12 maio 2010

Manchetes do Dia - 12-05-2010

Quarta, 12 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Como a família Cavaco recebeu o Papa, 24 Horas de 12-05-2010
 

Palavras curtas, tempo reduzido, mas muitos e largos sorrisos. Foi assim que os dois filhos, mais os respectivos companheiros, e os cinco netos do presidente da República receberam o Papa Bento XVI, no Palácio de Belém, antes de Cavaco Silva se reunir em privado com o Santo Padre. Bento XVI teve ainda a oportunidade de abençoar as cinco crianças, colocando a sua mão na cabeça dos netos de Cavaco Silva.



"Espero continuar ao lado de David Luiz" , A Bola de 12-05-2010
 

Defesa-central, convocado pelo Brasil para o Mundial da África do Sul, não quer perder companheiro de equipa. O defesa-central brasileiro do Benfica, Luisão, já está no Brasil para gozar uns dias de férias, antes de juntar-se aos eleitos de Carlos Dunga e começar a preparar o Campeonato do Mundo da África do Sul.



Multidão do Terreiro do Papa, Correio Manhã de 12-05-2010
 

Aos olhos do Papa Bento XVI, o Terreiro do Paço do fim da tarde de ontem valeu bem a Praça de São Pedro dos grandes domingos de festa no Vaticano. A mesma multidão, o mesmo foco e muito mais bela paisagem: O altar erguia-se junto do espelho de água do Tejo e, à distância, o Cristo-Rei, de braços abertos, como que agradecia a celebração. Tudo iluminado por um sol ainda forte a descer sobre o Bairro Alto.



IVA pode subir 2%, Correio Manhã de 12-05-2010
 

O esforço adicional para reduzir o défice orçamental de 8,3 por cento para 7,3 por cento em 2010, por causa da pressão dos mercados financeiros sobre a dívida pública, podem passar pela subida do IVA de cinco para sete por cento nos bens essenciais, como os produtos alimentares. O aumento da taxa máxima de IVA de 20 para 22 por cento está também a ser equacionado. Com estas duas medidas, caso sejam aplicadas no segundo semestre do ano, o Governo poderá arrecadar este ano uma receita fiscal acrescida de cerca de 900 milhões de euros, dos quais quase 400 milhões dizem respeito ao agravamento do IVA reduzido.



Telefónica quer negociar compra da Vivo com accionistas do grupo PT , Diário Económico de 12-05-2010
 

A Telefónica não desiste da compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo, apesar da rejeição da sua oferta de 5,7 mil milhões de euros pelo conselho de administração. Os espanhóis vão, por isso, negociar directamente com os accionistas da operadora liderada por Zeinal Bava, disse ao Diário Económico fonte oficial da Telefónica.



PSD aceita aumento de imposto para baixar o défice, Diário Económico de 12-05-2010
 

Pedro Passos Coelho foi sensível à pressão dos líderes europeus para que Portugal aplique um plano mais radical de acerto das suas contas públicas e à situação de pré-ruptura de liquidez do sistema financeiro nacional. Os dois argumentos levaram-no a aceitar um aumento "extraordinário e transitório" de impostos desde que o Governo cumpra um rigoroso e austero plano de corte da despesa e de controlo dos gastos públicos.



Papa associa pedofilia ao 3º segredo de Fátima, Diário Notícias de 12-05-2010
 

Ainda Bento XVI estava a bordo do avião que o transportava para Portugal e já as sua palavras marcavam a sua visita. O mote foi dado pelo padre Lombardi que, com base nas questões enviadas pelos jornalistas, perguntou se o sofrimento com os casos de pedofilia podia estar ligado aos segredos de Fátima. E o Papa respondeu: "Os ataques ao Papa e à Igreja não vêm só de fora, os sofrimentos da Igreja vêm do seu próprio interior, do pecado que existe na Igreja", associando assim, pela primeira vez, este escândalo à terceira parte do Segredo de Fátima.



Passos exige corte nos salários dos políticos e gestores públicos, Diário Notícias de 12-05-2010
 

Pedro Passos Coelho pediu ontem ao PSD um mandato para negociar com José Sócrates as medidas de austeridade que Portugal levará a Bruxelas. Cortes de pelo menos 2,9% nos salários de políticos e gestores públicos, limites ao endividamento das empresas públicas, auditorias mensais ao Orçamento por uma entidade independente e um forte corte nas despesas de funcionamento do Estado são as condições para aceitar uma subida de impostos. Mesmo esta terá de ser transitória. A cimeira entre Sócrates e Passos voltou a ser adiada. Deve acontecer até amanhã.



"A maior perseguição à Igreja nasce do pecado dentro da Igreja", I de 12-05-2010
 

A primeira visita de Bento XVI já estava marcada ainda o voo papal não tinha aterrado em Lisboa. Em resposta à última de três perguntas a que os jornalistas tiveram direito a bordo do avião da Alitalia, Bento XVI não quis deixar que restassem dúvidas sobre o seu pontificado de limpeza: "O pecado existe na igreja. Sempre soubemos disto, mas hoje vemo-lo de uma forma verdadeiramente aterradora", disse o chefe máximo da igreja católica. "A maior perseguição da igreja não vem de inimigos no exterior, mas nasce no pecado dentro da igreja."



Economia abre o ano a crescer e fecha em risco de recessão, Jornal Negócios de 12-05-2010
 

A economia portuguesa cresceu mais de 1% no primeiro trimestre deste ano face a 2009 e escapou do que é considerada uma recessão, ao produzir também mais do que nos últimos três meses do ano passado, apurou o Negócios. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai hoje divulgar a primeira estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. Segundo valores indicativos apurados pelo Negócios, o PIB cresceu em torno dos 0,4% no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2009. Um valor que interrompe a queda que se tinha verificado no quarto trimestre.



"Não subestimem a PT", Jornal Negócios de 12-05-2010
 

A guerra entra a Telefónica e a Portugal Telecom estalou. A oferta apresentada na segunda-feira à noite pelos espanhóis para comprar o controlo da Vivo, no Brasil, foi rejeitada em Lisboa, mas o confronto passou de latente a assumido. No "núcleo duro" da PT, representado na administração, a investida foi recebida como uma declaração de guerra. Era uma questão de tempo. "Mais do que um negócio, é a viabilidade da PT que está em causa", disse ao Negócios o CEO da operadora portuguesa, Zeinal Bava.



"Nenhuma força adversa irá destruir a Igreja" , Jornal Notícias de 12-05-2010
 

O Papa Bento XVI reconheceu, ontem, na missa celebrada em Lisboa, que não faltam "filhos insumissos e rebeldes" dentro da "multidão incontável" que é a Igreja, mas garantiu que "nenhuma força adversa poderá jamais destruir a Igreja.



Guarím Renova, O Jogo de 12-05-2010
 

Freddy Guarín vai renovar e prolongar o seu contrato com o FC Porto. As boas exibições do médio colombiano na ponta final da temporada não passaram despercebidas a ninguém e também não podiam passar sem resposta dos dirigentes portistas que já convocaram o argentino Marcelo Ferreyra, empresário do jogador, para uma reunião a realizar amanhã e na qual deverão ficar definidos os termos da renovação.



PT rejeita vender Vivo à Telefónica, OJE de 12-05-2010
 

A Portugal Telecom (PT) rejeitou ontem a oferta de 5,7 mil milhões de euros da Telefónica para a compra de 50% na maior operadora móvel brasileira, a Vivo, cujo capital é dividido a meias entre as duas companhias. A proposta foi feita sobre a Brasilcel que representa a joint-venture entre a PT e a Telefónica no Brasil e que controla 60% da Vivo. O presidente da PT, Zeinal Bava, salientou que a Vivo é "um pilar fundamental de crescimento", um "activo estratégico" e que uma eventual venda dos 50% da operadora e saída do mercado brasileiro "seria amputar" o futuro da PT. À Bloomberg, fonte oficial da Teléfonica afirmou estar "desapontada" com a recusa da administração da PT.



Papa mobilizou atenções em Lisboa, OJE de 12-05-2010
 

O Papa Bento XVI iniciou ontem a sua visita de quatro dias a Portugal com um dia em Lisboa, que culminou com um banho de multidão no Terreiro do Paço, Na missa, apelou aos católicos para serem uma "presença irradiante da perspectiva evangélica"



40 mil milhões de investimento no Brasil, OJE de 12-05-2010
 

O Campeonato Mundial de Futebol de 2014 (Copa 2014), a Copa das Confederações e as Olimpíadas poderão envolver o equivalente a 40 mil milhões de euros de investimentos públicos, disse Hermano Carvalho, director do Ministério do Turismo, em conferência de imprensa do Nordest Invest. O investimento público passa por apoios na construção de estádios, já que o Campeonato Mundial de Futebol realizar-se-á em 12 cidades. Acresce todo o sistema de infra-estruturas rodoviárias, novos aeroportos e formação de quadros técnicos para o evento. O gestor disse ainda que os apoios não estão integralmente definidos.Hermano Carvalho disse que o governo federal está a investir massivamente no turismo, que representa 2,5% do PIB brasileiro.



Papa pede aos católicos mais empenho na política e na economia, Público de 12-05-2010
 

O Papa Bento XVI quer cristãos mais empenhados "no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política" e menos preocupados com as "estruturas e programas eclesiais", onde se terá por vezes colocado uma "confiança excessiva". E pediu aos crentes que aprendam a reconhecer Cristo nos mais pobres. Na missa que celebrou ontem, ao final da tarde, na Praça do Comércio, em Lisboa, Bento XVI tinha por cenário, por trás de si, o rio Tejo, onde dezenas de barcos completavam a festa. À sua frente, uma multidão calculada em 80 a 100 mil pessoas, segundo números da polícia citados pela Lusa. Uma multidão claramente entusiasmada com a presença do Papa, e que enchia os espaços adjacentes preparados pela organização – ruas Augusta, do Ouro e da Prata, Praça do Município, início da Avenida Infante D. Henrique.



PSD impõe condições ao Governo para apoiar aumento de impostos, Público de 12-05-2010
 

A liderança de Passos Coelho admite apoiar eventuais aumentos de impostos propostos pelo Governo para combater o défi ce público, mas exige a adopção de uma série de medidas que levem o executivo a desenvolver um "efectivo esforço de redução da despesa" do Estado. Além desta condição, Passos Coelho, que ontem obteve do Conselho Nacional do PSD um mandato para negociar com o executivo de José Sócrates, defende que qualquer "aumento da receita que o Governo venha a propor" deve ter um "carácter extraordinário e transitório" e exige "limites apertados" ao endividamento das empresas públicas. Além destas propostas, o PSD quer que o "primeiro sinal de sacrifício" seja dado pelos políticos, propondo um corte nos salários destes e também nos dos gestores em 2010 correspondente a, pelo menos, 2,9 por cento.



Mantorras acabou, Record de 12-05-2010
 

O ciclo de Pedro Mantorras no Benfica está a chegar ao fim. O avançado angolano está vinculado às águias por mais um ano, mas não integrará o plantel às ordens de Jorge Jesus na próxima temporada. O futebolista, de 28 anos, não apareceu nos festejos do título e está incontactável, mesmo para os que lhe são mais próximos. O jogador não está nos planos quer de Jesus quer dos encarnados, que planeiam uma festa de homenagem ao internacional angolano.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream