02 junho 2010

Manchetes do Dia - 02-06-2010

Quarta, 2 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Polícia acredita que Carina está viva...E em Espanha, 24 Horas de 02-06-2010
 

A polícia acredita que a jovem Carina Ferreira, desaparecida na noite de 1 para 2 de Maio, deverá estar viva e está a seguir duas pistas que parecem sólidas: uma delas aponta para que a rapariga de 21 anos tenha sido levada para uma casa de férias na região do Douro, que costumam estar fechadas grande parte do ano.



Indiscutível Nani, A Bola de 02-06-2010
 

Nani foi muito elogiado pelo terceiro golo de Portugal, uma bola picada, dentro da área, por cima do guarda-redes reveladora de toda a sua técnica. "Sim, foi talvez um dos golos mais bonitos que marquei por Portugal. Mas admito que os golos que marcamos quando são jogos mais a sério têm sempre outro significado", explicou o internacional português dos ingleses do Manchester United, claramente um dos portugueses em melhor forma neste final de época.



Exibição e golos levantam moral, Correio Manhã de 02-06-2010
 

Numa partida iniciada sob calor intenso, com mais 20 graus do que à mesma hora em Joanesburgo, os três titulares que tinham ficado fora da primeira Selecção, Duda, Raul Meireles e Simão, tiveram sortes diferentes: apenas o médio portista marcou claramente a sua posição, dando por duas vezes enorme visibilidade às suas tatuagens, enquanto nem Duda nem Simão mostraram estar nesta altura em melhor forma do que Fábio Coentrão e Nani, respectivamente. O defesa do Benfica foi muito aplaudido e o extremo do Manchester marcou um belo golo, de chapéu. Portugal fez uma primeira parte mais consistente do que uma semana antes com Cabo Verde, embora o trio de meio-campo, quase certo o que vai alinhar na abertura do Mundial com a Costa do Marfim, tenha sentido dificuldade em controlar a bola.



Três grandes devem mil milhões, Correio Manhã de 02-06-2010
 

O passivo dos chamados três grandes do futebol português ja é superior a mil milhões de euros. O grupo SL Benfica (que inclui SAD, Benfica SGPS e Benfica Clube) lidera este ranking, com um valor total de 452 milhões de euros. Segue-se o Sporting, com 310 milhões, e o FC Porto, com 239,2 milhões de euros.



Bava recusa 6,5 mil milhões pela Vivo, Correio Manhã de 02-06-2010
 

A administração da Portugal Telecom (PT) recusou ontem a proposta de 6,5 mil milhões de euros que a espanhola Telefónica deu pelos 50% que a empresa portuguesa tem na Brasilcel, holding que controla a operadora móvel brasileira Vivo. Segundo um comunicado divulgado pela PT, após uma reunião de emergência do Conselho de Administração, "a oferta não reflecte o valor estratégico deste activo para a Telefónica". No mesmo documento, a PT refere que decidiu mandatar o presidente do Conselho de Administração, Henrique Granadeiro, o presidente da Comissão Executiva, Zeinal Bava, e o administrador com o pelouro financeiro, Pacheco de Melo, para, em conjunto, discutirem a oferta com a Telefónica até à realização da Assembleia Geral.



PT aceita discutir futuro da Vivo com telefónica, Diário Económico de 02-06-2010
 

A Telefónica subiu ontem a sua oferta de compra da Vivo para 6,5 mil milhões de euros, mas a administração da PT não aceita esta nova proposta, alegando que a mesma não reflecte o valor estratégico que a operadora brasileira terá para o grupo espanhol. A gestão liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava anunciou ainda que vai dar início a discussões com a Telefónica com vista a uma subida da oferta e convocar uma assembleia-geral para que o negócio seja decidido pelos accionistas.



Despesa com medicamentos agrava em 55% os prejuízos dos hospitais, Diário Económico de 02-06-2010
 

Os prejuízos dos hospitais com gestão empresarial do Estado (EPE) agravaram-se 55% no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2009. É a confirmação de que a saúde financeira do Serviço Nacional de Saúde está mesmo doente e precisa de fortes medidas de contenção para equilibrar as contas e não pôr em causa as metas do défice orçamental. Entre Janeiro e Março, os hospitais empresa apresentaram um resultado negativo de 180,7 milhões de euros. No universo dos hospitais do Sector Público Administrativo (SPA) o cenário não é melhor: depois de terem saído do vermelho no primeiro semestre de 2009, os prejuízos nos primeiros três meses de 2010 já somam 2,2 milhões de euros.



Portugal faz pazes com adeptos, Diário Notícias de 02-06-2010
 

Os Camarões não são a Costa do Marfim, mas podiam ser. Tal como os costa-marfinenses (primeiros rivais portugueses no Mundial), os camaroneses são uma pura equipa africana: frágil na defesa, imprevisível no meio-campo, poderosa no ataque... e capaz das mais impressionantes infantilidades. Ontem, funcionaram assim mesmo. E foram uma presa acessível para Portugal, que ganhou (3-1), sem forçar, o primeiro teste-chave antes do Campeonato.



PT rejeita nova oferta da Telefónica e convoca accionistas, Diário Notícias de 02-06-2010
 

A Telefónica subiu ontem em 800 milhões de euros a oferta para comprar a participação da PT na brasileira Vivo, dispondo-se agora a pagar 6,5 mil milhões de euros. Uma oferta que o conselho de administração da operadora portuguesa, que ontem se reuniu de emergência numa sessão que se prolongou durante a noite, voltou a considerar insuficiente face ao valor estratégico da Vivo. Mas, desta vez, Zeinal Bava decidiu convocar uma assembleia geral para que os accionistas se pronunciassem, admitindo, assim, pela primeira vez, a hipótese de venda. O que nunca acontecerá antes de 30 a 40 dias.



Guerra ibérica PT vacila com nova oferta dos espanhóis, I de 02-06-2010
 

A Telefónica respondeu aos accionistas da Portugal Telecom (PT) que nos últimos dias admitiram que "tudo tem um preço". Se os 5,7 mil milhões de euros oferecidos por 29% da Vivo detidos pela PT não convencem, aqui estão 6,5 mil milhões. A PT confirmou o novo valor, dizendo que tinha recebido uma "proposta revista, firme e incondicional, para aquisição da participação de 50% detida pela PT na Brasilcel, pelo preço de 6,5 mil milhões de euros", mas salientou que mesmo assim "não refecte o valor estratégico". De acordo com a operadora portuguesa, além da oferta de aquisição, a Telefónica atribui à PT, caso o negócio se concretize, "o direito de aquisição pela PT ou por uma terceira entidade que venha a ser indicada pela PT, da totalidade da participação social detida pela Telefónica no capital social da PT, a ser igualmente exercida imediatamente ou de forma faseada ao longo de três anos, por um preço equivalente a uma média ponderada da cotação das acções da PT na Euronext Lisbon."Esta oferta é válida até dia 30 de Junho, mas o prazo pode ser alargado caso o Conselho de Administração da PT decida submeter a proposta à apreciação da Assembleia Geral de Accionistas.



Há concelhos reduzidos a uma só escola, I de 02-06-2010
 

Apesar de a ministra só ontem ter anunciado o fecho de 900 escolas do ensino básico, as cartas das Direcções Regionais de Educação com a listagem dos encerramentos começaram a chegar às autarquias já na semana passada. E Álvaro Amaro, o presidente da Câmara de Gouveia, já deixou um aviso ao governo: no seu concelho, só fecham escolas "por cima" do seu "cadáver". Em Pinhel, António Ruas avisa que os eventuais encerramentos vão exigir investimento em transportes. "E não temos dinheiro. Por isso as crianças terão de ficar em casa." A confirmar-se o fecho das escolas com menos de 21 alunos, concelhos como o de Aguiar da Beira ficarão reduzidos a apenas uma escola do primeiro ciclo.



Dinheiro vivo, Jornal Negócios de 02-06-2010
 

A Vivo pode não ter um preço, mas a convocatória da assembleia geral tem. São 6,5 mil milhões de euros. Foi este o valor revisto da Telefónica pela participação da PT na Vivo. Mais 800 milhões de euros do que a primeira oferta e que permitiram à Telefónica o que pretendia - que a proposta fosse discutida em assembleia geral de accionistas. Momentos antes de ser noticiada pelo Negócios a nova proposta da Telefónica, o assessor de imprensa da operadora espanhola comentava que a empresa "quer que os accionistas da PT conheçam os detalhes da oferta, porque consideramos que é muito boa". Transposto para os accionistas, os 6,5 mil milhões de euros significam um valor de 650 milhões de euros para os 10% que a Telefónica detém na PT.



BPN "condenado" a ter prejuízos sem privatização, Jornal Negócios de 02-06-2010
 

O Banco Português de Negócios está "condenado" a ter prejuízos enquanto não for privatizado ou não houver uma injecção de capital, apesar de, no ano passado, as perdas da instituição terem caído para menos de metade do valor registado em 2008. É que, com insuficiências de capital de dois mil milhões de euros (valor no final de 2009), a instituição não tem margem para expandir a actividade com o objectivo de aumentar receitas. "O facto de o banco ter capitais próprios negativos gera perdas, pois limita a actividade. A gestão decidiu que não deve aumentar a sua exposição, uma vez que a instituição não tem condições para aumentar a sua actividade e gerar mais proveitos", explica Norberto Rosa, vice-presidente do BPN, ao Negócios.



Três mil escolas primárias fechadas em cinco anos, Jornal Notícias de 02-06-2010
 

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, uma resolução que determina o encerramento das escolas de 1.° Ciclo com menos de 21 alunos. Em Setembro, menos 500 devem abrir e cerca de dez mil alunos podem ser transferidos para centros escolares. "É uma medida de continuidade", insistiram, ontem, tanto a ministra da Educação como o secretário de Estado da Educação. Na anterior legislatura, Maria de Lurdes Rodrigues encerrou 2500 escolas. A "expectativa" do Governo é fechar 500 no fim do ano lectivo. Mas até final da legislatura o número de fechos pode chegar às mil escolas, uma vez que, de acordo com João Trocado da Mata, das 3200 escolas de 1º Ciclo em funcionamento, 600 têm menos de 21 alunos e 400 já tinham o fecho decretado, apesar de terem tido autorização para abrir este ano.



Portugal convincente despede-se da Covilhã, Jornal Notícias de 02-06-2010
 

Portugal derrotou ontem, terça-feira, os Camarões, na Covilhã, e Carlos Queiroz conseguiu tudo o que pedira: um bom resultado, uma boa exibição, e nada de lesões - Pedro Mendes saiu por precaução. A equipa precisa apenas de melhorar fisicamente.



O outro Meireles, O Jogo de 02-06-2010
 

A Selecção Nacional despediu-se da Covilhã da maneira que aquela bela cidade mais merecia, com uma vitória e uma exibição que deixa os portugueses com esperança de uma boa campanha no Mundial'2010. Depois do empate com Cabo Verde, com uma exibição muito cinzenta, Carlos Queiroz queria ganhar, jogar bem e não ter nenhum jogador lesionado. Tudo foi conseguido, naquele que foi o derradeiro teste antes da viagem para a África do Sul.



Telefónica sobe oferta pela Vivo, OJE de 02-06-2010
 

A espanhola Telefónica oferece mais 800 milhões de euros pela Vivo à Portugal Telecom e a oferta final situa-se nos 6,5 mil milhões de euros, o equivalente ao valor em bolsa da empresa de telecomunicações portuguesa. Recorde-se que a Telefónica fez uma oferta inicial para Vivo, onde os dois accionistas têm posições idênticas, de 5,7 mil milhões de euros, que a administração liderada por Zeinal Bava descartou de imediato, indicando que se tratava de uma oferta hostil. Os dias seguintes foram de ataque e contra-ataque, com o agudizar de relações entre as duas empresas, e que envolveram grandes gestoras de fundos internacionais, caso da Brandes, e movimentações políticas na Ibéria e no Brasil.



Desemprego atinge novo máximo em Abril, OJE de 02-06-2010
 

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em Abril, alcançando os 10,8%, segundo dados divulgados ontem pelo Eurostat. Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, a taxa de desemprego subiu de 10,4% em Janeiro e Fevereiro, para 10,6% em Março e 10,8% em Abril. Em Abril de 2009, a taxa de desemprego era de 9,2%. Em Portugal, a taxa de desemprego nos jovens alcançou os 22,2% (19,4% em Abril de 2009), nos homens chegou aos 9,9% (8,6% comparando com o mês homólogo) e nas mulheres situou-se nos 11,9% (9,9% em Abril de 2009). No mês em análise, Portugal passou a ocupar a quarta posição dos países da União Europeia (UE) com a taxa de desemprego mais elevada.



PT rejeita nova oferta espanhola mas vai consultar os accionistas, Público de 02-06-2010
 

A administração da Telefónica não teve alternativa: desesperadamente interessada na brasileira Vivo, que domina em partes iguais com a Portugal Telecom, subiu a oferta apresentada no início de Maio – de 5,7 para 6,5 mil milhões de euros. E admite vender a posição que detém na operadora portuguesa. Reunido de urgência ontem à tarde, o conselho de administração da PT considerou que a nova oferta ainda "não reflecte o valor estratégico deste activo [Vivo] para a Telefónica" e deliberou, entretanto, solicitar desde já a convocação de uma assembleia geral para que os accionistas possam pronunciar-se sobre os novos números que estão em cima da mesa. A oferta é válida até 30 de Junho.



Vitória sobre Camarões moraliza selecção, Público de 02-06-2010
 

Nem tudo está perfeito, mas a selecção portuguesa viajará, sábado, para a África do Sul com outro ânimo. A vitória sobre os Camarões (3-1) ajuda a dissipar algumas das nuvens de desconfiança que cobriam a equipa de Queiroz, encerrando uma boa segunda semana de estágio na Covilhã. Houve mais alegria, melhor trabalho e, acima de tudo, golos e uma vitória, para animar. É que os sinais positivos deste segundo jogo de preparação reforçam a confiança dos jogadores, a 15 dias do primeiro encontro no Mundial, e ajudarão a convencer alguns dos pessimistas a que o seleccionador se tem referido, embora haja sempre muitas formas de olhar para um jogo de futebol.



Assim está melhor, Record de 02-06-2010
 

Com uma exibição mais colorida e uma atitude mais competitiva na comparação com o teste contra Cabo Verde, Portugal venceu a selecção dos Camarões, por 3-1, na Covilhã, no último jogo de preparação em solo nacional para o Mundial'2010. Raul Meireles, aos 32' e 46', e Nani, aos 81', marcaram os golos portugueses; Webo, aos 69', apontou o tento da equipa africana, que jogou muito tempo com um jogador a menos - Eto'o, capitão e estrela camaronesa, foi expulso aos 33'


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream