26 abril 2010

Manchetes do Dia - 26-04-2010

Segunda, 26 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Tia do Jet Set acusada de burlas de 250 mil euros, 24 Horas de 26-04-2010
 

Várias pessoas dão a cara para acusar Cristina Cordeiro de as ter burlado com pedidos avultados de dinheiro, rendas de casas não pagas, "calotes" nas propinas do colégio das filhas. A socialite optou pelo silêncio em relação às denúncias e não atendeu o 24horas.



Braga Histórico, A Bola de 26-04-2010
 

Pontuação dos Bracarenses valeria liderança em dois terços dos campeonatos neste século.



Médicos ilegais nas urgências, Correio Manhã de 26-04-2010
 

Alguns dos médicos contratados pelas empresas prestadoras de serviços para trabalharem nas Urgências dos hospitais públicos não têm habilitação suficiente, por terem chumbado no exame final da especialidade. A denúncia é de Pilar Vicente, dirigente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), segundo a qual, a situação "é ilegal" e vai contra a exigência da legislação europeia que obriga à presença de médicos especialistas na Urgência.



Superprotecção a Benfica no Dragão, Correio Manhã de 26-04-2010
 

A PSP admite destacar cerca de 700 agentes para o FC Porto - Benfica, que terá como palco o Estádio do Dragão, no Porto, na tarde de domingo, 2 de Maio. Considerado de "muito alto risco" o Comando Metropolitano do Porto da PSP já está a preparar o clássico que pode dar o título às águias. Ao que o CM apurou, o contingente policial definido para o jogo é de 500 agentes mas, segundo as fontes contactadas, para prevenir "qualquer distúrbio" no estádio, zonas limítrofes e pontos da cidade do Porto mais sensíveis, deve aumentar para, pelo menos, 700. Neste efectivo, estão incluídos quatro subgrupos do Corpo de Intervenção da PSP, num total de 90 homens.



Só quatro ministérios não deram nota máxima aos serviços, Diário Económico de 26-04-2010
 

Quase todos os serviços e organismos públicos (98%) foram avaliados em 2008, no primeiro ano de aplicação do sistema de avaliação de desempenho (SIADAP) aos serviços do Estado, apurou o Diário Económico. Mas quatro dos quinze ministérios optaram por não atribuir a nota máxima a nenhum dos organismos da sua tutela. Segundo a lei, cada ministério pode classificar até 20% do universo dos seus serviços com desempenho "excelente", mas os ministros da Educação, Defesa, Negócios Estrangeiros e Agricultura decidiram que nenhum dos seus serviços mereceu, em 2008, a classificação máxima.



Cavaco Silva volta a atacar altos salários dos gestores , Diário Económico de 26-04-2010
 

O Presidente da República reconheceu ontem que Portugal vive "uma grave crise" e teceu duras críticas aos salários e prémios chorudos auferidos por alguns gestores. O primeiro-ministro afirmou acompanhar estas críticas e frisou que o Estado se opôs e condenou essas práticas. Uma condenação que para o CDS/PP não é suficiente, tendo, ontem, anunciado que vai defender o fim de "sinais de ostentação" nas empresas do Estado e participadas.



25 de Abril entre a festa e a contestação nas ruas, Diário Notícias de 26-04-2010
 

Quem apostou nos recados ao Governo de José Sócrates enganou-se. No último discurso do seu mandato, Cavaco Silva atirou sobre os gestores que recebem prémios milionários e pouco mais. A personagem principal da sessão solene do 25 de Abril foi José Pedro Aguiar-Branco. O deputado do PSD pôs a direita a olhar para a lapela - onde faltavam os cravos edeixou a esquerda em sobressalto quando citou Lenine para defender a revisão da Constituição. Aguiar-Branco denunciou os preconceitos ideológicos que envergonham a esquerda por dizer a palavra "Nação" e impedem a direita de ouvir Zeca Afonso e usar o cravo vermelho.



Agressores de mulheres podem trocar pena de prisão por tratamento, Diário Notícias de 26-04-2010
 

Os juizes já suspenderam o processo a 18 arguidos por maltratarem as companheiras. Isto porque se comprometeram a frequentar o Programa para Agressores de Violência Doméstica (PAVD), da responsabilidade da Direcção-Geral de Reinserção Social. Mais 43 estão em fase de diagnóstico e há uma lista de espera de 95, o que significa que 156 querem aulas para mudarem o comportamento. Isto através do tratamento de reconversão comportamental em 18 meses.



Empresa pública endivida-se para pagar imóveis ao Estado, I de 26-04-2010
 

O grupo estatal Parpública está a recorrer a financiamentos externos para pagar, pelo menos em parte, o património imobiliário que tem vindo a comprar ao Estado. A Parpública, através da Sagestamo, tem sido a principal compradora dos imóveis que os vários serviços públicos tem colocado à venda nos últimos anos, e em que estão incluídos hospitais, quartéis e repartições de finanças, entre outros. Só no ano passado, esta holding foi responsável pela esmagadora maioria - mais de 90% - das receitas de 300 milhões de euros que o Estado encaixou na alienação de património. E o cenário deverá repetir-se este ano.



Bancos portugueses entre os mais arriscados da Europa, Jornal Negócios de 26-04-2010
 

A pressão sobre a dívida portuguesa chegou à banca. O custo de segurar o risco de bancos disparou para valores superiores aos do auge da crise financeira. Os bancos vão pagar mais pelo financiamento. E os clientes pelo crédito. No espaço de pouco mais de um mês o custo de segurar contra o risco de incumprimento do BES, BCP e CGD duplicou, atingindo o valor mais alto de sempre. O sector tem boa parte das suas necessidades de financiamento deste ano asseguradas.



"Economistas americanos meteram-vos em sarilhos", Jornal Negócios de 26-04-2010
 

Portugal está a ser vítima de especulação e preconceito. A opinião dos economistas dos EUA tem ajudado, diz De Grauwe. Paul de Grauwe é um dos maiores especialistas europeus em economia internacional e em temas monetários e financeiros. Ao Negócios defende o euro e a Europa do ataque financeiro e da crítica fácil dos economistas norte-americanos, como Simon Johnson, Joseph Stiglitz ou Martin Feldstein.



Vinte mil em greve ameaçam paralisar Lisboa e Porto, Jornal Notícias de 26-04-2010
 

O sector dos transportes e comunicações anunciou uma paralisação para amanhã. Serão cerca de 20 mil os trabalhadores abrangidos por estes pré-avisos de greve que, dependendo da adesão, poderão afectar milhões de pessoas e ter impactos reais na economia. O congelamento de salários, o bloqueamento da contratação colectiva e as privatizações anunciadas são os motivos anunciados pelos trabalhadores de 17 empresas (comboios, autocarros urbanos e transporte fluvial) e o sector de Transportes Pesados de Passageiros, que reúne mais 120 firmas, para uma greve geral, que une todos os sindicatos. Os maquinistas da CP paralisam já hoje, entre as 5.30 e as 10 horas.



Benfica campeão europeu de Futsal, Jornal Notícias de 26-04-2010
 

O Benfica sagrou-se, hoje, domingo, campeão europeu de futsal, ao derrotar, na final da UEFA Futsal Cup, os espanhóis do Interviú Madrid, por 3-2, após prolongamento, depois de uma igualdade a dois golos no final do tempo regulamentar.



Fogo no Dragão, O Jogo de 26-04-2010
 

Grande Braga. Quando muitos benfiquistas já tinham o champanhe preparado para a festa, a equipa de Domingos Paciência mostrou estofo e goleou na Figueira da Foz, num estádio que os bracarenses decidiram "pintar" de vermelho, como se estivessem a jogar em casa. Numa época em que a equipa tem batido praticamente todos os recordes, o sonho de alcançar um título inédito continua a ser possível, mesmo sabendo que dependem de terceiros.



Maratona Virigin de Londres bate recorde, OJE de 26-04-2010
 

O empresário britânico e dono do Virgin Group, sir Richard Branson, que celebra 60 anos em Julho, terminou ontem a Maratona Virgin de Londres, que bateu o recorde de participação, com 37 mil pessoas, no seu 30º aniversário.



Berlim e Paris condicionam ajuda à Grécia, OJE de 26-04-2010
 

A Alemanha e a França colocaram ontem condições muito estritas à concessão do empréstimo de emergência de 45 mil milhões de euros solicitado na passada sexta-feira pela Grécia à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).



BPI reduz imparidades a metade, OJE de 26-04-2010
 

O Banco BPI reduziu as imparidades em cerca de 48,7% para os 19,1 milhões de euros no final do primeiro trimestre, o que evitou uma quebra mais acentuada nos resultados. O BPI gerou 45,1 milhões de euros no resultado líquido do primeiro trimestre, menos 9,9% em termos homólogos.



25 de Abril Cavaco poupa nas críticas e aponta soluções para o país, Público de 26-04-2010
 

O Presidente da República comemorou o 25 de Abril apontando ao Governo "novas oportunidades" para ajudar o país a sair da "grave crise". Como já o fizera antes, o conteúdo da intervenção do Presidente intrometeu-se nas funções governativas com a justificação de que se acumulam "as dúvidas quanto ao futuro do país", e que não há tempo a perder no esforço de desenvolvimento do país: "Não poderemos perder tempo, porque a concorrência será implacável. Quem ficar para trás terá de fazer um enorme esforço de recuperação."



Portugal já exporta mais mercadorias para Angola do que para os Estados Unidos, Público de 26-04-2010
 

Foi mais uma questão de necessidade do que de estratégia, mas a verdade é que, com as economias ocidentais a atravessarem a maior crise dos últimos 60 anos, Portugal registou em 2008 e 2009, pela primeira vez na última década, um peso inferior a 80 por cento das suas exportações para a União Europeia e os Estados Unidos. As exportadoras nacionais estão, numa conjuntura difícil, a diversificar os seus mercados alvo, procurando alternativas para o menor fulgor dos seus destinos mais tradicionais.



Combate para o título, Record de 26-04-2010
 

O Benfica quer sagrar-se campeão no Dragão, após ter visto o Sp. Braga adiar-lhe ontem a ansiada festa. O desejo pode tornar-se realidade mesmo perdendo com o FC Porto, bastando para isso que o arsenal minhoto não derrote o Paços em casa. Se a equipa bracarense bater a turma pacense, então o clube da Luz é obrigado a empatar, sob pena de ver novamente retardada, desta feita para a derradeira jornada, a celebração do 32.º título. A ideia do grupo de trabalho liderado por Jorge Jesus passa, contudo, por reeditar o êxito (2-0) logrado em 2005.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream