28 maio 2010

Manchetes do Dia - 28-05-2010

Sexta, 28 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Por que é que esta miúda deixa as crianças loucas?, 24 Horas de 28-05-2010
 

Clara de Sousa, Jorge Gabriel, Filipa Sabrosa e Conceição Lino são algumas das caras conhecidas que vão estar, amanhã à noite, no Rock in Rio. Todos eles contam que as filhas pediram para ir e não falam de outra coisa há meses. Ela vai lá estar. Sobre isso não há qualquer dúvida". A certeza é dada por Clara de Sousa e diz respeito à presença da filha Maria, de 10 anos, amanhã à noite no Rock in Rio para o concerto de Miley Cyrus - conhecida entre os mais pequenos como Hannah Montana.



Mourinho diz sim a Di María, A Bola de 28-05-2010
 

Argentino cabe nas contas do novo 'patrão' do Real Madrid



Três PJ suspeitos de ajudar Vara, Correio Manhã de 28-05-2010
 

Judiciária restringe o rol de suspeitos a três inspectores que ainda não justificaram porque acederam ao documento catalogado como confidencial.



Polícias admitem greve, Correio Manhã de 28-05-2010
 

Foram cerca de 2000 - nas contas dos sindicatos - os polícias que ontem se manifestaram em Lisboa a exigir a revisão de alguns pontos do estatuto profissional, que entrou em vigor em Janeiro deste ano. "Este estatuto agravou as injustiças dentro da PSP. Não estamos a exigir mais dinheiro mas que se faça uma progressão justa na carreira, principalmente nas categorias de agente e de chefe", disse ao CM o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues.



Passos Coelho próximo da maioria absoluta na corrida para o Governo, Diário Económico de 28-05-2010
 

"Maioria absoluta". As duas palavras que o PSD não pronuncia, nas urnas, desde 6 de Outubro de 1991 estão ao alcance de Pedro Passos Coelho. O barómetro de Maio da Marktest, para o Diário Económico e TSF, retrata a perda de intenções de voto à esquerda e uma subida substancial à direita, com destaque para o PSD que ganhou no último mês quatro pontos percentuais e alcança agora os 44%, o PS que cai seis pontos para os 28% - o valor mais baixo desde que José Sócrates é líder - e o CDS que resiste à subida dos social-democratas e passa de cinco pontos em Abril, para os 8% em Maio.



"Utilizarei a 'golden share' na Portugal Telecom" , Diário Económico de 28-05-2010
 

O primeiro-ministro José Sócrates tornou ontem claro que o Governo pretende recorrer à 'golden share' em caso de uma oferta de compra hostil sobre a Portugal Telecom (PT). "As 'golden share' existem para ser utilizadas se for caso disso. Pois concerteza que não hesitarei em utilizar a 'golden share'", afirmou Sócrates aos jornalistas, à margem da visita oficial que está a realizar ao Brasil.



Prestações da casa vão começar a subir a partir de Junho, Diário Económico de 28-05-2010
 

Mais de dois milhões de famílias portuguesas têm suspirado de alívio sempre que se aproxima uma nova revisão do contrato de crédito à habitação. Um descanso que dura há mais de 18 meses, altura em que as prestações atingiram o valor mais elevado, reflectindo o máximo histórico das taxas Euribor registado após a falência da Lehman Brothers. No entanto, se em Abril surgiram os primeiros sinais de que o agravamento da factura estaria para breve, este mês não deixa margens para dúvidas: iniciou-se o ciclo de subida das taxas. A partir de Junho, as prestações vão mesmo ficar mais caras.



Governo quer fechar escolas com menos de 20 alunos, Diário Notícias de 28-05-2010
 

Os concelhos do interior do País estão em risco dever reduzido o ensino básico a três escolas. A estimativa é do Sindicato dos Professores da Região Centro depois de conhecidas as negociações entre o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios para o encerramento de todas as escolas com menos de 20 alunos. As negociações entre aquela associação e o Ministério da Educação (ME) já estão a decorrer e foram ontem confirmadas ao DN por Fernando Ruas, que assumiu a intenção do Governo de "encerrar escolas do ensino básico com menos de 20 alunos".



Cardeal critica PR no casamento 'gay', Diário Notícias de 28-05-2010
 

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticou ontem duramente o Presidente da República por este ter promulgado a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em vez de usar a arma do veto político. "Esperava que o Presidente usasse o veto político. Sabemos a fragilidade do veto político na nossa actual Constituição, mas ele, pela sua identidade cultural, de católico, penso que precisava de marcar uma posição também pessoal", disse o prelado, em entrevista à Rádio Renascença.



"O gesto de Cavaco torna a sua reeleição mais difícil", I de 28-05-2010
 

Mourinho, José Sócrates, Passos Coelho, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, o Presidente, a quem lança duras críticas pela inacção em plena crise e pela promulgação da lei que aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Pelo meio está sempre o intempestivo Santana Lopes, agora um "soldado na reserva".



Função Pública foi a que mais encolheu na Zona Euro, Jornal Negócios de 28-05-2010
 

A quebra é ligeira, mas destaca o País no conjunto da Zona Euro. Dados do Eurostat excluem a saúde e a educação. Foi uma quebra ligeira, mas, ainda assim, a mais acentuada na Zona Euro. O número de funcionários públicos em Portugal recuou 3% entre 2005 e 2009, na redução mais expressiva dos dezasseis países analisados. A amostra solicitada ao gabinete de estatísticas europeu é significativa, mas exclui os sectores da saúde e da educação (não existem indicadores comparativos alternativos a este). Em 2009, o Eurostat identifica em Portugal 332 mil trabalhadores incluídos no sector da administração pública, defesa e segurança social obrigatória.



"Ministério Público passou a fazer investigação por disputa de poder", Jornal Negócios de 28-05-2010
 

O Ministério Público deve perder as suas competências de investigação e deixar a tarefa apenas para as polícias. A opinião é de Daniel Proença de Carvalho, na qualidade que "chairmam" do projecto farol, um think-thank promovido pela Deloitte. Em entrevista ao Negócios, o advogado argumenta que "a criação dos departamentos de investigação do Ministério Público não correspondeu a nenhuma estratégia de eficácia da investigação. Foi uma questão de disputa de poder". E defende que o Procurador-Geral da República passe a ser o único rosto responsável pelos resultados do Ministério Público, para que haja a quem cobrar resultados. O regime de escutas deve ser restringido, apenas se admitindo a sua utilização em casos graves que atentem contra a vida humana ou o Estado.



PT reforça núcleo duro, Jornal Negócios de 28-05-2010
 

O "núcleo duro" que se opõe à oferta da Telefónica à PT para comprar a Vivo está à procura de reforços: novos accionistas que aumentem a percentagem "portuguesa" no capital da PT. O Negócios sabe que tanto a administração da empresa como o BES e a Caixa - simultaneamente accionistas de referência e assessores da PT no processo - estão a negociar a entrada de mais "aliados", assim criando barreiras à OPA hostil que a própria empresa espanhola admite como possível.



Sócrates admite travar OPA espanhola na PT, Jornal Notícias de 28-05-2010
 

José Sócrates admitiu ontem que o Estado poderá utilizar os direitos especiais que detém na PT para travar a eventual OPA a lançar pela Telefónica Para os especialistas, a situação do país e a fragilidade perante Bruxelas impedem o uso da "golden share". O primeiro-ministro admitiu, indirectamente, que o Estado poderá utilizar a "golden share" que detém na Portugal Telecom (PT) para travar a eventual Oferta Pública de Aquisição hostil a lançar pela Telefónica. "Ela [golden share] existe para ser utilizada se for caso disso", afirmou José Sócrates, em São Paulo, defendendo a continuação da empresa com a actual dimensão. "Nós queremos uma PT grande, uma PT com escala".



Oito certezas e três dúvidas para a equipa titular, Jornal Notícias de 28-05-2010
 

Carlos Queiroz está já a preparar, em força, o primeiro jogo do Mundial, frente à Costa do Marfim. As maiores dúvidas residem no lado esquerdo, mas a eventual recuperação de Pepe também causa dor de cabeça. Pedro Mendes deve avançar. Eduardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Deco, Raul Meireles, Cristiano Ronaldo e Liedson estão certos no onze de Portugal para o jogo de abertura do Mundial. São futebolistas em quem o seleccionador apostou durante a fase de qualificação e que apenas saíram devido a castigo ou lesão. A táctica (4-4-2 ou 4-3-3) não irá alterar os nomes referidos, pois todos são adaptáveis a ambas as estratégias.



Vale €340 mil a cada jogador, O Jogo de 28-05-2010
 

Se Portugal se sagrar campeão do mundo na África do Sul, cada um dos 23 jogadores convocados por Carlos Queiroz terá um prémio total de 340 mil euros caso também se tenha sagrado vencedor do Grupo G. São estes os valores acordados entre os capitães de equipa e os responsáveis da Federação Portuguesa Futebol, resultado da soma das compensações pelas várias etapas da competição.



Plano de austeridade vai travar economia, OJE de 28-05-2010
 

O Banco de Portugal (BdP) prevê que o Plano de Austeridade anunciado pelo Governo para reduzir o elevado défice orçamental venha a ter, no curto prazo, custos para o crescimento da economia portuguesa, referiu o banco central. Portugal anunciou novas medidas de austeridade que visam uma redução adicional de cerca de 2 mil milhões de euros do défice em 2010 que o reduzirá em mais um ponto percentual do que o previsto, para 7,3% do PIB em 2010, e descê-lo para 4,6% em 2011.



Sumol+Compal regressa aos lucros, OJE de 28-05-2010
 

A Sumol+Compal regressou aos lucros no primeiro trimestre deste ano e aumentou o volume de negócios em 8,1% para 70,5 milhões de euros face ao período homólogo, anunciou ontem o grupo de refrigerantes. Em comunicado, a empresa, que é detida em 21% pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), adianta que, após a estimativa para o imposto sobre o rendimento, o resultado líquido consolidado com os interesses minoritários foi de 800 mil euros nos primeiros três meses deste ano, contra prejuízos de 3,9 milhões de euros negativos no primeiro trimestre de 2009.



Feira de Hong Kong com 150 galerias, OJE de 28-05-2010
 

A obra do chinês Yan Pei Ming "Portrait Officiel Rouge" na Feira de Arte de Hong Kong, onde vão estar, até domingo, 150 galerias de 30 países, procurando tirar partido do crescimento de 200% do mercado chinês desde 2004, para 2,4 mil milhões/ano.



Fim das medidas de apoio ao emprego vai afectar 186.400 portugueses, Público de 28-05-2010
 

O Ministério do Trabalho calcula que a retirada de uma parte dos apoios extraordinários para responder à crise deverá afectar 186.400 trabalhadores, desempregados e empresas. Só a eliminação dos apoios às empresas em lay-off , a redução da taxa social única e do programa de requalificação de jovens licenciados e a suspensão do reforço da linha de crédito bonificado para apoiar os desempregados a criar o seu próprio emprego vão ser sentidos por 123.400 pessoas. Quase metade do universo de 248.400 beneficários que o Governo esperava abranger ao longo de todo o ano de 2010. Com este pacote de cortes, o Governo espera obter uma poupança de 151 milhões de euros.



Rali de Portugal. Hirvonen começa ao ataque e atrasa arranque de Sébastien Loeb, Público de 28-05-2010
 

Mikko Hirvonen é o primeiro líder do 44.º Rali de Portugal. O finlandês da Ford superou o líder do Mundial de Ralis (WRC) Sébastien Loeb, em Citroën, na superespecial de 2,03km que abriu ontem as hostilidades entre os dois pilotos no Estádio do Algarve e demonstrou que quer recuperar o terreno perdido para o hexacampeão francês neste arranque de temporada. Loeb, vencedor das duas últimas edições da prova, ficou-se pelo oitavo melhor tempo. O espectáculo do WRC regressou à pista improvisada instalada em cima do relvado do recinto algarvio, nascido para o Euro 2004. Curvas em derrapagem, travagens a fundo e muita emoção voltaram a brindar os cerca de 20 mil espectadores nas bancadas, que esperaram pacientemente até ao final para verem de perto os melhores pilotos mundiais da modalidade em acção.



Jesus é o mais bem pago, Record de 28-05-2010
 

A conquista do campeonato valeu a Jorge Jesus a renovação do contrato com o Benfica e um significativo aumento salarial, passando o técnico benfiquista a ganhar o triplo daquilo que auferia quando chegou à Luz no verão passado. Com o novo vínculo contratual, Jesus passou a ter um vencimento na ordem dos 1,5 milhões por ano ao nível do que ganhavam José Antonio Camacho e Quique Flores quando passaram pelo comando técnico do clube encarnado.



'A Manela não apresenta mais', SOL de 28-05-2010
 

'A Manela não apresenta mais o jornal. Mas não digas nada'. Foi assim que Sócrates soube, através de Armando Vara, da saída de Manuela Moura Guedes da apresentação do Jornal de Sexta. No entanto, à Comissão de inquérito, o primeiro-ministro disse que só soube do facto pela comunicação social.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream