30 junho 2010

Manchetes do Dia - 30-06-2010

Quarta, 30 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Lágrimas, desespero e polémica, A Bola de 30-06-2010
 

Agora que Portugal se despede do campeonato do mundo o que fica é um Portugal sem história e sem glória. Fez apenas o que em qualquer circunstância seria o minímo que podia fazer. Qualificou-se no seu grupo e marcou a goleada do Mundial. Gerou expectativas mas não confirmou. Deixou água na boca mas decepcionou.



GNR teme verão quente, Correio Manhã de 30-06-2010
 

A GNR está a encarar com preocupação o Verão no Monte da Caparica, Almada. Depois de o final de noite de segunda-feira e a madrugada de terça terem sido de autêntica guerra civil no bairro do Asilo, comia, detidos e quatro guardas feridos, os moradores prometem manter o bairro "a ferro e fogo" A GNR mantém a Unidade de Intervenção de prevenção. No bairro, o CM apurou que os distúrbios terão tido origem na segunda-feira à tarde. "Houve uma confusão numa loja de venda de peças para motas e a GNR teve de intervir" explicou 'Dallas', um morador no bairro.



Erro de Queiroz trai Portugal, Correio Manhã de 30-06-2010
 

Um erro enorme de Queiroz, ao retirar o avançado Hugo Almeida do jogo aos 58', abriu ontem caminho à eliminação frente à Espanha. Em menos de cinco minutos, o novo avançado do Barcelona, David Villa, provavelmente o melhor jogador deste Mundial, bateu a resistência heróica de Eduardo e a Selecção nunca mais conseguiu regressar à contenda.



Telefónica está mais próxima de comprar a Vivo com revisão em alta da oferta, Diário Económico de 30-06-2010
 

A espanhola Telefónica, na véspera da assembleia geral da Portugal Telecom, decidiu rever em alta o preço da oferta para comprar os 50% que a empresa portuguesa detém na Brasilcel, a 'holding' que controla 60% do capital social da Vivo. Em comunicado enviado à CMVM, no final do dia, a Telefónica anunciou um aumento de 10% no preço da oferta para comprar a Vivo. Os espanhóis estão agora dispostos a pagar 7,15 mil milhões de euros, numa derradeira tentativa de convencer os accionistas da PT a aceitar a sua oferta de compra sobre a operadora brasileira.



Acabou o sonho para Portugal, Diário Económico de 30-06-2010
 

Sem brilho. Da mesma forma que se qualificara e com a mesma estratégia que se apurou para os oitavos-de-final, ontem Portugal despediu-se do campeonato do Mundo de futebol. Foi assim contra o Brasil, já tinha sido com a Costa do Marfim e ontem, com a Espanha, Carlos Queiroz voltou a jogar na expectativa de que um erro do adversário lhe resolvesse o problema de marcar golos. Na África do Sul, Portugal só contra a Coreia do Norte jogou assumidamente ao ataque e nem os sete golos marcados serviram de indicação para que o seleccionador adoptasse um futebol mais ofensivo. Pepe voltou a jogar no lugar de Pedro Mendes, Ricardo Costa voltou a ser titular em detrimento de Miguel ou Paulo Ferreira e até na frente de ataque o físico de Hugo Almeida ganhou à agilidade de Liedson. Ao contrário do que prometera, o futebol atractivo nunca foi preocupação para os portugueses que se apresentaram neste Mundial com uma estratégia a fazer lembrar a Grécia, campeã europeia em 2004.



Prestação da casa sobe pela primeira vez desde Outubro de 2008, Diário Económico de 30-06-2010
 

Arrancou oficialmente a época das prestações de crédito mais caras. Mais de um ano e meio depois, a revisão do contrato de crédito à habitação, associado à Euribor a seis meses, já não será sinónimo de poupança. A partir de amanhã, as famílias com empréstimos indexados a esta taxa não vão escapar ao agravamento na factura a pagar ao banco mensalmente, que em Junho já tinha afectado os contratos com Euribor a três e a 12 meses.



BCE corta fundos à banca e agrava crise no crédito, Diário Notícias de 30-06-2010
 

Os bancos europeus, nomeadamente portugueses e espanhóis, vão enfrentar condições mais adversas no recurso aos financiamentos junto do Banco Central Europeu (BCE). Como consequência, o acesso ao dinheiro por parte da banca vai ser dificultado e o crédito às famílias e empresas vai escassear ainda mais. A autoridade monetária europeia não deverá a voltar a conceder dinheiro a um ano, expirando amanhã o empréstimo a 12 meses de 452 mil milhões de euros. Resultado: resta aos bancos, que nos últimos meses só têm conseguido dinheiro para a sua actividade junto do BCE, as cedências de liquidez semanais desta instituição, bem com as mesmas operações a três meses. Na essência nada muda, mas são cada vez menos as hipóteses de financiamento.



Portugal eliminado após erro de Queiroz, Diário Notícias de 30-06-2010
 

Portugal sai do Mundial sofrendo um único golo, mas só tendo marcado (sete) à equipa n.º 105 do ranking FIFA, colocada dois lugares acima do Ruanda. Muito pouco para as ambições faladas. À altura do que este grupo de jogadores vale. Sinceramente, a equipa de Queiroz chegou onde podia e merecia. Para além desta constatação, existiu um momento-chave: aquele em que o treinador português procedeu à alteração que trazia programada, de Hugo Almeida, sem respeitar a dinâmica do jogo. Foi precisamente na altura em que o ponta-de-lança estava a ganhar protagonismo, e a levar a equipa para a frente, que saiu! Logo a seguir a Espanha marcou e nunca mais sentiu qualquer problema, porque Cristiano Ronaldo desapareceu definitivamente no lugar em que não gosta de actuar, Liedson não se viu, e Deco foi "ultrapassado" por Pedro Mendes cumprindo o castigo implacável até ao fim (e, é um feeling, nunca mais voltará à selecção…).



Acabou, I de 30-06-2010
 

Os jornais espanhóis não tinham razão - os jornalistas nacionais não tinham as malas feitas - mas o excesso de respeito de Portugal por Espanha, diluído numa incapacidade gritante de esticar o jogo na frente, acabaram por montar esse filme: a selecção perdeu 1-0, deixou de ser "Invictus" (e Eduardo foi o navegador que mais impediu que entrasse mais água na nau) e está afastada do Mundial-2010. E de forma justa: os comandados de Del Bosque foram superiores, podiam até ter marcado mais e mostraram que, dois anos após o Europeu, são sérios candidatos ao maior título. Quanto a Portugal, Queiroz falhou nos jogadores e nas substituições; Ronaldo esteve mal em tudo.



Só um terço dos portugueses vão de férias este verão, I de 30-06-2010
 

Independentemente das razões, só um terço dos portugueses (35,6%) admite ter férias, este ano, entre Julho e Setembro. A conclusão é de um estudo que acaba de ser divulgado pelo Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), que mostra também que quase 15% planeiam mesmo ficar em casa. Entre os que vão ter férias, metade vai fazer a vontade ao presidente Cavaco Silva e escolher um destino dentro de Portugal. O Algarve, como sempre, será o local mais procurado. Mas não deixa de ser relevante que dois terços dos portugueses não tenham férias este ano durante o Verão.



O comando é deles, Jornal Negócios de 30-06-2010
 

Na véspera da assembleia-geral onde os accionistas da Portugal Telecom vão decidir sobre a venda a Vivo, a Telefónica subiu a parada e colocou em cima da mesa mais 650 milhões de euros. A oferta sobre a posição da PT na operadora brasileira é agora de 7,15 mil milhões de euros. A primeira oferta da Telefónica foi de 5,7 mil milhões de euros, depois subiu a oferta para 6,5 mil milhões de euros a hoje elevou o valor da proposta para 7,15 mil milhões de euros. Uma melhoria total de 1,45 mil milhões de euros que será avaliada amanhã pelos accionistas da Portugal Telecom, que foram chamados pela administração liderada por Zeinal Bava a se pronunciarem sobre a venda do activo mais valioso da PT.



Câmaras vão controlar o fecho de escolas, Jornal Notícias de 30-06-2010
 

A ministra da Educação, Isabel Alçada, e o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, assinaram ontem o protocolo-chapéu que servirá de modelo para a reorganização da rede escolar do 1º ciclo. "Estão criadas as condições para que os municípios possam defender os seus interesses", afirmou ao JN o vice-presidente da ANMP, António Ganhão. O secretário de Estado da Educação, João da Mata, "acabou por aceitar" as reivindicações da Associação, alega o responsável da ANMP - ou seja, o encerramento das escolas é decretado se houver "respeito pelas cartas educativas; mediante parecer favorável do município; financiamento da rede de transportes escolares; e desde que as escolas de acolhimento tenham melhores condições".



O rosto da nossa tristeza, Jornal Notícias de 30-06-2010
 

Portugal despediu-se, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, do Mundial 2010. A Espanha, campeã europeia, sacou dos galões e mereceu ser feliz, ao contrário das quinas, que passaram mais tempo a ver jogar do que a procurar a felicidade. A Espanha teve David Villa, Portugal não teve Cristiano Ronaldo. A Espanha teve audácia, Portugal esperou pelo adversário. E estas duas evidências fizeram a diferença, na Cidade do Cabo, onde terminou a aventura da selecção portuguesa no Campeonato do Mundo de 2010.



James desviado para o Dragão, O Jogo de 30-06-2010
 

Reunião com o Benfica deixou transferência quase fechada, embora se preveja ainda uma última investida do Benfica.



Quatro anos a olhar o mundo, OJE de 30-06-2010
 

O jornal OJE surgiu na altura certa. Em Junho de 2006, o mundo era outro, bem diferente daquele que conhecemos hoje nos meios financeiros e macroeconómicos. Desde essa altura, as crises têm surgido em cascata, umas potenciando outras, numa espiral que deixa, ainda hoje, a comunidade global à beira de um ataque de nervos.



Que fizemos nós para merecer isto?, Público de 30-06-2010
 

David Villa ganhou a Cristiano Ronaldo, Xavi a Raul Meireles, Vicente Del Bosque a Carlos Queiroz. A Espanha foi melhor do que Portugal em quase toda a linha, seguindo para os quartos-de-final do Mundial 2010 com a confiança reforçada. A selecção portuguesa regressa a casa com o objectivo mínimo cumprido, mas também com o sabor amargo de não ter explorado o facto de ter um dos melhores jogadores do mundo. Cristiano Ronaldo não chegou a ser uma mais-valia neste Mundial, particularmente contra a selecção do país onde trabalha. A estratégia de contenção de Carlos Queiroz só funcionou realmente na segunda metade da primeira parte, única altura em que Portugal conseguiu incomodar Casillas. A falta de risco e o fracasso individual de alguns jogadores (Simão, Ronaldo, Danny) conduziram a equipa portuguesa a uma derrota inevitável frente a um adversário com melhor futebol nos pés, apesar de não ter hoje o brilho do Euro 2008.



Telefónica sobe a oferta pela Vivo em véspera de assembleia decisiva, Público de 30-06-2010
 

A poucas horas do arranque da assembleia geral em que os accionistas da Portugal Telecom decidirão o futuro da operadora brasileira Vivo, a Telefónica protagonizou um novo golpe de teatro. Ontem à noite, a operadora espanhola aumentou de 6,5 mil milhões para 7,15 mil milhões a oferta pelos 50 por cento que a PT detém na Vivo para assumir o controlo completo da empresa brasileira. Esta é a terceira oferta feita pela Telefónica pela Vivo e surge depois de a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários ter bloqueado uma tentativa da operadora espanhola para poder votar na assembleia geral de hoje, "parqueando" oito por cento das acções da PT junto de outros accionistas.



Fomos colhidos, Record de 30-06-2010
 

Portugal não teve dimensão para resisitir ao vendaval espanhol da segunda parte. Ronaldo nas tábuas... ganhou "El Toro".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream