24 maio 2010

Manchetes do Dia - 24-05-2010

Segunda, 24 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

As últimas horas do cantor Beto antes de morrer, 24 Horas de 24-05-2010
 

O jantar no Hotel Foz Palace, na Foz do Arelho, acabou perto das duas da manhã. Beto despediu-se dos amigos com que tinha estado e seguiu para a Pensão Central, nas Caldas da Rainha, onde ia ficar a dormir. Nada fazia prever que, horas depois, o cantor iria sofrer uma paragem cardio-respiratória. Tinha 43 anos.



Gregos com mau feitio, A Bola de 24-05-2010
 

O Benfica encerrou, este domingo, a curta digressão pela América do Norte com empate diante dos gregos do Panathinaikos (0-0), em partida disputada no Estádio BMO Fields, em Toronto (Canadá), perante cerca de oito mil espectadores. Apesar do carácter particular da contenda, os ânimos estiveram exaltados no relvado. David Luiz recebeu ordem de expulsão perto do final da primeira parte e, logo depois, ocorreram cenas lamentáveis entre os jogadores das duas equipas, com realce para Airton (protagonista de muitas faltas) e Sidnei (trocou agressões com um adversário). Rui Costa entrou mesmo no relvado com o intuito de serenar os ânimos e foi preciso autêntica conferência para que a segunda parte decorresse de forma mais tranquila. A longa conversa, que provocou atraso no reinício da partida, deu então os seus frutos.



Selecção irrita público, Correio Manhã de 24-05-2010
 

Os jogadores e Carlos Queiroz foram ontem vaiados por mais de três mil pessoas quando terminou o treino da tarde, na Covilhã. Os adeptos, muitos deles oriundos de vários pontos do País e que madrugaram para poder estar perto da Selecção, ficaram irritados e demonstraram-no porque a sessão de trabalho limitou-se apenas a 40 minutos de futevólei. Queiroz minimizou os assobios. "Não se pode agradar a toda a gente. É difícil agradar a todas as freguesias, mas não é só aqui na Covilhã", disse o seleccionador, que preferiu realçar o "carinho e o apoio que as pessoas têm demonstrado".



Estrelas da música fogem ao fisco , Correio Manhã de 24-05-2010
 

A evasão fiscal no mundo do espectáculo está a aumentar em Portugal. No Plano de Actividades da Inspecção Tributária (PNAT) para 2010 a Administração Fiscal denuncia que o sector das actividades artísticas "tem um acentuado risco evasivo" e ainda uma grande "complexidade inspectiva". As sucessivas fiscalizações realizadas desde 2006, com várias penhoras de bens a artistas, não conseguiram diminuir a fuga fiscal. Com efeito, continua a subsistir uma "acentuada discrepância nos valores declarados individualmente, nomeadamente se comparados com a intensa actividade no estrangeiro", diz a Inspecção Tributária, que aponta o dedo às grandes "estrelas do espectáculo"



Contribuintes vão pagar mais 40 euros de IRS a partir de Junho, Diário Económico de 24-05-2010
 

A legalidade da aplicação da nova taxa de IRS com retroactivos a 1 de Janeiro está a dividir especialistas e a levantar dúvidas a fiscalistas, sindicatos e partidos da oposição. Daí que a maioria defenda que o presidente da República, Cavaco Silva, deverá enviar o diploma para o Tribunal Constitucional (TC) antes de dizer de sua justiça.



Selecção assobiada na Covilhã após treino de 40 minutos, Diário Notícias de 24-05-2010
 

As cerca de quatro mil pessoas que se deslocaram ao Complexo Desportivo da Covilhã não ficaram satisfeitas com a curta duração do treino e fizeram sentir o seu desagrado através de muitos assobios e algumas críticas. Após 40 minutos de futvólei os jogadores recolheram aos balneários e a sessão de trabalho foi dada por terminada para espanto dos vários adeptos. Foram muitos aqueles que se mantiveram na bancada na esperança de ver mais, mas assim que perceberam que tudo tinha acabado, as palmas e os gritos de incentivo foram aos poucos sendo substituídos por assobios e críticas ao grupo de trabalho.



Meio milhão de crianças pobres precisa de ajuda do Estado para estudar, Diário Notícias de 24-05-2010
 

Um terço dos alunos do ensino básico e secundário recebe apoios da Acção Social Escolar (ASE). Ao todo, neste ano lectivo, são 503 214 os alunos subsidiados, dos quais 290 812 recebem o apoio máximo, ou seja, têm livros, material escolar e refeições pagas por inteiro. O número de estudantes abrangidos pela ASE cresceu 3% em relação ao ano lectivo 2008/09, de acordo com os dados do Ministério da Educação. No ano passado eram apoiados 488 411 estudantes. No ensino básico e secundário há cerca de 1,5 milhões de crianças. Apesar de o número de alunos abrangidos pela ASE neste ano lectivo ser ainda provisório, o aumento é notado pelas escolas.



Facebook. As regras vão mudar já esta semana. Descubra como, I de 24-05-2010
 

A chuva de críticas que se abateu sobre as definições de privacidade do Facebook vai ter resultados já esta semana, quando a maior rede social da net revelar novas modificações na protecção dos utilizadores. Uma das principais diferenças será a concentração das definições num único sítio, uma espécie de página mestra de controlo, com o objectivo de simplificar o processo. Foi isto que disse ao Finacial Times Simon Davies, do grupo lobista Privacy International, que tem estado em contacto com o Facebook nos últimos dias."Está a ser feita uma revisão fundamental na forma como a empresa aborda a privacidade", garante Davies, que indica alguns detalhes do novo sistema: o utilizador poderá escolher se partilha o conteúdo apenas com amigos, amigos de amigos ou todos. Actualmente, é preciso escolher uma destas definições para dezenas de categorias (informações pessoais, de contacto, ligações, vídeos, fotos, etc).



Condomínio. Portugueses devem mais de 200 milhões, I de 24-05-2010
 

Os portugueses devem mais de 200 milhões de euros em despesas de condomínio com mais de seis meses, num fenómeno que tenderá a agravar-se com a crise económica e o aumento do desemprego. Além da crise, a venda de casas com dívidas ocultas de condomínio e a falta de cultura de preservação dos espaços semi-públicos são outras razões para o avolumar da dívida, num problema que sobrecarrega as famílias cumpridoras e rouba verbas para a conservação dos edifícios."Não é possível dar um número certo, mas as dívidas de condóminos de médio e longo prazo serão superiores a duas centenas de milhões de euros", adianta ao i António Souto Pereira, que lidera a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), que representa 150 empresas do sector.



Imposto sobre compras a crédito quase duplica, Jornal Negócios de 24-05-2010
 

Fazer compras a crédito vai sair mais caro, já que o imposto de selo que os contribuintes pagam no momento de assinarem um contrato de crédito ao consumo com o comerciante vai subir para quase o dobro do que o exigido até aqui. Esta é uma das novidades do diploma aprovado quinta-feira pelo Governo, ao qual o Negócios teve acesso, e onde se lê também que os dirigentes públicos que contratem novos funcionários sem a autorização expressa do ministro das Finanças vão ter de pagar os salários do seu próprio bolso.



Empresas cotadas seduzem investidores de Wall Street, Jornal Negócios de 24-05-2010
 

A fachada do emblemático edifício da bolsa de Nova Iorque vai ostentar, na quarta-feira, as cores de Portugal. Lá dentro estarão os responsáveis de 16 cotadas da bolsa de Lisboa, com a missão de restaurar a imagem externa do País e conseguir capital e crédito para as suas empresas.



Inseminação artificial para lésbicas casadas, Jornal Notícias de 24-05-2010
 

A aprovação do casamento homossexual veio permitir que os casais de lésbicas possam recorrer à inseminação artificial, porque a lei de 2006, que fixa o acesso à reprodução medicamente assistida, não estabelece diferenças entre os casais homo e heterossexuais. A legislação da procriação medicamente assistida (PM) refere que "só as pessoas casadas" e as que, "sendo de sexo diferente, vivam em condições análogas às dos cônjuges há pelo menos dois anos [união de facto]" podem recorrer às técnicas financiadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SN). Ou seja, até agora tanto mulheres solteiras, independentemente da orientação sexual, como lésbicas em união de facto não podiam recorrer à PM.



Ver estas pernas está mais difícil, Jornal Notícias de 24-05-2010
 

Os assobios marcaram ontem, domingo, o treino aberto da selecção. Os adeptos não ficaram satisfeitos com o facto de a sessão ter tido curta e preenchida por... futevólei. Hoje, Portugal realiza o primeiro particular do estágio antes do Mundial, diante de Cabo Verde.



'Quero marcar uma era no FC Porto' - Falcao, O Jogo de 24-05-2010
 

Depois de uma época inteira, a primeira em Portugal, a marcar golos e a suscitar todo o tipo de elogios, chegou a vez de Falcao explicar na primeira pessoa como conseguiu adaptar-se à equipa, evoluir e fazer esquecer Lisandro. O grande culpado? Jesualdo Ferreira, disse sem pestanejar. Apenas com um título na bagagem, porque não jogou a Supertaça, o colombiano quer mais na próxima época e, se possível, depois de o fazer de cabeça e até de bicicleta, também quer estrear-se a marcar... de livre directo.



Consumo estagna e economia perde ritmo, OJE de 24-05-2010
 

O consumo e a confiança dos consumidores em Portugal estagnaram em Abril com o primeiro a interromper uma série de sete meses de subidas consecutivas, informou o Banco de Portugal. O indicador de sentimento económico deteriorou-se e a actividade económica cresceu ao ritmo mais lento desde Janeiro.



Crise afecta negócios da Sonae Capital, OJE de 24-05-2010
 

A crise económica está a afectar seriamente os negócios da Sonae Capital, com destaque para as vendas do projecto imobiliário Troiaresort. A empresa viu, no primeiro trimestre, as vendas caírem para menos de metade, de 96 milhões para 42,1 milhões de euros, enquanto o cash flow operacional passou a negativo e o resultado líquido veio de 9,8 milhões de euros positivos para 5,2 milhões de euros negativos.



Cinema: Grande Prémio para "Des Hommes et des Dieux", OJE de 24-05-2010
 

O filme "Des Hommes et des Dieux", de Xavier Beauvois (ao centro) com a participação de Lambert Wilson, ganhou ontem o Grande Prémio do Festival de Cannes, com a história de monges franceses assassinados em 1994 na Argélia.



Ninguém sabe dos gravadores que deputado do PS tirou a jornalistas, Público de 24-05-2010
 

Semanas depois de Ricardo Rodrigues se ter apropriado de dois gravadores, ninguém sabe do paradeiro dos equipamentos com registos de entrevistas a políticos e outro material sujeito a sigilo profissional. Os gravadores foram apensos a uma providência cautelar remetida para as varas cíveis. Nem o advogado do deputado, nem os jornalistas sabem onde estão. A secretaria-geral das varas cíveis não prestou informações.



Vaivém da NASA partiu pela última vez da Estação Espacial Internacional após 25 anos de missões, Público de 24-05-2010
 

O vaivém espacial Atlantis partiu ontem da Estação Espacial Internacional (ISS) pela última vez. Quando regressar à Terra, na quarta-feira, pelas 13h48 (hora de Lisboa), terminará a sua missão ao serviço da NASA, iniciada em 1985. Após um quarto de século e 32 voos na órbita da Terra, o destino do Atlantis, que começou a ser construído em 1980, será um museu. O mesmo acontecerá ao Discovery, que cumprirá a sua última missão em Setembro, e ao Endeavour, no final de Novembro.



Portugal é o país da UE com mais Parcerias Público-Privadas, Público de 24-05-2010
 

Portugal é líder da União Europeia na contratação de investimento público e de prestação de serviços com recurso a Parcerias Público-Privadas. No final de 2009, o investimento nos projectos contratados ascendia, em termos acumulados, a 28 mil milhões de euros. E num horizonte até 2017, se avançarem todos os investimentos anunciados, rapidamente será ultrapassada a fronteira dos 50 mil milhões de euros.



Saídas a soco e pontapés, Record de 24-05-2010
 

O Benfica empatou sem golos com o Panathinaikos, no BMO Field, em Toronto. O último encontro da época das águias teve pouco de amigável. A primeira parte, inclusive, terminou após um sururu entre jogadores da duas equipas e com a expulsão de David Luiz. No segundo tempo, a formação encarnada resistiu bem ao opositor e conseguiu encerrar invicta a curta digressão pela América do Norte.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream