessa de compra e venda será assinado ainda este mês e a alienação, por ajuste directo, terá de se realizar até 31 de Dezembro de 2010. Em causa está mais de uma centena de imóveis da DGCI espalhados por todo o país, numa mega operação de venda de prédios e fracções autónomas à empresa da Parpública, soube o Diário Económico.



Bancos voltam a subir 'spreads' do crédito à habitação, Diário Económico de 06-07-2010
 

Os portugueses enfrentam cada vez mais obstáculos até conseguirem a aprovação de um crédito à habitação. Além do aperto nos critérios de concessão, a subida consistente dos 'spreads', desde Fevereiro, está a dificultar inúmeras operações. Na última quinzena de Junho, grande parte das instituições bancárias voltou a proceder a alterações nos preçários, para reflectir as actuais dificuldades de financiamento do sector. A excepção recai no banco público que, por enquanto, mantém inalterada a tabela de preços, embora o presidente Faria de Oliveira já tenha garantido que a subida dos 'spreads' está para breve. O banco estatal exige 1,25% aos "bons" clientes e 4,15% para quem tem um perfil de risco mais desfavorável.



Clubes de futebol têm de vender jogadores para sobreviver, Diário Económico de 06-07-2010
 

Chegou o tempo de austeridade no Estado, nas famílias e nas empresas em geral. E nos clubes de futebol? "O seu tempo também terá de chegar. Irá implicar a redução das gorduras, principalmente nos plantéis", prevê Ricardo Gonçalves, senior manager da Deloitte. "Não será mais possível aos clubes pagarem salários a 60/70 jogadores", diz, lembrando que os plantéis efectivos dos clubes numa época contam com 24/25 jogadores e depois os restantes atletas são emprestados a variadíssimos clubes, às vezes durante anos a fio.



A vida do herói e da vítima após os atentados de Londres, Diário Notícias de 06-07-2010
 

Paul Dadge e Davinia Turrell tornaram-se ícones do terror que invadiu a cidade de Londres na manhã do dia 7 de Julho de 2005, quando quatro suicidas se fizeram explodir no metro e num autocarro da capital britânica. A fotografia captada por Jane Mingay correu mundo através da Internet e, no dia a seguir à tragédia que matou 52 pessoas e feriu quase 700, foi publicada em pelo menos quatro centenas de jornais. Herói e vítima nela representados tentam hoje levar vidas totalmente normais: ambos se casaram e ele está à espera do primeiro filho. Ao contrário do que muitos poderiam esperar, não mantêm grande contacto.



Alunos pagam propinas com trabalho na Universidade, Diário Notícias de 06-07-2010
 

"Se não fosse este trabalho já não estaria na universidade." A confissão é de João Sousa Varela, aluno do quarto ano de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa e, desde este ano lectivo, colaborador do centro de informática da instituição. Um exemplo do crescente número de estudantes com dificuldades para pagar as propinas. E das soluções que as universidades privadas estão a encontrar para evitar a sua saída. João, de 24 anos, não é elegível para a acção social, através do Fundo de Apoio ao Aluno, já que os rendimentos do seu agregado familiar ultrapassamos valores máximos (que rondam os 400 euros por cabeça). Mas as dificuldades, que "vêm aumentando desde o ano passado", são bem reais.



2008 foi o Verão com mais crimes. "Corremos o risco de ter um idêntico", I de 06-07-2010
 

O termómetro não tem rigor científico, mas revela uma tendência clara: à medida que começa o Verão, os níveis de criminalidade entram numa curva ascendente. Sinais de aviso como os que nas últimas semanas soaram na Linha de Cascais e na Caparica não devem surpreender. O que surpreende, dizem especialistas ouvidos pelo i, é a falta de capacidade do governo em investir na prevenção e em encontrar respostas sociais para os bairros classificados como problemáticos. "Corremos o risco de ter um Verão idêntico ao de 2008", é o prognóstico de Paulo Pereira de Almeida, sociólogo e vice-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).



Design nacional. Malas, vinho, lego: Portugal está cheio de boas ideias, I de 06-07-2010
 

Em Portugal há ideias tão boas como em qualquer parte do mundo. Onde uns vêem desperdício, outros vêem moda. O que alguns acham piroso, outros transformam em tendências. Desde o vinho ao design, o país tem ideias que viajam além-fronteiras. O i descobriu quatro boas ideias para usar, comprar, provar e conhecer. As malas feitas de telas publicitárias, a joalharia, T-shirts e postais que recuperam os ícones típicos portugueses, a criatividade feita de Lego e o site de vinhos que inventou um código único para a bebida mais famosa do mundo. De Portugal, com amor.



La Seda. Petroquímica está a negociar venda de 60% da fábrica de Sines, Jornal Negócios de 06-07-2010
 

A catalã La Seda de Barcelona (LSB), que em 2009 colocou a unidade de Portalegre na lista de activos a alienar, já está a negociar a venda do controlo da unidade de PTA em Sines. A notícia foi dada pela própria, na sexta-feira, na informação dada ao mercado no âmbito do regresso à negociação em bolsa dos títulos da empresa, após 13 meses de suspensão. A companhia catalã, da qual a Caixa Geral de Depósitos detém 7,22% do capital, teve que fazer, juntamente com o regulador de mercado espanhol, várias advertências ao mercado para informar, resumidamente, os accionistas do que se passou nos últimos 13 meses.



Investidores classificam de alto risco a dívida pública portuguesa, Jornal Negócios de 06-07-2010
 

O risco da dívida de Portugal voltou a aumentar, no segundo trimestre. Apresentou a quarta maior subida a nível mundial, de acordo com dados da CMA Datavision, revelados ontem. Os "credit default swaps" (CDS) fixaram mesmo um novo recorde, sendo que ao nível actual conferem à República um "rating" substancialmente inferior ao atribuído pela Standard & Poor's (S&P). A agência de notação financeira norte-americana, que é uma das maiores referências na avaliação do risco, desceu o "rating" de Portugal em dois níveis, de "A+" para "A-". Mas, considerando a evolução dos CDS, a classificação deveria ser bem menor. De acordo com a CMA Datavision, o "rating" implícito é de "BB-", ou seja, seis níveis abaixo do da S&P.



Bruxelas quer subir idade da reforma, Jornal Notícias de 06-07-2010
 

Bruxelas vai pedir, amanhã, o aumento da idade da reforma na União Europeia. As alterações demográficas e, recentemente, a crise económica tomaram imperativas alterações ao sistema de reformas, mas sobretudo na idade em que a população passa a inactiva. A Comissão Europeia apresenta esta quarta-feira o Livro Verde sobre o futuro das pensões na Europa, no qual defende que "a não ser que as pessoas, tal como vivem mais tempo, fiquem no activo mais tempo", ou "poderá haver um crescimento insustentável nos gastos com as reformas", lê-se no projecto do documento. Tratase de adequar a vida activa às taxas actuais de esperança de vida que continuam a aumentar.



João Moutinho já treinou à Dragão, Jornal Notícias de 06-07-2010
 

Os ponteiros do relógio apontavam para as 10 horas da manhã quando João Moutinho, protagonista maior desta pré-época, deu entrada no treino do F.C. Porto, no Olival. O médio, ex-Sporting, distribuiu sorrisos e carimbou a estreia com um golo. Nem parecia a primeira vez. Só a atenção da Comunicação Social acentuou esse toque de novidade. Claro que houve outros pormenores, mas, no geral, a integração de Moutinho no treino aconteceu de modo rápido e natural. Provavelmente, a grande vontade de representar os dragões fez com que se sentisse em casa...



Novo ataque a Leto , O Jogo de 06-07-2010
 

O Benfica está bem vivo no mercado e já iniciou o ataque a Sebastián Leto. Os responsáveis encarnados procuram reforçar o plantel de Jorge Jesus com mais um substituto de Di María e consideram o futebolista argentino como o jogador ideal. Por isso, já encetaram negociações com o Panathinaikos para a contratação do canhoto. Ao que O JOGO apurou, o empresário do jogador de 23 anos, Fernando Cosentino, reuniu-se ontem com os responsáveis do emblema grego, entre eles Carlos Freitas, o novo director-desportivo do clube, para abordar o futuro de Leto e manifestar o interesse das águias em contratar o futebolista.



Inapa entre os três maiores em Espanha, OJE de 06-07-2010
 

A Inapa entrou no ranking dos três maiores distribuidores de papel em Espanha, com a aquisição da distribuição de papel da Burgo, em Espanha, a Ebix. Em termos consolidados, este negócio permite aumentar as vendas em volume e valor em cerca de 5%, enquanto o cash-flow operacional (EBITDA) recorrente no termo do primeiro ano de exploração, poderá subir cerca de 10%.



Auto-Sueco Coimbra entra na Turquia, OJE de 06-07-2010
 

O grupo Auto-Sueco Coimbra comprou a Volvo Otomotiv Turk (VOT), na Turquia. O investimento é superior a 50 milhões de euros, de acordo com a empresa portuguesa, que é o maior cliente de máquinas industriais da Volvo CE a nível mundial. O negócio permite à Auto-Sueco Coimbra assumir a importação, distribuição e venda de equipamentos Volvo na Turquia. Ricardo Mieira, CEO da multinacional portuguesa, disse, em nota, que aquele mercado é relevante, "tanto pelo potencial do país, como pela entrada numa economia robusta e emergente".



Onda de calor, OJE de 06-07-2010
 

O território português está a ser assolado por uma onda de calor que levou os termómetros a ultrapassar os 40 graus. As crianças aproveitam para se refrescar nos "vulcões de água" do Parque das Nações, em Lisboa.



Vendas a retalho em Portugal cresceram 1,1%, OJE de 06-07-2010
 

As vendas a retalho em Portugal subiram 1,1% em Maio, em termos homólogos, de acordo com dados do Eurostat, citados pela Lusa. No comparativo com o mês anterior, o mesmo indicador revelou uma quebra de 0,8%, contrariando a tendência europeia. Ainda em Maio e no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o gabinete estatístico europeu revela que as maiores subidas aconteceram em França, com as vendas a retalho a crescerem 4,4%, seguidas das vendas a retalho na Suécia e no Reino Unido, com mais 2,3%.



Ricardo Salgado: Governo vai ter de desatar o nó da golden share, Público de 06-07-2010
 

Ricardo Salgado criticou numa entrevista ao PÚBLICO o Governo e a gestão da PT. O CEO do BES diz que foi "apanhado completamente de surpresa" com o recurso à golden share que travou a venda da Vivo e remete para o primeiro-ministro a resolução dos problemas em aberto. "Quem tomou a iniciativa [de usar a golden share] foi o primeiro-ministro e o Governo e, portanto, julgo que, neste momento, terão de ser eles a assumir o processo. Mas vejo um desfecho complicado e que vai resultar do que disser Bruxelas e daquilo que o Governo e o primeiro-ministro fizerem", diz Salgado.



Governo adiou reforma curricular do 7.º ao 9.º ano do ensino básico, Público de 06-07-2010
 

No próximo ano lectivo, não vai haver alterações no terceiro ciclo do ensino básico. Ao contrário do que a ministra da Educação anunciara em Dezembro, os alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos terão a mesma carga disciplinar. A ministra, crítica da actual estrutura, tinha anunciado menos disciplinas, mas a mesma carga horária. O debate que se seguiu apontou para a possibilidade de se cortar algumas das áreas curriculares (Estudo Acompanhado, Área de Projecto e Educação Cívica) ou semestralizar disciplinas de maneira a dar mais horas lectivas a Português e a Matemática. Agora, as intenções vão ficar congeladas. As escolas estão preocupadas por ainda não terem sido informadas sobre como será o próximo ano.



Fábio Aurélio na mira do leão, Record de 06-07-2010
 

Apesar de manter contactos adiantados com o Palmeiras, de Scolari - a imprensa brasileira refere um pré-acordo -, Aurélio tem preferência por continuar na Europa. Segundo Record apurou, os leões já se informaram sobre o atleta, que pode fazer todo o corredor esquerdo, encaixando no perfil de reforço pretendido por Paulo Sérgio, e é um especialista na cobrança de bolas parada.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream