04 maio 2010

Manchetes do Dia - 04-05-2010

Terça, 4 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Ronaldo fez mais felizes seis meninos que lutam pela vida, 24 Horas de 04-05-2010
 

Pedro, Bruno, André, Rodrigo, Duarte e Ruben tinham um sonho: conhecer a estrela portuguesa do Real de Madrid. Chegaram nervosos e ansiosos à capital espanhola. No final o brilho nos seus olhares dizia tudo.



Gaítan cinco anos no Benfica, A Bola de 04-05-2010
 

Transfer~encia do médio argentino por 8,4 milhões de euros. É o terceiro reforço garantido para 2010/2011.



Boy de Sócrates com mail secreto para Lino, Correio Manhã de 04-05-2010
 

A relação de amizade entre Mário Lino e Rui Pedro Soares não se limita ao que o antigo ministro das Obras Públicas relatou na Comissão de Inquérito. Na altura, Lino disse que almoçou algumas vezes com Rui Pedro Soares, que por vezes "passava lá no ministério "para falar de "futebol e outras coisas" O CM sabe que Lino e Rui Pedro mantinham uma troca de mails, através de um endereço pessoal do ex- administrador da PT, em que os assuntos iam além de futebol e família.



Ourives agredido e roubado por gang violento, Correio Manhã de 04-05-2010
 

O plano foi executado ao pormenor e com o objectivo de atacar um ourives de 73 anos que se deslocava com a mulher desde os Carvalhos, em Gaia, para a feira semanal de Espinho. Mas a presença inesperada do filho do casal, de 30 anos, que seguia num outro carro atrás dos pais, alterou o rumo dos acontecimentos e pode ter salvo a vida aos septuagenários, apanhados numa emboscada às 08h30, em Grijó, Gaia. O grupo roubou o carro ao ourives, cheio de ouro, após ter agredido pai e filho à coronhada.



Cavaco apoia opositores das grandes obras públicas, Diário Económico de 04-05-2010
 

"Imagine que anda de mota, é casado e tem uma dívida de 100 ao banco. Para chegar ao Porto mais depressa e mais polido diz à sua mulher que vão endividar-se em 150 e comprar uma moto mais potente. O que lhe diz a sua mulher? Endoideceste!". A descrição de Medina Carreira, um dos nove ex-ministros das Finanças que promoveram um encontro com o Presidente, pretende dar "a noção ao país de que a situação económica e financeira é preocupante e que não há muito tempo a perder".



Merkel diz que Portugal deve tirar lições da Grécia, Diário Notícias de 04-05-2010
 

Angela Merkel desenhou ontem a linha de fronteira que pode separar Portugal da Grécia: pôr em marcha medidas de austeridade sem que os outros venham de fora dizer o que o país tem que fazer. "Estou muito satisfeita com o facto de Portugal estar a adoptar fortes medidas de contenção de despesa sem ser por imposição do Fundo Monetário Internacional ou de outra entidade externa", declarou ontem a chanceler alemã à estação de televisão ZDF.



Quatro bancos privados lucraram um milhão por dia, Diário Notícias de 04-05-2010
 

Os lucros dos quatro maiores bancos privados portugueses caíram 9,4% nos primeiros três meses de 2010. No conjunto, Santander Torta, BES, Millennium bcp e Banco BPI ganharam 361,9 milhões de euros até Março, ou seja, 991 mil euros por dia, abaixo dos 1,095 milhões de euros diários obtidos em igual trimestre do ano passado.



Quantos alunos deve ter uma turma?, I de 04-05-2010
 

É raro acontecer e quando acontece é notícia: professores, pais, estudantes, directores de escola e sindicalistas estão todos de acordo. É preciso diminuir o número de alunos por turma para reduzir os casos de insucesso escolar e aumentar a qualidade do ensino. A petição lançada na internet pelo Movimento Escola Pública há menos de uma semana ganha adeptos a grande velocidade. Em cinco dias reuniu cerca de sete mil assinaturas, mais do que suficiente para levar este debate até ao Parlamento. Mas agora que o primeiro objectivo já foi alcançado, a meta seguinte é transformar a petição num movimento à escala nacional. "Queremos mostrar que estamos todos juntos nesta causa", explica Miguel Reis, coordenador da iniciativa.



Venezuela devolve 10 mil toneladas de soja sem pagar, I de 04-05-2010
 

A SOVENA, maior empresa portuguesa de refinação e embalagem de óleos e azeites, exportou para a Venezuela dez mil toneladas de óleo de soja. Um ano e meio depois, foi obrigada e mandar vir o óleo de volta para o transformar em biodiesel na IPODEC, especialista na recolha e transformação de resíduos. A quantidade é tão grande que a própria SOVENA não tinha capacidade para o fazer na sua própria fábrica, em Almada.Fonte da SOVENA explicou ontem ao i que o óleo esteve um ano e meio na Venezuela e que, apesar desse tempo, não foi possível um entendimento quanto às especificações que tinham sido acordadas. Uma vez que estava prestes a expirar o prazo de validade, a SOVENA mandou regressar o óleo.



CMVM aperta regras de "short selling" em bolsa, Jornal Negócios de 04-05-2010
 

A CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) vai avançar com novas regras sobre o reporte das operações que visam apostar na queda das acções, o chamado "short selling". Logo que o novo regulamento seja publicado, passa a ser obrigatória a comunicação ao regulador das operações efectuadas por qualquer uma das 56 empresas da Euronext Lisbon, assim que ultrapasse os 0,20% do capital.



Merkel usa Grécia para avisar Portugal, Jornal Negócios de 04-05-2010
 

A chanceler alemã não acredita que Portugal vai pedir ajuda financeira à União Europeia, uma vez que está a implementar um programa de austeridade "muito forte". "Estou muito satisfeita com o facto de Portugal estar a implementar um programa de austeridade muito forte", disse Ângela Merkel em entrevista ao canal de televisão ZDF, de acordo com a Bloomberg. O facto de considerar que Portugal tem um Programa de Estabilidade e Crescimento forte leva a líder alemã a concluir que o país não vai precisar de solicitar um empréstimo de emergência, tal como fez a Grécia.



Bancos privados lucram quatro milhões por dia, Jornal Notícias de 04-05-2010
 

Em tempo de crise para o sector financeiro, os quatro maiores bancos privados a operar no mercado nacional lucraram 392 milhões de euros no primeiros trimestre, menos 2% do que em igual período de 2009. O BES foi o único banco que viu os lucros crescerem. Numa altura em que os mercados financeiros atravessam uma situação pouco favorável, marcada, sobretudo, pela especulação, pelo aumento dos juros da dívida portuguesa e pela queda recente das bolsas europeias, o sector bancário, na sua maioria, está a assistir a uma queda dos lucros.



Metro Sul do Tejo ainda não é rentável, Jornal Notícias de 04-05-2010
 

Os passageiros que se contavam pelos dedos da mão quando o Metro Sul do Tejo (MST) começou a circular, há três anos, contrastam com os 30 mil que hoje entram e saem, diariamente, das carruagens. Rentável só será, contudo, quando atingir a marca de 85 mil. O projecto arrancou, fez no sábado três anos, com um troço de apenas quatro quilómetros entre Corroios, Seixal, e a Cova da Piedade, Almada. E à medida que a rede foi crescendo os passageiros aumentaram. Ainda assim, nem metade da meta, prevista no contrato de concessão que o Estado assinou com a Metro Transportes do Sul, foi atingida.



Tiago e milhões por Dí Maria, O Jogo de 04-05-2010
 

Os grandes tubarões europeus digladiam-se em mar revolto para ver qual o primeiro que consegue abocanhar Di María. A Juventus também está na corrida - garante o jornal "Tuttosport", próximo do emblema de Turim - e pode até ter um trunfo de peso: incluir Tiago nas negociações.



Pensões perderam valor em Abril, OJE de 04-05-2010
 

Os fundos de pensões nacionais perderam valor em Abril, devido à má performance do mercado accionista e, muito em particular, do mercado de obrigações de taxa fixa Euro, afirma a consultora Mercer. Esses fundos estão maioritariamente expostos a esta classe de activos, que caiu 0,2% em Abril, o mesmo valor de queda de Abril em termos de mediana de mercado. Os fundos de pensões estão, em termos anualizados, a ganhar 1,5%.



Exterior dá ao BES 40% de lucro, OJE de 04-05-2010
 

O mercado externo significou 40% do resultado líquido do Banco Espírito Santo (BES) no final do primeiro trimestre deste ano, afirmou o chief executive officer da instituição, Ricardo Salgado. O resultado consolidado atingiu os 119,1 milhões de euros, mais 17,6%, com a rendibilidade dos capitais próprios a situar- se nos 8,1%. Os recursos totais subiram 9,6%, em termos homólogos, e o crédito a clientes aumentou 5,6%, em base homóloga.



Portugal arrisca ter prejuízo com o empréstimo milionário à Grécia, Público de 04-05-2010
 

Portugal vai emprestar à Grécia uma verba equivalente à que vai gastar com o primeiro troço do TGV para Madrid ou a duas pontes Vasco da Gama. Mas para o conseguir, o Estado terá de recorrer a um empréstimo. As taxas de juro cobradas pelos países europeus a Atenas irão rondar os cinco por cento, um valor que, actualmente, está abaixo dos juros a que são transaccionados os títulos de dívida com maturidade de dez anos (5,333%) e muito próximo dos juros das obrigações a três anos (4,129%), o mesmo período de tempo do empréstimo. Isso significa que podemos vir a emprestar dinheiro a um nível muito próximo, senão inferior, àquele a que pedimos dinheiro emprestado.



Visita do Papa. Operação de segurança mobiliza oito mil polícias, Público de 04-05-2010
 

De 11 a 14 de Maio, ande por onde andar, o Papa Bento XVI terá milhares de olhos a vigiá-lo. O número total do efectivo policial envolvido é uma incógnita, mas admite-se que possa rondar os 8000 agentes. Quando Bento XVI estiver a celebrar missa no Terreiro do Paço, cujas obras de adaptação estão concluídas, a polícia não deixará aproximar da zona qualquer embarcação e no ar, para além dos aviões da Força Aérea, só um helicóptero (com equipas dos três canais nacionais de televisão) estará autorizado a voar. Todo o mobiliário urbano das ruas de Lisboa e Porto irá ser removido.



Adeus, Di María. Olá Gaitán, Record de 04-05-2010
 

Assim que viu o cartão amarelo na mão de Olegário Benquerença, Di María não conseguiu disfarçar um esgar de desapontamento em pleno relvado do Estádio do Dragão. Fábio Coentrão e Javi García também não vão poder disputar o jogo que vai decidir o título, mas a dor do internacional argentino foi mais intensa, pois a suspensão vai impedi-lo de despedir-se em campo dos adeptos que o apoiaram nas últimas três temporadas. O Benfica confirmou esta segunda-feira a contratação do médio do Boca Juniors, Nicolás Gaitán, num negócio que irá custar aos cofres da formação da Luz 8,4 milhões de euros. O atleta, de 22 anos, vai assinar contrato válido para as próximas 5 temporadas, adianta o comunicado do clube encarnado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Gaitán será ainda submetido aos indispensáveis exames médicos antes de assinar o novo vínculo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream