01 junho 2010

Manchetes do Dia - 01-06-2010

Terça, 1 de Junho de 2010  
Manchetes do Dia

Luciana furiosa em lua-de-mel nas Maldivas, 24 Horas de 01-06-2010
 

Luciana Abreu está em lua-de-mel nas ilhas Maldivas, mas não consegue esquecer a traição de que foi alvo no dia do seu casamento, a 13 de Maio. A apresentadora da SIC escreveu na sua página pessoal um texto em que se mostra furiosa por um dos 15 convidados presentes na cerimónia íntima do seu casamento ter vendido as fotos a uma revista. "Eu quero que saibam, que não fomos nós que as cedemos, mas sim um amigo, da parte do Yannick, que nós pensávamos ser de confiança, e nas nossas costas, que as vendeu à imprensa".



Acordo por Evaldo, A Bola de 01-06-2010
 

O lateral-esquerdo Evaldo, que representou o Sporting de Braga na última época, está agora a um pequeno passo de reforçar a equipa do Sporting nas próximas épocas. Depois dos leões terem manifestado interesse no jogador há já algum tempo, registou-se depois algum impasse nas negociações. Porém, a transferência parece ter ficado desbloqueada na passada segunda-feira à tarde, tendo sido decisiva uma conversa entre José Eduardo Bettencourt e António Salvador.



Real já factura à conta de Mourinho, Correio Manhã de 01-06-2010
 

José Mourinho foi ontem apresentado como treinador do Real Madrid e o clube já vende camisolas com o seu nome, algo absolutamente inédito em termos de treinadores, pois o Real Madrid apenas vendia equipamentos com nomes de jogadores, uma importante fonte de receitas. Além dos serviços do técnico português, os merengues garantiram 50 por cento dos seus direitos de imagem, com o objectivo de atingir um retorno anual na ordem dos 15 a 20 milhões de euros, na venda de artigos e em contratos publicitários e televisivos.



Gang usa oficial de justiça, Correio Manhã de 01-06-2010
 

Inspectores da Polícia Judiciária faziam tempo para apresentar três jovens criminosos ao juiz, no Tribunal de Cascais, quando viram passar um homem a caminho das celas. Marcou o código e entrou em área reservada, tranquilamente, na tarde de 15 de Março. Não havia um motivo aparente para entrar ali, embora estivesse autorizado, mas só mais tarde é que os investigadores perceberam as intenções do funcionário judicial quando foram encontrar os três suspeitos de homicídio tentado aterrorizados. Por entre as grades, levou-lhes um telemóvel com o sistema de voz alta activado e através do qual foram ameaçados de morte por outro elemento do gang, solto. Objectivo: não abrirem a boca perante o juiz.



Uma em cada dez autarquias está falida , Diário Económico de 01-06-2010
 

Uma em cada dez câmaras municipais "estão financeiramente insolventes". O número aumentou durante o último ano e, segundo o secretário de Estado da Administração Local, a derrapagem tem uma explicação simples: "Em ano de eleições o endividamento sobe exponencialmente". Na prática estes municípios estão a aplicar planos de saneamento e reequilibro financeiro e têm um escrutínio apertado às opções financeiras que tomam. Em entrevista ao Diário Económico, José Junqueiro, assume que são autarquias "de pequena e grande dimensão, "em situações muito difíceis".



Portugueses começam hoje a pagar mais IRS, Diário Económico de 01-06-2010
 

A partir de hoje entram em vigor as novas tabelas de retenção na fonte do IRS. Com esta alteração, os cofres do Estado vão encaixar, no final do ano, mais 334 milhões de euros. Ou seja, a partir de Junho, os contribuintes singulares contribuem para o esforço de consolidação orçamental a uma média mensal de 48 milhões de euros.



Israel mata dez num barco turco ao largo de Gaza, Diário Notícias de 01-06-2010
 

"Inaceitável", "desproporcionado" e "chocante" foram os termos ontem mais utilizados pelos responsáveis internacionais ao condenarem o ataque de Israel ao Mavi Marmara, um dos seis barcos da Flotilha da Liberdade. Este ataque - ocorrido às primeiras horas da manhã em águas internacionais - provocou dez mortos e mais de 60 feridos e levou vários países a convocar os embaixadores de Israel para lhes pedir explicações. Um desses países foi a Turquia, cuja bandeira flutuava no mastro do Mavi Marmara. Ancara pediu ainda reuniões urgentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da NATO.



Gestor público anulou concurso que envolvia o genro, Diário Notícias de 01-06-2010
 

O presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Nuno Vasconcelos, soube ontem que a ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, que tutela o organismo, não o reconduz no cargo. A decisão foi tomada por Dulce Pássaro num momento em que a polémica está instalada no IHRU devido à decisão tomada por Vasconcelos de anular parte de um concurso para o preenchimento de 11 postos, no qual o genro foi chumbado.



Gays levam adopção para os tribunais. Processar o Estado é o próximo passo, I de 01-06-2010
 

Activistas homossexuais admitem processar o Estado português para exigir a alteração do novo Código Civil, que veda aos casais do mesmo sexo a possibilidade de se candidatarem a processo de adopção de crianças. "Conheço vários casais que estão a pensar avançar para os tribunais", assegura Sérgio Vitorino, activista do colectivo lésbico, gay, bissexual e transgénero (LGBT) Panteras Rosa "Alguns casais de lésbicas minhas amigas querem casar e ter filhos e, perante essa situação, vão lutar nos tribunais para ver reconhecidos os direitos dos seus filhos", diz Fabíola Cardoso, da associação Clube Safo.



Aumento de imposto do selo abrange créditos de saúde, Jornal Negócios de 01-06-2010
 

Quem precisar de pedir um empréstimo para pagar uma operação médica ou realizar outro tipo de despesas de saúde também vai ser castigado no imposto de selo. A proposta que o Governo se prepara para aprovar amanhã no parlamento, não distingue entre crédito ao consumo considerado urgente ou indispensável do que possa ser considerado mais supérfluo. O agravamento do imposto de selo apanha quase tudo, até as contas-ordenado que fiquem com um descoberto superior ao valor do salário.



Risco de Portugal precisar de ajuda do FMI é grande, Jornal Negócios de 01-06-2010
 

Foi uma imensa manifestação de força. Após semanas de indecisão, os governos da Zona Euro avançaram no último mês com armas pesadas contra a pressão dos mercados. Resgataram a Grécia e anunciaram duros planos de consolidação orçamental por toda a Europa. Aprovaram um fundo de resgate de 750 mil milhões de euros para acudir a outros países e levaram o BCE a comprar obrigações de Estados do euro para normalizar o mercado de dívida. Os efeitos fizeram-se notar: o mercado de dívida estabilizou, especialmente para as economias do Sul, e os indicadores de risco e ansiedade dos investidores serenaram. É a vitória europeia? Longe disso. Portugal continua a enfrentar um sério de risco de merecer a visita do FMI e de Bruxelas para, a troco de financiamento, aceitar um plano de austeridade mais duro.



Juiz iliba ourives que matou a tiro assaltante, Jornal Notícias de 01-06-2010
 

Fernando Vilaça, o ourives da Trofa acusado de ter morto a tiro um dos ladrões que lhe assaltaram a loja, em Julho de 2009, foi absolvido. O tribunal considerou que o empresário disparou em legítima defesa. Três arguidos foram condenados a oito anos e meio de prisão. O comerciante teve como "objectivo defender a própria vida, além de impedir a fuga dos assaltantes", concluiu, ontem, o colectivo de juizes que julgou o processo que também sentou, no banco dos réus, quatro acusados pelo assalto e um sexto por receptação.



Don Mourinho, Jornal Notícias de 01-06-2010
 

José Mourinho já foi apresentado como treinador do Real Madrid, ao lado de Jorge Valdano, director desportivo do clube, que oficializou o contrato por quatro épocas. "Não sei se nasci para treinar o Real Madrid, mas nasci para treinar futebol", disse o português, na conferência de imprensa no Estádio Santiago de Bernabéu.



Amigos para sempre, O Jogo de 01-06-2010
 

O relacionamento entre Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira deixou a esfera profissional e passou para um âmbito exclusivamente pessoal a partir do momento em que os destinos de ambos deixou de coincidir ao nível laboral com a rescisão de contrato entre o FC Porto e o técnico.



Meo ganha quota à Zon no 1º trimestre, OJE de 01-06-2010
 

A Zon Multimédia manteve, no primeiro trimestre deste ano, a maior quota de assinantes de televisão por cabo com 62,5%, mas perdeu 1,9 pontos percentuais face ao período anterior para a concorrente Meo. Segundos dados divulgados ontem pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o serviço Meo, da Portugal Telecom, aumentou a sua quota de mercado em 1,9 pontos, crescendo para quase 25%. O terceiro lugar entre as empresas de televisão por cabo com mais subscritores pertence à Cabovisão, que detém 10% de quota.



Opel apresenta eléctrico Ampera, OJE de 01-06-2010
 

A GM Portugal apresentou ontem, em Lisboa, o Opel Ampera, o modelo eléctrico da marca que será comercializado em finais de 2011 ou princípios de 2012. O Ampera funciona exclusivamente a electricidade em viagens até 60 quilómetros.



Portugal com 3º maior crescimento da OCDE, OJE de 01-06-2010
 

O PIB português deverá ter crescido 1% até Março face ao trimestre anterior, e 1,7% face ao trimestre homólogo, de acordo com as estimativas ontem divulgadas pela OCDE. Segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a economia portuguesa recuperou no primeiro trimestre de uma quebra de 0,3% observada no trimestre anterior. Entre os países para os quais a OCDE tem dados disponíveis, Portugal apresenta a terceira taxa de crescimento trimestral mais elevada, depois da Coreia do Sul e do Japão.



Israel sob pressão após ataque a barco turco, Público de 01-06-2010
 

A primeira peça do dominó caiu e não é possível prever onde irá parar a reacção em cadeia. Tudo começou com um ataque das forças israelitas a uma pequena frota que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, fazendo nove mortos. À hora de fecho desta edição, o Conselho de Segurança discutia um texto que condenava a ofensiva, pedia um inquérito internacional e defendia o fim do bloqueio a Gaza numa reunião de emergência pedida pela Turquia. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de "terrorismo de Estado". A frota tinha sido organizada por um grupo turco e alguns dos seis navios tinham bandeira turca, mas ontem não era ainda clara a nacionalidade das vítimas.



Dirigente do CDS, director das Florestas e quadros do GES julgados no caso Portucale, Público de 01-06-2010
 

Em 2005, pouco antes das eleições legislativas, um despacho assinado por Luís Nobre Guedes (ministro do Ambiente), Carlos Costa Neves (ministro da Agricultura) e Telmo Correia (ministro do Turismo), no Governo PSD/CDS-PP, dava luz verde ao abate de mais de dois mil sobreiros na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente, abrindo portas à construção de um projecto turístico-imobiliário da Portucale, uma empresa do Grupo Espírito Santo. Depois de anos de investigação e inquérito, o juiz titular do processo decidiu levar a julgamento os 11 arguidos do processo, entre os quais Abel Pinheiro, ex-dirigente do CDS, três administradores do Grupo Espírito Santo e três responsáveis da Direcção-Geral de Florestas na época, entre os quais o director-geral à época, António Sousa Macedo.



Evaldo já não foge, Record de 01-06-2010
 

Evaldo está próximo de se transformar num dos reforços do Sporting para a época 2010/11. Tal como Record revelou, o camisola 6 do Sp. Braga é o alvo preferencial para reforçar o lado esquerdo do sector defensivo e o acordo entre leões e minhotos está próximo, existindo abertura e vontade de ambas as partes para selar um processo negocial que permitirá ao luso-brasileiro regressar a um grande.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream