15 abril 2010

Manchetes do Dia - 15-04-2010

Quinta, 15 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Ela dormia com o homem que a matou, 24 Horas de 15-04-2010
 

Oficialmente foram 16 as vítimas mortais de violência doméstica em 2009. O 24horas encontrou muitos mais casos. Conheça todas as histórias dramáticas de mulheres mortas pelos maridos.



Aimar, A Bola de 15-04-2010
 

Ele foi o grande herói do "Derby". "Espero que Coimbra seja invadida pelos Benfiquistas".



Gabinete de Sócrates usa apoio de Figo, Correio Manhã de 15-04-2010
 

O pequeno-almoço de Luís Figo com José Sócrates, no último dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2009, foi sugerido e organizado pelo gabinete do próprio primeiro-ministro. Rui Pedro Soares, então administrador executivo da PT e não-executivo do Taguspark, foi o autor da estratégia de aproximação à ex-estrela do Inter de Milão e, segundo Paulo Penedos, conseguiu obter " o apoio de Figo para as legislativas".



Tromba-d'água assusta Lisboa, Correio Manhã de 15-04-2010
 

Fenómeno demorou poucos minutos mas provocou estragos em várias casas da zona oriental de Lisboa A passagem de um ninitornado provocou ontem à tarde o pânico e a destruição no bairro Horizonte, em Lisboa. "Foi um susto enorme. Só tive tempo de me agarrar à porta da rua e de rezar a Nossa Senhora de Fátima para não ser levada pelo vento", disse ao CM Maria de Fátima Barbosa. "O vento surgiu junto do cemitério do Alto de São João, de repente ficou tudo escuro e era lixo a voar por todo o lado", acrescentou.



Bruxelas ameaça cortar fundos a Portugal se défice derrapar, Diário Económico de 15-04-2010
 

Projectos de infra-estruturas ambientais ou de transportes, como o TGV em Portugal, em países repetentes em derrapagens orçamentais podem ter o financiamento dificultado, de acordo com uma nova iniciativa da Comissão no rescaldo da crise grega. Bruxelas quer fechar a torneira dos fundos de coesão a países reincidentes na violação das regras orçamentais do euro, e por outro lado, acelerar a imposição de multas financeiras já previstas no Pacto de Estabilidade. Portugal é o país com maior historial de procedimentos de défices excessivos na UE e também um dos maiores beneficiários do fundo de coesão, de onde recebeu 3,1 mil milhões de euros para 2007/13 para financiar grandes projectos de infra-estruturas de transportes ou na área do ambiente.



"Taxar mais-valias torna mais difícil o financiamento das empresas", Diário Económico de 15-04-2010
 

O presidente da Bolsa de Lisboa, em declarações ao Diário Económico, defende que o agravamento do imposto sobre as mais-valias vai penalizar o mercado português. A atractividade do mercado de capitais português para captar poupança será afectada com o agravamento da tributação das mais-valias. Perante a inevitabilidade, o presidente da bolsa nacional pede que haja uma correcta aplicação desta medida e que seja esclarecida as condições da entrada em vigor.



Portugal em risco de viver hoje novo tornado, Diário Notícias de 15-04-2010
 

Durou menos de um quarto de hora, mas chegou para assustar quem viu e fez estragos por onde passou. Ontem à tarde, em poucos minutos, um tornado formou-se sobre o Tejo, na zona de Santa Apolónia. E as condições de instabilidade que levaram à sua formação mantêm-se durante o dia de hoje, avisa o Instituto de Meteorologia, Por isso, a meteorologista Cristina Simões não afasta a possibilidade de o episódio se repetir: "Mas são situações de muito difícil previsão", conclui.



Paulo Penedos trama Rui Pedro Soares e contradiz Sócrates, Diário Notícias de 15-04-2010
 

Paulo Penedos, ex-advogado da PT, comprometeu, em declarações no processo do caso Taguspark/Figo, a actuação do ex-administrador Rui Pedro Soares e até o eventual desconhecimento que o PS teria em relação ao contrato do futebolista com o parque de Oeiras e à relação deste com um apoio a Sócrates nas legislativas de 2009. O advogado revelou ao Ministério Público que o antigo administrador Rui Pedro Soares lhe disse que Luís Figo "na altura certa vai dar uma entrevista". O que veio a verificar-se a 7 de Agosto de 2009, com um elogio a Sócrates. De resto, um dia antes de esta ser publicada - segundo a acusação - Rui Pedro Soares recebeu, via e-mail, as páginas que seriam depois publicadas, enviadas pelo representante do jogador.



Multas: 60% dos condutores é apanhado pela GNR sem saber, I de 15-04-2010
 

Na maioria das infracções de trânsito detectadas pela GNR a multa não é levantada no momento, como determina a lei, mas por correio. A explicação dada pela Guarda é simples: a fiscalização está excessivamente centrada no estacionamento e no controlo de velocidade por radares. A média de notificações por contacto pessoal é de apenas 39,6% e num quarto das subunidades fica abaixo dos 20%. Valores considerados muito baixos e que levaram a Direcção de Operações a enviar a todos os comandos uma comunicação recordando as regras do Código da Estrada e pedindo "uma intervenção diligente" para tornar a fiscalização mais eficaz.



"Ministério só existe para servir os agricultores", Jornal Negócios de 15-04-2010
 

António Serrano reatou o diálogo com os agricultores e evitou uma "revolução". Os prejuízos causados pelo mau tempo neste Inverno no Oeste estão contabilizados em 22 milhões de euros, a que somam outros oito milhões de danos na produção de outras regiões do País. O ministro da Agricultura não tem dúvidas de que a quebra da produção fez subir os preços e aumentou as importações. Relativamente à execução do Proder, garante que 770 milhões foram pagos e 1,5 mil milhões já estão comprometidos.



Imposto sobre mais-valias vai gerar corrida a venda e recompra de acções, Jornal Negócios de 15-04-2010
 

Para escapar às mais-valias sobre as acções bastará vendê-las antes da entrada em vigor das novas regras, de forma a realizar o ganho. O investidor pode até recomprar os títulos no momento seguinte, mantendo-os em carteira, mas evitando o imposto. O Governo vai avançar com o fim da isenção das mais-valias obtidas com a venda de acções e títulos de dívida detidos há mais de 12 meses. Tal como com a taxa de imposto de 20% para os ganhos financeiros, até agora tributados a 10%. A proposta era para demorar mais tempo, esperando por uma maior acalmia dos mercados. Afinal é a primeira medida do Programa de Estabilidade e Crescimento a avançar.



Tromba-d'água fez estragos em Lisboa, Jornal Notícias de 15-04-2010
 

Árvores derrubadas, muros destruídos, telhados descascados e vidros partidos. Uma tromba-d'água passou ontem por Lisboa e fechou pelo menos uma escola durante os próximos dias. Não houve feridos. "Nunca vi nada assim", disse uma testemunha ao JN.



Multas vão chegar a casa em três dias, Jornal Notícias de 15-04-2010
 

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a trabalhar para que as contra-ordenações indirectas - quando o autor de uma infracção não é identificado - passem a ser automáticas e mais rápidas. Cinco dias é o prazo pretendido para a notificação.



A 7ª final no século XXI, O Jogo de 15-04-2010
 

Exemplo perfeito de um jogo com pouco que contar, mas com alguma coisa que se diga, a começar pelo antes do apito inicial. A falta de discussão em volta da segunda mão entre portistas e equipa vilacondense - culpa do avolumado resultado do primeiro encontro -, acabou anteontem com a divulgação da lista de convocados do FC Porto.



Portugal escapou à recessão no 1º trimestre, OJE de 15-04-2010
 

Os economistas do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Universidade Católica prevêem que Portugal tenha escapado à recessão técnica no primeiro trimestre deste ano, crescendo 0,1%, mas alertam que não se pode "excluir o cenário de crescimento marginalmente negativo". "A previsão do crescimento do PIB no primeiro trimestre (1,1% em variação homóloga e 0,1% em variação trimestral) representa um regresso a um crescimento positivo no trimestre (cadeia e homóloga), mas o valor é tão próximo de zero e o grau de incerteza nos nossos modelos é tão elevada que não podemos excluir o cenário de crescimento marginalmente negativo", explica o coordenador da Folha Trimestral, João Borges de Assunção.



Forte procura de obrigações portuguesas, OJE de 15-04-2010
 

Portugal colocou, com sucesso, emissões de Obrigações do Tesouro a dois e a dez anos no mercado internacional. Analistas ouvidos pela Reuters são unânimes na afirmação de que as colocações "correram bem". A República portuguesa não colocava OT a dois anos no mercado secundário desde o início do ano passado, e ontem fechou a oferta nos 805 milhões de euros a uma taxa média ponderada de 1,715%. Mais elogiada foi ainda a operação de OT a dez anos, tendo a República colocada 1.195 milhões de euros.



Índia: Acidente em peregrinação, OJE de 15-04-2010
 

Homens sagrados da religião hindu tomam o banho sagrado que os purifica dos pecados no rio Ganga, em Haridwar, uma das quatro localizações da festa religiosa Kumb Mela. Ontem, o despiste de um automóvel vitimou cinco peregrinos.



PS teve conhecimento prévio de elogios de Figo, Público de 15-04-2010
 

Os elogios que Luís Figo fez ao Governo do PS e ao próprio primeiro-ministro, José Sócrates, em Agosto passado foram comunicados a Rui Pedro Soares, administrador da PT e da Taguspark, na véspera da sua publicação no Diário Económico. A entrevista foi enviada por correio electrónico pelo sócio e representante de Figo, Miguel Macedo, segundo o Ministério Público, que acusou o socialista Rui Pedro Soares e dois membros da comissão executiva da Taguspark de corrupção passiva por terem negociado um contrato de 750 mil euros com o ex-futebolista em troca de apoio à candidatura de José Sócrates, nas últimas legislativas.



Agências de emprego já valem 1,2 mil milhões, Público de 15-04-2010
 

O negócio das agências privadas de emprego já vale mais de 1,2 mil milhões de euros. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), trata-se de uma actividade em clara expansão. Até 2008, o número de empresas rondava as 500, mas nos termos da legislação em vigor, segundo o Instituto do Emprego (IEFP), "neste momento só existe uma agência privada licenciada". O número de pessoas que passaram por estas empresas subiu de 66,6 mil em 2004 para 102 mil em 2008. Muitas delas pertencem a quadros das empresas de trabalho temporário, que as cedem às empresas que oferecem empregos. A expansão de colocações neste sector contrasta com a dos centros de emprego.



Tromba de água no Tejo: "Fazia lembrar os filmes americanos", Público de 15-04-2010
 

Uma tromba de água formou-se ontem sobre o Tejo e dissipou-se antes de atingir a margem do rio. O fenómeno provocou alarme na zona ribeirinha de Lisboa, mas foi também fotografado e filmado por cidadãos anónimos, que colocaram na Internet imagens como estas, que estavam no site YouTube. "Só me fazia lembrar um filme americano", disse uma testemunha. O mau tempo causou estragos em vários pontos da capital.



Dérbi deixa marcas, Record de 15-04-2010
 

Jesus obrigado a mexer no onze frente à Académica.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream