17 maio 2010

Manchetes do Dia - 17-05-2010

Segunda, 17 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

A dura luta de Miguel Portas contra o cancro no pulmão, 24 Horas de 17-05-2010
 

Soube que estava doente há cerca de um mês e teve que tirar parte do pulmão. Paulo Portas tem sido incansável no apoio ao irmao e até foi a Fátima rezar por ele.



Taça de mel e fel, A Bola de 17-05-2010
 

Pinto da Costa não garante Jesualdo e assume que o FC Porto está acima de todas as pessoas. «Mais uma para a colecção!» Pensamento de Pinto da Costa no final do jogo, em referência à conquista da Taça de Portugal. O presidente portista destacou a importância do triunfo até numa perspectiva de futuro, deixando em aberto novas conquistas para o dragão.



Crise congela novos polícias, Correio Manhã de 17-05-2010
 

Os agentes acumulam turnos em dias e noites sucessivos na rua, sem tempo para descansar ou para a família, com a quantidade de serviço gratificado que sobra sempre para os mesmos polícias, em todo o País'. A denúncia ao CM é do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) - e será este o preço a pagar pela falta de efectivos na PSP. Feito o levantamento em todos os comandos de Norte a Sul e ilhas, há falta de 4916 polícias em Portugal. Devíamos ter quase 22 mil polícias, segundo um despacho do Diário da República (DR), e só temos 17 mil.



Zeinal Bava em Wall Street para travar ataque da Telefónica, Diário Económico de 17-05-2010
 

A Portugal Telecom (PT) dá hoje início à sua estratégia de defesa contra a ofensiva da Telefónica sobre a sua posição na Vivo, com um 'roadshow' de dez dias pelas principais praças financeiras mundiais. Tendo o apoio dos accionistas portugueses na rejeição da oferta de 5,7 mil milhões de euros da Telefónica, Zeinal Bava tenta agora granjear aliados entre os principais investidores institucionais estrangeiros.



Ministro do estado quer limitar o défice na constituição, Diário Económico de 17-05-2010
 

Luís Amado diz que as presidenciais de 2011 abrem "um novo ciclo político" e defende que a Constituição deve ter um valor máximo para o défice e para o endividamento.



Pais faltosos obrigam Estado a pagar 19,5 milhões em pensões de alimentos , Diário Notícias de 17-05-2010
 

A Segurança Social gastou em 2009 19,5 milhões de euros em pagamento de pensões de alimentos a crianças cujos pais não podem pagar. Por mês, em média, mais de dez mil crianças recebem a pensão de alimentos através deste Fundo de Garantia de Alimentos Devidos a Menores (FGADM). O Fundo do Estado é usado para casos em que o pais ou a mãe que devia pagar a pensão de alimentos ficou desempregado/a e que por isso deixa de pagar. Há também situações "em que as pessoas realizam uns "biscates" sem que se saiba quanto recebem e existem ainda aqueles cujo paradeiro não se consegue apurar", explica a juíza do Tribunal de Família e Menores de Lisboa, Lídia Renata.



PT/TVI: PS quer apagar escutas do relatório final , I de 17-05-2010
 

Quando o adversário muda de posições, qualquer treinador reajusta a táctica. Ontem ficou clara a razão de o Partido Socialista ter recuado na ameaça de deixar a comissão de inquérito ao caso PT/TVI, se chegassem escutas ao Parlamento. Invocando princípios constitucionais, o PS argumenta que uma comissão não pode consultar ou levar em consideração informações extraídas de escutas. E como Bloco de Esquerda e CDS recusaram conhecer as conversas, os socialistas acreditam agora conseguir apoios suficientes para fazer valer esta posição. Os resumos vão ser lidos mas, haja nelas o que houver, pela voz de Vitalino Canas ficou o aviso: "O PS nunca aceitará que para atingir objectivos políticos se utilizem escutas."



"Apoio dos investidores à PT nunca foi tão crítico como agora", Jornal Negócios de 17-05-2010
 

PT inicia hoje "road show" para seduzir investidores no confronto pela Vivo. Espanhóis já lá andam. Duas semanas decisivas nos EUA e no Reino Unido. Zeinal explica como. "Eles verão os méritos da nossa rejeição", diz o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, ao Negócios, horas antes de descolar para o "road show" de duas semanas nos Estados Unidos e no Reino Unido. "O apoio dos nossos investidores internacionais tem sido crítico desde que a privatização da PT começou há 15 anos - e nunca o foi mais do que agora". Porque é agora que a Telefónica quer comprar a Vivo à PT, argumentando que o valor que está a oferecer é demasiado elevado para ser recusado - mas foi mesmo.



Carga fiscal atinge nível mais elevado de sempre, Jornal Negócios de 17-05-2010
 

Portugal caminha a passos largos para atingir a maior carga fiscal de sempre. Se as previsões do Governo se concretizarem, a partir de 2011 os portugueses já terão de entregar à Direcção Geral dos Impostos e à Segurança Social cerca de 38,7% de toda a riqueza produzida internamente, um valor que nunca antes tinha sido alcançado.



Lei permitirá a magistrados trabalhar para lá dos 70 anos, Jornal Notícias de 17-05-2010
 

Urgência pedida para legislação que autoriza procuradores a trabalhar depois dos 70 anos. O Governo vai propor ao Parlamento uma lei que visa possibilitar a magistrados do Ministério Público (MP) a permanência em funções após a aposentação aos 70 anos. A medida abrange o actual vice procurador-geral, que atinge o limite de idade a 15 de Junho.



15 anos, O Jogo de 17-05-2010
 

O FC Porto venceu a 70ª edição da Taça de Portugal, igualou o Sporting com 15 vitórias na prova rainha do futebol português, garantiu a décima vitória consecutiva e conseguiu encerrar a temporada 2009/10 como a tinha começado: com um troféu nas mãos e uma festa azul e branca no relvado. Conseguiu-o batendo o Chaves por 2-1, num jogo que foi mais ou menos o reflexo fiel da época portista.



Barbot avalia expasão em África, OJE de 17-05-2010
 

UM ANO e meio depois de começar a produzir em Angola, a Barbot vai alargar as instalações no país com vista a duplicar a produção, enquanto estuda instalar fábricas em Marrocos e em Moçambique "Vamos alargar as instalações em Angola, o que vai permitir dobrar a produção, porque trabalhamos dois turnos, inclusive ao sábado de manhã, e está a ficar bastante apertado", disse o presidente da Barbot. Em entrevista à agência Lusa, Carlos Barbot afirmou que está a "estudar outros caminhos em África", nomeadamente em Marrocos, para onde já começou a exportar, e em Moçambique. O empresário adiantou que a estratégia do grupo português de tintas para "os países que estão longe, com transportes caros e com barreiras à importação, como Marrocos, é montar uma unidade de Produção"



Galp e Petrobras com novo acordo, OJE de 17-05-2010
 

GALP e Petrobras vão assinar, durante a Cimeira Luso-Brasileira, na próxima quarta-feira, em Lisboa, um acordo para pesquisa e exploração conjunta de petróleo em águas profundas no Brasil, revelou fonte diplomática. O acordo será um dos marcos da cimeira, que dará ênfase à cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. O encontro entre o Presidente Lula da Silva e o primeiro-ministro José Sócrates servirá também para incentivar negócios de empresários portugueses no Brasil no contexto do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016. De acordo com o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach, há igualmente novas oportunidades de negócios para empresários brasileiros, criadas pelo fluxo crescente de investimentos do Brasil em Portugal.



Governo ignorou os avisos do fisco sobre queda da cobrança em 2009, Público de 17-05-2010
 

Ao longo de 2009, os dirigentes da Direcção-Geral dos Impostos seguiram a cobrança fiscal. Ao arrepio do discurso oficial traçado desde Maio desse ano, que insistia estar a cobrança fiscal "em linha com o previsto", a DGCI foi mensalmente assinalando uma degradação assinalável e chegou a estimar, a poucos dias das eleições legislativas de Setembro, uma quebra de 12,2 por cento face a 2008, quando o Governo ainda afirmava esperar uma queda de 9,1 por cento. Só em Novembro, o Governo admitiu o falhanço da previsão. O défice orçamental de 2009 acabaria por saltar para 9,3 por cento. O Ministério das Finanças não quis comentar.



Maniche quer o Sporting, Record de 17-05-2010
 

O médio português Maniche vai deixar o Colónia, depois de clube e jogador terem rescindido o contrato que os ligava por mútuo acordo. O destino do internacional português, que tinha vínculo até junho de 2011 com os alemães, poderá ser o Sporting, segundo avança a imprensa alemã este domingo. No site da Bundesliga pode ler-se uma declaração do diretor geral do Colónia onde diz que "Maniche expressou o desejo de voltar para Portugal para junto da sua família e nós aceitámos o seu pedido". O Colónia agradece a Maniche "todo o trabalho desenvolvido no clube" e deseja "as melhores felicidades para o futuro" do jogador.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream