18 maio 2010

Manchetes do Dia - 18-05-2010

Terça, 18 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Nem a mãe de Djaló foi ao casamento secreto, 24 Horas de 18-05-2010
 

A festa foi em casa do casal,no penteado,margem sul do tejo. A cerimónia foi civil e os padrinhos foram o empresário Paulo Barbosa e a estilista Fátima Lopes.



Não me imagino longe do Benfica Nuno Gomes, A Bola de 18-05-2010
 

Faz mais uma época como jogador ou abraça de imediato novas funções na Luz? Para esta pergunta, pertinente, nem o capitão do Benfica tem resposta. Em entrevista concedida em Díli o novo embaixador de Timor-Leste mostrou-se tolerante com Carlos Queiroz, elogioso de Jorge Jesus e orgulhoso por ter vivido por dentro a melhor das muitas épocas que leva de águia ao peito...



Cavaco Silva promulga casamento gay só por causa da situação dramática do País, Correio Manhã de 18-05-2010
 

Sim, mas muito contrariado e com a crise no pensamento. Estas palavras resumem a declaração de ontem de Cavaco Silva, quando anunciou que promulgava o diploma que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O Presidente disse "sim" para evitar mais problemas "face à dramática situação em que o país se encontra", mas deixou fortes críticas aos partidos.



Ouro de Portugal vale 12,2 mil milhões, Correio Manhã de 18-05-2010
 

São mais de 12,2 mil milhões de euros que estão nos cofres, o que coloca Portugal na 14.ª posição entre as nações com maiores reservas do Mundo.



Galp negoceia aliança estratégica com Sonangol e Petrobras , Diário Económico de 18-05-2010
 

A Galp prepara-se para assinar, já amanhã, um acordo de parceria estratégico com a Petrobras e a Sonangol, com vista ao desenvolvimento de negócios conjuntos. Este acordo promete ser o prelúdio do futuro quadro accionista da companhia portuguesa e que deverá envolver a entrada dos brasileiros em igualdade de "direitos e deveres" com os angolanos, hoje accionistas indirectos da Galp, através da Amorim Energia.



Plano contra o défice vai manter-se até 2013 , Diário Económico de 18-05-2010
 

Quando anunciou os novos sacrifícios que serão pedidos às famílias e às empresas, o primeiro-ministro prometeu que as medidas de austeridade terminam no final de 2011. Vítor Constâncio está contra: o relatório anual do Banco de Portugal divulgado ontem defende que só quando o défice estiver corrigido de forma sustentável - leia-se, nunca antes de 2013 - é que as medidas de consolidação deverão ser retiradas. Até lá, o cinto só pode apertar mais.



Bancos sem dinheiro disparam 'spreads', Diário Notícias de 18-05-2010
 

BES e BCP subiram as margens aplicadas ao crédito à habitação. O primeiro fixou o máximo em 4,4%. A crise de liquidez das últimas semanas, que está a dificultar o acesso da banca portuguesa a financiamentos externos, agravou ainda mais o custo do crédito para as famílias. Dois dos maiores bancos portugueses - Banco Espírito Santo (BES) e Millennium bcp - aumentaram ontem os seus spreads nos empréstimos à habitação. O banco liderado por Ricardo Salgado "disparou" o intervalo das margens aplicadas sobre o indexante, para um mínimo de dois pontos e um máximo de 4,4 pontos percentuais. O BES praticava, até ontem, um intervalo mínimo de 0,90 pontos e um máximo de 3,80.



Visita aos Tesouros escondidos, I de 18-05-2010
 

Antes de abrir a porta, um aviso. "É normal sentir-se indisposto. Há quem não aguente muito tempo na sala seca. É só sair e esperar uns minutos que recupera", explica o conservador do Museu Nacional de Arqueologia, Mathias Tissot, com a mão no puxador da segunda porta que nos leva à tão falada sala. As paredes grossas, a porta blindada e a falta de janelas, fazem do antigo cofre de Salazar um local perfeito para criar um ambiente com 27% de humidade. A climatização improvisada, com dois desumidificadores, é a forma ideal para conservar metais, como o ferro ou o cobre. "São peças muito vulneráveis e entram facilmente em corrosão", diz ao i.



Banco de Portugal quer impostos altos até 2013, Jornal Negócios de 18-05-2010
 

O Banco de Portugal (BdP) defende que as medidas extraordinárias apresentadas pelo Governo na semana passada para corrigir o défice orçamental se devem manter em vigor, pelo menos, até 2013. Esta é uma recomendação que leva mais longe a intenção do Executivo que, na semana passada, limitou o aumento do IVA, IRS e IRC, para grandes empresas, até final de 2011, planeando um corte do défice de 9,4%, em 2009, para 7,3%, este ano, e 4,6% do PIB, em 2011. No último relatório anual assinado por Vítor Constâncio - que a partir de Junho assume a vice-presidência do BCE -, o BdP adopta uma linguagem particularmente dura para descrever a situação de Portugal. E, por isso, não só apoia as propostas de consolidação orçamental apresentadas, como defende que "estas medidas, bem como outras que venham a revelar-se necessárias, deverão manter-se em vigor até a situação de défice excessivo ser corrigida de forma sustentável".Ou seja, nunca antes de 2013, ano em que, segundo o Programa de Estabilidade e Crescimento, o Governo deverá trazer o défice para um valor inferior a 3% do PIB, faltando avaliar se essa redução será considerada.



Cortes têm de ser duradouros, Jornal Notícias de 18-05-2010
 

Reduzir o défice com medidas temporárias não chega para resolver os problemas de consolidação orçamental da economia portuguesa. Para isso é necessário cortar e corrigir de forma duradoura o crescimento da despesa primária, avisa o Banco de Portugal.



Homossexuais já podem casar, Jornal Notícias de 18-05-2010
 

"Decidi promulgar hoje (segunda-feira) o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", concluiu Aníbal Cavaco Silva, numa declaração aos portugueses, às 20.15 horas. Antes, o Presidente da República manifestou a sua oposição ao termo "casamento" em relação à união civil entre pessoas do mesmo sexo e salientou que "bastava ter olhado para as soluções jurídicas" que existem em países como a "França, a Alemanha, a Dinamarca e o Reino Unido", que "não são discriminatórias" e "respeitam a instituição do casamento enquanto união entre homem e mulher".



Perdi a confiança nas pessoas do sporting, O Jogo de 18-05-2010
 

Até parece que foi combinado: Marat Izmailov, à hora certa, chega de calções ao encontro de O JOGO, com um ar bem desportivo, exibindo sem pudor cicatrizes no joelho direito. Foi por causa dele que de um momento para outro viu transformada a sua imagem de profissional exemplar na de um profissional de carácter duvidoso. "Sim, é verdade", confirma o russo, para quem o mais importante é a sua "verdade", que expõe nesta entrevista exclusiva e pela qual promete lutar até às últimas consequências.



Leaf chega em Dezembro a Portugal, OJE de 18-05-2010
 

O NISSAN Leaf vai chegar a Portugal em Dezembro com um preço de 34.955 euros, excluindo os incentivos fiscais, de acordo com informações avançadas pelo director de Marketing do modelo em entrevista à agência Lusa. Portugal vai ser um dos primeiros países a receber o modelo eléctrico da fabricante japonesa, a par da Holanda, do Japão e dos EUA, afirmou o Tom Smith. O Leaf chegará ao Reino Unido e Irlanda em Fevereiro de 2011 e a Espanha, e outros países europeus, em Junho do mesmo ano.



Seguros de saúde aceleram crescimento, OJE de 18-05-2010
 

O ramo de seguros de saúde ultrapassou, pela primeira vez, o dos acidentes de trabalho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Seguros de Portugal e que o OJE revela no suplemento Mais Seguro, com esta edição. Segundo o relatório do ISP, a produção de seguro directo do ramo Doença representava, em Março, 174 milhões de euros, correspondentes a 17,2% do total de seguro directo do Ramo Não Vida. Trata-se de uma subida de quase 2 pontos percentuais, face aos 15,1% que o ramo representava em Março de 2008. Este valor é superior a um dos seguros obrigatórios em Portugal, o de Acidentes de Trabalho, que em Março não foi além dos 15,7%.



Alemanha volta a ameaçar fundo para o euro, Público de 18-05-2010
 

A Alemanha lançou ontem a confusão entre os países da zona euro ao reabrir a discussão sobre o mega pacote de 750 mil milhões de euros aprovado na semana passada para ajudar os países em dificuldades financeiras e evitar a propagação da crise da dívida grega ao resto da eurolândia.



Mourinho caça na Luz, Record de 18-05-2010
 

O futuro de Angel Di María está de forma direta ou indireta ligado ao futuro de José Mourinho. O extremo argentino há dois anos que consta na lista de potenciais reforços do Real Madrid e neste momento há uma espécie de acordo de cavalheiros entre encarnados e merengues para a transferência de Angelito no final da temporada, por uma verba equivalente aos 40 milhões da cláusula de rescisão


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream