21 abril 2010

Manchetes do Dia - 21-04-2010

Quarta, 21 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Miúdo tenta salvar o amigo e morrem os dois afogados, 24 Horas de 21-04-2010
 

Manuel Muya tinha 13 anos, andava no 7° ano da Escola Secundária de Gama Barros, no Cacém. Maximiano Pelenda tinha 15, frequentava o mesmo estabelecimento de ensino e andava no 8°. Ontem, os dois rapazes juntaram um grupo de amigos e foram mergulhar num gigante poço de água natural, à hora de almoço. "Éramos muitos, estava lá o Rúben, o Hélder, o...", gritava uma aluna da escola entre lágrimas, tentando relatar a outra colega o que se passou e tentando responder à pergunta desesperada: "Porque é que vocês foram? Eu disse para não irem, vocês sabem que aquela lagoa chupa as pessoas!"



Benfica avança por Gaitán, A Bola de 21-04-2010
 

Nicolás Gaitán pode tornar-se, a breve trecho, no terceiro reforço do Benfica confirmado para a próxima temporada, depois de os encarnados já terem assegurado, em devido tempo, os concursos do defesa-central português Fábio Faria (Rio Ave) e do avançado internacional argentino Franco Jara (Arsenal de Sarandi).



Tragédia mata dois jovens no Cacém, Correio Manhã de 21-04-2010
 

Os gritos de Lídia Muya a caminho da escola Gama Barros, no Cacém, Sintra, quebravam ontem à tarde o silêncio e os poucos murmúrios dos colegas ainda incrédulos com a tragédia que tirou a vida a Maximiano Calenda e Manuel Muya, de 14 e 16 anos - os dois jovens morreram afogados numa lagoa artificial, sem protecção, com quatro metros de profundidade num terreno baldio junto à escola. "O que vai ser de mim sem o meu menino" gritava a mãe de Manuel, inconsolável. Desfaleceu por diversas vezes no colo de familiares.



Comissão de 2,8% nos submarinos, Correio Manhã de 21-04-2010
 

A Escom, firma do Grupo Espírito Santo (GES) que definiu o contrato de contrapartidas dos submarinos, cobrou ao German Submarine Consortium (GSC), a quem foram adquiridos os submersíveis, uma comissão de 2,8% sobre o preço do contrato. A comissão é revelada numa factura da Escom Espírito Santo Commerce (UK) Limited para o GSC, à qual o CM teve acesso, em 30 de Setembro de 2004, cinco meses após a assinatura do contrato de aquisição dos submarinos entre o então ministro da Defesa Paulo Portas e o GSC. O documento, que foi apreendido em buscas à sede da Escom, diz respeito ao pagamento de 21 milhões de euros ou de libras.



Mais de metade dos portugueses está isenta de taxas nos hospitais, Diário Económico de 21-04-2010
 

A partir do próximo domingo as isenções de taxas moderadoras passam a abranger doentes que recebam transplantes ou quem, em vida, seja dador de órgãos. A medida, que abrange ainda os deficientes das Forças Armadas com incapacidade permanente, poderá beneficiar 20 mil pessoas que se juntarão aos mais de 5,8 milhões que já usufruem de isenções nas taxas moderadoras. Actualmente, segundo o Governo, cerca de 55% dos portugueses estão isentos do pagamento de taxas moderadoras.



Receitas fiscais têm a primeira subida em ano e meio, Diário Económico de 21-04-2010
 

As receitas de IVA subiram 8,6% no primeiro trimestre deste ano, face aos mesmos três meses de 2009 - mostram os dados divulgados ontem pela Direcção Geral do Orçamento. Para o Governo, este é "mais um sinal da recuperação em curso da economia portuguesa". Mas se do lado das receitas o cenário parece começar a desanuviar, do lado das despesas a execução não traz bom presságio.



Professores contratados acusam sindicatos de traição, Diário Notícias de 21-04-2010
 

A contagem da avaliação de desempenho nos concursos de contratação não está só a gerar descontentamento com o Ministério da Educação. Os professores contratados ouvidos pelo DN sentem-se também "revoltados" e "traídos" pelos sindicatos, que acusam de não terem actuado. Em causa está um critério - a valorização das avaliações de "muito bom" e "excelente" - que aumenta até dois pontos a nota de candidatura a um lugar nas escolas (ver P&R). O suficiente para gerar "centenas" de ultrapassagens de professores, com mais currículo e experiência, por colegas que ficaram à sua frente numa avaliação muito contestada.



A lagoa das brincadeiras que foi fatal para Muya e Max, Diário Notícias de 21-04-2010
 

O início de tarde solarengo ditou mais uma paragem de Muya, Max e um grupo de amigos no local habitual das horas de almoço, uma lagoa artificial numa saibreira (pedreira de sabre) desactivada entre o Cacém e Rio de Mouro (concelho de Sintra). Mas, ao contrário de tantos outros dias, o de ontem ficou tragicamente marcado. Os dois amigos, de 13 e 15 anos, alunos da Escola Secundária Gama Barros, no Cacém, morreram afogados no local de brincadeira.



Corrupção nos submarinos. Ministério Público suspeita dos advogados do Estado, I de 21-04-2010
 

O Ministério Público suspeita que advogados envolvidos nas negociações do contrato de aquisição de dois submarinos pelo Estado possam ter "construído ou ajudado a construir esquemas" susceptíveis de configurar crime de corrupção. A suspeita foi invocada para apreender documentos e constituir dois advogados arguidos, mas o Tribunal da Relação de Lisboa acaba de considerar que num dos casos essa constituição foi ilegal e ordenou a devolução de documentos apreendidos a 29 de Setembro do ano passado.



"Estamos a assistir a uma batalha pela sobrevivência do euro", Jornal Negócios de 21-04-2010
 

Para o líder do Crédito Agrícola, os países da zona euro que apresentam algumas debilidades estão a ser o pretexto para um "ataque ao euro". João Costa Pinto defende que os Estados, como Portugal, têm que responder individualmente. Mas a Europa, como um todo, tem de "encontrar uma solução institucional". O economista diz que "há forças, especulativas e políticas, e grupos de interesse do mundo anglo-saxónico interessados em testar até ao limite a resistência do euro".



Vulcão deixou 140 mil turistas em Portugal, Jornal Negócios de 21-04-2010
 

Após a época da Páscoa, que este ano aconteceu no início de Abril, esta altura é de pouca afluência para o turismo, em Portugal. No entanto, as maiores cadeias hoteleiras nacionais já estão a sentir as repercussões do encerramento do espaço aéreo europeu, fruto das cinzas do vulcão da Islândia. Se alguns dos turistas não conseguiram sair do País, foram muitos os que não conseguem entrar. Nestes primeiros dias, a estimativa é que mais de 140 mil turistas estejam a ser afectados em Portugal. "Estamos a fazer uma segunda estimativa que aponta, por defeito, para 140 mil clientes de agências de viagens afectados", adiantou, ao Negócios, Paulo Brehm, assessor da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).



Câmara recusa vender casas a emigrantes, Jornal Notícias de 21-04-2010
 

A Câmara de Famalicão está a vender habitações a custos controlados nas freguesias de Avidos e de Antas. Mas um dos principais critérios para a apresentação de candidaturas está a criar polémica. É que as casas só podem ser compradas por cidadãos nacionais. O Bloco de Esquerda (BE) vai participar ao Ministério Público a "inconstitucionalidade" das regras fixadas pela Câmara de Vila Nova de Famalicão para a aquisição de habitações a custos controlados. Em edital, a Autarquia liderada por Armindo Costa, da coligação PSD/CDS, anunciou a venda de apartamentos, moradias e garagens em loteamentos nas freguesias de Avidos e Antas. A polémica reside no primeiro critério fixado: "Podem candidatar-se à atribuição dos apartamentos e moradias os cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores, que não possuam casa própria".



Todos os meses morrem duas crianças afogadas, Jornal Notícias de 21-04-2010
 

Foi durante o intervalo para o almoço que um grupo de alunos da Escola Secundária Gama Barros, no Cacém, saiu para a lagoa artificial situada numa mata a cerca de um quilómetro da escola. Um caiu à água. O outro tentou salvá-lo. Morreram os dois. Os dois rapazes, de 13 e 15 anos, frequentavam o 7º e o 8.º ano, respectivamente, na Escola Secundária Gama Barros, no Cacém. Segundo colegas e amigos ouvidos pelo JN, ambos costumavam deslocar-se ao eucaliptal, situado junto ao campo do Atlético Clube do Cacém, com os amigos.



Coragem de forcado, O Jogo de 21-04-2010
 

Nem só de bola é feita a vida de Paulo Sérgio. O homem que aos 42 anos entrou em contagem decrescente para comandar os leões é um aficionado, amante confesso de toda a arte taurina, ou não tivesse ele sido ocasional forcado pelo Grupo Amador de Vila Franca de Xira, mantendo ainda hoje uma forte ligação ao "amigo-irmão" Carlos Teles, o popular Caló, figura emblemática da tauromaquia portuguesa.



Sonae Indústria reduz custos em 2010, OJE de 21-04-2010
 

A SONAE Indústria espera uma maior redução dos custos fixos em 2010 face aos 51 milhões de euros em 2009, "uma vez que as medidas levadas a cabo ainda não tiveram o impacto total na estrutura de custos", afirmou o CEO Carlos Bianchi de Aguiar em entrevista à agência Reuters.



Arte em Colónia, OJE de 21-04-2010
 

A 44ª EDIÇÃO da feira de arte internacional "Art Cologne" começa hoje em Colónia, na Alemanha, prolongando-se até domingo. Na imagem, "The Prince", do norte-americano Jim Dine.



Portugal já é 2º maior risco na Zona Euro, OJE de 21-04-2010
 

Portugal é o segundo país que mais pode contribuir para perturbar a Zona Euro, tendo o risco mais do que duplicado no último ano e com a dívida pública do país a deter hoje o maior em toda a Europa só atrás da Grécia e Islândia. De acordo com o "Relatório sobre a Estabilidade Financeira Mundial" divulgado ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Grécia é o que mais pode contribuir para perturbações na Zona Euro, com 21,4 pontos percentuais, vindo logo a seguir Portugal, com uma contribuição de 18 pontos percentuais em caso de perturbações.



Pinto Monteiro tenta pôr fim à guerra entre a PJ e procuradores, Público de 21-04-2010
 

Uma mega-reunião com os mais altos responsáveis da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP) foi convocada, para o próximo dia 29, em Lisboa, pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro. O PGR quer ouvir e confrontar os magistrados do Ministério Público de diversos pontos do país que protestam contra a "inércia" da Polícia Judiciária no combate ao crime e os inspectores da PJ que criticam a actuação de determinados procuradores no campo da investigação criminal. E, eventualmente, tomar medidas para tentar pôr ponto final nas querelas que recentemente passaram para o domínio público.



Audiência de Pedro Passos Coelho com José Sócrates demorou quase três horas, Público de 21-04-2010
 

Passos Coelho reuniu ontem pela primeira vez a sua Comissão Política Nacional saída do congresso de Carcavelos, e seguiu, ao fim do dia, para a seu primeira audiência, a sós, com José Sócrates, que conheceu quando ambos eram deputados, nos anos 90. O PSD quer agora mostrar o seu "caminho alternativo" ao do Governo, que não passa por aumento de impostos, mas sim para "cortar na despesa e no desperdício". Relvas espera que Sócrates evolua da posição de recusar qualquer alteração ao PEC. Até porque quem pôs dúvidas às medidas do PEC foi a Comissão Europeia. "[José Sócrates] tem-nos habituado, nestes cinco anos, a mudar de opinião com frequência."



Benfica ataca Eduardo, Record de 21-04-2010
 

O Benfica vai avançar para a contratação de Eduardo, guarda-redes do Sporting de Braga e titular da Selecção Nacional. Segundo Record apurou, o internacional português é o eleito de Jorge Jesus para reforçar a baliza na próxima temporada e ocupar a vaga que a saída de Moreira, a custo zero, irá deixar em aberto.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream