09 junho 2010

Manchetes do Dia - 09-06-2010

Quarta, 9 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

"Estou em estado de choque. Esperava encontrá-la com vida", 24 Horas de 09-06-2010
 

Isabel Ferreira nem quis ver o corpo da filha, a jovem de Lamego que foi encontrada morta dentro do carro numa ravina depois de mais de um mês desaparecida.



Roberto é o guarda-redes do Benfica, A Bola de 09-06-2010
 

Roberto Jiménez, 24 anos, vai ser guarda-redes do Benfica. O negócio ficou fechado ontem, na capital espanhola, entre Luís Filipe Vieira e Enrique Cerezo, presidente do Atlético Madrid, clube detentor do passe do guardião, mas que alinhou meia época de 2009/10 no Saragoça, por empréstimo. Aliás, foram as suas prestações no emblema aragonês que aguçaram o apetite de Jorge Jesus, admirador das suas capacidades e estampa física (1,95 metros): condenado em Janeiro à descida de divisão, a formação orientada por José Aurélio Gay teve em Roberto um elemento-chave na ascensão da equipa até à desejada manutenção na Liga BBVA, terminando a prova no 14.º lugar, cinco pontos acima da linha d'água.



Godinho dá 2,8 milhões em luvas, Correio Manhã de 09-06-2010
 

As explicações dadas nos últimos interrogatórios por Manuel Godinho não são compatíveis com a imagem de um empresário de sucesso. O sucateiro de Ovar - em cujas contas as autoridades detectaram pagamentos suspeitos de 2,8 milhões em cinco anos - concedia empréstimos sem juros, recebia em dinheiro e os devedores só lhe pagavam quando podiam. Em muitos casos, Godinho diz que nem sequer se lembra de ter passado cheques, já que nem conhecia os receptores das ofertas.



Queiroz perde arma secreta, Correio Manhã de 09-06-2010
 

Nani fez um traumatismo na clavícula esquerda no final do treino de sexta-feira, ainda em Massamá, quando tentava a todo o custo agradar a Carlos Queiroz com um pontapé de bicicleta. "O treino acaba se alguém marcar um golo espectacular", prometeu o seleccionador. O jogador do Manchester United foi um dos que mais caprichou na persecução desse objectivo, mas terá caído mal num dos muitos pontapés de bicicleta que ensaiou.



Patrões querem prolongar duração dos contratos a prazo, Diário Económico de 09-06-2010
 

Em tempo de crise, algumas empresas ou sectores deviam ter a possibilidade de contratar trabalhadores a prazo além dos três anos permitidos pelo Código do Trabalho evitando assim despedi-los no fim do prazo, defende o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP). Assim, os patrões arriscariam mais a contratar novos trabalhadores sem as responsabilidades de os colocar no quadro da empresa, uma opção que os patrões dificilmente tomam na actual conjuntura. Esta seria uma solução transitória e negociada no quadro da contratação colectiva, avança António Saraiva.



"A PT tem accionistas que acreditam no seu potencial", Diário Económico de 09-06-2010
 

O presidente-executivo da Portugal Telecom mostrou-se ontem confiante que os accionistas de referência vão continuar a apoiar a operadora neste momento "desafiante" em que a Telefónica tenta comprar a Vivo. E lembrou que o conselho de administração da PT está unido na não aceitação da oferta de 6,5 mil milhões Telefónica para comprar a Vivo. "A PT tem accionistas de longo prazo, portugueses e estrangeiros, que acreditam no seu potencial de crescimento futuro e na sua importancia estratégica, e que sempre apoiaram a empresa mesmo em momentos de mercado muito desafiantes", disse ao Diário Económico o presidente da operadora, a partir de Londres.



PME vão ter mais crédito com 'spread' agravado, Diário Económico de 09-06-2010
 

O Governo renovou o apoio às pequenas e médias empresas lançando ontem uma nova linha de crédito, desta vez de 1.250 milhões de euros, que entrará em vigor dentro de uma semana. No entanto, perante as dificuldades crescentes de acesso ao crédito, o Estado é agora menos generoso. Assim, as empresas que recorram à PME Investe VI vão pagar juros duas vezes mais altos do que no programa anterior. Se até aqui, as micro e pequenas empresas pagavam pelo seu empréstimo um 'spread' que equivalia ao valor da taxa euribor mais 0,75%, agora, com a nova linha, esse valor aumenta para 2%. Já as médias empresas - com a classificação de PME Líder - que recorram à nova linha de crédito terão de pagar um 'spread' equivalente à taxa euribor mais 2,75%. Este valor pode ser agravado até aos 3,37% consoante o grau de risco das empresas. O valor praticado anteriormente era de 1,75%.



PSD quer acabar com reformas superiores a 5030 euros, Diário Notícias de 09-06-2010
 

Nem mais uma pensão superior a cinco mil euros. Para ajudar a equilibrar as contas da Segurança Social, o PSD propôs ontem que seja criado um tecto máximo das reformas públicas acumuladas. A intenção é aplicar a medida mesmo a quem já está reformado. O projecto de lei é entregue no Parlamento no final desta semana. O PSD estima que o Estado poderá poupar mais de 200 milhões de euros.



'Bicicletas' atiraram Nani para fora do Mundial, Diário Notícias de 09-06-2010
 

"Acaba com o golo mais espectacular." Foi esta a ordem que Carlos Queiroz deu na sexta-feira, no estádio do Real Sport Clube, em Massamá. Os jogadores aceitaram o desafio, com Nani a tentar ser o mais espectacular na finalização. Recebeu um centro da direita, tentou o pontapé de bicicleta e caiu sobre o ombro. Alguns minutos mais tarde acabaria por se queixar e não mais recuperou a 100%. Agora está fora do Mundial.



Algo correu mal com o ombro de Nani, I de 09-06-2010
 

Ruben Amorim foi chamado no último suspiro por Carlos Queiroz e nem pestanejou: despediu-se dos seus, preparou as trouxas, recebeu o bilhete de avião e pôs-se pronto, a caminho da África do Sul. São opções e o jovem Amorim, que ainda não é internacional, não queria perder a oportunidade. O médio curtira umas férias com David Luiz no Dubai e recebeu a chamada inesperada: Nani estava fora do Mundial e Queiroz queria-o a ele para completar o grupo de 23 homens que levava a jogo na competição.



Educação sexual nas escolas, I de 09-06-2010
 

Sexo dificilmente será uma matéria pacífica, sobretudo quando está em causa a educação das crianças. "Estamos contra a imposição de um modelo obrigatório de Educação Sexual." Quem o diz ao i é Ana Cid Gonçalves, secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que defende "a liberdade de opção dos pais". Com a entrada em vigor da regulamentação da Lei 60/2009, a Educação Sexual passa a ser obrigatória nas escolas, através das disciplinas curriculares. Do outro lado da barricada, está o presidente da Confederação das Associações de Pais, Albino Almeida, que defende o carácter obrigatório da Educação Sexual, mas esclarece que "é igualmente obrigação e direito dos pais educar os filhos em casa".



Operação Furacão. 300 arguidos chamados a pagar para evitar cadastro, I de 09-06-2010
 

O inquérito da Operação Furacão relativo aos arguidos a que a investigação chamou "beneficiários" - as pessoas singulares e empresas que recorreram ao esquema apanhado pela polícia inglesa -, chegou ao fim. As Finanças de Braga, que serviram de órgão de polícia criminal neste processo, coadjuvando o Ministério Público (ver texto em baixo) já enviaram o relatório final para Lisboa. Depois de já ter rendido mais de 80 milhões de euros ao Estado, o processo vai conseguir fazer com que os cofres públicos recebam, nesta fase que agora se inicia, mais de 300 milhões de euros, segundo previsões recolhidas pelo i.



Remuneração de António Mexia cortada para um terço, Jornal Negócios de 09-06-2010
 

Alberto de Castro é presidente da Comissão de Vencimentos da EDP. Numa entrevista feita em Maio, explicou ao Negócios como se calculam os polémicos salários dos gestores e como reagiu às críticas dos políticos e até de Cavaco. E revela: em 2009, Mexia só recebeu um milhão. Desafia: o que dirão? "Estado recebeu 2,4 milhões. Será que usa bem esse dinheiro?...", questiona Alberto Castro, acrescentando que a divulgação de salário teve efeitos perversos mas pode ser disciplinadora: accionistas podem baixar as remunerações.



Portugal devia pedir já apoio ao FMI e à UE, Jornal Negócios de 09-06-2010
 

Teresa Ter-Minassian, que liderou a equipa do FMI que em 1983 esteve em Portugal para acordar as condições do acordo que visou ultrapassar a crise de pagamentos de então, defende, em entrevista ao Negócios, que o melhor seria o Governo recorrer já ao pacote de 750 mil milhões de euros acordado a nível europeu, o qual conta, também, com financiamento do FMI. Não é que a especialista italiana considere que Portugal não consiga fazer o ajustamento sem a ajuda internacional. O seu argumento central é o de que o financiamento da UE e do FMI ajudaria a fazer o ajustamento necessário e evitaria o risco de ter que pedir ajuda já em desespero de causa, o que seria mais doloroso. Conselhos de quem analisa crises internacionais há cerca de 40 anos.



2328 cheques carecas por dia, Jornal Notícias de 09-06-2010
 

Os bancos devolveram uma média de 2328 cheques por dia em 2009 e a maior parte (75%) foi por falta de provisão. O Banco de Portugal (BdP) contabilizou 89 022 nomes na lista "negra" de utilizadores de cheques, o que evidencia uma subida 3,8% face a 2008.



Nani out, Jornal Notícias de 09-06-2010
 

O extremo Nani lesionou-se na clavícula esquerda e vai falhar o Mundial2010, sendo rendido na seleção portuguesa pelo médio Ruben Amorim, informou ontem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Na sequência do traumatismo, envolvendo a clavícula esquerda, sofrido pelo jogador Nani e após avaliação diária da evolução da lesão, com a realização de exames complementares, concluímos pela inaptidão competitiva do referido jogador. O dossier médico será presente ao Departamento Médico do Manchester United FC.", informa a FPF.



Cardozo? Se quer ir, vá embora, O Jogo de 09-06-2010
 

Jorge Jesus abriu ontem a porta de saída do Benfica a Óscar Cardozo. "Não quer, pode ir", respondeu ontem, de imediato, o treinador benfiquista quando confrontado com as declarações recentes do jogador manifestando a vontade de abandonar o Benfica para experimentar outro campeonato.



Portugal exporta mais energia pela 1ª vez, OJE de 09-06-2010
 

A balança comercial de energia eléctrica foi "pela primeira vez positiva" nos primeiros cinco meses do ano, o que "é um fortíssimo indicador de tendência", disse à Lusa o secretário de Estado da Energia e da Inovação. De acordo os dados recolhidos pela REN – Redes Energéticas Nacionais relativos ao balanço energético de Janeiro a Maio, "Portugal importou 946 GWh e exportou 982 GWh", o que resulta num saldo positivo de 36 GWh, quando no mesmo período de 2009 Portugal tinha um saldo negativo de 2.127 GWh.



PME Invest 6 dotado com 1.250 milhões, OJE de 09-06-2010
 

O PME Invest 6 vai estar disponível na próxima semana e contemplará uma linha de crédito de apoio às Pequenas e Médias Empresas com uma dotação de 1.250 milhões de euros, avançou a Lusa, que cita o secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento, Fernando Medina. A nova linha contempla mais 500 milhões de euros do que a anterior, que fechou na terceira semana de Maio. Tem a particularidade de ter um "valor indicativo reservado" para empresas exportadoras com um montante de 450 milhões de euros. Inclui ainda um outro valor indicativo para micro e pequenas empresas no montante de 350 milhões.



Nam June Paik em Basileia, OJE de 09-06-2010
 

A obra "Andy Warhol Robot", do norte-americano de origem sul-coreana Nam June Paik (1932-2006), integra a exposição "Robot Dreams" patente no museu Tinguely de Basileia (Suíça). Nam June Paik é tido como o pai da videoarte.



Os bons alunos do básico e do secundário também sofrem com a pressão, Público de 09-06-2010
 

É da praxe. Na próxima quarta-feira, 16 de Junho, dia em que começam os exames nacionais para alunos do básico e secundário, Manuel Esperança, director da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, vai passar pelas salas e levantar o polegar aos alunos. É para "desejar boa sorte" e "retirar aquela pressão", sobretudo de cima dos bons alunos que perseguem sonhos à décima. "Quem é pai, e os professores também, sabe que, sem querer, transmitimos ansiedade. Dizemos 'estuda, olha que se não estudas não consegues entrar'." Os bons alunos também sofrem. É consensual entre os psicólogos. Por estes dias, os do secundário já andam a fazer contas à vida: uma décima pode pesar muito para quem quer ingressar no ensino superior público, sobretudo em cursos como Medicina, com médias a rondar os 18, mas também em Arquitectura, Bioengenharia ou Medicina Dentária.



Governo admite fazer mudanças ligeiras nas leis do trabalho, Público de 09-06-2010
 

Anteontem, o comissário europeu Olli Rehn instou o Governo a avançar com reformas nas leis do trabalho e no sistema de pensões. Ontem, Rehn admitiu que Portugal tinha já dado passos nas pensões. E, quanto às leis laborais, o Governo fala apenas em "aperfeiçoamentos".



Scut vão ter vários troços sem portagem, Público de 09-06-2010
 

As Scut que passarão a ser pagas em Julho vão ter vários troços isentos de portagem. No caso da Costa de Prata, apenas haverá pagamento no troço entre Esmoriz e Aveiro. Na Norte Litoral, a cobrança incidirá só na ligação entre Matosinhos e Esposende.



Roberto a um passo do Benfica, Record de 09-06-2010
 

As negociações correram de feição e neste momento faltam limar apenas alguns pormenores que não deverão ser impeditivos que Roberto venha a vestir de encarnado na próxima temporada. O facto de a contratação ser possível por valores abaixo dos 3 milhões de euros facilitou também a tarefa do presidente encarnado que não pretendia gastar verbas avultadas na aquisição de um jogador para a baliza.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream