03 maio 2010

Manchetes do Dia - 03-05-2010

Segunda, 3 de Maio de 2010  
Manchetes do Dia

Benfiquistas enrolam as bandeiras mais uma semana, 24 Horas de 03-05-2010
 

Os adeptos do Benfica andavam a fazer a festa no Porto desde manhã. Mas o que correu mal foi a noite. A derrota adiou o título por mais uma semana.



''Não lhe vou devolver os filhos'', 24 Horas de 03-05-2010
 

A família de Leandro David, que durante muitos anos foi companheiro de Leonor Cipriano, promete lutar para ficar com os filhos da mulher que está a cumprir pena pela morte da filha Joana, em 2004. As duas crianças têm estado à guarda da irmã de Leandro, Sara David, tia das crianças, que garantiu ao 24horas que nem lhe passa pela cabeça entregar os meninos, de 6 e 8 anos, à mãe, caso ela saia em liberdade nos próximos tempos, agora que já cumpriu um quarto da pena a que foi condenada. Isto porque o advogado de Leonor, Aragão Correia, entregou um requerimento junto do Tribunal de Execução das Penas para que a sua cliente seja libertada, de acordo com a nova lei.



Até ao fim, A Bola de 03-05-2010
 

Antes do início do FC Porto-Benfica os adeptos do Benfica acreditavam que iam fazer a festa do título no Dragão. A bola TV assistiu ao jogo entre FC Porto e Benfica nas docas de Santo Amaro, em Lisboa, onde se viveram momentos de grande emoção, alegria, mas também tristeza.



Garra do dragão adia festa para a Luz, Correio Manhã de 03-05-2010
 

O FC Porto interrompeu a caminhada do Benfica para o título com uma vitória bem justificada depois de reduzido a dez, num dos múltiplos erros do árbitro Olegário Benquerença. A equipa de Jesus não esteve à altura da exigência dos 'mind games' do desafio, perdeu no despique mental, sofrendo a segunda derrota da época e adiando por uma semana a grande decisão.



Despesa do Estado sem controlo, Correio Manhã de 03-05-2010
 

A corrida à reforma deixou a Direcção-Geral do Orçamento (DGO), organismo responsável pela execução orçamental, sem quadros suficientes para controlar de forma eficaz a despesa de quase 700 organismos públicos. Só em 2009, ano em que o défice das contas públicas subiu para 9,4 por cento do PIB, a DGO perdeu 45 funcionários, correspondentes a 16 por cento dos 275 efectivos de 2008.



Cavaco contraria Governo e sugere travão nas grandes obras públicas, Diário Económico de 03-05-2010
 

O Presidente da República garantiu hoje que não quis interferir nas opções do Governo quando alertou para a necessidade deste repensar os investimentos públicos previstos no PEC. "A minha preocupação é defender os interesses dos portugueses, os actuais e os futuros. Aí está todo o meu empenho. E o meu empenho é conseguir que Portugal ultrapasse a crise, que está de facto a viver, com os menores custos possíveis, principalmente para os trabalhadores", afirmou Cavaco Silva à RTP, em Barrancos, quando confrontado com as criticas de Manuel Alegre.



Estacionar no centro de Lisboa passa a custar o dobro, Diário Económico de 03-05-2010
 

Estacionar em algumas zonas no centro de Lisboa vai tornar-se ainda mais caro. Isto porque as tarifas da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa) vão disparar 100% na primeira hora, que passa a custar 1,60 euros, e 60% na segunda, que passa para 3,20 euros. Duas horas passarão a ser, aliás, o limite máximo de tempo para estacionar nessas zonas da cidade. Mudanças que deverão ocorrer já a partir do próximo mês de Junho. Os lugares nos designados "eixos vermelhos" representam 3% da oferta para estacionar em toda a cidade, mas são as zonas onde há mais rotação de estacionamento e onde, ainda assim, é mais difícil encontrar lugar. Nos eixos vermelhos incluem-se, por exemplo, o Saldanha, a Av. da Liberdade e a Av. da República, mas também as zonas do Chiado e do Príncipe Real.



Há cada vez mais adolescentes presos por crime violento, Diário Notícias de 03-05-2010
 

Já não são crianças, mas ainda não são adultos. Mataram, violaram, agrediram, roubaram ou traficaram droga. No final do ano passado, eram 153 os reclusos dos 16 aos 21 anos que cumpriam penas por crimes graves nas cadeias portuguesas. Os polícias que os detêm dizem que estes jovens são maioritariamente reincidentes. Praticaram pequenos crimes, como o furto, e libertados pela tenra idade consideram-se inimputáveis. "Pensam que o sistema não funciona", diz uma fonte policial ao DN.



FC Porto e Sp. Braga adiam festa do título, Diário Notícias de 03-05-2010
 

Será tudo decidido na última jornada. O Benfica recebe o Rio Ave no Estádio da Luz e tem de pontuar para festejar o 32.° título de campeão nacional. Ou então esperar que o Sporting de Braga não vença no Funchal, diante do Nacional da Madeira, e aí, mesmo em caso de derrota, os encarnados serão campeões. Para o decisivo encontro, com os vila-condenses, no entanto, Jorge Jesus não poderá contar com Fábio Coentrão, Javi Garcia e Di Maria, todos eles peças importantes no habitual esquema do treinador. Já os bracarenses estarão na máxima força e com um incentivo extra, o regresso do capitão Vandinho.



TVI. Parlamento terá escutas antes do inquérito a Sócrates, I de 03-05-2010
 

É um dia despido de agenda, mas que pode ser decisivo para a comissão de inquérito ao caso PT/TVI. Os resumos das 173 escutas de Paulo Penedos e Armando Vara relacionadas com o tema poderão ser enviados ainda hoje ao Parlamento, mesmo a tempo de serem vistos pelos deputados antes da definição do questionário a enviar a José Sócrates.



Benfica. Derrota no Dragão adia festa do título, I de 03-05-2010
 

O Benfica continua líder, o Braga já está na Champions mas ninguém festejou tanto ontem à noite como o FC Porto, que fez uma das piores ligas dos últimos 20 anos. Ganhou ao rival, deixou o Benfica de Jorge Jesus hipertenso durante mais uma semana, adiou-lhe a festa e manteve a honra intacta mesmo a jogar em inferioridade numérica. Os adeptos benfiquistas andaram a reservar as principais rotundas do país. O mais certo é festejarem lá daqui a uma semana mas o epicentro das comemorações será na Luz, em pleno relvado e com um rival pela frente - o Rio Ave.



"Cimpor pode abrir capital no Brasil", Jornal Negócios de 03-05-2010
 

O líder da Camargo Corrêa Cimentos é desde a semana passada administrador da Cimpor, empresa que, garante, não irá retalhar nem transformar numa subsidiária. O maior accionista da Cimpor não desistiu da fusão, mas não tem data definida para a retomar. Pretende conviver com a Votorantim o tempo necessário.



"Embaixada" vai a Wall Street seduzir mercados, Jornal Negócios de 03-05-2010
 

O País está sob ataque dos mercados? Então o País vai ao coração dos mercados, a "Wall Street". É uma comitiva e mobiliza tantos líderes do mercado de capitais português que é caso para lhe chamar "embaixada" de Portugal a Nova Iorque. A viagem estava já marcada mas, perante os desenvolvimentos das últimas semanas, transformou-se numa grande operação de imagem e de relações com os investidores.



Campeonato até ao fim, Jornal Notícias de 03-05-2010
 

O F. C. Porto venceu o Benfica (3-1) e adiou as decisões do título nacional para a última jornada. A equipa de Jesualdo Ferreira já não tem hipóteses de chegar ao segundo lugar, devido ao triunfo de ontem do Braga, mas viveu uma noite perfeita.



Portugal empresta dois mil milhões aos gregos, Jornal Notícias de 03-05-2010
 

Os ministros das finanças da Zona Euro aprovaram ontem um pacote de 110 mil milhões de euros destinado a resolver os problemas de dívida soberana da Grécia nos próximos três anos. Portugal vai contribuir com mais de dois mil milhões. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, explicou, à saída do encontro, em Bruxelas, que a parcela portuguesa será de 2,064 mil milhões de euros. Portugal "vai honrar" o compromisso, garantiu o governante.



Dragão congela título, O Jogo de 03-05-2010
 

O FC Porto não só impediu o Benfica de fazer a festa do título, como deixou perante os seus adeptos uma imagem de orgulho e dignidade, mas também um certo sabor amargo. Quem é capaz de jogar da forma organizada, fria e eficaz como o fez ontem a equipa da casa, no mínimo devia ter estado na luta até ao fim. Mas essas são contas de outro rosário.



Torre do Colombo vale 45 milhões, OJE de 03-05-2010
 

O investimento na Torre Ocidente, incluído no complexo das Torres Colombo, envolve um investimento de 45 milhões de euros e deverá estar concluído em Março de 2011. A comercialização deste projecto de escritórios arranca no segundo semestre, tendo sido iniciadas as obras em Setembro último.



UE dá luz verde a apoio para a Grécia, OJE de 03-05-2010
 

São 110 mil milhões de euros para ajudar a salvar a economia grega: os ministros das finanças dos 16 países da Zona Euro deram ontem a luz verde a um plano de resgate sem precedentes na história da moeda única e da própria União Europeia. A UE contribuirá com 80 mil milhões, enquanto o FMI emprestará o restante.



Expo quer atrair 70 milhões, OJE de 03-05-2010
 

A EXPO 2010 abriu este sábado em Xangai, China, com a perspectiva de, até 31 de Outubro, atrair nada menos do que 70 milhões de visitantes. Portugal está presente com um pavilhão de 2000 m2, todo revestido a cortiça.



Derrota do Benfica no Dragão empurra decisão do título para última jornada, Público de 03-05-2010
 

O Sp. Braga fez o que lhe competia, mas o Benfica não. Enquanto os minhotos derrotaram o Paços de Ferreira e asseguraram, pelo menos, o segundo lugar na Liga e um lugar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica sofreu uma das mais pesadas derrotas da temporada no Dragão, frente ao FC Porto, e desperdiçou uma das oportunidades de que dispunha para se sagrar campeão. A festa do título, em Braga ou em Lisboa, fica assim adiada para a semana. O Sporting perdeu, mas garantiu o quarto lugar, enquanto o Leixões se junta ao Belenenses na descida à Liga de Honra.



Grécia aceita forte austeridade em troca de ajuda de 110 mil milhões, Público de 03-05-2010
 

O Governo grego comprometeu-se ontem a aplicar uma violenta cura de austeridade durante os próximos três anos em troca de uma ajuda inédita de 110 mil milhões de euros concedida pelos países da zona euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI). A ajuda, a mais elevada alguma vez concedida a um país em difi culdades, assumirá a forma de empréstimos bilaterais dos países do euro no valor de 80 mil milhões de euros (dos quais 30 mil milhões este ano) mais 30 mil milhões a cargo do FMI a uma taxa de juro média de 5 por cento. Nos termos do acordo de ontem, Portugal assumirá um esforço total de 2.064 milhões de euros durante três anos, segundo confirmou o ministro das Finanças.



Até à última, Record de 03-05-2010
 

Afinal não houve festa. O Benfica foi derrotado por 1-3 no Dragão e ainda não foi desta que assegurou a conquista do título, uma vez que o Sp. Braga venceu (1-0) em casa o P. Ferreira. Bruno Alves inaugurou o marcador nos instantes finais da primeira parte, Luisão empatou aos 57' mas Farías devolveu a vantagem aos portistas dois minutos depois. Belluschi, com uma "bomba", fez o terceiro para a equipa da casa. Só na última ronda é que se conhecerá o novo campeão nacional.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream