07 junho 2010

Manchetes do Dia - 07-06-2010

Segunda, 7 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Gays e casadas de fresco, 24 Horas de 07-06-2010
 

Não vai haver vestidos de noiva, nem véu, nem grinalda. Até as alianças que irão trocar são velhas e a lua-de-mel terá de aguardar por melhores dias. Mas uma coisa Helena Paixão, de 39 anos, e Teresa Pires, de 33, que, esta manhã, e salvo qualquer imprevisto de última hora, se tornarão no primeiro casal gay oficialmente reconhecido pelo Estado português, garantem: "Vai haver festa e muita alegria." "É o concretizar de um sonho. Já vem tarde, mas sempre é melhor que nunca", desabafou, ao 24horas, Helena Paixão, aproveitando uma das poucas pausas que o corrupio da última semana lhe permitiu fazer: "Temos tido imenso que fazer. Quase não conseguimos respirar. Não são só os preparativos para o casamento. E também a nossa vida particular, com muitos problemas por resolver diariamente. Mas segunda-feira [hoje] vai tudo correr bem."



África nossa, A Bola de 07-06-2010
 

Magaliesburg - Mais de cinco mil pessoas fizeram honras da casa à Selecção Nacional à chegada a esta pequena aldeia sul-africana a oeste de Joanesburgo, espécie de pequena aldeia da Gália dos livros de Astérix, com uma cabana aqui outra acolá, um resort aqui e outro adiante.



Segurança e euforia à chegada, Correio Manhã de 07-06-2010
 

Mais de três mil pessoas esperaram horas pela comitiva lusa. Quase todas com bandeiras e camisola da equipa das quinas. O autocarro chegou às 12h48, dez minutos antes de o local ter sido sobrevoado por um helicóptero da polícia. "É agora. Já aí vêm" ouviu-se, quando o 'heli' se aproximou. Não foi. Minutos depois, e com muitas pessoas a tentarem abrigar-se do sol (31 graus), é que as bandeiras se agitaram. Desta vez era mesmo o autocarro. Foi a loucura. Os sete carros da polícia só a custo abriram caminho. E foi em marcha lenta que chegaram ao hotel.



Godinho deu prendas a Sócrates, Correio Manhã de 07-06-2010
 

Sócrates foi presenteado com várias prendas, uma das quais uma peça em prata avaliada em 685 euros. Armando Vara e o capitão Couto (GNR) receberam a mesma prenda, enquanto outros tiveram direito a presentes diferentes. Há ofertas de relógios Rolex, avaliados em vários milhares de euros, e garrafas de uísque no valor de 75 euros. Godinho diz agora que era tudo normal e que nem se lembra de quem recebia prendas. Aliás, segundo contou à PJ num depoimento, feito há poucas semanas, até eram os funcionários da sua empresa que escolhiam quem deveria receber as ofertas. Godinho só estipulava o valor a gastar - vários milhares de euros por ano - e nem sequer sabe a quem as mesmas eram entregues.



Telefónica tem uma semana para subir oferta pela Vivo, Diário Económico de 07-06-2010
 

Esta semana será decisiva para o desfecho da oferta de 6,5 mil milhões de euros que a Telefónica apresentou para compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo. A administração liderada por Henrique Granadeiro tem até ao dia 15 para se pronunciar sobre a oferta espanhola, pelo que, se a Telefónica quiser obter uma recomendação favorável da gestão da PT na assembleia geral de 30 de Junho, só poderá subir a oferta pela Vivo até esta data. Segundo o artigo 289 do Código das Sociedades Comerciais, durante os 15 dias anteriores à data da assembleia geral devem ser facultadas à consulta dos accionistas "as propostas de deliberação a apresentar à assembleia pelo órgão de administração, bem como os relatórios ou justificação que as devam acompanhar".



O primeiro dia do governador Carlos Costa, Diário Económico de 07-06-2010
 

Onde Vítor Constâncio falhou, Carlos Costa terá que acertar. A supervisão financeira, que valeu duras críticas ao agora vice-presidente do Banco Central Europeu, será um dos maiores desafios do novo governador do Banco de Portugal, que também terá dores de cabeça com a entrada em vigor das alterações do sistema financeiro, o Basileia III.



Consumo de estimulantes cerebrais dispara 66%, Diário Notícias de 07-06-2010
 

A venda de suplementos para aumentar a concentração e a memória disparou: nos últimos 12 meses venderam-se quase 525 mil embalagens, mais 66% que há dois anos. Aumentou também o consumo de psicoestimulantes, medicamentos prescritos para tratar doenças como défice de atenção e hiperactividade, sendo que muito clínicos receiam que os jovens tomem também estes remédios para estudar. Segundo dados da consultora IMS Health avançados ao DN, o consumo de psicoestimulantes como metilfenidato e modafinil (substâncias da família das anfetaminas, que estão na base de medicamentos como Modafinile Modiodal, Ritalina, Concerta ou Rubifen) subiu 34% nos últimos dois anos.



O que a Apple, a Microsoft e a Google mudaram nas nossas vidas, Diário Notícias de 07-06-2010
 

A Apple inicia hoje a sua Worldwide Developers Conference, em S. Francisco (EUA), em euforia, após ter ultrapassado, pela primeira vez, a Microsoft em valor bolsista, respectivamente 192 mil milhões de euros e 190,4 mil milhões de euros. Já a Google vale 124,5 mil milhões de euros. As duas primeiras empresas marcaram a história da informática pessoal nos últimos 35 anos. Stevejobs e Steve Wozniak, na Apple, Bill Gates e Steve Ballmer, na Microsoft, foram os protagonistas.



Megaoperação da Segurança Social notifica 23 mil empresas devedoras, Diário Notícias de 07-06-2010
 

A Segurança Social vai avançar, esta semana, com a segunda operação massiva de notificação a realizar este ano, abrangendo 23 455 contribuintes - maioritariamente empresas -, com dívidas correspondentes a um total de 140 milhões de euros. A primeira ocorreu em Março e até agora os serviços já conseguiram cobrar mais de 92 milhões de euros, o que resulta num acréscimo de 6%, de dívida recuperada face ao primeiro trimestre do ano passado.



Salto do 9º ano viola duas vezes a Constituição, I de 07-06-2010
 

"É inconstitucional em dois aspectos: primeiro viola o princípio da igualdade; segundo, a escolaridade é obrigatória para todos. Neste caso, a escolaridade é obrigatória menos um ano, o que viola a Constituição", explica ao i o constitucionalista Bacelar Gouveia. O especialista em direito constitucional garante que a medida anunciada pela ministra da Educação, que permite aos alunos que frequentem o 8º ano com mais de 15 anos transitarem para o 10.º ano caso passem nos exames, viola duplamente a Constituição portuguesa: "Caso passem de ano por exames, não cumprem os nove anos de escolaridade básica" e assim, acrescenta, "levanta-se o problema da presença dos alunos nas aulas: se a escolaridade obrigatória é apenas em termos de aprovação dos exames ou é-o também de presença nas aulas?"



A loucura é tanta que até a rádio interrompe a música para relatar a invasão, I de 07-06-2010
 

O mundo já está em contagem decrescente. Faltam quatro dias para vestir os calções, correr desenfreados atrás de uma bola (uns) e para beber imperiais e comer caracóis até ser noite (outros). Durante um mês o ar vai ser feito de futebol, as conversas vão dar lugar a discussões técnicas, os corações vão pintar-se de verde e vermelho e bater mais depressa do que o desejável. É assim a magia do futebol. Para que não perca um único jogo, nem um raio de sol, encontrámos 11 sítios para ver a bola ao ar livre, com petisco e imperial. Abram alas aos treinadores de esplanada. Se for alérgico ao sol, também pensámos em si. Prefere ficar em casa? Na página seguinte há receitas de aperitivos, para fazer um brilharete junto dos amigos.



Bancários vão entrar para a Segurança Social, Jornal Negócios de 07-06-2010
 

O Governo propôs à banca a transferência para a Segurança Social (SS) das responsabilidades futuras com as reformas dos bancários no activo e que hoje descontam para os fundos de pensões dessas instituições, sabe o Negócios. Neste momento, os bancos estão a avaliar a proposta, por forma a encetarem um processo negocial com o Estado que, se chegar a bom porto, pode levar a que cerca de 30 mil bancários venham a receber a sua reforma de duas entidades diferentes: fundos de pensões e Previdência.



IRS penhorado a recibos verdes e gestores por dívidas à Previdência, Jornal Negócios de 07-06-2010
 

Aconteceu este ano pela primeira vez, e é para continuar: a Segurança Social mandou penhorar os reembolsos de IRS a 11.816 devedores, para os obrigar a regularizar as suas dívidas. Em causa estão 146 milhões de euros acumulados essencialmente por trabalhadores independentes e por gestores de empresas que estão em falta mas não têm património penhorável.



Falta de comida já afecta 95 mil crianças por dia, Jornal Notícias de 07-06-2010
 

Este ano, cerca de 94 mil crianças são, em média, assistidas por dia pelos bancos alimentares, número que seria ainda maior se incluísse a Madeira, que não é abrangida pela rede. Porém, não há, em Portugal, dados concretos sobre a população infantil afectada pela fome. Nem a Direcção-Geral da Saúde, nem a Comissão de Acompanhamento da Acção para Crianças e Jovens em Risco, cujos responsáveis foram contactados pelo JN, avançam qualquer diagnóstico.



Euforia, Jornal Notícias de 07-06-2010
 

Portugal teve uma recepção em grande na África do Sul. Em Magaliesburg, cerca de três mil pessoas esperavam a selecção, às quais se juntaram as que acompanharam o autocarro, desde Joanesburgo. A África do Sul ainda não vira nada assim. A chegada da selecção nacional ao local de estágio, o Valley Lodge, em Magaliesburg, resultou numa festa sem paralelo, até ao momento, no que diz respeito a recepções a equipas que participarão no Mundial 2010.



Um novo Fernando, O Jogo de 07-06-2010
 

No centro da mudança de treinador que o FC Porto operou neste final de época estará o médio-defensivo Fernando. As diferenças de conceito entre Jesualdo Ferreira e Villas-Boas são mais substanciais numas áreas do que noutras, mas talvez nenhuma função no campo seja tão notoriamente atingida pela metamorfose como a do brasileiro, forçado a passar depressa de varredor a médio completo, tão parecido quanto possível com os parceiros de meio-campo.



Vieira negou Cardozo ao Shakhtar, O Jogo de 07-06-2010
 

O Shakhtar esteve ontem em Lisboa para levar Óscar Cardozo por 25 milhões de euros, mas saiu de mãos a abanar porque Luís Filipe Vieira pediu 35 milhões de euros para libertar o ponta-de-lança paraguaio, soube O JOGO. Os dirigentes ucranianos ainda esgrimiram argumentos com o líder da Luz, dando a sensação de que poderiam aumentar ligeiramente os valores, chegando aos 27/28 milhões de euros, mas Vieira manteve-se inflexível.



Facebook: de rede social a rede de negócios, OJE de 07-06-2010
 

Depois de ultrapassar os 500 milhões de membros e destronar o Google como o website mais visitado na Internet em Maio, o Facebook quer apostar na captação de publicidade para aumenter as receitas. Num ano, quadruplicou o número de anunciantes e uma equipa comercial da maior rede social da web esteve em Portugal para iniciar contactos.



BES, Totta e CGD dominam PME Investe, OJE de 07-06-2010
 

O BES com uma quota de 26%, o Santander Totta com 23% e a CGD com 17% lideraram a colocação da última linha de crédito PME Investe V. As três instituições foram responsáveis por dois terços dos 750 milhões de euros de crédito colocados à disposição das empresas nacionais, sendo que 250 milhões de euros daquele volume foi para micro e pequenas empresas. Com esta linha esgotada, o Governo está a reavaliar as condições para uma nova linha. Analistas têm frisado que as linhas PME Investe têm servido, essencialmente, para fundo de maneio e não para investimento.



Euforia portuguesa na chegada da selecção à África do Sul, Público de 07-06-2010
 

A tranquilidade foi substituída pelo rebuliço. As carnes secas deram lugar ao frango de churrasco. As t-shirts amarelas da África do Sul foram ofuscadas pelas camisolas vermelhas de Portugal. Havia vuvuzelas, é certo, mas Magaliesburg transformou-se, ontem, num arraial português para receber a selecção. Quando o autocarro da equipa portuguesa entrou na pequena localidade a 70km de Joanesburgo, já todos os passeios e até os muros da estrada de acesso ao hotel estavam cheios de gente. Foi uma recepção calorosa, talvez a mais carinhosa que a selecção teve na preparação para o Mundial, uma festa que Magaliesburg nunca imaginara. "Isto é fantástico. Vivo aqui há 48 anos e nunca vi tanta gente. Não esperava isto", disse ao PÚBLICO Angela, pintora sulafricana e mulher do médico da terra enquanto agitava na mão uma bandeira de Portugal.



Governo quadruplicou este ano penhoras de bens dos devedores à Segurança Social, Público de 07-06-2010
 

No primeiro trimestre deste ano, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social ordenou a realização de 24.103 penhoras automáticas a reembolsos de impostos, bens e contas bancárias de contribuintes que mantêm dívidas à Previdência. É um aumento substancial – cerca de quatro vezes – face aos resultados do mesmo período do ano passado. O montante em causa ascende a 414,4 milhões de euros e para ele muito contribuiu a opção por um novo recurso – a penhora de reembolsos de IRS, algo que não acontecia no ano passado.



África nossa, Record de 07-06-2010
 

O primeiro treino da Seleção Nacional em solo sul-africano decorreu na tarde deste domingo na Bekker Highschool, com as bancadas repletas de público que ansiava por ver os jogadores em ação. Assim, o grupo de jogadores entrou no relvado 30 minutos depois da hora prevista, sob forte ovação e saudou as 1.200 pessoas presentes - 3 mil ficaram no exterior. Como Carlos Queiroz já tinha explicado, o grupo de jogadores entra agora numa fase de três/quatro dias de adaptação, pelo que a sessão foi marcada por exercícios que visavam o desentorpecimento após uma viagem de 11 horas - a comitiva portuguesa chegou à África do Sul esta manhã.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream