27 maio 2010

Manchetes do Dia - 27-05-2010

Quinta, 27 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Carro de irmã de Cinha envolvido em assalto violento, 24 Horas de 27-05-2010
 

Uma mulher de 57 anos foi sequestrada na zona de Sintra. O carro usado tinha sido roubado na véspera e pertence a Patucha Jardim. Os assaltantes foram apanhados depois de uma perseguição no IC19.



Bom ano para vencer a Champions, A Bola de 27-05-2010
 

O avançado argentino Javier Saviola, durante a apresentação do seu livro, reconheceu que ambiciona vencer a Liga dos Campeões e assegura que todos vão jogar com a máxima responsabilidade nessa competição. «O mais importante que me falta é ganhar a Liga dos Campeões. Este foi um bom ano, isto porque na próxima temporada vamos jogar na "Champions" e trataremos de colocar muita responsabilidade nessa competição».



Ronaldo tem caso com 'bomba' russa, Correio Manhã de 27-05-2010
 

Foram apenas cinco dias mas aproveitados ao máximo. Antes de se juntar à selecção nacional na Covilhã, Ronaldo teve direito a umas miniférias na Córsega e com uma companhia especial. A nova conquista do internacional português chama-se Irina Shayk e é uma modelo russa de 24 anos. A jovem esteve exposta por Portugal inteiro nos cartazes de promoção da marca de lingerie Intimissimi. Diz a imprensa internacional que Irina foi casada com Rob Bourdon, dos Linkin Park.



Assaltados 18 CTT, Correio Manhã de 27-05-2010
 

Actuam encapuzados e de armas em punho. Um deles espera no carro, enquanto os outros dois ladrões entram nos estabelecimentos e em poucos segundos roubam todo o dinheiro. Só ontem o trio que está a espalhar o terror no Grande Porto assaltou três postos dos Correios na Maia e no Porto e terá ainda roubado três carros sob o método de carjacking. A estes roubos o grupo soma os efectuados anteontem nos CTT de Vilar do Paraíso e Granja, em Gaia, e o de Argoncilhe, em Feira. Fizeram em dois dias seis dos 18 roubos a CTT ocorridos este ano no País.



Carlos Slim prepara entrada na PT para travar OPA da Telefónica, Diário Económico de 27-05-2010
 

A Portugal Telecom (PT) poderá em breve ter um aliado de peso na luta contra a Telefónica pelo controlo da Vivo. O Diário Económico apurou que Carlos Slim, empresário mexicano que é considerado o homem mais rico do mundo, está a estudar a compra de uma participação no capital da operadora, com o objectivo de travar a ofensiva espanhola. De acordo com as fontes ouvidas pelo Diário Económico, Carlos Slim tem mantido contactos, nas últimas duas semanas, com a PT e com alguns dos seus investidores de referência, com vista à concretização da operação. O patrão da Telmex, que tem neste momento representantes em Lisboa a preparar o negócio, encontrou-se no passado fim de semana, em Espanha, com um enviado do BES, um dos principais accionistas da PT (7,99%), para discutir a questão.



Subsídio de desemprego volta a exigir mais três meses de trabalho, Diário Económico de 27-05-2010
 

Os trabalhadores já terão de contar este ano com mais três meses de descontos para a segurança social para ter acesso ao subsídio de desemprego, voltando ao regime legal existente antes da crise. A regra geral determina que o tempo necessário de descontos nos dois anos anteriores à situação de desemprego é de 450 dias, mas o Governo tinha adoptado para 2010, como medida anti-crise, que esse tempo fosse de apenas 365 dias, uma benesse que deveria abranger entre oito a dez mil desempregados e custar cerca de 30 milhões de euros. Agora, com o fim desta iniciativa extraordinária, o Governo antecipa o regresso ao regime legal dos 450 dias.



Vítor Constâncio está contra o novo modelo de supervisão, Diário Económico de 27-05-2010
 

"Com convicção". É desta forma que Vítor Constâncio se manifesta contra a adopção do modelo 'twin peaks', uma das reformas mais emblemáticas da supervisão financeira em Portugal, anunciada pelo Governo em Setembro do ano passado. A cinco dias de iniciar funções de vice-presidente do Banco Central Europeu, o governador cessante contesta a intenção de retirar ao Banco de Portugal o poder de supervisão comportamental, o que deverá ocorrer ainda em 2010 com a substituição do actual modelo tripartido - assente no BdP, CMVM e Instituto de Seguros de Portugal porum modelo dualista.



Jornalistas condenados a pagar mais de 400 000€ por publicarem escutas, Diário Notícias de 27-05-2010
 

O Tribunal Cível de Lisboa decidiu manter a proibição de o semanário Sol publicar "conversas ou comunicações telefónicas" em que Rui Pedro Soares tenha participado. Esta decisão surge na sequência da providência cautelar apresentada pelo ex-administrador da PT após a publicação, a 5 de Fevereiro, de resumos de escutas do processo "Face Oculta", que alegadamente referem um plano para controlo de órgãos de comunicação social com conhecimento do Governo.



Galp e EDP privatizadas este ano e Zeinal reage firme à Telefónica, Diário Notícias de 27-05-2010
 

As privatizações da Galp e da EDP podem avançar ainda durante o ano de 2010. A revelação foi feita ontem pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que garantiu que a realização das operações está dependente das condições de mercado. A privatização das duas empresas poderá render aos cofres do Estado cerca de 3,1 mil milhões de euros. "Se houver condições, vamos fazê-lo ainda este ano", assegurou Teixeira dos Santos em Wall Street, onde participou na cerimónia de toque do sino da abertura da sessão da bolsa de Nova Iorque, no âmbito do Portuguese Day, sublinhando que a acção do Governo terá "um enfoque particular nas privatizações na área da energia, designadamente na EDP e na Galp".



Escutas a Sócrates foram parar a outro processo por engano, I de 27-05-2010
 

O ofício do juiz de Aveiro que pedia a devolução das certidões com as escutas em que era ouvido o primeiro-ministro - mandadas destruir pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça em Setembro de 2009 -, chegou ao inquérito n.° 101/08.7TELSB a 15 de Abril. O processo, conhecido como "caso Banif', tinha sido arquivado no mês anterior e resultara de uma queixa-crime apresentada pelo Estado angolano contra três portugueses, por burla qualificada na aquisição de acções do Banif. O ofício, assinado pelo juiz de Direito António da Costa Gomes, tinha carácter de urgência. O procurador da República titular do inquérito do Estado angolano, Orlando Figueira, respondeu a 22 de Abril, dizendo que as escutas não estavam lá. Aos autos daquele processo não tinham sido juntos quaisquer suportes - nem CD, nem resumos. Posteriormente, o mesmo procurador mandou por protocolo para Aveiro os CD constantes da certidão lapso", estavam juntos a um outro inquérito, também referente ao chamado "caso Banif, o NUIPC 240/09.



Estado disposto a utilizar golden share para travar OPA à PT, I de 27-05-2010
 

O Estado português disponibilizou-se ontem a puxar da golden-share que detém na Portugal Telecom para barrar uma eventual oferta pública de aquisição (OPA) hostil dos espanhóis da Telefónica, donos de 10% da PT, sobre a operadora portuguesa. Esta disponibilidade, contudo, preocupa Bruxelas. Fonte no gabinete do comissário europeu do Mercado Interno e Serviços avançou ao i que a Comissão Europeia "está atenta" às movimentações neste dossier, uma atenção reforçada ontem pela vontade expressa por Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, em puxar das acções de classe A para defender a operadora. 'Temos que assegurar que a PT continua a operar em Portugal", disse em reacção à ameaça de OPA da Telefónica.



Guerra total. Telefónica ameaça PT, Jornal Negócios de 27-05-2010
 

A Telefónica lançou uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Portugal Telecom. Sem dinheiro, mas com palavras. O suficiente para o Banco Espírito Santo, principal accionista português da Portugal Telecom (PT), chamar ao assunto o Governo. Teixeira dos Santos, dizendo ser prematuro falar sobre o assunto, disse, no entanto, que só tem de se assegurar que a PT continua em Portugal, independentemente da titularidade da empresa.



Financiamento da banca portuguesa nas mãos do BCE e dos clientes, Jornal Negócios de 27-05-2010
 

Ricardo Salgado, presidente do BES, deixou o alerta: "o mercado interbancário está fechado". Voltou a paralisar, impedindo os bancos de se financiarem, à semelhança do que acontece no pós-Lehman Brothers. A "solução" passa agora pelos clientes (depósitos), e também pelo Banco Central Europeu (BCE). O mercado interbancário nunca recuperou totalmente desde a falência do banco de investimento norte-americano, em Setembro de 2008, e agora voltou a fechar. "Houve uma secagem brutal de liquidez", disse Salgado, em Nova Iorque.



Meio milhão vive apenas com o salário mínimo, Jornal Notícias de 27-05-2010
 

São diferentes maneiras de dizer "salários baixos": o número de pessoas a ganhar o salário mínimo, ou o facto de, entre 2004 e 2008, os salários convencionais terem tido um crescimento real de 0,3% - um dos menores da Europa e que, apesar de tudo, continua associado a um baixíssimo nível de produtividade. O dado consta do estudo ontem apresentado pela ministra do Trabalho, Helena André, aos parceiros sociais e onde espera basear uma política comum para o Trabalho, no que chama de "Pacto para o Emprego". Na mesma reunião, informou-os das medidas de apoio à economia que serão retiradas, a bem do controlo do défice.



Ninguém garante segurança das arribas, Jornal Notícias de 27-05-2010
 

As falésias algarvias andaram, nos últimos meses, sob exame de geólogos e outros especialistas. Muitas foram "esculpidas" para maior estabilidade ou deitadas abaixo em parte ou no todo. Tudo em nome da segurança do banhista, que deverá seguir os avisos. Nem toda a praia é zona balnear. Esta é definida por critérios diversos, alguns de segurança. Uma zona balnear, a que acolhe toldos e chapéus de sol, está a distância suficiente de rochas para garantir que uma qualquer derrocada não atinja os veraneantes. E isso está assim definido nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira porque ninguém, técnicos especialistas ou autoridades, pode garantir que uma falésia não se desprenda sobre o areal e, pior, sobre banhistas.



PC decide, O Jogo de 27-05-2010
 

A sucessão de Jesualdo Ferreira no cargo de treinador do FC Porto deverá ficar decidida até ao fim-de-semana e, neste momento, há apenas dois nomes em cima da mesa: André Villas-Boas e Muricy Carvalho.



Portugal diverge da Zona Euro até 2011, OJE de 27-05-2010
 

A economia portuguesa vai continuar a divergir da da Zona Euro pelo menos até 2011 e ver o desemprego subir este ano, disse ontem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), alertando que Portugal irá cumprir as metas do défice acordadas com Bruxelas este ano, mas não em 2011. Segundo as previsões avançadas no World Economic Outlook, a economia nacional deverá crescer 1% este ano e desacelerar para 0,8% em 2011.



Privatização da Galp e EDP já este ano, OJE de 27-05-2010
 

O ministro das Finanças afirmou ontem, em Nova Iorque, que o Governo quer avançar ainda este ano com as privatizações da Galp Energia e da EDP, caso existam condições de mercado favoráveis a ambas as operações. "Iremos ter um enfoque especial já em 2010 na área da energia, designadamente na Galp e EDP. Havendo condições para avançar já em 2010 com essas operações, com certeza que é do nosso interesse fazê-las", disse Teixeira dos Santos no decorrer de uma visita de várias das principais empresas portuguesas à New York Stock Exchange para promover o investimento em Portugal.



Nissan: Leaf faz estreia em Lisboa, OJE de 27-05-2010
 

O protótipo do Nissan Leaf, o carro eléctrico que chegará ao mercado português em Dezembro, fez ontem uma demonstração em Algés, às portas de Lisboa. O nosso país, a par da Holanda, será o primeiro a receber este modelo.



Vaivém Atlantis fez a última aterragem na Florida, Público de 27-05-2010
 

É o segundo mais novo dos vaivéns norte-americanos, mas é o primeiro a conseguir chegar intacto à reforma: o Atlantis aterrou ontem pela última vez, na Florida. O seu destino será agora um museu, não se sabe ainda qual, mas a Força Aérea, que deu um empurrão fundamental na década de 1970 para que fossem construídos os "aviões espaciais" dos Estados Unidos, está interessada nele. Restam o Discovery e o Endeavour, que vão ainda cumprir missões para terminar a estação espacial até ao fim do ano. Depois, termina a era dos vaivéns, que em 1981, ao começar, fez a América parar.



Governo vai recontratar médicos reformados sem pagar incentivos especiais, Público de 27-05-2010
 

O Governo quer criar um regime especial para recontratar os médicos aposentados, que poderão continuar a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com este regime, o Executivo pretende responder aos mais de 500 pedidos de aposentação apresentados desde o início do ano, 400 dos quais se referem a médicos de família, cuja saída teria consequências muito graves para o SNS. Nos termos do diploma, que já foi enviado aos sindicatos, com os quais será discutido na próxima semana, os médicos que pediram a reforma antecipada vão poder continuar a trabalhar, mas têm de suspender a pensão e ficar a ganhar o mesmo até que a aposentação se concretize. Por outro lado, o Ministério da Saúde decidiu proibir expressamente a contratação de médicos reformados para o SNS através de empresas de prestação de serviços.



Desempregados perdem apoios sociais extraordinários, Público de 27-05-2010
 

O Governo anunciou ontem o fim de vários apoios sociais extraordinários aos desempregados, que se deveriam manter até ao final do ano. Entre as medidas revogadas estão o prolongamento por mais seis meses do subsídio social de desemprego, que deveria abranger 50 mil pessoas e custaria 40 milhões de euros. Por outro lado, o prazo mínimo para ter acesso ao subsídio de desemprego volta a ser de 450 dias, em vez de 365. As medidas foram anunciadas numa reunião do Governo com parceiros sociais, no mesmo dia em que a OCDE revelou que o desemprego em Portugal chegará aos 10,6 por cento no final do ano, acima dos 9,8 por cento previstos pelo Governo.



Simão é possível, Record de 27-05-2010
 

Record sabe que da parte do jogador também existe recetividade para voltar ao Benfica. Aos 30 anos e no final de três temporadas em Madrid, Simão vê com bons olhos o regresso a casa, e quer o momento alto por que passam os encarnados quer a possibilidade de jogar a Champions agradam ao jogador português.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream