19 abril 2010

Manchetes do Dia - 19-04-2010

Segunda, 19 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Por favor, salvem a casa da Amália, 24 Horas de 19-04-2010
 

Maria José Nogueira Pinto, Mendes Bota, Francisco Louçã e Helena Roseta são alguns dos apoiantes da causa lançada por um jornalista. A Fundação Amália garante que já tem projectos.



Olhos no título, A Bola de 19-04-2010
 

O treinador do Benfica comentou o «pequeno passo» rumo ao título dado em Coimbra (3-2) e felicitou Weldon. «Falta um pequeno passo, mas é mais difícil. Era importante não perder, ganhando é melhor, por isso continuamos com a vantagem de seis pontos. A Académica é difícil contra os chamados grande, tem muita qualidade, e mais dificuldades quando defronta equipas do seu campeonato. O jogo tornou-se difícil, não tínhamos necessidade de sofrer nestes últimos cinco minutos, mas o importante foi ganhar e demos um passo muito decisivo», disse na flash-interview da SportTV.



'Big Brother' da saúde controla receitas, Correio Manhã de 19-04-2010
 

O novo Centro de Conferência de Facturas (CCF), que foi anunciado pelo Governo de Sócrates em 2007, só se tornou real desde Março, com a entrada em funcionamento no parque empresarial da Maia. Este sistema, gerido por uma consultora privada, a Accenture, custou ao Estado cerca de 37 milhões de euros e visa controlar a despesa das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) referentes às receitas médicas e aos exames clínicos.



Águias mais perto do título, Correio Manhã de 19-04-2010
 

O Benfica já decidiu que Jorge Jesus vai ganhar 500 mil euros pela conquista da Liga. O plantel vai ter direito ao dobro, que será distribuído em partes iguais pelos jogadores. Os jogadores do Benfica vão ter direito a um prémio na ordem de um milhão de euros, caso conquistem o título de campeão nacional, o segundo desde que Luís Filipe Vieira sucedeu na presidência do clube a Manuel Vilarinho (2002).



Nuvem de cinza obriga TAP a deixar 13 mil clientes em terra, Diário Económico de 19-04-2010
 

Depois de quatro dias de paralisação, 50% dos voos previstos para hoje pode realizar-se, com a reabertura de vários espaços aéreos. Esta indicação foi dada ontem pelo comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas. "Não podemos esperar até que as nuvens de cinzas simplesmente desapareçam", afirmou Siim Kallas, para quem a actual situação é insustentável. É que desde a passada quarta-feira, quando o vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, entrou em erupção, provocando uma enorme nuvem de cinzas vulcânicas na atmosfera, a maior parte do espaço aéreo europeu encontra-se encerrada.



Ex-gestores do BCP recebem 6,5 milhões por ano, Diário Económico de 19-04-2010
 

Os antigos administradores do Banco Comercial Português (BCP), que compunham a equipa de Jardim Gonçalves e que saíram após a crise de poder na instituição, recebem, em conjunto, 6,5 milhões em reformas, soube o Diário Económico. Em causa estão as pensões de seis antigos responsáveis da instituição: Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Paulo Teixeira Pinto, Alexandre Bastos Gomes, Alípio Dias e Christopher de Beck.



Estado atrasa pagamento a 360 mil desempregados, Diário Notícias de 19-04-2010
 

A maioria dos desempregados ainda não recebeu o subsídio de desemprego referente ao mês de Março. Um atraso que, apurou o DN junto do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, está a afectar cerca de 360 mil pessoas. O gabinete da ministra Helena André justifica a situação com um "problema informático no processamento dos subsídios". No entanto, para a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGTP-IN), este é o resultado visível da política do Governo para a função pública, que levou à "saída em massa" de trabalhadores para a reforma, fazendo com que a administração deixe de ter capacidade de resposta e acabe a degradar os serviços que presta.



Sócrates e Jardim acertam ajuda de mil milhões para a Madeira, Diário Notícias de 19-04-2010
 

Alberto João Jardim e José Sócrates lado a lado na Avenida Sá Carneiro, no Funchal, a ver a banda passar em cortejo de flores entre sorrisos de compreensão e respeito mútuo, num quadro de convergência já reconhecido pelos dois governantes. Depois da tragédia, as tréguas fizeram-se. Hoje, Sócrates e Jardim vão acordar os termos em que a ajuda à Madeira se fará nos próximos quatro anos. E, mais importante, o método. Se Jardim contabilizava os prejuízos em 1,3 mil milhões, as contas do Governo estarão mais próximas dos mil milhões, apurou o DN.



Benfica pode ser campeão já no próximo domingo, I de 19-04-2010
 

Em 1974, o Benfica não foi além de um nulo em Coimbra. A Académica sempre fora um adversário difícil, mas poucos saberiam que, nesse mesmo ano, os encarnados estavam a concretizar o seu 25 de Abril em jogos na cidade dos estudantes: a partir desse 0-0 (na época anterior, tinha perdido), seguiram-se 16 triunfos e três empates. A estatística jogava a favor mas o resto da história foi feita pelos discípulos de Jesus, o treinador que chegou à Luz e revolucionou o mundo das águias. Nem de propósito: o Benfica voltou a ganhar e pode festejar o título no dia 25 de Abril, uma semana antes de defrontar o rival FC Porto, que deixou ontem, matematicamente, de poder revalidar o título.



Jovens e Reformados vão ter subsídio para viajar pela Europa, I de 19-04-2010
 

Em Portugal, como na União Europeia, ser turista vai passar a ser um direito. Idosos com mais de 65 anos, pensionistas, jovens entre os 18 e 25 anos, famílias com "dificuldades sociais, financeiras ou pessoais" e portadores de deficiência, todos poderão vir a beneficiar de férias com um subsídio da Comissão Europeia, que pode cobrir até 30% das despesas.



"Temo que o Governo português esteja em estado de negação", Jornal Negócios de 19-04-2010
 

Simon Johnson é conhecido pela forma contundente com que tem criticado o papel da banca e de Wall Street no espoletar da crise. O Ex-economista-chefe do FMI e professor do MIT diz ao Negócios temer que "o Governo português esteja em estado de negação". A opinião escrita em vários jornais e no blogue "The Baseline Scenario" transformaram-no numa das vozes de referência sobre o descalabro dos últimos dois anos. Artigos como o "O golpe de Estado silencioso" publicado em Abril de 2009 na "The Atlantic", ou o livro "13 Bankers", publicado em Março, mereceram reconhecimento internacional.



Prejuízos dos hospitais sobem para 295 milhões, Jornal Notícias de 19-04-2010
 

No ano passado, os prejuízos dos hospitais públicos com gestão empresarial dispararam 40%, para os 295 milhões de euros. Em 40 hospitais de todo o país, apenas 13 apresentam resultados positivos. As unidades da Região de Lisboa são as piores.



Ninguém pára voo do título, Jornal Notícias de 19-04-2010
 

O Benfica continuou a caminhada imparável rumo à conquista do título nacional, graças a uma vitória difícil no estádio da Académica (3-2). Tal como na Figueira da Foz, Weldon foi o herói das águias, com mais dois golos preciosos. Os "estudantes" deram luta até ao fim.



Foguetes do título, O Jogo de 19-04-2010
 

Os muitos adeptos benfiquistas que ontem se deslocaram a Coimbra cedo começaram a fazer a festa e a gritar: "Nós só queremos o Benfica campeão". E não precisaram de esperar muito para ver a sua equipa bem lançada nesse objectivo e na frente do marcador. A forte entrada em campo das águias, simboliza bem a vontade de todo o grupo comandado por Jorge Jesus de não falhar a conquista do tão ansiado campeonato.



Exéquias do casal presidencial em Cracóvia, OJE de 19-04-2010
 

O Féretro do presidente polaco Lech Kaczynski, transportado num atrelado militar, quando chegava ontem à catedral de Wawel, em Cracóvia, um dos ícones nacionais da Polónia, onde foi sepultado.



Caetano Bus ganha no Reino Unido, OJE de 19-04-2010
 

A Caetano Bus, do grupo Salvador Caetano, ganhou o concurso para fornecer 51 autocarros de turismo à National Express, o maior operador de comboios e autocarros do Reino Unido, num valor superior a oito milhões de euros. "Esta encomenda ganha especial relevância para a empresa, pois vem permitir à Caetano Bus contratar mais 30 colaboradores de forma a garantir a produção", disse à Lusa o presidente da Caetano Bus, empresa fabricante de carroçarias e autocarros.



Caos aéreo custa 750 mil milhões, OJE de 19-04-2010
 

A nuvem de cinzas proveniente de um vulcão islandês que paralisou o tráfego aéreo em praticamente toda a Europa poderá acarretar perdas na ordem dos 750 mil milhões de euros para as companhias aéreas, segundo Derek Sadubin, responsável pelo centro de pesquisa do sector para a Ásia/Pacífico.



Companhias fazem pressão para voltarem a voar na Europa, Público de 19-04-2010
 

Companhias aéreas e aeroportos criticaram ontem o que dizem ser o excesso de zelo" das autoridades de aviação civil e pediram a reavaliação das limitações impostas ao tráfego europeu, após a erupção do vulcão Eyjafjallajokull. A União Europeia acredita que será possível realizar metade dos voos previstos para hoje, mas parte do Norte da Europa continuará interdito. Ontem, mais de 20 países mantinham o seu espaço aéreo total ou parcialmente encerrado, o que apenas permitiu realizar cinco mil dos 24 mil voos agendados – o pior dos quatro dias da paralisação que deixou em terra mais 63 mil ligações. Países do Leste e do Sul da Europa admitem regressar hoje à normalidade. Não o Reino Unido, que tenciona recorrer à Marinha para repatriar 200 mil cidadãos.



Polónia: Morte do Presidente aproxima Varsóvia de Moscovo, Público de 19-04-2010
 

A morte do Presidente da Polónia deverá servir como catalisador de melhores relações com a Rússia, afirmaram ontem líderes dos dois países, no dia em que o funeral de Lech Kaczynski levou dezenas de milhares a Cracóvia. Depois de uma missa solene, os caixões de Kaczynski e da sua mulher, Maria, envoltos na bandeira nacional, vermelha e branca, foram depositados na cripta da Catedral de Wawel.



O título aqui tão perto, Record de 19-04-2010
 

O Benfica venceu a Académica em Coimbra, por 3-2, ficando assim mais perto de garantir o seu 32.º campeonato, a três jornadas do final. Weldon, novamente em destaque, inaugurou o marcador logo aos 3', a Briosa empatou por intermédio de Diogo Gomes, mas o brasileiro das águias voltaria a marcar ainda antes do intervalo. Ruben Amorim, aos 80', fez o golo que coloca os encarnados às portas do título de campeão nacional, antes de Tiero reduzir, já em cima do apito final.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream