23 abril 2010

Manchetes do Dia - 23-04-2010

Sexta, 23 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Descobrimos a festa secreta de David Luiz, 24 Horas de 23-04-2010
 

David Luiz completou ontem 23 anos e teve direito a vários presentes especiais. O primeiro foi a presença dos seus pais em Lisboa, que vieram propositadamente do Brasil para estar com o filho neste dia. O segundo foi uma festa surpresa organizada pelo colega Ruben Amorim, um dos melhores amigos de David. A festa ocorreu na quarta-feira à noite, véspera do seu dia de anos.



Força de elite, A Bola de 23-04-2010
 

O central brasileiro e o ponta-de-lança paraguaio treinaram, esta quinta-feira, sem limitações, e estão prontos para dar o seu contributo no jogo frente ao Olhanense, agendado para sábado. Luisão e Cardozo estão, assim, recuperados dos problemas físicos que apresentaram durante a semana, ao contrário de César Peixoto, que voltou a fazer trabalho de ginásio e tratamento à lesão que contraiu no joelho esquerdo. O plantel encarnado volta a treinar esta sexta-feira, às 10h30, numa sessão que irá decorrer à porta fechada.



Novas vítimas apontam violador, Correio Manhã de 23-04-2010
 

Henrique Sotero voltou ontem à tarde pela segunda vez a uma sala de reconhecimentos da Polícia Judiciária de Lisboa, onde a esmagadora maioria das dez novas pessoas ali chamadas, entre raparigas vítimas dos abusos sexuais e testemunhas, não teve dúvidas em identificá-lo como o violador de Telheiras.



Rui Pedro Soares. Viagem a Madrid desmente Zeinal, Correio Manhã de 23-04-2010
 

PJ diz que ida de Rui Pedro Soares a 3 de Junho é um indício do negócio.



Problemas na Grécia puxam risco de Portugal para máximo histórico, Diário Económico de 23-04-2010
 

Portugal está no centro das atenções dos mercados. O Governo bem tenta provar que "Portugal não é a Grécia", mas os investidores voltaram a colar ontem os dois países e o custos de financiamento nacionais atingiram o valor mais elevado desde 1997. A bomba de ontem veio do Eurostat, que corrigiu o défice orçamental de 2009 calculado por Atenas. O défice grego é afinal de 13,6% do PIB, quase um ponto acima dos 12,7% admitidos pelo Governo de Papandreou.



Estado vai cobrar 20% das mais-valias nas acções e obrigações , Diário Económico de 23-04-2010
 

O Governo deu o tiro de partida na implementação, já este ano, de algumas das medidas fiscais previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Será aplicada uma taxa de 20% às mais-valias bolsistas obtidas com a venda de valores mobiliários (acções, obrigações e outros títulos), apuradas desde o início do ano. A medida já está na forma de proposta de lei a apresentar ao Parlamento e consagra que a nova taxa será aplicada sobre o saldo entre os ganhos e perdas acima dos 500 euros, obtido com o investimento em títulos.



Oposição vai obrigar Rui Pedro Soares a voltar ao Parlamento, Diário Notícias de 23-04-2010
 

Se até ontem a Comissão de Inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI tinha alimentado pequenas guerrilhas, ontem tornou-se num autêntico campo de batalha. A recusa de Rui Pedro Soares em responder às questões dos deputados fez soar os tambores da há muito anunciada guerra entre o PS e a oposição. O PSD até admitiu ao DN que voltará a chamar o ex-administrador da PT quando terminarem as audições previstas e acusa-o de "mentir". Já o PS, através do "vice" da bancada Ricardo Rodrigues, disse ao DN que a ameaça de sair da CPI "não é inventada: se for chamado um procurador ou chegar alguma escuta, os deputados do PS abandonam a comissão".



O novo mundo dos livros, Diário Notícias de 23-04-2010
 

A pergunta "que livro levava para uma ilha deserta?" está definitivamente ultrapassada. Hoje, qualquer um poderia levar, para essa ilha, uma quantidade infinita de livros, bastando, para isso, ter um computador portátil, um Kindle, um PDA para descarregar os milhares de livros já disponíveis online ou uma Espresso Book Machine - uma máquina que, ligada a um computador onde exista um ficheiro informático com livros armazenados, os pagina, encaderna e imprime em poucos minutos.



TVI. Silêncio de Rui Pedro, I de 23-04-2010
 

O ex-administrador da PT pediu desculpas a Sócrates, mas depois calou-se. Ontem, o homem que conduziu as negociações para a compra da TVI recusou-se a responder aos deputados da comissão de inquérito. Agora arrisca pena de prisão. O caso incendiou as relações entre o governo e a oposição.



Juros regressam ao tempo do escudo, Jornal Negócios de 23-04-2010
 

A pressão financeira sobre Portugal não pára de subir e o spread da taxa de juro portuguesa face à alemã já está a níveis superiores à adopção do euro. A crise grega alastra com velocidade e está a levar vários economistas a defende medidas draconianas de reequilíbrio da economia portuguesa. Silva Lopes, ex-governador do Banco de Portugal pede que o 13º mês seja pago em títulos de dívida pública; Daniel Gros, do "think-tank" europeu Center for European policy Studies, defende um corte de 10% nos salários; e mesmo os menos radicais, como Alberto de Castro, director da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto, defendem a necessidade de um acordo politico mais firme sobre a consolidação orçamental.



"Eu sou político", Jornal Negócios de 23-04-2010
 

A infância, os convites políticos e a conversa com Sócrates em vésperas da AG que ditou a morte da OPA à PT. Granadeiro fala de (quase) tudo. Na entrevista ao Negócios, hoje nas bancas. Henrique Granadeiro, alentejano, nascido em 1943. Três filhos. Formado em Gestão de Empresas, em Évora. "Chairman" da PT. Na entrevista ao Weekend, hoje nas bancas com o Negócios, não houve nada de que não se tivesse falado, excepto do processo PT/TVI.



Portagens nas SCUT lançam confusão, Jornal Notícias de 23-04-2010
 

De que forma o vai fazer não revela (e nenhuma fonte rondada pelo JN diz saber), mas o Governo avançou com nova data: a partir de 1 de Julho quem passar por três SCUT do Norte e Centro vai pagar portagem. Autarcas e movimentos de utentes prometem contestação. Todos parecem ter sido apanhados de surpresa: no final do Conselho de Ministros de ontem, dia em que o país voltou a estar sob fogo dos mercados internacionais, coube ao titular das Finanças, Teixeira dos Santos, dizer que, a partir de 1 de Julho, a passagem nas auto-estradas SCUT, sem custos para o utilizador, Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto vai ter portagem real.



Autarcas condenados proibidos de ir a votos, Jornal Notícias de 23-04-2010
 

A revisão da lei da tutela administrativa, ontem aprovada em Conselho de Ministros, impede a recandidatura de autarcas com condenação judicial transitada em julgado. Em caso de acusação formal, o tribunal fica habilitado a decretar suspensão de funções. O diploma, que em breve será debatido na Assembleia da República, prevê que a sanção acessória de inelegibilidade, nos actos eleitorais que ocorrerem até cinco anos após a condenação, seja determinada pelo tribunal criminal que aprecia a perda de mandato. Segundo fonte governamental, esta opção evita a interposição de novo processo, em sede de Tribunal Administrativo, conducente a perda de mandato.



Jesus pressiona Vieira, O Jogo de 23-04-2010
 

Jorge Jesus tem vindo a exercer alguma pressão sobre Luís Filipe Vieira no sentido de convencer o presidente a não vender algumas pérolas no final da época. O técnico sabe que será impossível segurar Di María, mas, entretanto, já vai procurando tentar garantir que a SAD não negoceie, por exemplo, David Luiz, outro activo fortemente cotado no mercado e pelo qual já chegaram avultadas propostas à sociedade anónima.



"O sonho" de Pedro Amaral com texto de Pessoa, OJE de 23-04-2010
 

A ÓPERA "O sonho", de Pedro Amaral, inspirada no texto de Fernando Pessoa sobre o mito de Salomé, tem estreia mundial este Domingo no The Place, em Londres. A estreia nacional será a 3 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.



EDP R sobe produção em 28%, OJE de 23-04-2010
 

A EDP Renováveis (EDPR) subiu a produção de electricidade no primeiro trimestre deste ano em 28%, em termos homólogos. A EDP R registou um aumento para 3.639 GW/hora suportado na forte subida da capacidade instalada, sobretudo nos EUA, a par de maiores "load factors" na Europa, avançou a empresa citada pela Reuters.



Carlos Costa consensual no BdP, OJE de 23-04-2010
 

A nomeação de Carlos Costa para governador do Banco de Portugal, em substituição de Vitor Constâncio, recebeu ontem a aceitação unânime dos responsáveis dos maiores bancos nacionais, economistas e partidos.



Mais-valias tributadas retroactivamente a Janeiro, OJE de 23-04-2010
 

A tributação de 20% sobre as mais-valias bolsistas, aprovado ontem em Conselho de Ministros, retroage ao início do ano, disse o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Isto significa que, mesmo as mais-valias apuradas antes da medida entrar em vigor, já serão tributadas com a nova taxa.



Contrapartida pela compra dos submarinos foi avaliada em 210 milhões de euros a mais, Público de 23-04-2010
 

É mais um caso na polémica das contrapartidas ao Estado português pela compra de dois submarino negociada com o German Submarine Consortium (GSC). Um equipamento destinado aos Estaleiros de Viana do Castelo, proveniente de um estaleiro que encerrara na Alemanha, foi avaliado nas negociações em 250 milhões de euros, segundo um relatório da Comissão Permanente de Contrapartidas, entregue no Parlamento.



Rivais unidos pela Liga, Record de 23-04-2010
 

Fernando Gomes reuniu ontem à noite à mesa do restaurante do Hotel Altis, em Lisboa, os presidentes do Benfica e Sporting, Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt. Após uma refeição que durou cerca de uma hora, os líderes dos dois grandes saíram de braço dado com o ex-administrador da SAD do FC Porto e candidato à presidência da Liga de Clubes.



Teixeira impõe-se a Sócrates, SOL de 23-04-2010
 

O primeiro-ministro queria adiar o imposto das mais-valias bolsistas, mas Teixeira dos Santos não deixou. Disse que é ele quem dá a cara pelo PEC - e obrigou o Governo a avançar já, para Portugal não perder a credibilidade no estrangeiro.



Autódromo nacionalizado?, SOL de 23-04-2010
 

O autódromo de Portimão tem um enorme passivo. O principal credor é o BCP, a quem o autódromo deve entre os 40 e os 130 milhões de euros. Numa conversa gravada entre Armando Vara e Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, diz-se que a única salvação possível é a nacionalização.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream