25 maio 2010

Manchetes do Dia - 25-05-2010

Terça, 25 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Ronaldo com medo proíbe família de ir à África do Sul, 24 Horas de 25-05-2010
 

A família do madeirense mais mediático do mundo vai acompanhar o mundial à distância...e pela televisão. Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, revelou ao 24horas porque é que o clã CR9 não vai viajar até à África do Sul para assistir de perto aos jogos da Selecção Nacional. "O Ronaldo não quer que a gente vá porque aquilo é um bocado perigoso. É mais seguro ficarmos cá", explicou.



Miúdo enforca-se no quarto depois de castigo dos pais, 24 Horas de 25-05-2010
 

"Binho" estava de castigo. Mas isso devia ser coisa normal quando as diabruras da préadolescência levam os pais a impor a sua lei dentro de casa. A razão que levou este rapaz de 14 anos a dar um fim à sua ainda curta vida são agora o enigma que todos querem resolver em EscaraviIheira, São Pedro da Cadeira, Torres Vedras.



Negativa no primeiro teste, A Bola de 25-05-2010
 

Na primeira parte Portugal sentiu problemas para criar situações de perigo junto da baliza de Cabo Verde. As excepções foram os remates de Pedro Mendes e Nani. Na etapa complementar, Cristiano Ronaldo testou por diversas vezes a atenção do guarda-redes Fock, mas não conseguiu marcar, embora nos instantes finais tivesse quase conseguido chegar ao golo, com um defesa contrário a evitar que a bola entrasse. Este jogo acaba também por ficar marcado pela lesão de Tiago, que embora tivesse entrado na segunda parte, foi obrigado a sair aos 75 minutos. A partir dessa altura tiveram de jogar apenas com 10 unidades, isto porque já tinham feito todas as substituições permitidas.



Vale mesmo milhões, A Bola de 25-05-2010
 

A Argentina deu mostras do seu poderio, goleando o Canadá por esclarecedores 5-0. Messi foi poupado e nem sequer jogou, Maxi Rodriguez «bisou», mas o grande golo da noite pertenceu ao «benfiquista» Di Maria. O extremo, que foi aposta a titular na selecção comandada por Maradona, recebeu a bola no lado esquerdo do ataque alvi-celeste, viu o caminho livre e rematou ainda de fora da área com a parte de fora do pé. Foi o grande momento da noite, que na altura valeu o 3-0 à Argentina. Antes, Maxi Rodriguez já tinha marcado por duas vezes, primeiro de livre directo batido na esquerda, depois a concluir rápida jogada de contra-ataque. Na segunda parte, Tevez e Aguero completaram a goleada, o último também num delicioso pormenor técnico dentro da área, sobre a esquerda. Di Maria cumpriu os 90 minutos e Maradona nem sequer utilizou Messi e Diego Milito, este o autor dos dois golos que valeram a conquista da Liga dos Campeões ao Inter Milão no passado sábado.



Selecção a zero à hora falha teste na covilhã, Correio Manhã de 25-05-2010
 

A zero à hora, enfrentando um adversário sem qualquer ponto de referência com o que vai encontrar no Campeonato do Mundo, a selecção falhou a descolagem na Covilhã e não deu qualquer motivo de confiança a quem aspire por uma classificação honrosa na África do Sul. O terceiro do ranking da FIFA contra o 117º num treino pouco exigente e, sobretudo, nada empolgante, que terminou empatado sem golos, interrompendo uma série de seis triunfos consecutivos.



Políticos escapam à crise, Correio Manhã de 25-05-2010
 

Em ano de crise, o orçamento da Assembleia da República dá mais dinheiro aos deputados para transportes, estudos e assessorias técnicas. A crise ainda não chegou à Assembleia da República. Só em transportes, os deputados gastarão este ano mais 780 mil euros do que em 2009, ou seja, mais 25 por cento. Apesar de se prever um corte dos vencimentos dos parlamentares em 5 por cento - imposição do PSD para assinar o acordo com José Sócrates para o pacote de austeridade -, o orçamento do Parlamento para 2010 prevê aumentos significativos face a 2009.



Aumento de impostos em risco por violar a Constituição, Diário Económico de 25-05-2010
 

Sem dúvidas quanto à ilegalidade da aplicação das novas taxas de IRS aos rendimentos de todo o ano de 2010, os constitucionalistas defendem que a questão tem ser resolvida já. O Presidente da República deve por isso pedir ao Tribunal Constitucional (TC) que fiscalize o diploma do Governo. O caso ganhou nova força depois de o juiz Rui Moura Ramos, que preside ao TC ter dito ontem que as leis fiscais "não são retroactivas", embora o tribunal só se pronuncie sobre casos concretos.



Médicos ficam fora do congelamento na Função Pública, Diário Económico de 25-05-2010
 

Os hospitais com gestão empresarial (EPE) que apresentarem resultados negativos vão ver a sua autonomia diminuída. Isto porque, a contratação de médicos e enfermeiros ficará, nestes casos, sujeita a uma aprovação dos ministros da Saúde e das Finanças. Os hospitais que apresentarem lucros, bem como os hospitais SPA (Sector Público Administrativo) e as restantes unidades de saúde ficam fora do controlo apertado de Ana Jorge e Teixeira dos Santos.



PGR mandou destruir escutas com Sócrates mas é o único que ainda as tem na gaveta, Diário Notícias de 25-05-2010
 

Toda a gente cumpriu a ordem de destruição das escutas do caso "Face Oculta" que envolvem José Sócrates, decretada em Novembro. Menos o procurador-geral da República, Pinto Monteiro. O juíz de instrução de Aveiro, António Costa Gomes, tem insistido junto da PGR para que os despachos de Pinto Monteiro - proferidos nas certidões sobre o negócio da PT/TVI - sejam remetidos a Aveiro, de forma a perceber se existem ou não transcrições de resumos de escutas com José Sócrates. Mas o responsável máximo do MP tem evitado enviar os documentos.



Só 12 hospitais vão poder contratar novos médicos, Diário Notícias de 25-05-2010
 

Os hospitais EPE que registem resultados líquidos negativos vão ser impedidos de fazer qualquer contratação de pessoal sem prévia autorização do Ministério da Saúde. Isto significa que só 10 a 12 num universo de 40 unidades e centros hospitalares o vão poder fazer a partir de agora, o que vai gerar dificuldades na resposta aos utentes no SNS. O Ministério da Saúde anunciou parte (dez medidas) do que vai ser o plano de combate ao desperdício na área da saúde. E espera, com isso, poupar cem milhões de euros até ao fim do ano.



"Sexo e a Cidade 2", I de 25-05-2010
 

Esqueçam a trama. Quando "Sexo e a Cidade 2" chegar aos cinemas a 3 de Junho, muitas mulheres vão estar mais, atentas às roupas - da cabeça até aos sapatos de salto alto de 650 euros de Carrie. Aquelas que têm de se preocupar em pagar a renda da casa ou, digamos, a comida, não se podem dar ao luxo de andar com uns Christian Louboutins. Mas a maior parte dos estilos de "Sexo e a Cidade" está disponível, mesmo se se está a... economizar na cidade. Há versões amigas da carteira da extravagante moda nas lojas.



Creches e lares de idosos com aumento zero em 2010, I de 25-05-2010
 

O protocolo entre o Estado e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) diz que os apoios públicos por utente (por crianças em creches, por idosos em lares, por deficientes a receber apoio especial) são actualizados à taxa de inflação que vigorou no ano transacto. Se assim fosse, o Estado cortaria este ano nas comparticipações que anualmente dá às instituições por conta dos serviços sociais que prestam, isto porque a inflação de 2009 foi negativa (cerca de -1,8%). Mas não é o que deve acontecer. Tudo indica que será aberta uma excepção em 2010: muitos apoios serão congelados e outros até poderão ser actualizados acima da inflação.



Hospitais com prejuízos impedidos de contratar, Jornal Negócios de 25-05-2010
 

Os hospitais públicos empresariais com resultados líquidos negativos vão ter que pedir autorização ao Ministério da Saúde sempre que quiserem contratar profissionais. Isto significa que as admissões neste sector serão a "conta-gotas", uma vez que, e de acordo com os dados provisórios, mais de metade dos hospitais EPE teve resultados negativos em 2009. Esta é uma das dez medidas apresentadas ontem pela ministra Ana Jorge, que, no total, permitirão poupar 50 milhões de euros até ao final do ano. Em breve serão apresentadas mais medidas, uma vez que o objectivo é atingir 100 milhões de poupança este ano.



"A economia tem sido destruída pelo euro", Jornal Negócios de 25-05-2010
 

A estagnação da economia é, em parte, consequência da força da moeda única, afirma, em entrevista, João Ferreira do Amaral. A saída temporária do euro ou mecanismos de protecção dentro dele são soluções apontadas para adaptar a economia portuguesa. Cortar salários, diz, não resolve o problema. Nos mercados, o euro continua a cair.



Horas extras na Saúde custaram 345 milhões, Jornal Notícias de 25-05-2010
 

Das dez medidas do primeiro pacote de contenção na Saúde - para poupar 50 milhões de euros até Dezembro - metade incidem sobre pagamentos de salários e de medicamentos, pelo que as tiras para diabéticos e os dois genéricos mais vendidos baixam de preço. A ministra da Saúde, Ana Jorge, garante que ninguém no Governo lhe impôs a redução de despesas no sector. Trata-se de uma iniciativa do seu ministério como contributo para o equilíbrio das contas públicas.



Exigida vigilância durante todo o ano, Jornal Notícias de 25-05-2010
 

Concessionários de praia e nadadores-salvadores defendem que o actual período de época balnear - de 1 de Junho a 30 de Setembro, salvo algumas excepções - está "obsoleto". Querem vigilância nas praias todo o ano e que as autarquias assumam esses custos.



Sereno reforça dragão, O Jogo de 25-05-2010
 

Sereno vai ser do FC Porto a partir da próxima época, dando cumprimento a uma notícia que tem alguns meses de alegado interesse e foi veiculada por O JOGO em Janeiro, citando Carlos Suárez, presidente do Valhadolid, emblema a que o jogador havia sido emprestado pelo Vitória de Guimarães.



Eco-condução pouparia 800 milhões, OJE de 25-05-2010
 

Uma condução que evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões de euros em combustíveis e 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano, concluiu o estudo do projecto "Eco Condução Portugal" apresentado ontem pela ACAP.



S. Costa forte nos EUA e Moçambique, OJE de 25-05-2010
 

CEO da Soares da Costa prevê um reforço da carteira de encomendas em Moçambique e nos EUA, onde espera conseguir mais obras. Em entrevista à agência Reuters, Pedro Gonçalves afirmou que acredita que "Moçambique dentro de um a dois anos vai ter um crescimento importante no volume de actividade. Tem a ver com a nossa participação num programa de lotes de estradas lançados no final do ano passado e que deverão estar a ser adjudicados, sendo que há ainda infra- estruturas para os jogos africanos que se realizarão no próximo ano", acrescentou.



Londres: Barco de Nelson engarrafado, OJE de 25-05-2010
 

O artista anglo-nigeriano Yinka Shonibare criou um "barco de Nelson numa garrafa" para preencher o quarto pedestal de Trafalgar Square, que celebra justamente a batalha naval ganha pelo herói nacional britânico nas guerras napoleónicas.



Biodiversidade. Painel de cientistas escolhe o top ten das espécies descobertas em 2009, Público de 25-05-2010
 

Um peixe-sapo colorido, uma esponja que se alimenta de animais ou uma planta carnívora enorme. A descoberta de espécies novas é sempre uma boa notícia para a biodiversidade. Desde 2008, o Instituto Internacional para a Exploração de Espécies reúne um painel de investigadores para escolher as dez melhores novidades do último ano. A lista divulgada agora inclui sete animais, duas plantas e um fungo. Alguns deles, por serem tão raros, foram imediatamente parar ao livro vermelho das espécies ameaçadas.



Austeridade trava prémios e avanço na carreira a 45 mil funcionários, Público de 25-05-2010
 

Os cortes nas verbas destinadas a prémios de desempenho e às progressões facultativas na função pública vão afectar cerca de 45 mil funcionários públicos, de acordo com uma estimativa do Ministério das Finanças. A carreira destes funcionários ficará parada até que o plano de austeridade decretado pelo Governo seja suspenso ou flexibilizado. As Finanças tinham anunciado que cativariam 40 por cento dos 48 milhões de euros orçamentados este ano para premiar os funcionários excelentes e as progressões na carreira decididas pelos dirigentes. O Governo poderá descativar verbas para resolver casos pontuais



Di María vendido. David Luiz negociado, Record de 25-05-2010
 

Neste momento, o Real Madrid quer pagar 40 milhões pelo passe do central, mas o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, pretende que os merengues batam a cláusula de rescisão, fixada em 50 milhões de euros. Neste contexto, os merengues estão dispostos a incluir jogadores no negócio para baixar o preço de David Luiz


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream