26 maio 2010

Manchetes do Dia - 26-05-2010

Quarta, 26 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

"Com o barco a ir ao fundo, pensei na morte" , 24 Horas de 26-05-2010
 

Não foi na Senhora do Cabo, padroeira dos pescadores de Sesimbra, que Henrique Santos pensou quando, às 18h05 de segunda-feira, o seu barco "Mar e Pesca" levou um estalo de uma onda maior, adornou e, em 20 segundos, foi ao fundo, ao largo de Peniche. Não foi no filho de 12 anos nem no mais velho, de 27, que o mestre e maquinista do barco de 109 toneladas pensou, vendo-se encurralado e com meio mar a invadir-lhe a vida pelos pulmões.



Blindado, A Bola de 26-05-2010
 

O defesa-central brasileiro está seguro na Luz, com o Benfica a resistir a assédio de importantes clubes europeus. Luís Filipe Vieira não aceita negociar abaixo dos 50 milhões de euros. A permanência de David Luíz no Benfica é uma das prioridades da SAD para o regresso à Champions e, apesar do assédio e do interesse de importantes clubes europeus no seu concurso, é certo que o defesa-central só sairá da Luz se, entretanto, algum clube revelar disponibilidade para pagar, na íntegra, a cláusula de rescisão inscrita no contrato que o liga aos encarnados até 2015.



Coentrão quer título mundial para dedicar à filha, Correio Manhã de 26-05-2010
 

'A prenda que gostava de oferecer à Vitória era ser campeão do Mundo, o que acredito ser possível', acrescentou o extremo encarnado, considerado o melhor em campo no encontro particular frente a Cabo Verde.



Dinheiro caro trava ajuda a empresas, Correio Manhã de 26-05-2010
 

O programa PME Invest 5, que foi lançado em Abril com um tecto máximo de 750 milhões de euros, ficou sem dinheiro na sexta-feira (dia 21). Algumas associações empresariais dizem que o programa foi "encerrado" duas semanas depois da abertura por falta de verbas, mas o Governo desmente e diz que foram assinados protocolos de financiamento dos 750 milhões de euros e que se realizaram 11 mil operações de crédito, 9900 referentes a microempresas.



Subida dos spreads agrava prestação da casa em 230 euros, Diário Económico de 26-05-2010
 

Longe vão os tempos de guerra pelos 'spreads' zero no crédito à habitação. Os valores abaixo de 0,5% terminaram em 2008 com o estalar da pior crise financeira desde a Grande Depressão. E até os 'spreads' ligeiramente inferiores a 1 % - que marcaram o arranque deste ano - já fazem parte do passado. No presente, as margens cobradas pelos cinco maiores bancos nacionais caminham, a passos largos e rápidos, para 2%. Ou, como referiu recentemente o presidente do BCP, "acabou o crédito fácil e barato".



Equipas dos ministros escapam à proibição de novas contratações , Diário Económico de 26-05-2010
 

Afinal, o congelamento que o Governo quer impor nas admissões para a função pública não é para todos. Os gabinetes de apoio aos ministros e aos presidentes de câmara, entre outros órgãos de responsabilidade máxima, e as entidades públicas empresariais podem continuar a contratar - revela a proposta de lei entregue ontem no Parlamento. A proibição de novas contratações para a função pública é uma das medidas adicionais de consolidação orçamental. O objectivo é que o pacote adicional que será discutido no dia 2 de Junho ajude a colocar o défice já este ano nos 7,3%, depois de ter atingido 9,4% em 2009.



"Portugal não está numa situação catastrófica", Diário Económico de 26-05-2010
 

O presidente do Banco Espírito Santo garantiu, em declarações ao Diário Económico, que "Portugal não está numa situação catastrófica". Ricardo Salgado, que integra o 'roadshow' a Wall Street, reconhece que o momento é de uma crise global, que afecta toda a economia, incluindo a Americana", mas recusa que Portugal seja posto em pé de igualdade com a Grécia. "A forma de o fazer [mostrar que Portugal é diferente] é ir para lá [aos mercados internacionais] e explicar o que está a ser feito em Portugal", tal como o evento que decorre hoje em Wall Street, sublinhou Ricardo Salgado. O presidente do BES deu ontem uma entrevista à cadeia de televisão CNBC, onde frisou que "Portugal não está na mesma situação da Grécia".



Cortes na saúde põem em risco tratamentos para o cancro, Diário Notícias de 26-05-2010
 

As novas medidas de austeridade para o sector da saúde põem em risco o tratamento de doentes em áreas como a do cancro. Isto mesmo foi admitido ao DN por médicos e administradores hospitalares. A oncologia depende muito de medicamentos inovadores, e a despesa nesta área é da ordem dos 25% dos gastos hospitalares. "Não tenho dúvida de que tentarão cortar logo o acesso a estes remédios, é o caminho mais fácil", diz ao DN Jorge Espírito Santo, presidente do colégio de oncologia da Ordem dos Médicos.



Rainha pede cortes no meio do luxo, Diário Notícias de 26-05-2010
 

Isabel II assumiu ontem que a redução do défice deve ser a prioridade dos britânicos. "O programa legislativo do meu Governo será baseado nos princípios da liberdade, justiça e responsabilidade. A primeira prioridade é reduzir o défice e restaurar o crescimento económico e serão tomadas medidas para acelerar a redução do défice", disse na sessão inaugural do Parlamento de Westminster. Num discurso cheio de pompa, a monarca apresentou pela primeira vez um programa de um Governo de coligação, pois tal nunca aconteceu ao longo dos seus 58 anos de reinado.



Liscont leva estado a tribunal depois do chumbo ao porto de Lisboa, I de 26-05-2010
 

Os deputados da comissão parlamentar de Obras Públicas aprovaram esta tarde na especialidade, com o voto contra do PS e a abstenção do CDS, uma lei proposta pelo PSD, que pode vir a custar muito ao Estado. A lei em causa revoga o decreto-lei que permitiu à Associação do Porto de Lisboa (APL) assinar o polémico aditamento que, entre outras coisas, prolongou por 27 anos a concessão de parte do Porto de Lisboa à Liscont, que terminaria em 2015. A empresa não quer prestar declarações. Até porque espera, ainda, que o plenário desta semana possa não confirmar a decisão da comissão. Todavia, os deputados contactados pelo i consideram que a votação será idêntica e, assim, o decreto-lei 188/2008 de 23 de Setembro, do então ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Mário Lino, será revogado. A questão, que foi bandeira da "Associação Lisboa Tejo e Tudo", tem contornos jurídicos muito complexos.



Fábio Coentrão: desejado pelo Real, cobiçado pelo Atlético, I de 26-05-2010
 

O nulo com Cabo Verde ainda é comentado nas ruas da Covilhã mas já nasceu uma coqueluche: Fábio Coentrão. No jogo, notou-se que o esquerdino era o único capaz de rivalizar com Ronaldo no burburinho criado na bancada quando pegava na bola; no rescaldo, percebe-se que até no mediatismo a cotação do jogador do Benfica disparou para níveis semelhantes aos do avançado. Até os jornalistas espanhóis, sempre ávidos de pormenores em torno do CR7, já começam a dividir atenções com o 23. É inevitável: o Figo das Caxinas é o homem do momento.



Há hospitais com administradores a mais. Atropelam-se", I de 26-05-2010
 

"As medidas que a ministra anunciou têm mais um efeito pedagógico do que prático, mas são as correctas." António Arnaut, antigo ministro e pai do Serviço Nacional da Saúde acredita que não falta vontade política para manter o SNS, ao contrário do que aconteceu no passado. "O que eu senti ao longo destes 30 anos foi que havia vontade política de destruir o SNS. Nunca esteve em risco por dificuldades de financiamento, que existem e são reais, mas porque houve vontade de o reduzir para uma misericórdia dos pobrezinhos ou em benefício do privado, que anda aí à espreita. Hoje não estou preocupado porque sei que há vontade pública de manter e aperfeiçoar o SNS."



Guia para nus. 13 praias desertas onde não precisa de biquíni. Basta protector, I de 26-05-2010
 

Se sempre sonhou com um bronzeado uniforme e com o dia em que não tem de esperar que o fato de banho seque, estas praias são para si. Conheça os melhores sítios onde o nudismo ainda não foi oficializado, mas poderá despir-se de preconceitos e besuntar-se de creme.



Portugal antidepressivo, Jornal Negócios de 26-05-2010
 

Em dia de aniversário, o Negócios lançou um desafio a várias personalidades e aos leitores: "conte-nos um bom exemplo do País, das suas pessoas, dos seus projectos." Os testemunhos das próximas páginas dizem-nos o que corre hoje bem em Portugal. E mostram que há muito mais vida positiva para além da crise. A criatividade dos mais jovens e as novas iniciativas da sociedade civil e dos sectores sociais constituem um forte alento para Portugal - desde as artes à economia, trata-se de combater o fatalismo do atraso.



"A Vivo tem um preço", Jornal Negócios de 26-05-2010
 

"A Vivo não tem preço do ponto de vista da estratégia brasileira e do futuro da PT. Mas, como tudo na vida, a Vivo tem um preço. Ele tem é de ser realista e tem de dar alternativas de futuro à PT." Ricardo Salgado, em declarações exclusivas ao Negócios, mostra assim que há caminho de negociação entre a PT e a Telefónica para resolver a "questão brasileira". Até porque esta relação entre as empresas ibéricas "não pode continuar".



Mourinho já se despediu de Milão, Jornal Notícias de 26-05-2010
 

Os adeptos do Inter choram por ele, mas não há nada a fazer. Mourinho decidiu e está decido: entre hoje e amanhã, assina pelo Real Madrid. No domingo, 90 mil almas deverão encher o Santiago Bernabéu para as boas-vindas ao treinador português, que chorou abraçado a Materazzi, após a final madrilena.



Namoro entre adolescentes está cada vez mais violento, Jornal Notícias de 26-05-2010
 

A violência psicológica está a aumentar no namoro e atinge tanto rapazes como raparigas, enquanto a física diminuiu muito ligeiramente, de acordo com um estudo que envolveu mais de 400 jovens que estudam em seis escolas do distrito do Porto. Um quarto dos inquiridos de ambos os sexos, que têm idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (a média é 14 anos), afirmou ter sido vítima de violência psicológica no âmbito de uma relação de intimidade, afirmou, ao JN, Maria José Magalhães, presidente da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. No caso das raparigas e comparando os dados obtidos em 2009 e este ano, a percentagem aumentou de 19% para 25%. Já as agressões físicas registaram um ligeiríssima diminuição (de 6% para 5%). Contabilizando os dois tipos de violência, verifica-se que 28% das raparigas já sofreram algum tipo de violência.



Uma mistura de Mourinho e Jesus, O Jogo de 26-05-2010
 

Assim que se oficializou a transferência de Paulo Sérgio para o Sporting, alguns dos personagens identificados com as características do treinador puxaram dos galões e, por convicção ou pura cortesia sugestionada pelo momento, enquadraram-no na moldura profissional onde encaixam os dois técnicos portugueses da moda: José Mourinho e Jorge Jesus. Como o novo timoneiro dos leões não usa barba rala nem gravatas impecavelmente desajeitadas e muito menos apresenta um cabelo farto e ondulante, a estética fica apeada no caminho que conduz à simpática comparação, assentando esta em princípios de liderança, de trabalho e de orientação.



Capital da cultura: Ruhr 2010 ilumina os céus, OJE de 26-05-2010
 

A Ruhr 2010, capital europeia da cultura, iluminou na noite de segunda-feira os céus daquela região industrial da Alemanha com os 311 balões da "NightShaftSigns", a maior instalação de arte do Mundo.



Loures terá retail park da IKEA em 2012, OJE de 26-05-2010
 

A cadeia de mobiliário IKEA, que inaugurou ontem em Loures a maior loja do grupo na Península Ibérica, anunciou a abertura, em 2012, de um retail park naquele concelho. O futuro retail park de Loures, cujas obras irão iniciar-se no início do próximo ano, terá 19 mil metros quadrados e criará 320 postos de trabalho, segundo o director de expansão do IKEA Portugal, António Machado.



Facebook reforça regras de privacidade, OJE de 26-05-2010
 

A rede social Facebook introduz hoje novas ferramentas para proteger a privacidade dos seus utilizadores, no seguimento de inúmeros "bugs" que têm deixado a descoberto dados pessoais. O vice-presidente da Facebook Inc., Chris Cox, disse ontem que a rede passa a contar com um interface de privacidade "drasticamente simplificado", respondendo assim aos pedidos dos utilizadores. A plataforma tem sido colocada em causa nas últimas semanas, havendo mesmo um movimento, ou "grupo", que preconiza o abandono desta rede por parte dos seu utilizadores.



Hospital de S. João vai cortar dez por cento nos vencimentos dos seus administradores, Público de 26-05-2010
 

O Hospital de S. João antecipou-se ao próprio Ministério da Saúde. Quatro dias antes de a ministra Ana Jorge ter anunciado um pacote de dez medidas que visam poupar já este ano 50 milhões de euros nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o conselho de administração (CA) do S. João, presidido por António Ferreira, apresentou um plano (também de dez medidas) para vigorar já a partir de Junho. A decisão foi explicada pelo presidente do CA do hospital na passada quinta-feira aos conselhos directivos das unidades autónomas de gestão, directores de serviço, enfermeiros chefes e directores de serviço não clínicos, numa reunião interna convocada pelo próprio António Ferreira.



Rainha Isabel II proclama "programa radical para um governo radical", Público de 26-05-2010
 

Revolucionar os serviços públicos, reformar o sistema político e dar mais poderes aos cidadãos – são as traves mestras da ambiciosa agenda legislativa do Governo britânico, apresentada ontem pela rainha ao Parlamento. Mas nenhuma das tarefas será mais urgente do que a redução do défice, uma prioridade que ameaça pôr um fim rápido à lua-de-mel entre eleitores e o executivo liberal-conservador. "O programa legislativo do meu Governo vai basear-se nos princípios da liberdade, da justiça social e da responsabilidade", disse Isabel II, enunciando aquele que se tornou o mote da coligação, a primeira a que deu posse em 58 anos de reinado.



Jesus pede Huntelaar, Record de 26-05-2010
 

Klaas-Jan Huntelaar é um dos alvos para reforçar o ataque das águias na próxima temporada e Jorge Jesus já transmitiu à SAD encarnada o desejo em contar com o jogador, de 26 anos, que está contratualmente ligado ao AC Milan até 2013


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream