29 junho 2010

Manchetes do Dia - 29-06-2010

Terça, 29 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

FIM, 24 Horas de 29-06-2010
 

Os trafulhas já podem descansar. Os políticos já podem prometer o céu. Os famosos já podem acumular dívidas. Os actores já podem trocar de namorada todos os dias. Apartir de amanhã, o 24horas já não estará cá para contar tudo.



Para a História, A Bola de 29-06-2010
 

Passar dos oitavos-de-final não é uma obrigação, é uma ambição. Legítima e desejável, mas apenas uma ambição. Portugal não foi uma Selecção com sorte nos casos do sorteio. Primeiro, porque teve de enfrentar o grupo mais heterogénio e mais forte, onde só a Coreia do Norte não era a equipa mais poderosa do seu continente.



Chave secreta para final ibérica, Correio Manhã de 29-06-2010
 

Carlos Queiroz só irá divulgar aos jogadores o onze titular que vai defrontar a Espanha pouco mais de três horas antes da partida de hoje, no Green Point Stadium, na Cidade do Cabo. No início do Mundial, chegou a informar a equipa com três dias de antecedência (caso da Costa do Marfim, 0-0).



Sócrates e Passos sem poupanças, Correio Manhã de 29-06-2010
 

José Sócrates, lider do PS e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, e Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, não têm poupanças financeiras. As declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional (TC) pelos líderes dos cinco partidos com assento parlamentar deixam claro que apenas Paulo Portas, presidente do CDS-PP, e Francisco Louçã, coordenador do BE, declaram ter poupanças. Os titulares de cargos políticos são obrigados, segundo a legislação que controla a sua riqueza (leis 4/83 e 25/95), a apresentar, no prazo de 60 dias após o início de funções, uma declaração com os seus rendimentos, onde tem de constar os activos em contas bancárias aprazo. A exigência que o Fisco se prepara para fazer à Banca para divulgar os juros pagos aos depositantes terá consequências diferentes nos cinco líderes partidários. Assim, após a consulta das declarações no Tribunal Constitucional chega-se à conclusão que, entre 1995, data a partir da qual é possível consultar esses documentos, e 2009, ano a que diz respeito a última declaração de rendimentos, José Sócrates nunca declarou ter poupanças.



Portugal e Espanha jogam hoje o tudo ou nada no Mundial, Diário Económico de 29-06-2010
 

Hoje, quando o relógio bater as 19h30 (e em Espanha as 20h30), a Península Ibérica vai parar durante duas horas em frente à televisão. O sorteio do mundial ditou que Portugal e Espanha discutam um lugar nos quartos-de-final. E dificilmente se encontram na África do Sul duas selecções que sejam um retrato tão fiel das respectivas economias: Portugal continua a estar entre os melhores (faz parte da zona euro e, no futebol, é segundo no 'ranking' da FIFA) sem apresentar resultados que o justifiquem. Já Espanha teve um passado recente glorioso (no futebol, é campeã europeia; na economia, tem o terceiro maior PIB do euro), mas hoje em dia sobrevive com a margem mínima e exibições sofríveis.



CMVM coloca Telefónica 'fora de jogo' na assembleia da PT, Diário Económico de 29-06-2010
 

A CMVM desferiu ontem um duro golpe na estratégia da Telefónica para conquistar o controlo da Vivo. O 'polícia' da bolsa anunciou que considera que os direitos de voto associados à posição de 8% da PT que a Telefónica vendeu na semana passada devem continuar a ser imputados à operadora espanhola, abrindo assim caminho ao bloqueio destes votos na assembleia geral de amanhã, que vai decidir o desfecho da oferta de 6,5 mil milhões de euros pela Vivo.



Sócrates reúne com banqueiros para discutir escassez no crédito, Diário Económico de 29-06-2010
 

Os cinco principais banqueiros nacionais foram ontem chamados a São Bento para discutir a actual situação do sector, concretamente a reduzida capacidade de financiamento à economia da banca portuguesa, factor que estará a preocupar o primeiro-ministro, José Sócrates. Já os bancos querem que o Executivo tome mais medidas de contenção orçamental para ajudar a credibilizar a imagem do País junto dos mercados internacionais, o que permitiria facilitar o acesso a novos empréstimos por parte das instituições financeiras. A reunião, segundo apurou o Diário Económico, terá acontecido a pedido de José Sócrates que contou com o seu ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos e do lado da banca com os presidentes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Comercial Português (BCP), Banco Espírito Santo (BES), Banco Português de Investimento (BPI) e Santander Totta.



Manuais escolares aumentam mais que a inflação, Diário Notícias de 29-06-2010
 

O preço dos manuais escolares para o próximo ano lectivo vai subir 1,5% no ensino básico e 0,4% no ensino secundário. O aumento já tinha sido definido em Maio pela convenção assinada entre o Ministério da Economia e a Associação Portuguesa dos Editores e Livreiros (APEL) e foi ontem confirmado pelo Governo. Isto depois de a Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE) e de as editoras terem acordado que a subida de preços se mantinha nos valores já acordados, apesar do aumento de um ponto percentual do IVA, anunciado no dia 13 de Maio por José Sócrates.



"Ronaldo ainda pode ganhar um título este ano e é aqui", Diário Notícias de 29-06-2010
 

Confiante, o técnico nacional lança a pressão para cima do adversário e envia um recado para o balneário de que o que foi feito até agora não chega para levar de vencida a campeã europeia. Por outro lado, alerta Del Bosque de que Portugal vai jogar 'em casa', na Cidade do Cabo. Amarelos e o palmarés do capitão não merecem preocupação.



Ronaldo, a padeira e a nova Aljubarrota, I de 29-06-2010
 

Portugueses e castelhanos voltam a repetir uma batalha mas desta vez a táctica vai andar à volta de quem nasceu no Brasil - depois de confirmar que não há risco de Deco sofrer uma recaída, Queiroz está na dúvida entre o regresso ao velho esquema do quadrado (desta vez em forma de losango) com o médio ofensivo na batuta ou a aposta em três lanças no ataque, com Liedson a fixar-se no centro. A "rivalidade regional" conhece novo capítulo no Cabo - "que é importante que a Espanha saiba que é a nossa casa" - mas há mais do que 11 protagonistas para dobrar na terra descoberta por Bartolomeu Dias.



McDonald's. Uma viagem a Toledo, a fonte de todos os hambúrgueres, I de 29-06-2010
 

Segunda, quarta e sexta - Big Mac: 7,2 milímetros de espessura e 45 gramas. Terça e quinta - Royal e Big Tasty: 12 milímetros e 113,43 e 150 gramas, respectivamente. Não, não fomos roubar o guião a Morgan Spurlock, que atiçou as críticas com o documentário de 2004 "Super Size Me - 30 Dias de Fastfood". O i foi visitar o fornecedor de hambúrgueres de vaca da McDonalds a Toledo, a cidade de ferro a uma hora de Madrid, e viu como nasce um dos hambúrgueres mais famosos do mundo. Na realidade vimos nascer mais de 37 mil, em 48 minutos, e com 1888 quilos de carne de vaca.



Sócrates é recordista europeu da subida de impostos sobre trabalho, I de 29-06-2010
 

O primeiro governo de José Sócrates foi responsável pela maior subida de impostos sobre o trabalho dos últimos 13 anos em Portugal, e também em comparação com os países da União Europeia (UE). A tendência deve ser reforçada nos próximos anos, tendo em conta o aumento do IRS que este governo do PS inscreveu no Programa de Estabilidade e Crescimento, mas que entretanto está a ser questionada por Cavaco Silva.



Portugal - España, Jornal Negócios de 29-06-2010
 

Portugal e Espanha apresentaram a 15 de Maio a candidatura oficial conjunta para a organização do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2018 ou em 2022. Uma iniciativa inédita e que contraria o registo, maioritariamente desconfiado, das relações entre os dois países. Hoje há um duelo ibérico em futebol. O resultado irá pesar no nível de auto-estima de cada um dos povos. A euforia do vencedor servirá para exponenciar o desânimo do vencido. Amanhã o jogo, enquanto manifestação de nacionalismos, irá transpor-se para a assembleia-geral da PT, na qual os accionistas vão decidir se vendem, ou não, a participação na brasileira Vivo aos espanhóis da Telefónica.



Finanças investigam contas ilegais na Suiça, Jornal Negócios de 29-06-2010
 

O Ministério das Finanças está a investigar se há portugueses com contas ilegais no banco suíço HSBC, cujos ficheiros confidenciais, com informação financeira de clientes, foram roubados. A confirmação da investigação foi dada pelo gabinete de Teixeira dos Santos que, a uma pergunta do Negócios, afirma que "foram já encetados os procedimentos necessários à obtenção da informação". A informação sobre as diligências lançadas pelo Governo surge numa altura em que vários países europeus fazem contas à receita fiscal que conseguirão arrecadar com o acesso a esta informação. Na Alemanha, o primeiro país contactado pelo informático que roubou os dados, Angela Merkel assumiu desde logo a sua disponibilidade para comprar a informação. Em Fevereiro, a imprensa informava que a operação desencadeada pelo roubo de um funcionário de tecnologias da informação, em 2006 e 2007, poderia agora render 200 milhões de euros aos cofres do Estado alemão.



Governo adia portagens nas SCUT para Agosto, Jornal Notícias de 29-06-2010
 

O Governo decidiu adiar até 1 de Agosto a introdução de portagens nas SCUT. Depois do chumbo da lei dos chips no Parlamento, o PSD esperou em vão pelas propostas alternativas do Governo, mas o Executivo queria apenas encetar o diálogo sem apresentar medidas.



Prova dos 7, Jornal Notícias de 29-06-2010
 

Mais de quinhentos anos depois, o Mundo volta a ser disputado por Portugal e Espanha, que esgrimem hoje (19.30 horas, RTP1 e Sport TV), no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, por um lugar nuns quartos com vista para as meias-finais. De um lado Queiroz e Cristiano Ronaldo, do outro Del Bosque e David Villa. Os seleccionadores, as estrelas e os outros jogadores que transportam a esperança de um duelo ibérico que se joga ao início da noite de hoje, nas coordenadas dos Descobrimentos. Chegou a hora de alguém ir para casa, ao cabo de 90 ou 120 minutos de uma partida que até pode ser decidida por grandes penalidades, se tudo estiver empatado no final do prolongamento.



Temos o ás de trunfo, O Jogo de 29-06-2010
 

Cristiano Ronaldo prometeu explodir neste Campeonato do Mundo da África do Sul, mas até agora ainda não cumpriu - embora os adeptos que votam no sítio da FIFA achem o contrário e, em três jogos, o tenham considerado o melhor em campo... três vezes. Na verdade, o único feito que o craque madeirense conseguiu até ao momento foi voltar a marcar pela Selecção Nacional, mais de um ano e meio depois (dois, atendendo apenas a partidas oficiais), participando com o já famoso golo da mochila na esmagadora vitória (7-0) sobre a Coreia do Norte.



TV analógica vai ser desligada em 2012, OJE de 29-06-2010
 

A autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai iniciar a primeira fase do switch off da transmissão de televisão analógica para digital em Janeiro de 2012, abrangendo uma fatia de 70% da população nacional, sendo Portugal um dos últimos países da Europa a avançar com este processo, anunciou ontem o regulador.



Aquapor quer investir 34 milhões, OJE de 29-06-2010
 

A Aquapor, uma holding que agrupa várias concessionárias que actuam ao nível do abastecimento de água, redes de saneamento de águas residenciais, reservatórios e na remodelação de ETAR's, tem previsto investir 34 milhões de euros até 2013. Este esforço financeiro está dentro de um plano geral de investimento que ascende a 368 milhões de euros, tendo aplicados 232,6 milhões de euros até ao momento.



Relojoaria: Nicolas Hayek (1928-2010), OJE de 29-06-2010
 

Nicolas Hayek, empresário que fundou o grupo Swatch em 1985 e foi considerado como o salvador da indústria relojoeira suíça, faleceu ontem aos 82 anos de crise cardíaca. Hayek, que nasceu no Líbano, foi também um dos inspiradores do Smart.



Passos quer acabar com privados "que vivem de rendas públicas", Público de 29-06-2010
 

O líder do PSD defendeu ontem a necessidade de reformar o mercado para acabar com "alguns monopólios privados" e levar o Estado a actuar "em nome" dos cidadãos. No lançamento da revisão do programa do PSD, que será liderada por Aguiar Branco, Passos lamentou que "a sociedade civil" esteja hoje "mais dependente do Estado do que há 18 anos atrás. No partido, entretanto, discute-se uma coligação com o PP, não parecendo haver resistências à ideia. Mas Marcelo Rebelo de Sousa avisou: "O triunfalismo não é bom para o PSD e, sobretudo, não é bom para a campanha de Cavaco."



Governo adia Scut para Agosto à espera de acordo com o PSD, Público de 29-06-2010
 

A aplicação de portagens nas Scut do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral foi adiada por 30 dias, até 1 de Agosto. O Governo explicou a decisão com "a votação recentemente ocorrida na Assembleia da República e a vontade do Governo de continuar a desenvolver todos os esforços para obter um acordo político que permita, com justiça e equidade, executar esta medida que consta do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) com o qual Portugal se comprometeu". Um acordo que parece continuar a dividir o Governo e o PSD. Ontem, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que "não aceita" a proposta feita pelo primeiro-ministro na semana passada sobre as portagens nas Scut.



Grande Faena, Record de 29-06-2010
 

O confronto de hoje, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, é o reencontro das seleções de Portugal e Espanha após o jogo do Euro'2004 que ditou a passagem da Seleção Nacional à fase seguinte da prova e, ao mesmo tempo, o regresso antecipado a casa dos espanhóis. Desta vez, o cariz decisivo do jogo é o mesmo, ao jeito do "mata-mata" de que tanto falava Scolari. Ou, como gosta de dizer Carlos Queiroz, "tudo para o vencedor, nada para o perdedor". O jogo desta noite vale um lugar entre as oito melhores seleções do Mundo e entre os Navegadores a confiança não podia ser maior.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream