05 maio 2010

Manchetes do Dia - 05-05-2010

Quarta, 5 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

AVC atira Toy para o hospital, 24 Horas de 05-05-2010
 

Stresse, excesso de trabalho, noites mal dormidas e a história do filho ilegítimo que afinal dois testes de DNA desmentiram como sendo seu terão contribuído para atirar o cantor três dias para a cama do hospital. Ontem teve alta e garante que vai descansar e fazer dieta. O cantor Toy, de 46 anos, sofreu domingo à tarde um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando almoçava com a mulher, Daniela Correia, no restaurante "O Pescador", em Setúbal. O músico e compositor teve alta médica ontem ao final da tarde depois de ter estado três dias internado em observação nos Cuidados Intensivos de AVC do Hospital de São Bernardo, na sua cidade natal.



«Queremos chegar às meias-finais», A Bola de 05-05-2010
 

Carlos Queiroz, 57 anos, anuncia, dentro de cinco dias, os convocados para o Mundial. Sonha há 30 anos com a presença no Campeonato do Mundo e admite que a ambição é chegar às meias-finais, colocar Portugal entre os dinossauros. Sobre as dificuldades é claro: «É quando me sinto mais apertado que dou o meu melhor.»



Gestores da saúde esbanjam 3,1 milhões, Correio Manhã de 05-05-2010
 

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) está a passar a pente-fino os rendimentos de 333 gestores e dirigentes de topo dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), institutos e organismos públicos do sector. Estão a ser escrutinadas as remunerações, despesas de representação bem como as regalias, que incluem frotas de automóveis, combustível e comunicações de telemóvel.



Ajuda à Grécia não trava nova derrocada nas bolsas, Diário Económico de 05-05-2010
 

"Você é o elo mais fraco". É o jogo predilecto dos mercados financeiros durante a crise grega. As bolsas e a dívida de Portugal e dos outros países periféricos voltaram a ser severamente castigadas ontem, apesar do novo plano grego aprovado no fim-de-semana. A bolsa nacional já perdeu mais de seis mil milhões de euros de capitalização bolsista desde que a União Europeia divulgou uma primeira versão de um pacote de ajuda a Atenas, a 11 de Abril. Os prejuízos são três vezes superiores aos dois mil milhões que Portugal se comprometeu a emprestar à Grécia.



TGV avança mesmo com Cavaco contra, Diário Notícias de 05-05-2010
 

Nem as ameaças sérias da direita nem as audiências incómodas de Cavaco Silva são suficientes para pôr um travão no TGV. Fonte do Governo de José Sócrates assegurou ao DN que o comboio de alta velocidade é um projecto "irreversível" e os socialistas não viram a cara a luta. De São Bento para Belém, da esquerda para a direita, segue uma resposta ensaiada: quem governa é o Governo.



"Saúdo o PS, o meu partido", Diário Notícias de 05-05-2010
 

Manuel Alegre apresentou a sua candidatura sem uma única crítica à governação de José Sócrates. Sem uma palavra crítica para a governação de José Sócrates - o PEC, os cortes no subsídio de desemprego , as convergências "bloco central" com o PSD - Manuel Alegre lançou-se ontem, definitivamente, na corrida presidencial. À cerimónia associou-se, como já se esperava, Carlos César, líder do PS/Açores, que há muito apoia Alegre. E também o mais "socrático" dos socialistas do arquipélago, Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar do PS.



Ingleses venderam esquema de fraude fiscal em Portugal, I de 05-05-2010
 

A Calbourn, que chegou a ter escritório em Lisboa, inventou um esquema complexo (chamava-lhe mesmo "the scheme") que passava obrigatoriamente por sociedades com sede no Reino Unido e administrações no Panamá. Através de facturações sucessivas a sociedades criadas ou especialmente usadas para o efeito, gerava-se uma margem sobre as prestações de serviços ou de trading (compras) que era devolvida à empresa portuguesa compradora com as comissões já retiradas na origem e livre de impostos.



Os melhores países para ter filhos, I de 05-05-2010
 

Para quem está convencido de que os portugueses estão sempre entre os últimos, o relatório anual da Organização Save The Children trouxe ontem boas notícias. Portugal está entre os 20 melhores países para as mulheres serem mães. O ranking intitulado "Estado das mães do mundo 2010" avaliou 160 países e colocou o nosso à frente do Canadá, dos Estados Unidos, da Áustria, do Luxemburgo ou do Japão. Os resultados têm como base a melhor combinação entre dez critérios que vão desde a esperança de vida das mães e dos bebés, partos medicamente assistidos, escolaridade feminina, incentivos à natalidade ou taxa de mortalidade infantil.



Desconfiança volta a afundar os mercados, Jornal Negócios de 05-05-2010
 

O nervosismo regressou ontem aos mercados financeiros, com os países periféricos do euro a estarem no centro das atenções. A bolsa portuguesa caiu 4,21% na terceira pior sessão do ano, ao mesmo tempo que os juros da dívida pública dispararam. Há já quem admita o cenário de um resgate financeiro a Portugal. As palavras do líder da banca parlamentar da CDU, o partido do Governo alemão, serviram de detonador. Volker Kauder admitiu a possibilidade de uma "insolvência ordenada" de alguns Estados como uma alternativa ao resgate financeiro.



Dezenas de funcionários do "S. João" apanhados a burlar ADSE, Jornal Notícias de 05-05-2010
 

Cerca de 70 funcionários do Hospital de S. João, no Porto, estarão envolvidos num esquema de fraude à ADSE, com prejuízos para o hospital superiores a 100 mil euros. As irregularidades foram detectadas pela Administração, que apresentou queixa à PGR e abriu um inquérito.



Eferreá, Jornal Notícias de 05-05-2010
 

O Cortejo Académico juntou milhares de estudantes que desfilaram pelas ruas do Porto para comemorar o fim de mais um ano lectivo. Ao JN, revelaram os melhores momentos da Queima.



Real ataca Di María, O Jogo de 05-05-2010
 

Di María já terá começado a fazer as malas para viajar até à capital espanhola no próximo defeso. O Real Madrid pode ser o destino de Angelito na próxima temporada, a troco de 34 milhões de euros, tendo o Benfica garantido a contratação de Nicolás Gaitán do Boca Juniors precisamente para substituir o extremo. O diário argentino "Olé" avançou ontem com esta hipótese e O JOGO sabe que o negócio tem realmente pernas para andar.



Crise grega leva Bolsa a cair 4,21%, OJE de 05-05-2010
 

As bolsas de Valores ibéricas "mergulharam" em mais uma sessão de fortes perdas. O índice PSI20, que reflecte a valorização das principais empresas cotadas no mercado português, perdeu ontem 4,21%. As maiores quedas foram da banca que, desta forma, reagiu à forte turbulência em torno da crise grega.



Prejuízo da Impresa recua 85%, OJE de 05-05-2010
 

A IMPRESA registou um prejuízo de 896 mil euros no primeiro trimestre do ano, uma melhoria de 85% face às perdas de 6 milhões reportadas no mesmo período do ano anterior.



Henri Lartigue em Barcelona, OJE de 05-05-2010
 

Um retrato, datado de 1930, de Renée Perler, a musa do fotógrafo francês Henri Lartigue (1894-1986). Mais de 200 frotografias integram a primeira grande retrospectiva de Lartigue em Espanha, patente na CaixaForum de Barcelona.



Relatório da Comissão de Ética diz que estado da liberdade de imprensa é "preocupante", Público de 05-05-2010
 

Ao contrário do que se previa, a reunião destinada a debater o questionário ao primeiro-ministro, no âmbito da comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI, não gerou grandes tensões entre os parlamentares. No final, contabilizaram-se 74 perguntas, que serão enviadas hoje para o gabinete de José Sócrates – o chefe do Governo tem agora dez dias para responder, por escrito, às perguntas dos deputados.



Plano europeu para salvar a Grécia só acalmou mercados por um dia, Público de 05-05-2010
 

O maior plano de sempre de resgate a um país, com um valor de 110 mil milhões de euros, não está a ser capaz de tranquilizar os mercados nem de poupar a Grécia, Portugal e agora a Espanha à instabilidade. A Grécia corre o risco de não conseguir aplicar as medidas de austeridade que a União Europeia e o FMI lhe impõem; a UE pode ter de deixar falir alguns Estados. Estas foram dúvidas que estiveram na base de nova hecatombe nas bolsas, de uma forte desvalorização do euro, de nova escalada nos juros das obrigações dos países do Sul da Europa.



Alan na lista do novo leão, Record de 05-05-2010
 

O Record sabe que o Sp. Braga não está disposto a facilitar o negócio. Isto porque se trata de um jogador de extrema importância na equipa de Domingos Paciência e esta será, provavelmente, a última oportunidade do clube dos arcebispos poder realizar algum encaixe financeiro com a eventual transferência.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream