13 maio 2010

Manchetes do Dia - 13-05-2010

Quinta, 13 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

"Fazer anos de casado com o Papa em Fátima é muito especial", 24 Horas de 13-05-2010
 

De há 14 anos para cá, no dia 13 de Maio, D. Duarte de Bragança e D. Isabel de Herédia vão a Fátima agradecer "a felicidade" da sua "união a Nossa Senhora". Este ano não é, naturalmente, excepção e o pretendente ao trono português e a sua mulher são algumas das individualidades que hoje vão assinalar este dia de fé no santuário. Mas para o casal a data tem outro motivo de celebração, uma vez que D. Duarte e D. Isabel completam 15 anos de casados.



"Se o futebol fosse só paixão nunca deixaria o Benfica", A Bola de 13-05-2010
 

Central não recusa uma saída se for no interesse do clube, mas vê-se a jogar o resto da vida de águia ao peito.



Imposto extra sobre salários, Correio Manhã de 13-05-2010
 

Governo e PSD estão a negociar um pacote de medidas de austeridade em que se prevê criar um imposto extraordinário mensal sobre os rendimentos do trabalho, a somar aos descontos de IRS já pagos. O Executivo concentra os sacrifícios na classe média de forma a reduzir o défice para 7,3 por cento ainda este ano. Um objectivo que obriga à obtenção de uma verba de 1700 milhões de euros através de novas receitas e da redução da despesa.



Alerta de perigo à chegada a Fátima, Correio Manhã de 13-05-2010
 

A parte final do voo papal para Fátima foi atribulada devido à localização de uma suposta aeronave não identificada a três milhas do helicóptero que transportava Bento XVI, e em rota de cruzamento, quando faltavam oito minutos para a aterragem no parque de estacionamento do estádio municipal. Assim que a suposto avião foi detectado pelo radar, o Comando Operacional da Força Aérea Portuguesa (FAP) accionou a parelha de F16 que sobrevoava a zona, para fazer a intercepção. Nesse momento, os dois caças supersónicos estavam a oito milhas, mas bastariam poucos minutos para fazerem a operação e, se necessário, a escolta para forçar a aterragem.



Portugueses vão pagar novo imposto sobre salários todos os meses, Diário Económico de 13-05-2010
 

O Governo e o PSD chegam ao dia de hoje com as negociações para reforçar o plano de austeridade quase concluídas. Para baixar o défice para 7% do PIB já este ano - uma meta 0,3 pontos mais baixa do que avançada no domingo - o Executivo quer aplicar um imposto extraordinário sobre os salários, a pagar todos os meses, e aumentar o IVA em um ponto em cada taxa.



Sobem todos os impostos, Diário Notícias de 13-05-2010
 

Passos Coelho e Sócrates estavam, ontem à noite, prestes a fechar acordo sobre o mais draconiano plano de controlo das contas públicas desde que o FMI entrou em Portugal, em 1983. Objectivo: reduzir o défice para 7% - menos 0,3 pontos percentuais do que os 7,3% Sócrates garantiu a Bruxelas. Para isso, todos os impostos vão subir pelo menos até ao fim do ano (sendo que um novo braço-de-ferro fica marcado para Outubro, quando se discutirá o Orçamento de 2011).



Bento XVI reza pela Igreja à luz de 500 mil velas, Diário Notícias de 13-05-2010
 

A conversa ainda nem leva dois minutos, mas Maria da Conceição Narciso já se sente à vontade para mostrar até onde vai a sua devoção mariana. Da mala, tira três pequenas fotocópias com a mensagem de Medjugorje, um santuário na Bósnia, onde milhares de crentes acreditam que Nossa Senhora continua a aparecer. "Leia e dê aos amigos", diz, confiante nas aparições que nunca teve a sorte de presenciar. A fama desse lugar não se equipara à de Fátima, que está habituada a banhos de multidão. Por isso, Maria da Conceição chegou ontem cedo, logo ao início da tarde, para ocupar um dos lugares da frente. Os mais desejados, atrás da grade que separa o público do altar e onde a imagem da Virgem passa a rasar. Como ela, outros 18 fizeram o mesmo.



Igreja, I de 13-05-2010
 

Foi uma das primeiras coisas que Bento XVI disse à chegada a Portugal: "Venho como peregrino de Fátima." A intenção concretizou-se ontem eram 17h30. Bento XVI saiu do papamóvel e ajoelhou-se perante a imagem de Nossa Senhora. Como os peregrinos que ontem chegavam a pé ao santuário, o Papa culminou uma caminhada que assinala os dez anos da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta e cinco anos de pontificado. Não parece ser coincidência: ainda durante o voo para Lisboa, Bento XVI disse que a igreja tem de reaprender virtudes como penitência e oração pedidas em Fátima aos pastorinhos há 93 anos.



Governo e PSD avançam com pacote fiscal contra a crise, I de 13-05-2010
 

A boa notícia é que o subsídio de Natal não vai ser cortado, nem sofrerá um imposto especial - possibilidade que tem vindo a ser noticiada. A má notícia, a primeira delas, aliás, é que o governo vai criar um imposto extraordinário de 1,5% sobre os salários dos trabalhadores por conta de outrem com rendimentos brutos mensais superiores a cinco salários mínimos (2.375 euros brutos mensais), soube o i.



Choque fiscal, Jornal Negócios de 13-05-2010
 

O Governo entregou ontem ao PSD um conjunto de medidas de austeridade que consagram uma subida generalizada de impostos e medidas menos concretas de redução da despesa. O PSD já fez saber, citado pelas televisões, que não concorda com o aumento da taxa reduzida do IVA. Todos os portugueses vão pagar mais IVA e os que recebam mais que o salário mínimo vão entregar ao Estado um imposto extraordinário. Os políticos, reguladores e gestores de empresas públicas e municipais sofrem um corte de 5% no salário.



Impostos aumentam, Jornal Notícias de 13-05-2010
 

Ao princípio da manhã de hoje, o primeiro-tninistro e o líder do PSD concluem, em S.Bento, os termos do acordo sobre as novas medidas de resposta à crise financeira. Aumento de impostos será compensado com redução de 5% nos vencimentos de polítícos. A notícia caiu nas redacções ao princípio da noite de ontem. Antes de começar a reunião do Conselho de Ministros, José Sócrates recebe Pedro Passos Coelho para que o acordo fique selado.



Papa em Fátima como "um filho que visita a sua mãe", Jornal Notícias de 13-05-2010
 

De novo, à noite, as palavras de João Paulo II voltaram à boca de Bento XVI. "Não tenhais medo", disse o Papa, em claro apelo a uma mais intensa assunção da religiosidade pelos crentes católicos, para que a chama da fé não se apague. Na cerimónia de bênção das velas, as alusões do Papa às chamas foram da sarça ardente que não se consumia, manifestação de Deus a Moisés, conforme descrita no Êxodo, aos perigos corridos pela religião, apoiando-se no símbolo empunhado pelos peregrinos.



Cimeira pelo futuro, O Jogo de 13-05-2010
 

Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus estiveram ontem durante várias horas reunidos na SAD para acertar detalhes do novo contrato do treinador do Benfica, que poderá incluir uma cláusula de rescisão - o actual, recorde-se, não contempla esta solução. Como O JOGO avançou em tempo oportuno, apenas depois de concluído o campeonato e conquistado o título os homens fortes do futebol benfiquista iriam estudar - com todos os dados em cima da mesa, porque negociar com um título na mão é bem diferente que negociar com o título em perspectiva... - os moldes do novo acordo que Jesus irá assinar. Isto é, está definido (já nem discutem este aspecto) que a cláusula de opção até 2012 será accionada. O que está ainda em cima da mesa são precisamente os detalhes do novo vínculo.



Zon prevê manter margens, OJE de 13-05-2010
 

A Zon Multimedia prevê manter, nos próximos trimestres, margens EBITDA elevadas, da ordem dos 34% no primeiro trimestre de 2010, com uma gestão eficiente do investimento, disse o Chief Financial Officer (CFO) em entrevista à agência Reuters. José Pedro Pereira da Costa já tinha afirmado ter boas indicações da evolução das receitas nos primeiros meses de 2010, mas alguns analistas receavam que não conseguisse manter margens operacionais fortes. "É possível claramente mantê-las a estes níveis durante os próximos trimestres, já que a Zon vem fazendo uma gestão cada vez mais eficiente dos seus investimentos, nomeadamente na área comercial", disse o CFO à Reuters.



Cameron lidera governo de coligação, OJE de 13-05-2010
 

Pela primeira vez em 65 anos, uma coligação vai governar o Reino Unido, com o conservador David Cameron como primeiro-ministro e o liberal-democrata Nick Clegg como vice-PM. Clegg prometeu "um governo que vai durar".



"Portugal não vai recorrer às ajudas da UE e FMI", OJE de 13-05-2010
 

O Secretário de Estado do Tesouro considerou ontem que Portugal não terá necessidade de recorrer à iniciativa de ajuda UE-FMI, como aconteceu com a Grécia, considerando que "tal hipótese constitui um simples exercício teórico, fora dos planos de trabalho de quem no país gere a dívida pública nacional". Em declarações à Reuters, Carlos Pina justificou as suas afirmações com os dados divulgados ontem pelo Eurostat relativos ao crescimento do PIB português no primeiro trimestre deste ano, período em que se registou uma progressão de 1% face ao trimestre anterior.



Portugueses vão perder até 1,5% do salário para reduzir défice, Público de 13-05-2010
 

Salário mais curto no fim do mês e preços mais altos nas lojas. É isto que está reservado aos portugueses na segunda metade deste ano, para que o Governo consiga reduzir o défice público dos 8,3 por cento esperados para sete por cento já em 2010. As novas medidas de austeridade foram ontem acordadas entre o Executivo e o PSD e incluem o agravamento extraordinário da taxa de IRS – nos rendimentos até 2.375 euros a taxa será de 1 por cento e acima deste valor o corte será de 1,5 por cento. As empresas pagarão uma taxa de 2,5 por cento sobre os lucros. Todos os escalões do IVA sobem 1 ponto percentual.



Bento XVI junta multidão em Fátima, Público de 13-05-2010
 

Depois da suas declarações esclarecedoras sobre a pedofilia, Bento XVI pode falar hoje ou amanhã dos temas do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O Papa pode utilizar já esta manhã a homilia da missa de Fátima, mas o mais provável é que fale do tema à tarde, quando se encontrar com dirigentes de instituições sociais. Os direitos humanos – e o "direito à vida" – serão outro dos assuntos a tratar por Bento XVI nesta sua visita a Portugal.



«Quero jogar a Champions», Record de 13-05-2010
 

Antes de viajar para o seu país, o paraguaio do Benfica revelou o que lhe vai na alma após uma época que não esquecerá. Quer desfrutar da vitória na Liga e da coroação como melhor marcador do campeonato.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream