16 abril 2010

Manchetes do Dia - 16-04-2010

Sexta, 16 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Cardozo em lágrimas com morte do avô, 24 Horas de 16-04-2010
 

Jogador do Benfica recebeu a notícia às 3h30 da manhã pelo telefone e ficou arrasado. Juan Marín tinha 75 anos e sofria de problemas cardíacos. Morrreu na quarta-feira. "O Óscar era muito chegado ao avô", diz ao 24horas a mãe de Cardozo, Maria Rosa



"Só vendemos se for irrecusável", A Bola de 16-04-2010
 

A imprensa francesa voltou, esta quinta-feira, a noticiar o interesse do Benfica no médio-ofensivo Nenê, brasileiro de 29 anos que milita no Mónaco. Já na última abertura do mercado de transferências, em Janeiro passado, o jogador brasileiro tinha sido associado ao interesse do Benfica, a par de clubes como Everton e Fenerbahce. Agora, a alegada associação ao clube da Luz é relacionada com a possível transferência do argentino Di Maria no próximo Verão.



Vulcão deixa 600 mil em terra, Correio Manhã de 16-04-2010
 

Dezenas de aeroportos encerrados, cinco mil voos cancelados e mais de 600 mil pessoas afectadas. Números que ilustram bem o caos causado pelo encerramento do espaço aéreo no Norte e Centro da Europa devido à nuvem de fumo e de cinza expelida pelo vulcão no glaciar Eyjafjllajokull, Islândia. Reino Unido, República da Irlanda, Bélgica, Finlândia, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e França viram-se forçados a encerrar o espaço aéreo. Não há memória de tamanho caos no trafego aéreo internacional, nem mesmo aquando dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA.



Mais milhões da PT para Figo e Mourinho, Correio Manhã de 16-04-2010
 

António Costa Gomes, juiz do processo 'Face Oculta', pediu ontem ao Supremo Tribunal de Justiça para que volte a se pronunciar sobre o pedido de destruição das escutas telefónicas envolvendo José Sócrates. O pedido do juiz poderá estar relacionado com o requerimento do advogado Ricardo Sá Fernandes, que defende Paulo Penedos, ex-consultor da PT, e que levantou a hipótese de invocar a nulidade do processo caso as mesmas conversas sejam destruídas sem que as partes sejam notificadas.



EDP, PT e Zon travam proposta do Governo para cortar salários, Diário Económico de 16-04-2010
 

O braço-de-ferro entre EDP, Portugal Telecom (PT) e Zon e o accionista Estado intensificou-se na véspera das assembleias gerais de accionistas das três empresas, nas quais já era esperada contestação à volta das propostas da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e da Parpública para cortar 5% do salário fixo da equipa de gestão.



Grécia é o primeiro país da zona euro a pedir ajuda, Diário Económico de 16-04-2010
 

Atenas cedeu ontem à tensão crescente nos mercados e mostrou interesse directo no pacote de empréstimos prometido pela União Europeia de 40 a 45 mil milhões de euros para 2010. A Grécia ficou a um passo de pedir ajuda. Por agora, convocou uma reunião com as autoridades europeias, o FMI e o Banco Central Europeu para discutir que "programa multi-anual de políticas económicas" será necessário como condição para activar essa ajuda, não só para 2010 como para os anos seguintes, o que implicará o dobro ou triplo do pacote anunciado.



Nuvem vulcânica 'cancela' cinco mil voos, Diário Notícias de 16-04-2010
 

A perturbação do tráfego aéreo no Norte da Europa, provocada pela nuvem de cinzas expelida por um vulcão islandês, pode durar até amanhã e nada garante que não volte a repetir-se. Portugal foi poupado, com os ventos a empurrarem a nuvem de cinzas mais para sudeste, mas isso não evitou os cancelamento de voos nos aeroportos portugueses.



Gestores não executivos recebem 7400 euros por reunião, Diário Notícias de 16-04-2010
 

Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI--20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7.427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.



Como um vulcão na Islândia fechou centenas de aeroportos, I de 16-04-2010
 

O espaço aéreo do Norte da Europa nunca esteve tão calmo. Meio milhão de pessoas ficaram ontem em terra depois da erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, quando se preparavam para viajar entre cidades do Norte da Europa. Esta é a primeira erupção do vulcão glaciar islandês em quase 200 anos: a última prolongou-se de 1821 a 1823.



"Onde há negócios há campo para a corrupção", I de 16-04-2010
 

Passou a vida entre as aulas e a investigação. Há seis meses, o professor vestiu o fato de ministro das Obras Públicas. Em entrevista ao i, diz estar a gostar da experiência no governo, muito provavelmente apenas uma passagem da sua vida. O cuidado nas palavras é imposto pelo que chama contenção de discurso natural em quem ocupa cargos políticos.



"Olho sempre para o degrau seguinte, nunca para o fim da escada", Jornal Negócios de 16-04-2010
 

Mário Ferreira, líder da Douro Azul, é muito mais do que um empresário excêntrico que quer ir ao espaço com Richard Branson. Conheça as aventuras de Mário Ferreira, que prevê começar a explorar cruzeiros no rio Amazonas a partir de 2012 e tem a ambição de fazer da Douro Azul uma das maiores empresas cotadas em Bolsa. Uma entrevista feita por Anabela Mota Ribeiro.



EDP e PT boicotam proposta do Estado para baixar salários de gestores, Jornal Negócios de 16-04-2010
 

A polémica proposta do Estado, através da Parpública e da Caixa, de limitar as remunerações dos administradores de empresas em que participa, começa a morrer hoje, nas assembleias-gerais da EDP e da PT. O presidente da Assembleia da EDP diz que nem será apreciada, por ser irregular; a PT não a colocou em agenda. Também a Galp e a Cimpor deixaram de fora a proposta, que só a Zon listou. Para chumbá-la.



Vulcão provoca caos na Europa, Jornal Notícias de 16-04-2010
 

Nove países da Europa encerraram, ontem, o seu espaço aéreo na sequência da nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. Mas muitos mais países foram afectados. É o caos. São milhares de voos anulados. A situação poderá prolongar-se por mais dois dias. Mais de cinco mil voos foram anulados, ontem, no Norte da Europa centenas de milhares de pessoas foram lesadas. Segundo a Eurocontrol, agência europeia para a segurança na navegação aérea, os países mais afectados são Reino Unido, Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Bélgica e Irlanda. Mas muitos mais países encerraram os seus aeroportos. Em Portugal, também dezenas de voos foram cancelados, mas, para já, o nosso país está fora da rota da nuvem de cinzas.



Ficar em casa dá mais dinheiro que trabalhar, Jornal Notícias de 16-04-2010
 

Quem aceitar um trabalho num centro de emprego arrisca-se a perder nove euros por mês. Em 2009, em média, as entidades patronais propunham um vencimento de 523 euros, acima do salário mínimo, mas abaixo dos 532 dos subsídios de desemprego lançados. Os dados constam de um documento enviado ontem pelo Ministério do Trabalho aos parceiros sociais, onde lhes pede que proponham alterações às regras do subsídio de desemprego, para baixar os gastos com esta prestação (uma das medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento).



A Taça não chega, O Jogo de 16-04-2010
 

Pinto da Costa não disfarçou que esta é uma má temporada do FC Porto, independentemente de conquistar, ou não, a Taça de Portugal. No lançamento do livro de Fernando Póvoas "Emagrecer com sucesso", cerimónia levada a cabo na sala VIP do Estádio do Dragão, o presidente prometeu "engordar" o plantel, manifestando também a vontade de ganhar tudo na próxima temporada.



Cinza da Islândia faz cancelar voos, OJE de 16-04-2010
 

163 voos foram ontem cancelados em Portugal, a maior parte com partida de Faro e destino ao Reino Unido, na sequência da erupção vulcânica na Islândia que criou uma núvem de cinzas. Em toda a Europa foram cancelados mais de 4 mil voos.



Alta Velocidade arranca em Portugal, OJE de 16-04-2010
 

A Alta Velocidade arrancou ontem com a aprovação, em Conselho de Ministros, da minuta do contrato de concessão por 40 anos do projecto de construção e financiamento do troço entre Poceirão e Caia. Este troço fará parte da linha de Alta Velocidade que ligará Lisboa a Madrid.



Altri regressa aos lucros em 2010, OJE de 16-04-2010
 

A Altri vai regressar aos lucros este ano e atingir 500 milhões de euros em vendas com o aumento do preço da pasta de papel nos mercados internacionais, disse ontem o presidente da empresa. Num encontro com jornalistas, ontem em Lisboa, Paulo Fernandes adiantou que, após um investimento de 430 milhões de euros nos últimos três anos (350 milhões na duplicação da capacidade fábrica da Celbi e 80 milhões na nova linha de branqueamento da Celtejo),



Preço dos combustíveis já subiu mais de 7 por cento este ano, Público de 16-04-2010
 

Os preços dos combustíveis não páram de aumentar em Portugal. Desde o início do ano e até ao dia 12 de Abril, o custo de um litro de gasolina 95 registou um agravamento de 7,6 por cento e o do gasóleo subiu sete por cento. O ministro da Economia, Vieira da Silva, admitiu que os preços são muito elevados e "nalguns casos é difícil compreender" porquê e por isso vai pedir explicações à Autoridade da Concorrência (AdC). As reacções não se fizeram esperar. O PSD não tem dúvidas de que há cartelização, o CDS pede a intervenção da AdC e o PCP vai apresentar um projecto no Parlamento para criar um sistema de preços máximos para os combustíveis, energia eléctrica e gás natural.



Cinzas nos céus. Mais de quatro mil voos afectados pelo vulcão, Público de 16-04-2010
 

As cinzas do vulcão do glaciar de Eyjafjllajokull, na Islândia, em erupção desde quarta-feira, obrigaram ontem ao encerramento do espaço aéreo de mais de 15 países europeus e ao cancelamento de quatro a cinco mil voos, 160 dos quais em Portugal. Pelo menos 600 mil passageiros tiveram de ficar em terra, devido aos perigos para a aviação que representam as cinzas do vulcão. Especialistas dizem que os céus do Norte da Europa poderão permanecer intransitáveis durante vários dias e que os efeitos da erupção poderão continuar a fazer sentir-se no tráfego aéreo durante alguns meses.



Vukcevic sai do Sporting, Record de 16-04-2010
 

O camisola 10 já colocou a casa e o carro à venda e está mesmo decidido a abandonar o Sporting no final da temporada. O internacional montenegrino, de 24 anos, terá mesmo já dado conta do seu desejo aos responsáveis da SAD e não encontrou grande resistência à sua vontade, se a saída se fizer de forma a que o Sporting não saia prejudicado.



Faria de Oliveira sofreu grande pressão do Governo, SOL de 16-04-2010
 

Faria de Oliveira, presidente da CGD, foi fortemente pressionado pelo Governo no caso da nomeação do novo "chaiman" da Cimpor. O atrito entre o líder da Caixa e o Executivo acabou por afastar do cargo Palhas da Silva, que já aceitara o convite e tinha a concordância dos accionistas. Depois das reservas à nomeação de Mário Lino, acabou por vencer uma solução de compromisso, em torno de Castro Guerra.



Sócrates esteve sempre a par do negócio com Figo, SOL de 16-04-2010
 

Uma conversa telefónica entre Sócrates e Vara, um sms enviado logo a seguir por Vara a Rui Pedro Soares, mostram que o primeiro-ministro esteve sempre ao corrente das diligências para obter apoio de Figo ao PS e a si próprio. E mostrou-se impaciente quando se verificaram atrasos.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream