06 maio 2010

Manchetes do Dia - 06-05-2010

Quinta, 6 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Jornalista da RTP acusada de traição por colega da TVI, 24 Horas de 06-05-2010
 

Alexandra Borges, jornalista da TVI, não perdoa Dina Aguiar, da RTP, pelo facto de ter revelado a Armando Vara o que ouviu durante um jantar em sua casa. Dina deu um "lamiré" a Vara para proteger Sócrates de "ataques da TVI" no processo Cova da Beira, mas teve azar: Foi apanhada numa escuta do caso "Face Oculta".



«Sporting agrada-me muito», A Bola de 06-05-2010
 

Muitos nomes têm surgido no caminho do Sporting mas prioridade para reforçar o meio campo leonino é Diego Souza, jogador do Palmeiras que já na janela de transferências de Inverno fora sondado pelo clube de Alvalade. A passar por um momento complicado no emblema de São Paulo, e numa altura em que tem mantido silêncio, confessou A BOLA que a possibilidade leonina seria muito bem vinda. "O sporting agrada-me muito" disse Diego Souza, quando confrontado com o interesse leonino. "Estou disponível mas, para já, de nada sei. Estou concentrado no Palmeiras e vamos ver o que acontece" acrescentou o brasileiro.



Traficantes ricos com rendimento mínimo, Correio Manhã de 06-05-2010
 

Uma rede de traficantes de armas de grandes proporções, que se dedicava a colocar dezenas de pistolas, revólveres, caçadeiras e até metralhadoras no mercado negro do Norte e Centro do País, foi desmantelada pela Polícia Judiciária do Porto. Acabaram detidas 23 pessoas, entre elas uma mulher, e foram feitas mais de 50 buscas. Um dos detidos, por exemplo, tem uma vivenda avaliada em mais de meio milhão de euros em Vila Nova de Gaia e um Mercedes que custa cerca de cem mil euros. Apesar de terem vida de luxo a maioria do grupo recebe o rendimento mínimo.



Cinco casas abatem em bairro de Lisboa, Correio Manhã de 06-05-2010
 

As casas resvalaram encosta abaixo e com elas todo o recheio. Um monte de entulho ocupou os bombeiros durante horas em busca de vítimas. Vizinhos de um prédio contíguo foram retirados. De resto, está é uma situação confirmada ao CM pelo presidente da Junta dos Anjos. 'Admito que há mais de dois anos que recebemos a mesma queixa, mas não podemos fazer muita coisa porque não é da nossa competência e, da parte da Câmara, também nunca tivemos qualquer feedback', garantiu João Grave. Já o vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa disse que 'é muito cedo para encontrar causas'.



Bruxelas espera mais medidas de contenção em 2011 , Diário Económico de 06-05-2010
 

A Comissão Europeia considera o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português claramente insuficiente para atingir os objectivos orçamentais, sobretudo a partir de 2011. Bruxelas quer que o Governo apresente novas medidas para conter o peso de subsídios, a factura salarial, mas sobretudo reduzir as despesas sociais, apurou o Diário Económico. Uma urgência reiterada ontem pela Moody's, que colocou o 'rating' de Portugal em revisão para uma possível descida, mas também pela quebra da bolsa e pela subida em flecha do risco da dívida



Ameaças da Moody's deixam Portugal em risco, Diário Notícias de 06-05-2010
 

Portugal está definitivamente sob o fogo cerrado das agências de rating ... e dos ataques dos especuladores. Depois de, há apenas uma semana, a Standard & Poor's (S&P) ter baixado a notação da dívida pública portuguesa, ontem foi a Moody's que anunciou que colocou a dívida da República Portuguesa sob alerta. E também a dívida dos bancos e das empresas públicas. A agência norte-americana adiantou que poderá cortar o rating nacional em dois níveis, já nos próximos três meses.



Greve geral termina com três mortos na Grécia, Diário Notícias de 06-05-2010
 

Os mercados estiveram ontem em grande agitação, com as bolsas em queda e o euro a desvalorizar, mas na Grécia houve greve geral e manifestações de protesto que degeneraram em violência. Num ataque com cocktails molotov contra um banco, ontem ao início da tarde em Atenas, morreram asfixiadas três pessoas, duas mulheres e um homem, todos funcionários da agência. Houve pelo menos cinco feridos.



Ministro faz jantar secreto sobre grandes investimentos , I de 06-05-2010
 

"O futuro começa hoje" afirmou ao i um dos convidados que ontem foram discutir com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o estado das finanças portuguesas e a situação económica internacional. Mais do que um jantar, a reunião no hotel Radisson, em Lisboa, foi um encontro de trabalho, relativamente informal, promovido por António Mendonça, que teve como tema a actualidade e os investimentos públicos. Em comum, os presentes tem a convicção de que as grandes obras são uma necessidade e, entre os convidados, estiveram José Brandão de Brito (economista do ISEG), João Ferreira do Amaral (professor catedrático do ISEG), João Confraria (professor Universidade Católica Portuguesa), Luís Nazaré (professor do ISEG) e Rosalina Machado (empresária).



"Noutras religiões em que não há celibato há mais pedófilos", I de 06-05-2010
 

Está em Roma desde os 17 anos e é o único português a ter chegado aos cargos mais importantes da hierarquia da Igreja, logo abaixo do Papa. Foi prefeito (responsável) de uma Congregação no Vaticano. Em 2008 reformou-se, mas no ano seguinte Bento XVI nomeou-o um dos seis cardeais-bispo da Santa Sé. José Saraiva Martins continua a ser o único português, além do cardeal de Lisboa, com direito a eleger um novo Papa. A menos de uma semana de viajar com Bento XVI para Portugal, o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos não fugiu a nenhuma pergunta do i. Nem às mais polémicas.



Crédito já está mais caro e vai ser mais difícil, Jornal Negócios de 06-05-2010
 

A dívida vai ser um fardo para o crescimento, avisa a Comissão Europeia. A banca já está a restringir o crédito, a todos menos ao Estado. O endividamento é mais um travão ao crescimento da economia, alertou ontem a Comissão Europeia nas previsões da Primavera. Os números da banca relativos ao primeiro trimestre já revelam um abrandamento na concessão de crédito, que cresce pouco para todos menos para o Estado. O financiamento à administração pública mais do que duplicou durante o último ano. Na Zona Euro, os mercados bolsista e de dívida ainda não acalmaram.



Ruas de Atenas foram ontem invadidas por manifestantes, Jornal Negócios de 06-05-2010
 

Pelo menos três pessoas morreram em Atenas, enquanto os manifestantes da greve geral incendiavam um banco, durante o protesto contra as medidas de austeridade gregas. O serviço de bombeiros disse que foram encontrados três corpos dentro do banco Marfin em Atenas. Outros dois bancos também se encontram em chamas, confirma a BBC. Os manifestantes estão revoltados com os cortes na despesa e com os aumentos de impostos previstos. O parlamento deverá votar estas medidas até ao final desta semana.



Salário acima de 575 euros já dá redução de subsídio, Jornal Notícias de 06-05-2010
 

O valor médio do subsídio de desemprego passou de 532 euros, no ano passado, para 525 em Fevereiro. Ou seja, dizem os sindicatos, o subsídio já está a descer, mesmo sem a mudança na lei, que irá penalizar quem ganha acima de 575 euros limpos. O facto de o montante pago a título de subsídio de desemprego estar a descer, porque é cada vez mais baixo o salário de quem vai perdendo o trabalho, foi invocado ontem pela CGTP como razão para travar mudanças que o Governo quer fazer às regras de atribuição da prestação.



Tragédia grega, Jornal Notícias de 06-05-2010
 

Três pessoas morreram ontem quando manifestantes contra as medidas restritivas anunciadas pelo Governo incendiaram um banco. Os protestos violentos levaram o presidente grego, Carolos Papoulias, a reconhecer que o "país está à beira do abismo". Para a Grécia, foi uma quarta-feira negra que poderá não ficar por aqui, face ao nível de tensão que se vive no país depois de confirmado o plano de resgate da economia grega. Para hoje está marcada mais uma manifestação. Os sindicatos dos bancários gregos vão sair às ruas em protesto pela morte de três colegas.



As prioridades de Paulo Sérgio, O Jogo de 06-05-2010
 

A planificação da época 2010/11 já está, de facto em curso. Paulo Sérgio já tem o pensamento em Alvalade e já identificou as lacunas que importar colmatar no próximo defeso: a contratação de um lateral-esquerdo é tida como prioritária, mas reforçar as posições de guarda-redes, defesa central, avançado e ala-direito também consta da lista do novo técnico dos leões.



Picasso bate recorde com 81,9 milhões de euros, OJE de 06-05-2010
 

O quadro de Pablo Picasso (1881-1973) representando a sua amante, Marie-Thérèse Walter, intitulado "Nú, folhas verdes e busto", tornou-se anteontem, em Nova Iorque, na obra leiloada mais cara de sempre, sendo comprada por um anónimo por 81,9 milhões de euros.



Moody's ameaça cortar rating de Portugal, OJE de 06-05-2010
 

A agêcia de notação financeira Moody's disse ontem que poderá baixar "um ou dois níveis" o rating da dívida portuguesa nos próximos três meses devido à deterioração das finanças públicas e às fracas perspectivas de crescimento da economia no longo prazo.



Receitas da EDPR crescem 26%, OJE de 06-05-2010
 

As receitas da EDP Renováveis (EDPR) cresceram 26% no primeiro trimestre de 2010, em termos homólogos, atingindo os 218,9 milhões de euros. O cash-flow operacional subiu 20% para os 184,5 milhões de euros, impulsionado pela "performance" da margem bruta e da subida de 33% dos custos operacionais.



Manifestantes desafiam a polícia frente ao Parlamento, em Atenas, Público de 06-05-2010
 

Três pessoas foram encontradas mortas num edifício no centro de Atenas, incendiado por alguns dos participantes na manifestação de ontem na sequência de confrontos com a polícia. O edifício é ocupado por uma sucursal do banco Marfin, e as três vítimas terão morrido por asfixia. O país registou ontem a terceira greve geral desde que o Governo do PASOK tomou posse, no fi nal do ano passado. Desta vez houve um aumento do número de manifestantes em Atenas, tendo o seu número sido estimado entre 40 mil e 50 mil pessoas.



Juros da dívida pública portuguesa atingem o valor mais alto desde a adesão ao euro, Público de 06-05-2010
 

Mais um dia de forte turbulência nos mercados financeiros, com forte pressão vendedora nas bolsas e ausência de compradores nos mercados da dívida pública, especialmente para as obrigações portuguesas, mas também para os restantes países do Sul da Europa. A assustar os investidores continua a estar o risco de contágio da crise grega a Portugal e Espanha, clima que foi agravado pelo comunicado da Moody's, a anunciar a colocação da dívida portuguesa sob alerta.



Benfica quer mais, Record de 06-05-2010
 

Mais euro menos euro, Di María será do Real Madrid. Quando a procura é muita, quem fica a ganhar é o clube que tem o ativo para vender. É o que se passa com o Benfica em relação ao leilão em que ameaça transformar-se a cobiça pelo "20". O emblema da Luz está a tentar que o Real Madrid atinja a fasquia prevista na cláusula de rescisão de Angelito - 40 milhões de euros -, recusando-se a abdicar da jovem pérola, de 22 anos, por uma verba inferior a 35 milhões.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream