23 junho 2010

Manchetes do Dia - 23-06-2010

Quarta, 23 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

A vida do homem que burlou Belmiro em 2,2 milhões, 24 Horas de 23-06-2010
 

Foi acusado de burlar a Sonae em 2,2 milhões e ficou em prisão domiciliária. Tentou fugir e foi apanhado. Está novamente na cadeia. Conheça a vida deste Robin dos Bosques dos tempos modernos. Ficou conhecido na zona de Famalicão como "o homem que levou os milhões do Belmiro", mas em Outiz, a sua terra natal, as lembranças e as histórias de Amadeu Costa Oliveira marcaram a população pela positiva. Há mesmo quem defenda a teoria da desculpabilização por ter "desviado" dinheiro "de ricos e não de pobres".



Central Torsiglieri no Sporting, A Bola de 23-06-2010
 

A BOLA pode confirmar que o central argentino Marco Torsigileri, 22 anos, é o próximo reforço do Sporting. O site do Velez Sarsfield, clube do jogador, dá como certa a transferência, falando até da viagem para Lisboa já esta quarta-feira.A BOLA sabe que na Argentina se fala de que o negócio ronda os 4,5 milhões de dólares, cerca de 3,6 milhões de euros. O jogador vai viajar para Lisboa a fim de realizar testes médicos devendo chegar quinta-feira. Espera-o um contrato «para os próximos quatro anos», revelou a A BOLA o seu empresário, Eduardo Gamarnik.Se relativamente à duração do contrato do novo reforço leonino o agente FIFA, que está na África do Sul a assistir ao Mundial, não teve problemas em falar, já sobre o valor que os leões têm de pagar ao Vélez Sarsfield o silêncio imperou. E mesmo o vice-presidente do clube de Buenos Aires, Miguel Calello, não quis entrar em pormenores, quando confrontado com os 3,6 milhões de euros que se fala na Argentina. «Sim, confirmo que o Marco está a caminho do Sporting», disse ao nosso jornal mas escusou-se a confirmar os valores: «Sobre esse assunto só vamos falar quando estiver tudo preto no branco.»



Cinco Milhões em 5 anos, Correio Manhã de 23-06-2010
 

Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT, ganhou mais de quatro milhões de euros em cinco anos (2005 a 2009). Se a este valor somarmos o prémio de 600 mil euros que o ex-gestor tem a receber pela renúncia do cargo de membro executivo da administração, o montante das remunerações ascende a 4,7 milhões de euros. Com os salários já ganhos ou a auferir ao longo de 2010, Rui Pedro factura quase cinco milhões. Só em 2009, Rui Pedro Soares declarou ao Fisco mais de 1,5 milhões de euros, o que, a dividir por 14 meses, dá perto de 110 mil euros por mês. O ex-gestor, com ligações ao PS e amigo de José Sócrates e Mário Lino, renunciou ao cargo em Fevereiro passado, pouco depois de serem divulgadas as escutas do processo 'Face Oculta', que o envolvem no negócio PT-TVI e na contratação de Luís Figo com a contrapartida de apoiar o PS nas legislativas.



Carlos Queiroz trava euforia, Correio Manhã de 23-06-2010
 

Carlos Queiroz não deu ontem como garantido o apuramento para os oitavos-de--final do Mundial. "Antes de jogarmos contra o Brasil não podemos embandeirar em arco. Estamos numa competição muito difícil e já houve terríveis resultados para as equipas consideradas favoritas [não as nomeou]", disse o seleccionador nacional, enquanto era cumprimentado e dava autógrafos, no final do treino da Selecção, na Bekker Highschool.



"Não há fractura na administração nem com accionistas da PT", Diário Económico de 23-06-2010
 

uma semana da AG, acredita que a administração da PT já convenceu os accionistas a não aceitarem esta proposta? O conselho de administração da PT tornou público um comunicado onde considerou que o valor oferecido pela posição da PT na Vivo é insuficiente. Isso significa uma recomendação de não aceitação por parte dos seus accionistas. Temos feito um trabalho bastante extenso no sentido de informar os accionistas das razões pelas quais o conselho de administração tomou esta deliberação.



Petrobras tem acordo com a Eni para entrar na Galp, Diário Económico de 23-06-2010
 

Os brasileiros da Petrobras entraram na recta final das negociações e estão já a ultimar o preço da compra da participação de 33,34% da italiana Eni na Galp. Um valor que se encontra rodeado de grande secretismo, mas que, a valores actuais de mercado, está avaliado em cerca de 3,6 mil milhões de euros.



As mulheres de Abbas Kiarostami, Diário Notícias de 23-06-2010
 

Se considerarmos que qualquer obra de arte, onde quer que seja produzida, é criada para ser dada aos espectadores, a um público, não há nada de estranho em ser-se interessado por esse tema. Tive uma experiência muito curiosa quando era um jovem estudante: tinha um amigo que estava apaixonado por uma rapariga que se parecia muito com a Natalie Wood.



Sócrates arguido em processo de Manuela Moura Guedes, Diário Notícias de 23-06-2010
 

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi constituído arguido num dos processos interpostos pela jornalista Manuela Moura Guedes, apurou o DN junto de várias fontes parlamentares. O caso é histórico - porque é a primeira vez que um pedido de levantamento de imunidade parlamentar é dirigido a um chefe de Governo. Ao caso, este chegou ontem ao final da tarde à Comissão de Ética.



PSD exige portagens em todas as Scut, Diário Notícias de 23-06-2010
 

O PSD decidiu subir as exigências ao Governo, exigindo ontem a José Sócrates que todas as Scut passem a ser pagas - e não apenas as do Norte, que entrariam em vigor a 1 de Julho. O secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, deixou-o claro, num verdadeiro ultimato: "Ou apresenta uma proposta para aplicar portagens em todas as Scut até 9 de Julho ou o PSD revoga a actual lei." A resposta foi pronta: o Governo pediu nova reunião negociai com a bancada laranja. Para hoje.



À conversa com os que fizeram da canção uma arma. Como se faz uma revolução sem notas musicais, I de 23-06-2010
 

Em Abril do ano passado, o novo disco dos Xutos & Pontapés conseguiu a proeza de agitar o governo e deixou José Sócrates à beira de um ataque de nervos, a poucos meses de eleições legislativas. Mas a música "Sem eira nem beira", cuja letra apelava ao "senhor engenheiro" "um pouco de atenção", não teve sequer tempo de se transformar em manifesto político. A banda apressou-se a declarar publicamente a sua simpatia pelo primeiro-ministro e garantiu que nunca quis fazer "um ataque político". Faltarão razões para protestar? Numa altura em que Portugal atravessa uma das crises mais graves da sua história, os músicos que entoaram a Revolução de Abril acreditam existir todas as condições sociais e políticas para que a canção volte a ser uma arma. Mas para isso, avisa José Mário Branco, "é preciso que o movimento parta da rua"."As canções de protesto não surgem por decreto dos seus autores. O movimento é ao contrário, resulta da influência da sociedade", acredita o autor de "FMI", que durante o exílio em Paris cantou ao lado de 80 mil desertores contra a guerra colonial e a ditadura. Tal como diz o título do seu primeiro disco, "Mudam--se os tempos, mudam-se as vontades", embora o actual contexto político seja propício" ao protesto, o movimento social limita-se a uma "manifestação por ano em que se protesta contra o custo de vida e se diz que o povo não aguenta".



Scut. Exigências do PSD condenam portagens a norte em Julho, I de 23-06-2010
 

O PSD impôs ontem duas condições para viabilizar a cobrança de portagens nas Scut (sem custos para os utilizadores): sistemas de pagamento alternativos ao chip e a cobrança universal, embora com discriminações positivas, de todas as Scut. As duas exigências inviabilizam na prática a introdução de portagens no curto prazo, eventualmente até ao final do ano. Mas hoje está prevista uma reunião entre Governo e PSD para tentar ultrapassar o impasse. Se o chumbo da lei que impõe a obrigatoriedade da matrícula electrónica pode ser contornado com legislação alternativa que consagre tecnologias e modalidades de pagamento, já a cobrança de portagens nas restantes Scut (Algarve, Beira Interior, Interior Norte e Beiras Litoral e Alta) dificilmente poderá avançar até final do ano, como sugere o PSD. Ontem, o secretário-geral dos laranjas Miguel Relvas reafirmou que o partido vai votar amanhã contra a lei do chip, negando a existência de negociações prévias com o governo para esta questão. Para não chumbar o decreto-lei que introduz portagens nas Scut da Costa da Prata, Grande Porto e Litoral Norte, e que será alvo de reapreciação parlamentar a 9 de Julho, Relvas exige que o governo mude a sua política nesta área: avance já com a decisão de cobrar nas outras Scut e divulgue um calendário, eventualmente faseado, de cobrança até dia 9. As portagens deviam avançar a 1 de Julho.



Os manjericos mais fresquinhos, a sardinha mais gorda e os barulhentos martelinhos, I de 23-06-2010
 

Dona Amélia tem um ar jovial, mais fresco que os manjericos que ordeiramente encarreira no chão do Mercado do Bolhão, no Porto. Faz cerimónias para tirar a fotografia, mas não demora a pôr-se a jeito. É tudo uma questão de charme. Mulher que se preze não se deixa convencer à primeira. "Assim está bem?", pergunta, enquanto penteia o cabelo branco, deixando antever um par de brincos de ouro. "Aqui é a minha casa, menina. Venho para aqui desde os dez anos", ri e agarra-nos o braço, queixando-se da crise. "Olhe, o que eu ganho, nem dá para o bilhete", suspira. "Está a ver aquele leque? Está cá há 15 anos, trouxe-o da minha casa. Ninguém lhe pega", diz, soltando uma gargalhada farta.



Bancos vendem dívida própria aos clientes que querem poupar, Jornal Negócios de 23-06-2010
 

A oridade na conquista dos clientes já não é a remuneração, como nos tempos, não muito distantes, dos super-depósitos. Agora, as redes comerciais dos bancos portugueses apostam tudo na reputação, na solidez própria e na eventual falta dela nos outros. E não se poupa nos exageros: "o nosso banco tem quatro A". Desculpe, pode repetir? "Sim, o nosso banco tem um 'rating' de AAAA". A frase é de um gestor de conta do Banco Popular mas, salvo o evidente erro, ecoa o sentimento geral recolhido pelo Negócios nas visitas feitas aos balcões dos bancos a operarem em Portugal, com ênfase na solidez do sector. Perante uma proposta de investimento de 5.000 euros, as opções são imediatamente canalizadas para produtos de financiamento dos próprios bancos, entre depósitos e obrigações.



Henrique Grandeiro ''O País é governado por uma coligação entre procuradores e jornais'', Jornal Negócios de 23-06-2010
 

"O País é governado por uma coligação entre alguns procuradores da República e alguns jornais", denuncia Henrique Granadeiro." É uma verificação. Sei muito bem como as coisas são cozinhadas". A denúncia parece dirigir-se ao "caso TVI" e à sua evolução para a "Face Oculta", que, aliás, levaram Granadeiro à Comissão Parlamentar de Inquérito que acaba de encerrar. O próprio Granadeiro, recorde-se, repudiou há dias notícias de jornais que o davam como citado em conversas escutadas no processo. Granadeiro falava durante um debate do ciclo "Ler no Chiado" organizado pela revista "Ler" na livraria Bertrand. Sem o "chapéu" de presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom, Granadeiro falou da instabilidade política e suas consequências na economia do País, responsabilizando governos e Presidentes da República (ver texto ao lado). E falou também da Justiça. Falando de relações de promiscuidade entre "alguns procuradores da República e alguns jornais", o gestor comentou: "Tudo isso é desestruturante. Há valores [nas magistraturas] que foram completamente prostituídos."



Ultimato do PSD ao Governo ameaça portagens nas SCUT, Jornal Notícias de 23-06-2010
 

Os sociais-democratas negaram que tivesse existido qualquer negociação com o Governo, acusando mesmo o PS de "exibir uma política de arrastão em que procura envolver o PSD" sempre que ocorre "nova trapalhada". Quanto à justificação política, Alexandre Relvas sublinhou que o PSD concorda com o princípio do utilizador-pagador, mas exige a introdução, ainda este ano, de portagens nas sete SCUT existentes no país, e não apenas nas três do Grande Porto, da Costa da Prata e do Norte Litoral, que passarão a ser pagas no dia 1 de Julho.



Futebol entre a euforia e a humilhação, Jornal Notícias de 23-06-2010
 

Se dúvidas houvesse quanto ao impacto da goleada da véspera,o treino de ontem encarregou-se de as dissipar:sorrisos largos, animação africana nas bancadas, muitos jornalistas estrangeiros de antena no ar. E até uma palestra de Eusébio.



Torsiglieri a caminho, O Jogo de 23-06-2010
 

Está garantido o primeiro reforço para o centro da defesa: chama-se Marco Torsiglieri, é argentino, e tem o perfil desejado por Paulo Sérgio. O treinador do Sporting afirmou que desejava a contratação de mais dois defesas-centrais e a SAD não demorou a fazer-lhe a vontade, mesmo se a aquisição deste possante defesa-central obriga a um investimento importante. Para libertar o jovem de 22 anos do seu contrato com o Vélez Sarsfield, clube que representa ao mais alto nível desde 2006, a empresa verde e branca cobriu a cláusula de rescisão, no valor de cerca de quatro milhões de euros (cifrava-se em cinco milhões de dólares), 15 por cento dos quais entrarão directamente no bolso do jogador.



Galp tem parceiro para central de Sines, OJE de 23-06-2010
 

A Galp Energia vendeu 50% do projecto para desenvolver uma central de ciclo combinado (CCGT) a gás natural de 800 Mw em Sines a uma subsidiária da International Power Plc (IPR). A Galp pretende desenvolver este projecto através desta parceria, permitindo-lhe reduzir o esforço de investimento. A empresa – que não divulgou o investimento - tinha frisado, em Maio do ano passado, o objectivo de cativar um parceiro e obter um financiamento em regime de "project finance".



Exposições: Florença da Renascença em Madrid, OJE de 23-06-2010
 

O "Retrato de Giovanna degli Albizzi Tornabuoni" de Domenico Ghirlandaio (1449-1494) é um dos destaques da exposição "Ghirlandaio e a Florença da Renascença", patente a partir de hoje e até 10 de Outubro no Museu Thyssen-Bornemisza em Madrid.



Efacec ganha rede eléctrica de Atenas, OJE de 23-06-2010
 

A Efacec anunciou que vai fornecer um sistema de gestão da rede de distribuição eléctrica à maior empresa de energia eléctrica da Grécia, para a região que integra Atenas, e que responde por mais de um terço da energia consumida no país.



Governo cede às pressões do PSD para salvar portagens nas Scut, Público de 23-06-2010
 

Governo tenta salvar portagens nas Scut e pede diálogo ao PSD.O maior partido da oposição fez um ultimato ao Governo ao exigir o pagamento em todas as Scut ou em nenhuma. E o diálogo abriu-se. Foi o anticlímax em relação ao clima de tensão crescente em torno da polémica dos chips de matrícula e do pagamento de portagens nas Scut do Norte. A meio da tarde, o PSD lançou um ultimato ao Governo, exigindo que estendesse a todas as Scut do país o pagamento de portagens. Caso contrário, o maior partido da oposição promete votar ao lado do PCP no chumbo ao decreto-lei que determinou as portagens no Norte. Como resposta, num tom cordato, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, veio ontem, ao princípio da noite, manifestar publicamente a intenção de dialogar com o PSD "num espírito construtivo".A reunião com o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, foi pedida para hoje (ainda sem hora marcada) e, nas palavras de Lacão, será uma oportunidade para debater os critérios de aplicação das portagens nas Scut e o princípio da universalidade (alargamento da cobrança a todas as regiões) que duas horas antes era exigido pelo PSD como condição para não deitar abaixo no Parlamento a cobrança das portagens.



A primeira entrevista de Henrique Granadeiro sobre a Vivo - ''Accionistas têm que escolher entre..., Público de 23-06-2010
 

"A fronteira não é entre o preço e a honra mas entre o preço e o futuro".Na assembleia geral de dia 30, os accionistas da Portugal Telecom vão ter de escolher entre o dinheiro e a continuação de um projecto estratégico.Na sua primeira entrevista desde o início da disputa pelo controlo da Vivo, o chairman da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, critica a hostilidade do parceiro espanhol neste processo.- O que aconselha os accionistas a fazerem na assembleia geral (AG) da próxima semana.- O conselho de administração (CA) já tomou uma posição sobre essa matéria considerando que o valor proposto [pela Telefónica] não avalia suficientemente o activo Vivo em função do seu valor estratégico e das sinergias que cria para a Telefónica. Isso tem implícita uma recomendação de recusa da oferta. Não há nenhuma razão para alterar aquilo que o conselho de administração já decidiu.



Torsiglieri certo no Sporting, Record de 23-06-2010
 

"Estou com ganas para chegar ao Sporting e ganhar títulos". As palavras foram proferidas ao final do dia de ontem a Record por Marco Torsiglieri, defesa-central italo-argentino, de 22 anos, que representava o Vélez Sarsfield (Argentina) e que está garantido como reforço leonino para as próximas temporadas, por 3,3 milhões de euros, um valor avançado pela imprensa argentina.Determinado, Torsiglieri mostra-se otimista e confiante na realização de uma boa campanha em Alvalade. "Trata-se de uma excelente oportunidade. Estou muito contente com o facto de ir para Portugal e poder representar o Sporting. É um clube grande, que já foi diversas vezes campeão numa Liga que considero bastante competitiva", referiu o central.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream