05 julho 2010

Manchetes do Dia - 05-07-2010

Segunda, 5 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

"Ser bicampeão seria uma despedida em beleza", A Bola de 05-07-2010
 

Na casa de partida para a 12.ª época na Luz o capitão transporta consigo, fielmente, a tão badalada mística, que define na perfeição. É verdade que não tem sido tão utilizado como noutros tempos mas a sua função não se esgota no que pode fazer no campo, onde ainda se sente útil. É uma referência do clube e o líder do balneário.



Ex-fuzo dá tiro na cara à mulher, Correio Manhã de 05-07-2010
 

Florbela está internada em coma induzido no Hospital Garcia de Orta, em Almada.



Ronaldo paga para ser pai, Correio Manhã de 05-07-2010
 

Segundo contou um amigo do jogador, manter o anonimato da americana que concebeu o bebé "teve um custo para o Ronaldo."



Governo remete para a PT uma fusão com a Oi, Diário Económico de 05-07-2010
 

Depois de usar a 'golden share' para travar a venda da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo à espanhola Telefónica, o Governo remete para os accionistas a decisão relativa a uma eventual fusão com a também brasileira Oi, tal como noticiou o Diário Económico na edição de Sábado. "Tenho o mesmo conhecimento que todos os portugueses, é uma notícia que apareceu nos jornais, mas isso são responsabilidades que cabem exclusivamente em termos de decisão e evolução à empresa e aos seus responsáveis", disse Vieira da Silva, ministro da Economia, citado pela TSF.



Reitores avisam que corte orçamental põe salários em risco , Diário Económico de 05-07-2010
 

Os reitores deram início a um braço-de-ferro com o Governo, exigindo isenção nos cortes orçamentais, tal como lhes foi prometido, no início de Junho, por José Sócrates e pelo ministro do Ensino Superior, Mariano Gago. Há já quem fale na possibilidade de o pagamento dos salários ficar comprometido, bem como o funcionamento normal das universidades.



Governo exclui receitas das Scut das contas de 2010, Diário Notícias de 05-07-2010
 

O Governo liderado por José Sócrates não prevê arrecadar em 2010 qualquer tipo de receitas com a introdução de portagens em vias sem custos para o utilizador (Scut). Isto mesmo fica claro após a consulta do Relatório de Orientação da Política Orçamental (ROPO), que o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, entregou na sexta-feira à noite na Assembleia da República. No capítulo "Outras medidas de reforço da receita", a rubrica que diz respeito às Scut está a "zeros" no ano de 2010, querendo isso dizer que as receitas não estão previstas para este ano, apesar das negociações com o PSD que têm ocorrido nas últimas semanas, quer sobre os dispositivos electrónicos para a cobrança de portagens, vulgo chips, quer sobre o tipo de isenções a conceder e as discriminações positivas que os sociais-democratas admitem.



Filho de Ronaldo nasceu dois dias depois do jogo com a Costa do Marfim, Diário Notícias de 05-07-2010
 

A notícia caiu que nem uma bomba: Cristiano Ronaldo foi pai de um menino nascido a 17 de Junho, dois dias depois do jogo com a Costa do Marfim. Segundo revelou a irmã Kátia ao DN, o jogador "está muito feliz". O bebé, que terá sido concebido através de uma barriga de aluguer, "tem olhos e cabelos castanhos como o Cristiano".



O filho tem o mesmo nome: Cristiano Ronaldo dos Santos, I de 05-07-2010
 

Num documentário de 50 minutos sobre a vida de Cristiano Ronaldo, transmitido pela Telemadrid em Fevereiro, o ex-melhor jogador do mundo tinha voltado a deixar um sinal: "Estou mais perto de casar e de ter filhos", disse. O casamento ainda não se vislumbra, mas o anúncio da paternidade de Ronaldo chegou ontem, mesmo sem ninguém esperar. A novidade foi divulgada pelo próprio Cristiano Ronaldo através do Facebook e do Twitter, pouco depois da meia-noite de domingo. O futebolista é pai de um rapaz que nasceu a 17 de Junho, segundo disse à SIC uma das irmãs, detendo o jogador a custódia exclusiva do bebé.



Governo prepara o maior corte de sempre nos salários da função pública, I de 05-07-2010
 

O governo está a preparar um corte adicional de 43% nas despesas com funcionários (massa salarial) no âmbito do novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), reduzindo o peso destes gastos no produto interno bruto (PIB) para o nível mais baixo dos últimos 26 anos. A medida é crucial para reduzir o défice para 3% do produto em 2012, um ano antes do previsto na primeira versão do programa enviado a Bruxelas. Além disso, em 2011 os funcionários serão confrontados com a maior redução de sempre na sua massa salarial.



Selecção. Os melhores bares de vinho, I de 05-07-2010
 

Há quem diga que um copo de vinho por dia é o elixir para uma vida longa. Descobrimos os melhores bares e garrafeiras onde pode experimentá-lo.



Portagens nas Scut podem atrasar-se um ano, Jornal Negócios de 05-07-2010
 

Nenhuma das entidades responsáveis pelas bases de dados obtidos pela identificação de veículos através do dispositivo electrónico de matrícula (DEM) notificou até agora a Comissão de Protecção de Dados Pessoais, sabe o Negócios. E sem a autorização desta entidade, as bases de dados que serão usadas no processo de cobrança de portagens através do DEM não poderão funcionar.



Dez fundos para o segundo semestre, Jornal Negócios de 05-07-2010
 

Depois de um primeiro semestre que deixou um sabor amargo nos investidores, é tempo de repensar estratégias de investimento. Para a segunda metade do ano, os analistas identificam boas oportunidades nas acções, que consideram atractivas. Conheça os melhores fundos para se posicionar para a segunda metade do ano.



Pânico no centro histórico de Amarante, Jornal Notícias de 05-07-2010
 

Três explosões consecutivas de gás causaram, ontem, no centro histórico de Amarante, dois queimados graves, avultados danos materiais em dois restaurantes e pânico. O incêndio que se seguiu afectou um prédio contíguo, na altura sem ninguém. Ninguém ainda sabe dizer, ao certo, o que esteve na origem das explosões. O que se sabe que é que elas partiram de um compartimento contíguo a dois restaurantes, Azevedo e Raposeira, localizados no mesmo edifício, no Largo do Conselheiro António Cândido (Arquinho), em Amarante.



Piscinas inseguras por ausência de lei, Jornal Notícias de 05-07-2010
 

No passado mês de Maio, a ministra da Saúde garantiu que a aprovação de nova legislação para as piscinas, nomeadamente normas para minimizar os riscos para as crianças, estava já na fase final de elaboração. "Penso que estará na fase final. Não tenho aqui informação do timming exacto, mas está numa boa evolução", adiantou. O Governo ainda não apresentou essas medidas legislativas e o gabinete da ministra da Saúde esteve incontactável durante a tarde de ontem. Quando deixou as garantias sobre a "brevidade" da nova legislação, a governante estava numa iniciativa de apresentação da estratégia para a prevenção dos acidentes, integrando um plano de acção para a segurança infantil.



No papel de Lucho, O Jogo de 05-07-2010
 

João Moutinho é oficialmente jogador do FC Porto, passa a ter uma cláusula de 40 milhões de euros - a segunda mais alta do plantel - e vestirá a camisola com o número 8, em tempos não muitos distantes usado por Lucho. À noite, e com um intervalo de dois minutos a separá-los, o negócio foi formalmente comunicado pelos clubes à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários, CMVM, confirmando-se os detalhes ontem avançados por O JOGO, com direito apenas a uma explicação adicional - o negócio João Moutinho foi globalmente avaliado em 11 milhões de euros, assim distribuídos: 10 milhões em dinheiro, mais um que entra nas contas pelo cálculo da avaliação feita aos 50 por cento do passe de Nuno André Coelho que o FC Porto cede aos leões.



PT nega estar a estudar fusão com a brasileira Oi, OJE de 05-07-2010
 

A PT desmentiu ontem estar a estudar qualquer operação concreta de aquisição ou fusão no mercado brasileiro depois de jornais do Brasil e de Portugal terem aventado a hipótese de uma fusão com a Oi. Num comunicado enviado à CMVM, a administração da empresa declara que "o conselho de administração não se reuniu nem discutiu esta matéria pelo que consequentemente não tomou nenhuma iniciativa nem constituiu nenhum mandatário para negociar com terceiros qualquer fusão com a brasileira Oi ou sociedade com ela relacionada; ou aquisição directa ou indirecta de participação na Oi ou sociedade com ela relacionada, tal como mencionado nas referidas notícias", refere o comunicado.



Brasil poderá representar 11% da TAP, OJE de 05-07-2010
 

A TAP prevê que o mercado brasileiro represente 11% das receitas da companhia de transporte aéreo em 2010. A empresa inaugurou este fim-de-semana a nova rota para aquele país, passando a voar três vezes por semana para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, para onde passará, assim, a ter 17 ligações semanais. Com estas três novas ligações para Viracopos, efectuadas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, a transportadora passará a ter 70 voos semanais para várias cidades brasileiras. A TAP torna-se na primeira companhia aérea internacional a operar em Viracopos, um destino escolhido face à impossibilidade de abrir novos "slots" no aeroporto internacional de São Paulo, segundo fonte da transportadora.



Guillermo Farinas em estado crítico, OJE de 05-07-2010
 

Uma foto de arquivo do jornalista e dissidente cubano Guillermo Farinas, que se encontra em greve de fome desde Fevereiro para reclamar o estatuto de prisioneiro político. O seu médico diz que Guillermo se encontra em estado crítico.



Desemprego: PR apela a competitividade, OJE de 05-07-2010
 

Uma taxa de "10,9% é muito elevada, mas é conhecida de todos e os números mais fiáveis são os do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para 592 mil desempregados, 100 mil dos quais jovens", afirmou, sexta-feira, Cavaco Silva à margem de uma visita a uma empresa do Grupo A. Silva Matos SA, em Sever do Vouga. O Presidente da República, defendeu, por isso, que "toda a aposta deve ser colocada na competitividade das empresas, porque esta é a forma de criar emprego e de reduzir a taxa de desemprego" em Portugal.



Empresários não estão a usar as facilidades da lei para despedir, Público de 05-07-2010
 

As empresas não estão a usar os mecanismos previstos no Código do Trabalho que permitem aliviar o processo de despedimento individual. Aquela que foi apresentada como uma das grandes reformas da revisão feita em 2008 acaba por ser considerada desnecessária tanto pelas empresas como pelos próprios advogados. Desde 2009, o processo para despedir um trabalhador ficou mais simples, mas a maioria das empresas não tira partido disso, com receio de violar a lei. Há quem diga que a simplificação é "uma ratoeira" e as empresas agem com cautela porque querem saber de antemão as "armas" que o trabalhador vai usar em tribunal, caso venha a impugnar o despedimento.



ANA tira prémio a mães que estão a amamentar, Público de 05-07-2010
 

A situação mantém-se pelo menos desde 2006. As mães trabalhadoras na ANA-Aeroportos de Portugal e que têm dispensa para amamentação perdem o prémio de assiduidade pago todos os trimestres pela empresa gestora dos aeroportos portugueses, pertencente ao Estado. Isto embora o Código de Trabalho diga que essas horas, consagradas na lei, correspondem à "prestação efectiva de trabalho".



Rafael Nadal volta a ser o rei do torneio de Wimbledon, Público de 05-07-2010
 

Conquistou cinco torneios nas últimas 10 semanas, mas nenhum lhe soube tão bem como o Grand Slam inglês. Após um ano de ausência por lesão, Rafael Nadal voltou a Wimbledon para reclamar a sua coroa. O tenista espanhol tinha ganho há dois anos e repete agora o triunfo naquele que foi o seu oitavo título do Grand Slam, igualando Jimmy Connors, Andre Agassi e Ivan Lendl numa lista liderada por Federer (16).



Como se perde um capitão, Record de 05-07-2010
 

A rutura de João Moutinho com a estrutura do Sporting começou há cerca de uma semana e assumiu contornos de tal forma grandes que, hoje, seria já impossível a continuidade do médio no emblema leonino. As mensagens trocadas entre Moutinho e Bettencourt e a atitude do jogador nos últimos dias levaram a que o capitão nas últimas três épocas passasse a "persona non grata".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream