04 junho 2010

Manchetes do Dia - 04-06-2010

Sexta, 4 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Melhor amigo do violador de Telheiras na prisão...É o violador de Benfica, 24 Horas de 04-06-2010
 

Estão indiciados da prática de cerca de meia centena de violações e "habitam" na cave do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Conversam, almoçam e, de acordo com uma fonte, até "partilham algumas coisas que as visitas lhes levam". São dois predadores sexuais e suspeitos de terem praticado cerca de meia centena de violações nas zonas de Benfica e Telheiras, em Lisboa. No final do ano passado e nos primeiros três meses de 2010 espalharam o pânico e provocaram um enorme alarme social naquelas áreas da capital.



Ronaldo dá borla ao Turismo da Madeira, 24 Horas de 04-06-2010
 

A 21 de Fevereiro, o Real Madrid defrontava o Villarreal. Cristiano Ronaldo marcava um golo e, acto contínuo, levantava a camisola do clube e mostrava uma outra, também branca, na qual podia ler-se a inscrição "Madeira", em homenagem às vítimas da calamidade ocorrida no dia anterior. O craque português há muito que é a face visível do arquipélago nos quatro cantos do mundo. Agora, o estatuto está prestes a materializar-se de uma outra forma. Ronaldo aceitou o pedido do Turismo da Madeira para dar a cara, em Espanha, pela região em que nasceu, cedendo gratuitamente os seus direitos de imagem numa campanha a levar a cabo em Madrid pela Associação de Promoção da Madeira, e cujos custos ascenderiam a 2,5 milhões de euros.



"É um sonho concretizado" , A Bola de 04-06-2010
 

O sonho europeu, aos 22 anos, de Nicolás Gaitán, talento confirmado e ídolo emergente no universo do Boca Juniors e do mítico La Bombonera, escolhido pelos responsáveis da SAD encarnada para a necessidade de acautelar a anunciada transferência do também argentino Di María para um dos mais endinheirados emblemas do planeta futebol.



Criança devolvida a pai violador, Correio Manhã de 04-06-2010
 

Há duas semanas os professores repararam em novas marcas de agressão, nas costas, e 'João' foi levado ao hospital e examinado. Estava já sinalizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens por maus-tratos em casa - mas voltou a ser devolvido ao local dos crimes, aos cuidados do pai. E só devido à persistência da psicóloga da escola, apurou o CM junto de fontes ligadas ao ensino, o rapaz contou que além de agredido era abusado. O caso acabou denunciado à Polícia Judiciária, no início da semana - e o violador, 42 anos, foi apanhado. Já recolheu em prisão preventiva.



INEM corta nos meios de socorro, Correio Manhã de 04-06-2010
 

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro foi desactivada quarta-feira, horas depois de a tripulação, composta por médicos e enfermeiros, ficar a saber da decisão através de uma circular interna emitida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Outras VMER podem vir também a ser desactivadas. Esta desactivação não é o único corte que o INEM quer fazer. Segundo apurou o CM, o Instituto quer acabar, a partir de 1 de Julho, com o serviço de apoio psicológico prestado a familiares e vítimas de acidentes, e reduzir o número de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida e Suporte Básico de Vida.



Accionistas da PT exigem à Telefónica que suba oferta pela Vivo, Diário Económico de 04-06-2010
 

Os accionistas de referência da Portugal Telecom (PT) querem uma nova subida do preço da oferta da Telefónica para comprar a operadora Vivo, por entenderem que a espanhola pode partilhar uma fatia maior das sinergias que serão criadas com a fusão entre a Vivo e a sua operadora fixa brasileira Telesp. Apesar da confiança demonstrada pelo presidente da Telefónica, César Alierta, vários responsáveis do núcleo accionista da PT disseram ao Diário Económico que consideram que a oferta da Telefónica, de 6,5 mil milhões de euros, continua a não reflectir o valor estratégico que a Vivo terá para a espanhola.



"Na Galp há uma certa confusão entre accionistas e gestores", Diário Económico de 04-06-2010
 

A menos de seis meses do fim de uma das principais cláusulas do acordo parassocial, que promete revolucionar a estrutura de capital da Galp, Murteira Nabo defende que deve haver uma maior separação entre estratégia e supervisão da gestão do dia a dia. O presidente do conselho de administração da petrolífera afirma ainda que o Estado deve manter os seus direitos especiais. Mas sempre indirectamente.



Populações isoladas sem medicamentos por fecho de farmácias, Diário Notícias de 04-06-2010
 

Nos últimos dois anos, 131 farmácias, pelo menos, mudaram de locais com menos habitantes, para zonas mais populosas, onde, na maioria dos casos, já existiam outras farmácias, segundo dados do Infarmed (Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento). Em muitas situações, especialmente no interior do País, muitas localidades ficaram mesmo sem farmácia, por esta se ter deslocado para a cidade mais próxima, deixando populações inteiras sem acesso rápido e fácil aos medicamentos. Uma situação que aumenta de dia para dia.



Crise afasta portugueses das praias do Algarve, Diário Notícias de 04-06-2010
 

João Dias, funcionário administrativo, era um dos poucos turistas portugueses que se encontravam, ontem à tarde, na Praia da Salema, situada no concelho de Vila do Bispo, a gozar o feriado, juntamente com a sua mulher. Contudo, hoje regressa ao trabalho, não pensando, por isso, em fazer 'ponte' para o fim-de-semana. "Em tempo de crise, nem há oportunidade para fazer pontes. Há que aproveitar para trabalhar e não perder dinheiro", diz.



"Uma nova candidatura da direita a Belém seria uma manifestação de estupidez" , I de 04-06-2010
 

Em frente à Câmara de Cascais, a praia dos Pescadores já tem um placard com as análises que comprovam a qualidade da água. António Capucho, o presidente, está orgulhoso: conseguiu recuperar um ex-líbris do seu território que estava fechado há dez anos. Na entrevista ao i, Capucho é cortês com o Presidente da República, mas envia-lhe uma mensagem clara: Cavaco deve fazer uma comunicação ao país sobre a crise. "O senhor Presidente não pode deixar de ser sensível à opinião pública", afirma Capucho, para quem a intervenção "vai acontecer mais cedo do que tarde". Uma "previsão" de conselheiro de Estado.



Polémica. Alunos com 15 anos vão poder saltar do 8º para o 10º ano, I de 04-06-2010
 

Os alunos com mais de 15 anos retidos no 8º ano de escolaridade têm este ano lectivo mais uma hipótese para concluir o ensino básico. Para isso é preciso que se autoproponham às provas nacionais de Português e de Matemática do final do 3º ciclo, em Julho, e façam ainda os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano. Em caso de aproveitamento, transitam directamente para o 10º ano, terminando assim o ensino básico, sem que para isso seja necessário passar pelo 9º ano.



Accionistas da PT pressionam subida do preço pela Vivo, Jornal Negócios de 04-06-2010
 

A Telefónica pode não ficar por aqui no valor a colocar em cima da mesa pela compra da posição da Portugal Telecom na Vivo. Esta é a convicção de boa parte dos accionistas do núcleo duro da operadora, apurou o Negócios. Acreditam, por isso, que até à assembleia geral se possa chegar a novo número. Em menos de duas semanas a Telefónica subiu a parada em 800 milhões de euros, fixando a nova proposta em 6,5 mil milhões de euros.



"Estes jogadores são os melhores do mundo", Jornal Notícias de 04-06-2010
 

José Sócrates foi, quinta-feira à noite, a Oeiras, desejar boa sorte aos jogadores portugueses. Não jantou com a comitiva, mas deixou um voto de confiança total sobre as suas capacidade. "Estes jogadores são os melhores do Mundo".



PME vão pagar mais pelos empréstimos, Jornal Notícias de 04-06-2010
 

Em apenas mês e meio, as linhas de crédito bonificado PME Investe V esgotaram. A procura pelas condições vantajosas de financiamento bancário, por via deste instrumento, foi maior que a oferta, deixando vários processos pendentes de empresas ávidas em resolver problemas de liquidez ou prestes a alavancar investimentos.



É preciso ter coragem, O Jogo de 04-06-2010
 

"Futebol é espectáculo e criatividade, mas também é organização, critério e eficácia. Organização não quer dizer tédio, mas sim disciplina, inteligência, pensamento e conhecimento". A definição é de André Villas-Boas e foi escrita pela mão do próprio nas páginas de O JOGO.



Maré negra no golfo do México vai aumentar preço dos combustíveis, Público de 04-06-2010
 

À medida que o acidente no golfo do México reduz as possibilidades de sobrevivência da que é uma das maiores petrolíferas do mundo, cresce uma cadeia de consequências que se traduzirá em preços do petróleo mais caros para todos os consumidores do planeta. É o aviso dos especialistas. O problema não está na quantidade de crude já derramada e que "fugiu" ao mercado, nem na quantidade ainda a perder até ao estancamento do poço Macondo, de onde jorram diariamente cinco mil barris de petróleo. E menos ainda nas indemnizações que a BP terá de pagar. Os especialistas da indústria petrolífera, com quem o PÚBLICO contactou, reconhecem que este acidente está a servir de aviso ao resto do sector e aos Estados, especialmente à Administração dos EUA, e que a reacção internacional se vai traduzir num reforço dos procedimentos de segurança, ou seja, mais regulação, para uma área mais difícil desta actividade que é a exploração em águas profundas – já de si mais cara.



Dívida do PS aumentou de três para 35 milhões de euros no espaço de um ano, Público de 04-06-2010
 

O Partido Socialista devia mais de 35 milhões de euros no final de 2009, o que representa um agravamento de 32 milhões (969,6 por cento) face a 2008. As dívidas dos cinco maiores partidos totalizavam 48,9 milhões de euros no final do ano passado, contra apenas 7,8 milhões um ano antes. Ou seja, o PS sozinho já tem mais dívidas do que todos os outros juntos, substituindo assim o PSD que, em 2008, era o partido que detinha este registo. Estas são algumas das conclusões que se podem retirar da análise efectuada pelo PÚBLICO às contas anuais de 2009 dos partidos políticos, entregues no Tribunal Constitucional. O prazo para entregar as contas naquele tribunal – para que a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos as possa agora auditar – terminou a 31 de Maio.



Larsson na mira do leão, Record de 04-06-2010
 

O médio sueco, Daniel Larsson, é um dos jogadores referenciados pelo Sporting para o reforço de equipa na próxima temporada. Perante as prováveis saídas de Izmailov, Vukcevic e Pereirinha, o plantel Leonino ficará desequilibrado nos corredores ofensivos, o que obriga os dirigentes verde e brancos a concentrarem-se em jogadores que possam actuar como extremos ou médios-interiores.



Vara mentiu várias vezes, SOL de 04-06-2010
 

Novas escutas provam que Vara sabia de tudo. Dos termos das minutas do negócio PT/TVI ao afastamento de Moniz e Moura Guedes, as respostas dadas aos deputados da comissão de inquérito ficam postas em causa. E as do primeiro-ministro também.



Banca rota repetiu-se esta semana, SOL de 04-06-2010
 

Instituições financeiras portuguesas só estão a consentir empréstimos a uma semana no mercado interbancário e os depósitos de particulares apenas asseguram 65% do crédito que é concedido. O recurso ao Banco Central Europeu (BCE) como tábua de salvação, já que o mercado das obrigações também está fechado desde Março.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream