02 julho 2010

Manchetes do Dia - 02-07-2010

Sexta, 2 de Julho de 2010  
Manchetes do Dia

Recepção de campeões, A Bola de 02-07-2010
 

O Benfica cumpriu na tarde desta quinta-feira o primeiro treino da pré-época com a presença de adeptos. Mais de um milhar como que preencheu a bancada do Caixa Futebol Campus, no Seixal, empregando ambiente de euforia em torno dos campeões nacionais. À entrada do plantel comandado por Jorge Jesus voltaram a ouvir-se os cânticos dos festejos do título da época passada, levando todos ao centro do relvado a prestar a devida vénia. Marcaram presença 24 jogadores, incluindo o júnior Rafael e o jovem guarda-redes esloveno Jan Obelak, contratado ao Olimpija Ljubljana. Caras novas também o guarda-redes Roberto, o defesa Fábio Faria e os argentinos Gaitan e Jara.



Ronaldo. "Assim não ganhamos, Carlos", Correio Manhã de 02-07-2010
 

"Assim não ganhamos, Carlos", gritou desesperado Ronaldo para Queiroz, durante o embate com a Espanha, mostrando na cara a frustração pela substituição de Hugo Almeida por Danny. As imagens foram reveladas pelo Canal Cuatro (Espanha), numa análise à lupa ao comportamento de CR7. Na mesma reportagem vê-se Ronaldo irritado com as câmaras no final do jogo – "filmem os vencedores, c..." – chegando a cuspir na sua direcção.



Prémios ilegais para gestores da Expo, Correio Manhã de 02-07-2010
 

A Inspecção-Geral de Finanças (IGF) acusa a Parque Expo de ter pago indevidamente aos seus administradores, durante 11 anos, gratificações mensais e regalias adicionais, em seguros de vida e de saúde, no valor de 1,56 milhões de euros. O relatório de actividades da IGF de 2009, a que o CM teve acesso, não revela o nome da empresa responsável pelo pagamento indevido aos seus gestores, mas a Conta Geral do Estado (CGE) de 2009 identifica a Parque Expo como sendo essa sociedade.



Telefónica tem de lançar nova oferta para ficar com a Vivo , Diário Económico de 02-07-2010
 

A venda da Vivo à Telefónica poderá ser concluída até 16 de Julho, se a operadora espanhola alterar o preço ou os termos da actual oferta até essa data, consideram as fontes ligadas ao processo contactadas pelo Diário Económico. Desta forma seria possível contornar o veto do Governo, que na assembleia de quarta-feira recorreu à 'golden share' para travar o negócio de 7,15 mil milhões de euros.



Certificados do Tesouro vão dar juros de 432 euros, Diário Económico de 02-07-2010
 

Competir, ameaçar ou, até mesmo, canibalizar. Estes foram os verbos excluídos pelo ministro das Finanças, quando ontem avaliou o impacto do lançamento dos certificados do tesouro nos produtos bancários. Para Teixeira dos Santos, o novo produto não deverá intimidar os bancos, uma vez que "os certificados são um produto de médio e longo prazo, deixando as aplicações de curto prazo para o sistema bancário". A opinião dos especialistas e bancos contactados pelo Diário Económico é coincidente: concorrência não é ameaça. No entanto, é ainda prematuro afastar totalmente esse cenário.



O novo dia-a-dia dos portugueses com o aumento dos preços, Diário Económico de 02-07-2010
 

No eléctrico 15 o primeiro contacto real com o aumento de impostos. O bilhete pela viagem de Alcântara à Praça da Figueira, ou em qualquer dimensão intermédia do trajecto, já custava ontem 1,45 euros, mais cinco cêntimos do que na véspera. Mas esse aumento visível no bilhete da Carris contraria a camuflagem que os lojistas e comerciantes estão a tentar fazer do aumento de impostos.



Hipermercados restaurantes e hotéis não vão subir preços, Diário Notícias de 02-07-2010
 

Os portugueses acordaram hoje a ganhar menos, por força do aumento dos descontos para o IRS, e sujeitos a pagar mais, devido à subida do IVA. Mas, no que toca a este último, os efeitos não são generalizados, com vários sectores do comércio e serviços, sobretudo os grandes distribuidores e a hotelaria, a pouparem - pelo menos para já - os bolsos dos clientes. Uma medida que terá muito pouco a ver com o apelo nesse sentido feito ontem pelo ministro da Economia, Vieira da Silva. Os motivos mais apontados para não aumentar são sobretudo o receio da perda de clientela e de que a concorrência opte por manter os preços.



Zapatero quer falar com Sócrates para resolver caso PT, Diário Notícias de 02-07-2010
 

O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, pode vir a ser mediador na guerra que opõe a Telefónica ao Governo português, devido ao uso da golden share na PT. Enquanto José Sócrates não hesitou ontem em deixar recados à Telefónica (em entrevista ao Financial Times), Zapatero fez um apelo para que a situação se resolva através do "diálogo" entre a Telefónica e o Governo português.



Hollywood está em crise. E os inimigos estão em todo o lado, I de 02-07-2010
 

Há cada vez mais patrões de Hollywood com dificuldades em adormecer à noite. O problema não são os filmes de Tom Cruise que se espalham ao comprido nem a saturação de maus títulos em 3D, mas sim o colapso da maior fonte de rendimentos dos estúdios: os DVD. As receitas das bilheteiras bateram um novo recorde em 2009, atingindo os 7,9 mil milhões de euros. Mas a venda de DVD caiu 13% no ano passado e o aluguer de títulos derrapou 14% no primeiro trimestre de 2010. Aquela que ainda é a galinha dos ovos de ouro de Hollywood está a diminuir de tamanho muito rapidamente. E como se a recessão e um início de Verão morno não fossem suficientes, os estúdios estão a ser assombrados por um novo fantasma: o fenómeno dos cyberlockers.



Governo deixa fugir mil milhões de euros por ano em impostos, I de 02-07-2010
 

O governo de José Sócrates anulou ou deixou prescrever um total de 5,3 mil milhões de euros em impostos desde 2006, inclusive, o equivalente a 3,2% do produto interno bruto a preços do ano passado. Deste valor, mais de metade (56% ou três mil milhões de euros) diz respeito a prescrições - dívidas cujo prazo de cobrança caducou de forma definitiva. Morosidade das decisões, leis que requerem processos muito complexos, acumulação de muitas e pequenas dívidas são algumas das causas apontadas pelos fiscalistas. Mas há outras.



PJ fez maior apreensão de sempre de quadros falsificados, Jornal Negócios de 02-07-2010
 

A Judicária acaba de fazer a maior apreensão de sempre de obras de arte falsificadas. Quase uma centena de pinturas e desenhos. Júlio Pomar, Bual, Júlio Resende, Vieira da Silva, Nadir Afonso... As obras estavam longe de ser perfeitas mas os falsários andavam a introduzi-las no mercado há pelo menos dois anos. E enganaram muitos. Entre estes, vários novos ricos que querem comprar arte a preços de saldo.



Mercados avisam que uso da "golden share" torna privatizações mais caras, Jornal Negócios de 02-07-2010
 

A intervenção do Governo português na assembleia-geral da Portugal Telecom poderá prejudicar as operações de privatização que se prevêem para os próximos meses. Esta é a expectativa de vários profissionais que tomam diariamente decisões de investimento em empresas, que falam até de um aumento do prémio de risco de Portugal, numa altura em que existe um ambicioso programa de privatizações e dificuldades no acesso ao financiamento no exterior. Os analistas contactados pelo Negócios falam de uma "intervenção totalmente fútil", uma reacção "muito perigosa", de "risco político" no investimento em Portugal, de consequências "negativas" para as empresas que serão privatizadas.



Benfica. Roberto mostrou-se no primeiro treino da época, Jornal Notícias de 02-07-2010
 

Há ainda muitas ausências mas também já estão a trabalhar alguns dos 9 jogadores. Gaitán, Jara, Roberto e Fábio Faria. Mostraram as primeiras habilidades ao serviço do Benfica. Ausentes estiveram Cardoso Ramirez Luisão e Maxi Pereira. Todos a disputar ainda o Mundial na África do Sul. Ruben Amorim e Nuno Gomes estão a recuperar de lesões musculares, Fábio Coentrão só vai juntar-se à equipa, após o estágio na Suíça.



Utente da saúde custa a Sul mais 37% que a Norte, Jornal Notícias de 02-07-2010
 

O Ministério da Saúde vai gastar, este ano, 735 euros com cada habitante do Norte e 1169 euros com os de Lisboa e Vale do Tejo. Ou seja, uma diferença de 434 euros per capita por região, que corresponde a menos 557 milhões de euros para o Norte. Confrontado pelo JN sobre os valores, o Ministério da Saúde limitou-se a responder que "a análise de qualquer eventual cálculo de financiamento per capita não pode deixar de ponderar as efectivas necessidades de saúde das populações".



Velázquez é um Cardozo mais móvel, O Jogo de 02-07-2010
 

A eventual contratação do ponta-de-lança Pablo Velázquez, estrela emergente do Libertad, do Paraguai, é fortemente aconselhada e aprovada por Carlos Paredes, médio de cariz defensivo que brilhou no FC Porto antes de rumar a Itália e de regressar anos mais tarde - com pouco êxito - a Portugal para representar precisamente... o Sporting.



Cisco lança em 2011 tablet PC Cius para empresas, OJE de 02-07-2010
 

A Cisco vai lançar o Cius no primeiro trimestre de 2011, um tablet PC destinado ao segmento empresarial, que corre o sistema operativo Android desenvolvido pela Google. De acordo com a fabricante norteamericana, o Cius, com um ecrã de sete polegadas e meio quilo de peso, permite aceder à totalidade das aplicações de colaboração e comunicação disponibilizadas pela Cisco, incluindo vídeo em alta definição, videoconferência e telepresença, e à Internet através das redes sem fios e das redes das operadoras móveis.



Celbi duplica capacidade de produção, OJE de 02-07-2010
 

A Altri inaugura hoje o projecto de expansão da Celbi, que implicou um investimento de 350 milhões de euros e vai permitir duplicar a capacidade de produção anual da unidade da Figueira da Foz de 300 para 600 mil toneladas de pasta de papel. Em concreto, a modernização e expansão da Celbi contemplou a introdução de novas tecnologias em todas as fases do ciclo produtivo, bem como a construção de um ramal ferroviário interno. Uma nova linha de descasque e preparação de madeira, alterações ao nível do digestor – onde a madeira é transformada em pasta – e a remodelação do sistema de branqueamento foram também concretizadas.



Saatchi doa galeria à Grã-Bretanha, OJE de 02-07-2010
 

A galeria Saatchi, cujo espólio de mais de 200 obras de arte vale cerca de 30 milhões de euros, foi ontem doada à Grã-Bretanha pelo seu dono, Charles Saatchi, e vai transformarse no Museu de Arte Contemporânea (MoCA) de Londres.



Governo acaba com chips e abre via a acordo sobre portagens nas Scut, Público de 02-07-2010
 

O PSD e PS chegaram ontem à noite a acordo sobre o uso dos chips para o pagamento das portagens nas Scut. A proposta dos dois partidos, que hoje será debatida no Parlamento, determina que o chip deixe de ser obrigatório e deixa como alternativa outros três meios de pagamento: a Via Verde, o pré-pagamento feito de forma anónima e o pós-pagamento. Neste último ponto, a identificação do veículo é feita por fotografi a, a conta é enviada para casa, mas sem custos adicionais, ao contrário do que prevê a lei publicada pelo Governo.



PSD exclui liberalização de despedimentos da revisão constitucional, Público de 02-07-2010
 

Valorizar a defesa dos direitos individuais e limpar os capítulos sobre economia da Constituição são dois dos principais objectivos da proposta de revisão que deverá ser apresentada pelo PSD na Assembleia da República a partir de Setembro, quando se iniciar a próxima sessão legislativa. É no âmbito dessa valorização das garantias dos direitos individuais que o PSD não irá abrir qualquer possibilidade de serem introduzidas alterações ao texto fundamental no sentido de poderem vir a ser adoptadas no futuro medidas legislativas que tenham como objectivo liberalizar os despedimentos ou reduzir os salários.



LCD Soundsystem. A banda mais carismática da década vai retirar-se, Público de 02-07-2010
 

James Murphy, ar anafado, 40 anos, é responsável por alguma da música mais vital da última década com os LCD Soundsystem. Diz que não quer ser um profissional do rock. No dia 10 os LCD Soundsystem encerram o OptimusAlive!. Pode ser a última oportunidade de os vermos ao vivo.



Milhões por David e Ramires, Record de 02-07-2010
 

O Benfica está determinado em manter a maioria dos jogadores do plantel da época passada, mas o cerco está a apertar-se e um dos elementos a sair pode ser Ramires. Vai ser quase impossível à SAD segurar o médio internacional brasileiro. O City já chegou aos 32 milhões por David Luiz. Apesar da tentadora oferta, a SAD encarnada recusou negociar o defesa-central por esses valores. No encontro que houve entre os responsáveis benfiquistas e os do clube inglês ficou, porém, uma porta aberta para uma nova investida do clube liderado pelo milionário xeque Mansour Bin Zayed Al Nahyan



"Golden Share" isola Sócrates, SOL de 02-07-2010
 

Afinal, a proposta que 74% dos accionistas consideraram irrecusável não foi suficiente para evitar que o Governo deixasse o negócio acontecer. A oferta foi feita pela Telefónica logo a seguir ao jogo Portugal-Espanha, na noite de terça-feira: 7,15 mil milhões de euros pela compra da Vivo à PT, mais 650 milhões de euros do que a oferta anterior. A pressão exercida pelos responsáveis da empresa portuguesa – com o conhecimento e o apoio dos accionistas de referência – junto dos espanhóis tinha tido precisamente esse objectivo: conseguir subir ao máximo o valor da oferta da Telefónica. E, enquanto isso não aconteceu, a 'arma' que estava em cima da mesa da negociação paralela com os espanhóis era a de que o Governo ia usar a golden share para impedir que o negócio se fizesse. Isto enquanto o Executivo apostava na recusa dos accionistas à oferta da Telefónica, para evitar chegar ao ponto de usar a 'bomba atómica' na PT.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream