14 junho 2010

Manchetes do Dia - 14-06-2010

Segunda, 14 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Apanhado com filmes de bebés a serem abusados, 24 Horas de 14-06-2010
 

Um técnico de informática que trabalhou para a casa Pia de Lisboa tinha em casa filmes de bebés nus, alguns com apenas seis meses de idade, que divulgava através de um site na internet e que depois comercializada junto dos interessados que o contactavam.



FC Porto também entra na corrida por Petrovic, A Bola de 14-06-2010
 

Dragões revelam interesse no médio sérvio e o empresário confirma. É ver quem vai ter mais poder financeiro para os levar. Curiosa guerra surda num defeso bem animado.Radosav Petrovic tem sido notícia em vários jornais como estando muito perto de assinar pelo Sporting, mas afinal o clube português não tem apenas a concorrência do Santander. O FC Porto também está interessado em contratar o jovem médio sérvio, de 21 anos, e já revelou esse interesse através de um intermediário, como nos confirmou ontem o empresário do jogador, que está ao serviço da selecção do seu país no Mundial.Começa a ser curioso que o FC Porto surja no caminho das contratações que o Sporting tem em mente. Primeiro foi Evaldo, do Sp. Braga, que até estará muito perto de assinar pelos leões, mas A BOLA sabe que os dragões estão também bem colocados para chegar ao lateral bracarense, que até se estreou pelos A BOLA deu conta desse interesse em Evaldo, Villas Boas chamou-lhe notícia de 1 de Abril fora de tempo, mas a verdade é que não é uma história do Dia das Mentiras. O FC Porto quer Evaldo e pode ganhar a corrida ao Sporting.



Tenham medo, tenham muito medo, A Bola de 14-06-2010
 

O internacional português Cristiano Ronaldo assume que não pensa em ser o melhor jogador ou melhor marcador Mundial mas sim em ajudar a Selecção a ficar o mais tempo possível na África do Sul. O avançado do Real Madrid lamentou ainda a ausência dos lesionados Nani e Bosingwa, referindo que «os melhores fazem sempre falta».



Sócrates pediu compra da TVI, Correio Manhã de 14-06-2010
 

Documento ignorado por Mota Amaral tem mais de 50 folhas e é um resumo das 173 conversas gravadas pela PJ. Juiz sugeriu envio de cópias dos CD com conversas integrais.



Ronaldo quer explodir no mundial, Correio Manhã de 14-06-2010
 

Cristiano Ronaldo não esconde o sonho de ser considerado o melhor jogador do Mundial da África do Sul. Cristiano Ronaldo – Estou melhor do que há três semanas. Temos trabalhado bem e estamos mais adaptados à bola, o jabulani. Tanto eu como os meus companheiros estamos num grande momento de forma e espero que isso se reflicta no campo. Pessoalmente, quero fazer um bom Mundial e, quem sabe, ser o melhor.



Fornecedores da Brisa vão fazer identificadores para as SCUT, Diário Económico de 14-06-2010
 

A empresa norueguesa Q-Free e a austríaca Kapsch, que já produzem os identificadores da Via Verde para a Brisa, deverão ser os fornecedores dos novos aparelhos de pagamento electrónico das portagens nas concessões do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral. É que aquelas duas empresas são os maiores produtoras de identificadoras na Europa. A gestão de todo o processo informático fica a cargo da Via Verde (empresa detida em 75% pela Brisa e 25% pela SIBS), apurou Diário Económico.



"Quando chegar o momento apresentarei uma moção de censura", Diário Económico de 14-06-2010
 

Paulo Portas diz que não faz ameaças mas assume que mal termine a revisão do programa de Governo do CDS apresentará uma moção de censura a Sócrates. Portas não exclui ir para o Governo com Passos Coelho, diz que, se Cavaco Silva for o único candidato presidencial da direita, "será o melhor" e que o envolvimento do seu nome no caso dos submarinos visa prejudicar politicamente o CDS.



Lesão de Nani cura-se..."numa semana", Diário Notícias de 14-06-2010
 

O extremo, recorde-se, lesionou--se no ombro esquerdo e teve de ser substituído por Rúben Amorim. O jogador, contudo, à chegada lançou a frase que promete polémica. Se Nani estiver certo poderia estar apto para o jogo com o Brasil, dia 25, encontro no qual Pepe contará para Carlos Queiroz - uma situação previamente combinada com o defesa merengue, como o DN avançou, que só alinhará nos primeiros dois encontros caso seja imperioso - , sendo que o luso-brasileiro mantém-se no grupo.



14 pessoas sabiam da operação de compra PT/TVI, Diário Notícias de 14-06-2010
 

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, jurou no Parlamento que só quatro pessoas sabiam do negócio da compra da TVI, até porque a empresa estava obrigada a cumprir as regras da Bolsa de Nova Iorque e de Lisboa. O grupo restrito era constituído pelo próprio Zeinal, o ex-administrador Rui Pedro Soares, Luís Pacheco e Melo, administrador da PT, e Henrique Granadeiro, chairman da empresa. Mas, uma análise às escutas telefónicas - que foram publicadas nos jornais - mostra que, afinal, a PT é uma empresa com mais buracos do que um queijo suíço: pelo menos, 14 pessoas estavam, informalmente, a par do negócio.



Ronaldo quer explodir na África do Sul, Diário Notícias de 14-06-2010
 

Cristiano Ronaldo foi ontem a figura do dia em Magaliesburg. Bem cedo pela manhã, os jornalistas souberam que seria o capitão a marcar presença na conferência de imprensa. Passada a palavra, logo começaram a chover telefonemas de outros profissionais dos meios de comunicação estrangeiros para confirmarem a notícia.



Supremo quer acabar com prazo para reconhecer a paternidade, I de 14-06-2010
 

Quando a história biológica de uma pessoa tem buracos negros, deve ser-lhe dada a possibilidade de a qualquer momento completar os espaços vazios. O Supremo Tribunal de Justiça considera que o direito de conhecer a ascendência biológica é imprescritível e, por isso, é inconstitucional a lei prever prazos para averiguação da paternidade. Sejam eles quais forem. No ano passado, a lei 14/2009 alargou de dois para dez anos após a maioridade o direito de intentar uma acção de investigação. A questão, vem agora dizer o Supremo, não é alargar o prazo, mas eliminá-lo por completo. A decisão surge na sequência de uma acção de investigação da paternidade apresentada por uma mulher de 49 anos, registada apenas em nome da mãe. No caso, não surgiu qualquer elemento novo que justificasse uma excepção ao prazo previsto na lei. No acórdão da semana passada, aprovado por unanimidade, os juízes conselheiros consideram que os prazos de caducidade configuram "uma restrição desproporcionada do direito à identidade pessoal ou à historicidade pessoal, violadora da Constituição da República". Sendo por isso considerado inconstitucional o novo prazo de investigação estabelecido pela lei 14/2009.



Scut.Condutores sem via verde terão de pedir identificador até 1 de Julho para andar..., I de 14-06-2010
 

Todos os automobilistas que circularem nas três Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador) onde vão ser cobradas portagens a partir de um de Julho serão obrigados a ter um identificador de cobrança electrónica ou o respectivo pedido de reserva. Quem não tiver pelo menos o documento de pré-registo de pedido de identificador a partir dessa data estará a cometer uma infracção e "será objecto de processo de contra-ordenação", segundo informação avançada pelo Ministério das Obras Públicas ao i. Esta é uma das medidas previstas nos decreto-lei e portaria que estabelecem a introdução de portagens nas Scut Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral e que serão hoje publicados. Isto significa que os proprietários dos mais de cem mil veículos que circulam em média por dia nestas vias terão 17 dias para fazer o pedido do equipamento nas 900 estações dos CTT, lojas da Via Verde e através de um site na internet a anunciar. Isto para quem não tem já o identificador da Via Verde e quer circular em vias onde não existe cobrança manual.



Certificados do Tesouro vão dar juro próximo dos 5%, Jornal Negócios de 14-06-2010
 

A partir de 1 de Julho já será possível investir nos Certificados do Tesouro, o produto com que o Governo pretende revitalizar a poupança a longo prazo e financiar o Estado, depois da perda de popularidade dos Certificados de Aforro nos últimos anos.



Rendimento nacional está como há dez anos, Jornal Negócios de 14-06-2010
 

Entre um crescimento anémico, uma recessão histórica e uma fatia cada vez maior da produção encaminhada para mãos estrangeiras, a economia ficou tão débil que o nível de rendimentos do final de 2009 é inferior ao registado no início de 2001, o ano que inaugurou oficialmente a nova década.



Fisco cobra mais IMI do que devia aos senhorios, Jornal Negócios de 14-06-2010
 

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) continua a cometer erros na cobrança do IMI a senhorios que pediram a reavaliação fiscal dos seus prédios. Em causa estão dificuldades no cruzamento interno de informações que fazem com que os senhorios sejam confrontados com uma factura de imposto superior à que deviam pagar.



"Quero explodir neste mundial", Jornal Notícias de 14-06-2010
 

Ronaldo foi, ontem, o prato do dia, temperado com Ketchup. Esteve na sala de Imprensa, em Magaliesburg, e mostrou que está pronto para brilhar num torneio que, para as quinas, arranca amanhã. Diz que quer "explodir". Portugal agradece.



Governo quer recuperar 680 milhões em dívidas, Jornal Notícias de 14-06-2010
 

O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social espera cobrar este ano 400 milhões de euros do total em dívida, que ronda os três mil milhões de euros, ao abrigo do programa "+ Viável", lançado hoje, domingo, em Évora."Não há qualquer perdão de dívida. As dívidas terão de ser pagas na integralidade, mas através de um programa que é muito mais favorável, tanto para as empresas, como para as pessoas singulares", afirmou hoje, domingo, a ministra do Trabalho e da Segurança Social.



Danny senta Simão, O Jogo de 14-06-2010
 

Carlos Queiroz tem o onze inicial praticamente definido para o pontapé de saída da Selecção Nacional neste campeonato do mundo. A equipa que amanhã entrará em campo contra a Costa do Marfim será baseada na que alinhou contra Moçambique, com apenas duas alterações: no lado direito da defesa, Miguel volta ao banco para entrar Paulo Ferreira, um jogador claramente em melhor forma, enquanto no ataque sai Simão e entra Cristiano Ronaldo. Significa isto que a ala esquerda será formada pelos mesmos jogadores que defrontaram os moçambicanos, com Fábio Coentrão na defesa e Danny no ataque.



Moda: Semana de São Paulo termina hoje, OJE de 14-06-2010
 

A semana de Moda de São Paulo (Brasil) para a Primavera/Verão 2010/2011 termina hoje no Parque Ibirapuera, após seis dias de desfiles de colecções sobretudo brasileiras, como a do "circense conceptual" Lino Villaventura.



África prepara terreno para ser novo emergente, OJE de 14-06-2010
 

Aorganização do Campeonato do Mundo de Futebol que decorre actualmente na África do Sul é apenas um dos muitos desafios. O seu sucesso não é determinante em termos práticos para o futuro da região, mas é um voto de confiança sobre a capacidade de organização do continente e sobretudo da sua imagem externa.



Visabeira reforça em Espanha, OJE de 14-06-2010
 

O grupo Visabeira quer reforçar o investimento em Espanha, concretamente no sector das infraestruturas das comunicações. O objectivo poderá passar por, eventualmente, adquirir uma empresa deste sector naquele país, disse o CEO da companhia, Paulo Varela, à Lusa. "Este é um mercado que acreditamos, vai voltar a crescer, talvez no próximo ano", afirmou o gestor.



Documentos sobre o financiamento dos submarinos alemães..., Público de 14-06-2010
 

O Governo não sabe onde se encontra um conjunto relevante de documentos do consórcio BES/Crédit Suisse relativo ao financiamento da compra dos dois submarinos.



Famílias estão a ficar com idosos para equilibrar as contas da casa, Público de 14-06-2010
 

Quando o pai foi internado, a filha pediu ao hospital que o colocassem numa instituição:ele estava muito dependente. Estava desempregada e, ao perceber que teria de abdicar da reforma dele, mudou de atitude.



McGregor na lista do leão, Record de 14-06-2010
 

O Sporting continua atento ao mercado de transferências e o guarda-redes do Rangers, Allan McGregor, é um dos jogadores referenciados pela SAD leonina para o reforço do plantel às ordens de Paulo Sérgio. O diretor para o futebol dos leões, Costinha, continua a tentar encontrar um guardião que possa discutir a titularidade com Rui Patrício e o internacional escocês, de 28 anos, é uma das possibilidades para a baliza verde e branca. contactado por Record, o empresário do guarda-redes escocês, Scott Hume, confirmou o interesse dos leões no camisola 1 do Rangers. "Fui contactado por um agente português que queria saber as condições de uma eventual transferência. Ele falou-me muito no interesse do Sporting, mas já me informaram que o Benfica também poderá estar de olho no Allan", confidenciou o empresário escocês. Avaliado em cerca de 5 milhões de euros e com contrato válido até 2013, McGregor encontra-se na lista de jogadores transferíveis do Glasgow Rangers, após uma temporada marcada por problemas disciplinares [ver peça à parte]. Sem o perdão dos exigentes adeptos escoceses, o guarda-redes poderá ser negociado por valores que se ajustem à realidade dos cofres sportinguistas.



«Numa semana já estou bom», Record de 14-06-2010
 

Dispensado da Seleção em virtude de uma lesão (fissura na clavícula esquerda), Nani chegou este domingo à tarde a Lisboa. Sozinho, de semblante reservado e sem tirar os óculos escuros, o extremo de 23 anos enfrentou os jornalistas que o aguardavam no aeroporto de Lisboa e explicou como se magoou, ainda num dos treinos em Portugal: "Lesionei-me num lance de acrobacia. Tentei fazer um pontapé de bicicleta e caí mal, em cima do ombro." O acidente aconteceu há nove dias e, talvez por isso, Nani estima um tempo de recuperação curto. "Numa semana já estou bom", sustentou, dando a entender que se ficasse no grupo de Queiroz só falharia o jogo com a Costa do Marfim (amanhã), estando apto para os desafios com a Coreia do Norte (dia 21) e Brasil (dia 25). Record sabe, todavia, que a equipa médica da Seleção estima em seis semanas o período de recuperação da lesão do jogador do Man. United, facto que terá levado à sua substituição por Ruben Amorim. "Acreditava que este podia ser o meu Mundial, estava a treinar e a jogar bem, mas é a vida", prosseguiu um resignado Nani. "Trabalhei muito para este Mundial e tive a infelicidade de me lesionar antes de começar", acrescentou o jogador que tinha apenas à sua espera, no aeroporto de Lisboa, a namorada Daniela.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream