20 abril 2010

Manchetes do Dia - 20-04-2010

Terça, 20 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Angélico não consegue fazer funeral do tio, 24 Horas de 20-04-2010
 

Hélio Angélico, de 51 anos, morreu na quarta-feira, vítima de doença prolongada. Mas as cinzas do vulcão islandês impediram a família de trasladar o corpo para Portugal.



Paulo Sérgio vai treinar o Sporting, A Bola de 20-04-2010
 

Paulo Sérgio vai ser treinador do Sporting nas próximas duas épocas. Técnico do V. Guimarães é a aposta de José Eduardo Bettencourt e Costinha para suceder a Carlos Carvalhal no comando da equipa leonina.



Governo corta remédio para cancro, Correio Manhã de 20-04-2010
 

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) enviou uma ordem aos hospitais que tratam doentes oncológicos para excluírem o Avastin - que ficou conhecido devido à troca de medicamentos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que cegou seis doentes - no tratamento do cancro da mama metastático. Sendo um medicamento de ponta para retardar a evolução da doença, o CM sabe que o Infarmed avisou os hospitais que serão processados civil, criminal e financeiramente se o comprarem.



Funcionários públicos perdem 155 euros/mês com reforma antecipada, Diário Económico de 20-04-2010
 

Os funcionários públicos que se reformaram, este ano, antes da idade legal exigida, perderam, em média, 155 euros mensais no valor da sua pensão, revelam dados do Ministério das Finanças solicitados pelo Diário Económico. De acordo com a mesma fonte, a penalização média das pensões antecipadas atribuídas entre Janeiro e Abril deste ano foi de 12,9%. Assim, e tendo em conta que a pensão média é, segundo a Caixa Geral de Aposentações (CGA), de cerca de 1.200 euros, os funcionários que decidiram deixar a vida activa, perderam em média 155 euros mensais. A penalização por cada ano de antecipação face à idade legal (62 anos e seis meses) é de 4,5%, o que significa que estes funcionários perderam dinheiro ao ficar a pouco mais de dois anos da idade exigida.



Aviões regressam ao ar depois das pressões das companhias, Diário Económico de 20-04-2010
 

Os presidentes das companhias aéreas europeias deitaram-se ontem ligeiramente mais descansados depois da União Europeia ter aceite suavizar as restrições impostas desde a última quinta-feira ao tráfego aéreo europeu. As restrições começam a ser levantadas hoje às 7h00, hora de Lisboa.



Manuel Godinho quer contar tudo sobre a 'Face Oculta', Diário Notícias de 20-04-2010
 

Manuel Godinho quer contar tudo aos investigadores do processo, depois de ter estado seis meses remetido ao silêncio Manuel Godinho, o principal arguido do processo "Face Oculta", quer voltar a prestar declarações ao Ministério Público (MP), e está disposto a contribuir para a descoberta da verdade. Esta mudança na estratégia de defesa apanha de surpresa os restantes arguidos acusados de usarem empresas públicas para favorecerem os negócios do empresário de Ovar.



Paulo Sérgio: os bastidores da contratação do novo treinador do Sporting, Diário Notícias de 20-04-2010
 

Leões chegaram a acordo com o treinador do Vitória de Guimarães; o clube minhoto vai receber um valor acima dos 500 mil euros estipulados na cláusula de rescisão. Paulo Bento sucede a Carvalhal, mas não é o treinador que orientou o Sporting durante, sensivelmente, cinco anos. Paulo Sérgio Bento Brito, actual treinador do Vitória de Guimarães, vai ser o técnico do Sporting nas próximas duas temporadas, soube o DN junto de fonte bem colocada no processo.



Bruxelas acusa bancos internacionais de empurrar Portugal para a falência, I de 20-04-2010
 

Portugal e Grécia têm culpas directas na derrocada da confiança dos investidores nas respectivas dívidas nacionais, mas os grandes bancos de investimento mundiais e os fundos de alto risco (hedge funds), que especulam sobre o valor da dívida pública dos países e lucram com isso, também não saem bem na fotografia. Segundo a Comissão Europeia, estas empresas estão a contribuir para o descarrilamento das taxas de juro, agravando a situação financeira já de si debilitada dos governos e respectivas economias.



Os cem anos de Mark Twain, I de 20-04-2010
 

Este texto poderia começar com uma das dezenas de citações famosas de Mark Twain, o autor que considerava deixar de fumar "a coisa mais fácil do mundo": ele próprio o tinha feito uma porção de vezes. Mas houve coisas realmente importantes na sua história. Samuel Clemens, nome de baptismo, foi um dos mais importantes autores americanos do século XIX, que através do sarcasmo e da ironia, descreveu e criticou a sociedade americana, bem como toda a espécie humana. Não poupou governos, Igreja, políticos e riquezas acumuladas. Faz amanhã cem anos que Mark Twain morreu, quatro meses depois da sua filha mais nova. Tinha 74 anos e deixou mais de 30 livros publicados (entre eles "As Aventuras de Huckleberry Finn", de 1884), centenas de contos e ensaios.



Acordo entre Liscont e APL está em risco, Jornal Negócios de 20-04-2010
 

O Ministério Público avançou com uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa contra a Administração do Porto de Lisboa e a Liscont. Em causa está o aditamento ao contrato do Terminal de Alcântara que prolonga a concessão por 27 anos e que o Ministério Público quer anular, por considerar que se trata de um novo contrato que, por este motivo, devia ter sido sujeito a concurso público, o que não sucedeu.



Portugal pode sair do euro?, Jornal Negócios de 20-04-2010
 

Os alertas sobre a situação da economia portuguesa têm-se multiplicado. O Governo repudia os avisos mas os mercados levam-nos a sério. Portugal poderá ter que sair da Zona Euro? E se o fizesse, o que aconteceria? O Negócios analisou as consequências. Ao longo de quatro páginas, o Negócios analisa hoje na edição nas bancas as razões dos alertas que surgem de todo o lado, a sua credibilidade e as suas consequências.



Regresso lento à rotina nos céus da Europa, Jornal Notícias de 20-04-2010
 

A reabertura progressiva do espaço aéreo, complementada pelo escoamento de passageiros por outros meios, foi a decisão dos ministros dos Transportes da UE, tomada ontem e com efeito desde as 7 horas de hoje. Portugal poderá efectuar voos nocturnos. O mapa europeu será dividido em três zonas de voo, desenhadas pela Eurocontrol, com base nos estudos já feitos e pelos testes das companhias aéreas.



Lino defende Sócrates na Comissão de Inquérito, Jornal Notícias de 20-04-2010
 

Mário Lino foi à comissão parlamentar de inquérito escudar Sócrates, alegando que era o único membro do Governo que falava com os presidentes da PT e que desvalorizou a notícia do negócio da compra da TVI, até Cavaco Silva ter decidido pedir explicações. A pergunta mais óbvia do socialista Miguel Laranjeira abriu a primeira audição da Comissão Parlamentar de Inquérito à alegada ingerência do Governo no negócio da compra da TVI: a PT informou o Estado da "compra de uma parte minoritária da Media Capital'?



Paulo Sérgio no Sporting, O Jogo de 20-04-2010
 

Já com o quarto lugar no campeonato (e consequente acesso à Liga Europa) praticamente assegurado, o Sporting comunica hoje à CMVM a concretização da hipótese avançada por O JOGO na edição do dia 7 de Abril: Paulo Sérgio muda-se de Guimarães para Lisboa no fim da temporada com a missão de assumir o comando técnico dos leões, sucedendo no cargo a Carlos Carvalhal e assinando um compromisso válido por duas épocas (até 2012).



O bombeiro no Gólgota, OJE de 20-04-2010
 

O bombeiro chamado ontem ao Museu de Debrecen, na Hungria, para remover o "Gólgota" de Mihaly Munkacsy, destinado a Pecs, capital europeia da Cultura 2010, parece integrar-se nesta reprodução dos últimos momentos de Cristo, datada de 1884.



Lufthansa quebra bloqueio das cinzas, OJE de 20-04-2010
 

A LUFTHANSA obteve ontem uma autorização excepcional da Agência de Segurança Aeronáutica (DFS) alemã para realizar 50 voos de longo curso e trazer de volta à Alemanha perto de 15 mil passageiros retidos em vários aeroportos do Mundo.



AdP investe 600 milhões este ano, OJE de 20-04-2010
 

A ÁGUAS de Portugal (AdP) vai voltar a investir 600 milhões de euros em 2010, apesar das restrições orçamentais em Portugal para a redução do défice público e está a preparar a expansão para países do Norte de África, Europa de Leste e Brasil, disse o presidente da estatal à agência Reuters.



Até quinta-feira vai ser possível voar para toda a Europa, Público de 20-04-2010
 

A família Jardin conseguiu um lugar no Sud Expresso. Paul e Chantelle deviam ter regressado a Bruxelas no sábado, depois de umas férias em Lisboa com os sete filhos, mas foram apanhados pela crise provocada pelas cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokull. Como eles, cerca de 35 mil pessoas que viram a sua viagem de avião "cancelada" em Portugal. Em todo o mundo, 6,8 milhões de passageiros foram afectados. O tráfego aéreo na Europa vai, porém, regressar à normalidade a partir de hoje. No melhor cenário, os problemas podem acabar já na próxima na quinta-feira.



Contratos de trabalho temporário disparam nos serviços do Estado, Público de 20-04-2010
 

Os serviços e organismos públicos estão a recorrer cada vez mais a empresas de trabalho temporário para responderem às restrições na contratação de novos funcionários e ao maior controlo dos recibos verdes. O Ministério das Finanças não tem dados sobre o universo de trabalhadores temporários no Estado, mas a Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE) calcula que, dos 100 mil trabalhadores temporários que no ano passado havia em Portugal, cerca de 20 por cento, ou seja, 20 mil, estarão colocados em serviços públicos. Entre 2005 e 2009 as tarefas e avenças reduziram-se em 40 por cento, para cerca de cinco mil, na administração central.



Sporting contrata Paulo Sérgio, Record de 20-04-2010
 

Paulo Sérgio vai ser o treinador do Sporting nas próximas duas temporadas. Gorada a hipótese André Villas-Boas, os responsáveis leoninos passaram as últimas semanas a analisar uma série de possibilidades para render Carlos Carvalhal no comando técnico, com o treinador do V. Guimarães, de 42 anos, a reunir consenso absoluto entre a estrutura dirigente.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream