08 junho 2010

Manchetes do Dia - 08-06-2010

Terça, 8 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Carina encontrada morta numa ravina, 24 Horas de 08-06-2010
 

No dia 1 de Maio, entrou no seu Peugeot 106 encarnado para ir a uma festa mexicana na Régua. Esteve desparecida 37 dias e ontem foi encontrada morta. Chegou ao fim o mistério que angustiou familiares, amigos e as forças policiais durante mais de um mês. O corpo de Carina Ferreira, a jovem de 21 anos que desapareceu em Lamego sem deixar rasto, foi ontem encontrado junto ao túnel da A24, que liga Lamego à Régua.



Marco Amelia é a aposta do Benfica, A Bola de 08-06-2010
 

Aí está o guarda-redes que pode «dar pontos», de acordo com as pretensões já anunciadas por Jorge Jesus: Marco Amelia, internacional italiano de 28 anos, é o grande candidato a número um da baliza encarnada.



Crianças andam 15 km a pé para ver CR7, Correio Manhã de 08-06-2010
 

Portugal? Cristiano Ronaldo", responderam em uníssono, mais de 200 crianças da Malohney's Eye Primary School, que o CM visitou ontem de manhã. A escola fica nos arredores de Magaliesburg e é frequentada por rapazes e raparigas de uma 'township' – bairro da lata onde vivem mais de 1500 pessoas. "Temos 280 alunos que vestimos, calçamos e damos de comer: pequeno-almoço e lanche. No resto do dia, a maioria não come mais nada.



Descoberto cadáver de Carina, Correio Manhã de 08-06-2010
 

Ao fim de mais de um mês, o corpo de Carina Ferreira foi encontrado: o CM sabe que o carro da jovem foi descoberto numa ravina ao fim da tarde desta segunda-feira e, pelas 19h30, a Polícia Judiciária, depois de descer com cordas até ao local, confirmou que se tratava de Carina. A PJ informou que o carro caiu antes do túnel da A24, entre Lamego e Régua, e tudo aponta para a tese de acidente. O corpo da jovem estava em avançado estado de decomposição. Em comunicado, a PJ refere que "tudo indica tratar-se de um infeliz desfecho derivado de um acidente de viação, mas apenas os resultados da autópsia, a realizar pelo Instituto de Medicina Legal, poderão confirmar, ou não, tal ocorrência, mantendo-se em aberto outras possibilidades da causa da morte".



Bruxelas recomenda reforma nas pensões e nova lei laboral , Diário Económico de 08-06-2010
 

Portugal e Espanha vão mesmo ter de tomar "novas medidas orçamentais após 2011" mas isso não chega. A Comissão Europeia pediu-lhes ontem que, além disso, adoptem reformas aos "sistemas de pensões e ao mercado de trabalho" com "toda a determinação necessária" a que "este momento delicado obriga", explicou o comissário Olli Rehn.



Novo governador reforça equipas de supervisão nos bancos, Diário Económico de 08-06-2010
 

O sistema financeiro português está sólido, mas tal não significa que não seja necessário "reforçar qualidade da supervisão". A mensagem é do novo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que quer marcar o seu mandato, ontem iniciado, com duas grandes apostas: prosseguir o acompanhamento permanente das instituições financeiras e aplicar o princípio de dúvida sistemática. Depois de uma década à frente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio passou, ontem, o testemunho a Carlos Costa, o novo guardião da estabilidade do sistema financeiro português, que ficou marcado nos últimos anos, precisamente durante a guarda de Constâncio, pelos momentos de maior instabilidade, com os casos dos bancos BCP, BPN e BPP.



Professores recusam ser avaliados com notas arredondadas, Diário Notícias de 08-06-2010
 

O Ministério da Educação (ME) deu o dia de ontem às escolas para colocarem a avaliação dos professores na plataforma informática. A plataforma tem sido contestada pelos sindicatos e pela classe, por arredondar as classificações, criando assim desigualdades entre os docentes. Sendo um dos argumentos apresentados nos vários processos em tribunal que opõem sindicatos ao ME. Nm despacho interno, as escolas foram avisadas de que tinham o dia 7 de Junho para lançar a avaliação dos professores referente ao ano passado na plataforma informática. O problema é que as escolas só foram avisadas no domingo à noite, denuncia a Fenprof.



Centenário de Cousteau, o homem que mais nos ensinou sobre os oceanos, Diário Notícias de 08-06-2010
 

Há um antes e um depois de Jacques Cousteau. E isso é tanto assim para o conhecimento sobre os oceanos e as suas profundezas como para a própria imagem que o homem comum passou a ter desse maravilhoso mundo submarino. Foi o explorador francês, a bordo do seu navio Calypso, que percorrendo os mares e mergulhando neles com os seus companheiros de aventura deu a conhecer a milhões de pessoas a riqueza até aí insuspeita desse mundo azul imenso. Hoje, que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, e a poucos dias do centenário do nascimento de Cousteau, que se comemora na sexta-feira, dia 11, o seu legado está em foco.



Portugal terá de voltar a apertar mais o cinto em 2011, I de 08-06-2010
 

Portugal terá de aprofundar ainda mais a dieta orçamental depois de 2011, alertou ontem Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo. Também o comissário europeu dos assuntos económicos, Olli Rehn, pediu ontem que se trabalhe em medidas adicionais para alcançar os objectivos para lá de 2011", frisando a importância das reformas na área do trabalho. Estes são os primeiros avisos europeus desde o anúncio conjunto em Maio por José Sócrates e Pedro Passos Coelho do pacote de austeridade com medidas para reduzir o défice, o mais duro da democracia portuguesa - e surge no mesmo dia em que a Alemanha, a maior economia do euro, apresentou um plano de dieta financeira mais rigoroso desde o pós-guerra.



"Façam férias cá dentro." Cavaco Silva pediu, mas muitos já tinham férias marcadas, I de 08-06-2010
 

Não era preciso o discurso proteccionista do Presidente da República, Cavaco Silva, sobre a necessidade de os portugueses gozarem as férias no seu país. O i foi conhecer 30 planos de férias junto de políticos e empresários e concluiu que a maioria já tinha decidido ir para fora cá dentro. À elite política e empresarial juntam-se os 5,1 milhões de hóspedes portugueses que passam férias em solo nacional. Seja pela falta de opções, seja porque o tempo é de crise e não há dinheiro ou é preciso estar perto dos negócios, seja porque Portugal é um dos locais mais bonitos da Europa, o turismo português não se pode queixar de falta de apoio.



Investidores fogem das acções para as obrigações com medo de nova recessão, Jornal Negócios de 08-06-2010
 

Numa altura em que os receios em torno da crise da dívida pública em alguns países da Zona Euro continuam a ser responsáveis por quedas acentuadas nos mercados accionistas, as obrigações de países como os Estados Unidos e a Alemanha têm sido cada vez mais vistas como refúgio. No caso das "treasuries", trata-se mesmo da maior escalada desde 1995. As "yields" das obrigações alemãs a 10 dez anos estão já próximas do valor mais baixo de sempre. As preocupações dos investidores em relação à crise da dívida soberana em alguns países da Zona Euro têm provocado um aumento da procura de obrigações soberanas dos países considerados mais seguros.



Vá para fora cá dentro?, Jornal Negócios de 08-06-2010
 

Se os portugueses trocassem as viagens ao estrangeiro por turismo cá dentro, ajudariam a reduzir o défice externo em 17,5%. Mas se os estrangeiros os imitassem, e deixassem de vir a Portugal, o mesmo défice subiria 27,2%. Não é a primeira vez que o défice externo origina desavenças públicas entre Cavaco Silva e o Governo mas, desta vez, a polémica centrou-se num tópico mais popular: as férias. O presidente da República apelou aos portugueses para que "vão para fora cá dentro", para ajudarem o País a ultrapassar a crise, mas Vieira da Silva replicou-lhe que, se a moda pegasse, o País ainda ficaria a perder. O Negócios fez as contas ao argumento de um e de outro, medidos em défice externo.



Circular nas SCUT vai custar oito cêntimos por quilómetro, Jornal Notícias de 08-06-2010
 

Os utentes das SCUT vão passar a pagar cerca de oito cêntimos por quilómetro, de acordo com a resolução de Conselho de Ministros publicada em "Diário da República" que indica como tarifa de referência 0,06671€, a que acresce 21% de IVA, para veículos classe 1.



Corpo de Carina encontrado no fundo de ravina, Jornal Notícias de 08-06-2010
 

Carina Ferreira, a jovem que estava desaparecida desde 1 de Maio, em Lamego, foi ontem, segunda-feira, encontrada pela Polícia Judiciária, dentro do carro, no fundo de uma ravina de 30 metros, na A24. Morreu de acidente, a três quilómetros de casa, depois de voar sobre um talude. A jovem não terá andado mais do que três quilómetros desde que saiu de casa, no final do feriado do Dia do Trabalhador, para ir a uma festa cubana no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, na Régua.



Cardozo quer o contrato da vida dele, O Jogo de 08-06-2010
 

Tudo nas mãos do Benfica. É assim que Pedro Aldave, empresário de Óscar Cardozo, coloca a situação do jogador que representa. Mas isso não quer dizer que o agente esteja contente com o desenrolar da situação. "Querem 35 milhões de euros por ele? Ninguém paga esse valor. Se estão a fazer um pedido impagável, então o Cardozo terá também de ser visto como um jogador impagável. Se isso não acontecer, vão ter um problema...", disse Pedro Aldave a O JOGO.



AKI investe 50 milhões até 2015, OJE de 08-06-2010
 

O AKI admite adquirir algumas lojas Minipreço do grupo Carrefour para acelerar o plano de expansão em Portugal que prevê a abertura de 15 lojas até 2015, afirmou o director-geral em entrevista à agência Lusa. "Já comunicámos ao Minipreço que estamos abertos a algumas lojas que possam acelerar o nosso plano de expansão", afirmou Andrés Osto, realçando que o projecto de crescimento do AKI em Portugal prevê um investimento de 50 milhões de euros em 15 lojas nos próximos cinco anos.



Teixeira dos Santos diz que ainda há riscos, OJE de 08-06-2010
 

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse ontem que apesar de o sector financeiro português ter resistido "de forma assinalável" à crise financeira internacional, ainda apresenta riscos. Esta resiliência é "fruto, não apenas da exposição limitada a activos tóxicos, mas da ausência de uma bolha no mercado imobiliário, como também de um quadro regulamentar e de supervisão robusto e de medidas decisivas que têm vindo a ser tomadas pelo Banco de Portugal", disse o ministro na tomada de posse do novo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.



Gates: 1,5 mil milhões para cuidados materno-infantis, OJE de 08-06-2010
 

Melinda Gates, mulher de Bill Gates, fundador da Microsoft, anunciou ontem na conferência "Women Deliver" que a sua fundação vai investir 1,5 mil milhões de dólares em cinco anos em cuidados materno-infantis e planeamento familiar.



Turismo. O ministro tem razão. E o Presidente também, Público de 08-06-2010
 

Cavaco Silva apelou aos portugueses para fazerem férias no país. E Vieira da Silva pediu cautela, porque, se todos os Presidentes fizerem o mesmo apelo, o turismo nacional ressentir-se-á. Tanto o Presidente como o ministro têm razão. Ficar em Portugal contribui para a redução das importações no sector do turismo, cuja balança comercial, apesar de positiva, viu o saldo final cair 6,6 por cento em 2009. Mas se os turistas de outros países fizerem o mesmo, as consequências serão ainda piores, tal é o peso das receitas geradas pela vinda de estrangeiros no sector.



Portugal vai ter de fazer reformas nas leis do trabalho e nas pensões, Público de 08-06-2010
 

Portugal, como a Espanha, vai ter de complementar as medidas de austeridade consagradas no Plano de Estabilidade e Crescimento com novas reformas estruturais, "nomeadamente do mercado de trabalho e do sistema de pensões" para acelerar a consolidação orçamental. Esta decisão foi ontem tomada pelos Dezasseis países da zona euro. Olli Rehn, comissário europeu da Economia e Finanças, felicitou "os compromissos assumidos pelos Governos dos dois países", mas acrescentou que é preciso fazer mais. As medidas portuguesas e espanholas "são significativas e corajosas e contribuirão para estabilizar os níveis da dívida", afirmou, por seu lado, Jean-Claude Juncker, presidente do eurogrupo.



David Luiz resiste aos ingleses , Record de 08-06-2010
 

David Luiz não está desesperado por sair do Benfica e não será o dinheiro que fará o central brasileiro abandonar o clube encarnado durante este defeso. Ao que Record apurou, o Manchester City fez uma proposta milionária ao central, mas que acabou sendo recusada pelo próprio jogador. O clube inglês ofereceu ao defesa canarinho um salário anual de 1,8 milhões limpos, ou seja, o triplo daquilo que o jogador aufere, neste momento, no Estádio da Luz. Apesar da tentação monetária, aos 23 anos David Luiz considera que o emblema de Manchester não é o ideal para prosseguir a carreira, naquilo que o jogador não considera como um "passo em frente".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream