31 maio 2010

Manchetes do Dia - 31-05-2010

Segunda, 31 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Ex de Deco em pânico com a filha no Rock in Rio, 24 Horas de 31-05-2010
 

Tudo não passou de um susto, mas Jaciara viveu momentos de verdadeiro desespero e agonia quando a filha Yasmin, de 7 anos, desapareceu. A ex-mulher de Deco encontrava-se na zona VIP do Rock in Rio, na noite de sábado, e, enquanto dava uma entrevista para um meio de comunicação social, perdeu a pequena de vista durante alguns minutos.



Sporting insiste em Maniche, A Bola de 31-05-2010
 

Depois do falhanço da primeira ronda negocial, os leões voltaram à carga com valores mais elevados.



Saúde custa 28 milhões por dia, Correio Manhã de 31-05-2010
 

As despesas da saúde não param de aumentar. No primeiro trimestre deste ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já gastou mais de 2,553 mil milhões de euros, segundo dados do Ministério da Saúde e do Infarmed. Só em comparticipações dos medicamentos em ambulatório a despesa rondou os 418 milhões de euros. Os restantes 2,135 mil milhões destinaram-se a despesas com "pessoal, compras, fornecimentos e serviços e subcontratos, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, serviços de saúde dos Hospitais EPE. Por dia, o SNS gastou cerca de 28,36 milhões de euros, superando ligeiramente os 27,9 milhões gastos no mesmo período em 2009. No total, dos primeiros três meses de 2009, o Estado gastou 2,514 mil milhões de euros.



Benfica exige o dobro por Di María, Correio Manhã de 31-05-2010
 

Rui Costa confirmou o assédio do Real Madrid a jogadores do Benfica, mas disse ainda não ter entre mãos "uma proposta que agrade" ao clube. "É natural que haja interesse do Real Madrid e de outros clubes em jogadores do Benfica, mas a nossa posição é vender pela cláusula de rescisão e as abordagens que houve estão bem longe disso", frisou o director desportivo dos encarnados, antes de participar num jogo de velhas glórias, no estádio de Santiago Bernabéu. Confrontado sobre o alegado pré-acordo entre Benfica e Real Madrid por Di María, o dirigente encarnado reforçou a ideia de que "qualquer jogador do Benfica só sai pelos valores da cláusula e dificilmente o clube vai ceder nessa matéria".



Câmaras estão a dar prémios e promoções ilegais a funcionários , Diário Económico de 31-05-2010
 

Alguns autarcas estão a atribuir prémios e a fazer promoções salariais aos funcionários de forma ilegal. A situação é denunciada pela Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) numa nota publicada no seu site. A consequência é a devolução do dinheiro já pago, além da participação criminal contra os responsáveis pelas promoções. O organismo afirma que foram detectadas autarquias que não avaliaram os seus funcionários - através do Sistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços Públicos (SIADAP) -, mas atribuíram-lhes prémios monetários de desempenho e promoveram outros com direito a alteração de posição remuneratória por opção gestionária e outros com alteração obrigatória da posição remuneratória.



Governo prolonga ajuda à banca por causa da crise, Diário Económico de 31-05-2010
 

O Estado português vai prolongar as medidas extraordinárias de apoio ao sector bancário, criadas em 2008 para fazer face às dificuldade decorrentes da crise financeira. A concessão de garantias pessoais do Estado em emissões de dívida e o programa de recapitalização estão em vigor até ao dia 30 de Junho, prazo que termina dentro de cerca de um mês. Ao Diário Económico, o Ministério das Finanças e da Administração Pública adianta que "já desencadeou o processo tendente à prorrogação dos regimes de reforço da estabilidade financeira".



Guerra de lucros deixa 600 mil diabéticos sem testes grátis, Diário Notícias de 31-05-2010
 

A indústria farmacêutica vai deixar de fornecer gratuitamente os medidores de glicemia utilizados por mais de meio milhão de doentes que sofrem de diabetes. A ameaça foi feita na semana passada pelos laboratórios, após o Governo ter mandado reduzir 10% no preço das tiras-teste, que são lidas por estes equipamentos.



"Apoio Alegre de forma convicta", Diário Notícias de 31-05-2010
 

A Comissão Nacional (CN) do PS - órgão máximo entre congressos - decretou ontem, numa reunião em Lisboa, que o partido apoia a candidatura presidencial de Manuel Alegre. José Sócrates propôs esse apoio e quis levar a decisão a votos. De braço no ar, argumentando que já fora assim quando, em 2005, o PS decidiu apoiar Mário Soares. No momento da votação, o presidente da CN, Almeida Santos, fez o que é seu hábito: os votos a favor eram muitos e não os contou. Contaram-se os votos contra: dez. E as abstenções: uma. A favor terão sido cerca de 170. Uma decisão clara.



Hugo Chávez e Sócrates desbloquearam negócios com dinheiro da banca, I de 31-05-2010
 

Concretizar os acordos e negócios com empresas portuguesas anunciados em 2008 era um objectivo mais ou menos assumido da curta visita do primeiro- -ministro à Venezuela. Mas se o encontro a dois entre José Sócrates e Hugo Chávez e o intenso trabalho de preparação feito numa semana pelo secretário de Estado do Comércio Fernando Serrasqueiro ajudaram a desbloquear alguns projectos parados, houve ainda outro factor decisivo: o financiamento de bancos portugueses aos investimentos. Estas operações terão uma garantia do Estado venezuelano ou de empresas públicas locais com base em receitas de petróleo, disse ao i o secretário de Estado do Comércio.



No limiar da morte, I de 31-05-2010
 

N. tinha 45 anos quando teve um enfarte do miocárdio - "um caso sério", garante. Sentiu-se mal no escritório e foi parar ao Hospital de S. José em menos de nada. Quase 30 anos depois, N. jura a pés juntos que, ainda nessa noite, ligado às máquinas, se sentiu a cair "num poço escuro". E lembra-se de não oferecer resistência depois de ter pensado: "Não importa, já vivi tanto." Até que se lembrou da mulher, que estava grávida - era Maio e o parto estava previsto para Setembro. "Nesse momento tive a certeza de que não me podia deixar ir, porque tinha de ajudar a criar o meu filho", conta. E foi então que ganhou coragem para fazer o percurso inverso, no meio da escuridão: "Comecei a trepar o poço, lentamente." N. sobreviveu.



Banca estrangeira tem crédito mais barato, Jornal Negócios de 31-05-2010
 

No último mês, os bancos portugueses subiram os "spreads", cobrando, no mínimo, 1% de margem para financiarem créditos à habitação. Já as instituições estrangeiras a operar em Portugal mantiveram os seus "spreads", sendo actualmente possível conseguir taxas inferiores a 0,5%. Os bancos estrangeiros aproveitam assim as maiores dificuldades das instituições portuguesas em conseguirem financiamento para tentarem atrair clientes.



Telefónica baixa o tom depois de "derrota" na Vivo, Jornal Negócios de 31-05-2010
 

O clima entre a Portugal Telecom e a Telefónica tem sido catalogado de guerra. Em particular depois de a operadora espanhola ter subido o tom, ao admitir uma OPA hostil sobre a companhia portuguesa. Além desta ameaça, a Telefónica pôs em cima da mesa a possibilidade de travar a distribuição de dividendos da Vivo, o que afectaria mais a PT. E a terceira ameaça foi a de que poderia colocar os 10% que detém na PT no mercado em bloco, o que levaria à queda das acções da operadora portuguesa.



Estudante italiano morre no passeio, Jornal Notícias de 31-05-2010
 

Um jovem italiano, de 25 anos, a estudar no Porto, morreu, ontem à tarde, na Rua de António Patrício, em circunstâncias estranhas. O jovem foi encontrado no passeio, sem sapatos e a sangrar abundantemente de um ferimento da cabeça. O incidente ocorreu cerca das 13.15 horas, em frente ao número 61 da Rua de António Patrício, no entroncamento com a Rua de António José. Dois jovens, que costumam arrumar carros nas imediações, viram o corpo no chão, vestindo umas calças de ganga, um pólo cinzento e meias da mesma cor.



Escola dividida em três ciclos de quatro anos, Jornal Notícias de 31-05-2010
 

O Conselho de Escolas vai propor à ministra da Educação a reorganização dos ciclos de ensino em três ciclos de quatro anos cada. O projecto vai ser debatido hoje, no plenário do órgão consultivo do ME, e Álvaro Almeida dos Santos conta com a sua aprovação. "Não passa de uma proposta" e pretende responder ao "desafio" colocado pelo alargamento da escolaridade obrigatória de 12 anos, começou por sublinhar ao JN o presidente do Conselho de Escolas (CE), Álvaro Almeida dos Santos.



Vou deixar o coração e a pele em campo pelo Benfica" , O Jogo de 31-05-2010
 

Franco Jara está entusiasmadíssimo com a ida para o Benfica. Em entrevista a O JOGO, o atacante argentino confessa que está ansioso por falar com Jorge Jesus e por conhecer os cantos... à nova casa. Tranquilo, promete fazer vibrar os adeptos com o seu futebol veloz.



Evocação de Tiananmen, OJE de 31-05-2010
 

Apesar de fazer parte integrante da China, Hong Kong vai tendo as suas especificidades, e não só económicas: nas ruas da cidade, manifestantes evocam abertamente o 21º aniversário do massacre de Tiananmen, que se celebra a 4 de Junho.



Portugueses ganham em Moçambique, OJE de 31-05-2010
 

As construtoras portuguesas Mota-Engil e Soares da Costa anunciaram ter ganho obras de relevo em Moçambique. A Mota-Engil está a fechar o contrato para a construção da ponte de Catembe, na capital moçambicana, depois de, na última quinta-feira, ter anunciado que, conjuntamente com a Soares da Costa, tinha ganho a construção da Vila dos Jogos Pan-Africanos. A Soares da Costa, por seu lado, anunciou ter ganho duas outras obras em Moçambique no valor de 62,8 milhões de euros. Nas obras de reabilitação está incluída a concepção e construção da EN 211, entre o Caniçado e Chicualacuala, província de Gaza, numa extensão de 100 quilómetros. A segunda obra tem uma extensão de 87 quilómetros e, em ambas, o prazo de execução é de 30 meses.



Já é "o pior desastre ambiental de sempre nos EUA", Público de 31-05-2010
 

A gigante petrolífera BP admitiu ontem o fracasso da operação que desencadeara para conter o derrame de crude de uma das suas plataformas no golfo do México. Segue-se uma nova manobra, mas a empresa avisa que não há garantias de sucesso. Barack Obama diz que está "tão furioso como de coração partido". O petróleo já está espalhado ao longo de mais de 110 quilómetros da costa do estado do Luisiana. A conselheira de Energia da Casa Branca, Carol Browner, qualificou este derrame como "o maior desastre ambiental que os Estados Unidos jamais enfrentaram".



Alegre consegue o apoio do PS 135 dias após lançar candidatura, Público de 31-05-2010
 

A 15 de Janeiro de 2010, Manuel Alegre assumia, em Portimão, a sua disponibilidade para se recandidatar à Presidência da República. Ontem, 135 dias depois, em Lisboa, o líder do PS, José Sócrates declarava estar "de forma convicta" com Alegre, após a comissão nacional do partido ter decidido, numa votação de braço no ar, o apoio ao candidato-poeta. Em 2005, tinham sido apenas 11 os membros da comissão que tinham votado contra o candidato oficial do PS, Mário Soares. Mas, nessa altura o antigo Presidente não precisou de esperar tanto tempo pelo secretário-geral, que decidiu apoiá-lo no dia em que apresentou a candidatura e antes de a comissão nacional se pronunciar.



O golo que tramou Quim, Record de 31-05-2010
 

Golo que deu o empate ao Rio Ave levou Jesus a prescindir do guarda-redes titular na Liga.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream