09 abril 2010

Manchetes do Dia - 09-04-2010

Sexta, 9 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Bárbara Guimarães grávida de três meses, 24 Horas de 09-04-2010
 

Na maternidade Dr. Daniel de Matos e na SIC, a novidade tem sido muito comentada. O 24horas sabe que Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho vão ser papás outra vez nos primeiros dias de Outubro



Lição para o futuro, A Bola de 09-04-2010
 

Numa partida em que Jorge Jesus mudou dois dos defesas titulares e ainda deslocou David Luiz para o lado esquerdo, o Benfica entrou melhor do que o adversário e controlou o Liverpool durante os primeiros 20 minutos. Os ingleses acabariam por colocar-se em vantagem aos 28, através de Kuyt que num canto cabeceou para o fundo da baliza de Júlio César. Em vantagem na eliminatória, o Liverpool aumentou a vantagem aos 34, através de Lucas, que fica isolado frente a Júlio César. Aos 59 minutos – e depois de um livre batido por Carlos Martins para a área do Liverpool – Fernando Torres concluiu com um encosto de pé um brilhante contra-ataque. Cardozo, com um livre directo, ainda fez as águias sonharem. O 3-1, no entanto, não durou muito, já que Torres, aos 82, fixou o resultado. O espanhol surgiu isolado frente a Moreira, que entretanto substituira o lesionado Júlio César, e não perdoou. O Benfica cai nos quartos-de-final da Liga Europa frente ao Liverpool, depois de na semana passada ter vencido em casa (2-1). A águia vira-se agora para o campeonato, a única prova em que ainda está envolvida. O próximo teste está marcado para terça-feira, no Estádio da Luz, frente ao Sporting.



Judiciária quer fim do segredo, Correio Manhã de 09-04-2010
 

A Polícia Judiciária de Aveiro defendeu o fim do segredo de justiça no processo 'Face Oculta! e ainda que fosse facultado o acesso às transcrições das escutas telefónicas, validadas pelo juiz de instrução, a quem manifestasse interesse legítimo. Dessas escutas apenas se exclui as que envolvem José Só cratesjá que Pinto Monteiro e Noronha do Nascimento, respectivamente procurador-geral da República e presidente do Supremo Tribunal de Justiça, consideraram que as mesmas não deveriam ter sido validadas. Noronha do Nascimento foi mais longe e considerou mesmo nulo o despacho do juiz de instrução que considerava que as escutas a Armando Vara, onde as conversas com Sócrates tinham sido interceptadas, tinham sido, entretanto, obtidas cumprindo todos os formalismos legais.



Goleada à inglesa acaba com sonho, Correio Manhã de 09-04-2010
 

Um Benfica fatigado, sem imaginação e com indisfarçáveis problemas defensivos perdeu pela terceira vez por 1-4 com o Liverpool e diz adeus ao sonho de regressar a uma final europeia. Perdeu, com o provável vencedor, a primeira Liga Europa.



"Fundos de pensões dos bancos devem ir para a Segurança Social", Diário Económico de 09-04-2010
 

Santos Ferreira relança o debate sobre as pensões dos bancários. Antes da assembleia geral do banco, o CEO fala da Sonangol, da Cimpor, da política e dos salários. O Fundo de Pensões não tem défice e está completamente fundeado, diz o presidente do BCP.



Património dos clientes do BPP está reduzido a metade , Diário Económico de 09-04-2010
 

A Deloitte fez uma avaliação do valor do fundo de investimento que agrega o património dos clientes do BPP. Conclusão: se os clientes vendessem agora os activos arriscariam perdas de 50%. Numa semana em que os clientes de retorno absoluto do Banco Privado Português vão ficar a conhecer o número de unidades de participação que vão receber do Fundo Especial de Investimento (FEI) e que, em simultâneo, avança o processo de insolvência da instituição, a avaliação da Deloitte revela que o valor líquido do património dos clientes totalizava, a 19 de Março, quase 576,7 milhões de euros.



Junte todos os créditos e poupe até 70% na sua mensalidade, Diário Económico de 09-04-2010
 

Numa altura em que os bancos estão a subir os 'spreads' praticados no crédito à habitação, juntar todos os créditos num só permite poupar até 70% nos encargos mensais.



Nova lei vai libertar homicida de polícias, Diário Notícias de 09-04-2010
 

Polícias, magistrados e vítimas estão alarmados com a entrada em vigor, na segunda-feira, do novo código de execução de penas, proposto por este Governo e aprovado apenas com os votos favoráveis dos socialistas. O diploma permite, de uma forma quase automática, que qualquer condenado, seja porque crime for, seja libertado ao fim de cumprir 1/4 da pena, sem sequer ter vigilância ou controlo.



O acordo EUA-Rússia que põe fim de vez à Guerra Fria, Diário Notícias de 09-04-2010
 

O sol brilhou ontem de manhã sobre os jardins do castelo de Praga onde os líderes russo e americano, Dmitri Medvedev e Barack Obama, posaram para os fotógrafos, antes de assinarem um acordo histórico na "sala espanhola" do Castelo de Praga. "Acabou a deriva nas nossas relações", sintetizou Barack Obama, ao explicar as consequências do acordo de controlo de armamento nuclear.



São atropeladas 17 por dia. A maioria dos condutores não sente culpa, I de 09-04-2010
 

O carro circulava "a 50 quilómetros por hora", "ganhou vida própria" depois do despiste e "fugiu das mãos". A condutora que atropelou mortalmente duas pessoas no Terreiro do Paço, e que recebeu esta semana uma sentença inédita de três anos de prisão efectiva, circularia a mais de 110 quilómetros por hora numa zona de Lisboa com limite de 30, mas negou sempre a culpa durante o julgamento, uma atitude que terá agravado a pena - o mais certo seria o leitor fazer o mesmo, conclui uma tese de mestrado defendida esta terça-feira no ISCTE por Maria João Martins, enfermeira com cerca de 20 anos de experiência em trauma causado por acidentes.



20 mil empresas prontas para o banco de horas, Jornal Negócios de 09-04-2010
 

Tão polémica quanto inovadora, a introdução do banco de horas marcou a última revisão da legislação laboral. Treze meses depois da entrada em vigor do novo Código do Trabalho, há já, pelo menos, 20 mil empresas e 387 mil trabalhadores potencialmente abrangidos pelo novo mecanismo de flexibidade horária, que permite às empresas reduzir os custos com o pagamento de horas extraordinárias. É o que estabelecem os acordos colectivos publicados desde então, sobretudo negociados com os sindicatos da UGT.



Como chegou a Grécia à pré-falência, Jornal Negócios de 09-04-2010
 

O terramoto financeiro com epicentro na Grécia voltou ontem a registar uma vigorosa réplica. Os títulos da dívida pública dispararam, a bolsa acumulou mais uma desvalorização e países como Portugal foram colhidos pelas ondas de choque. Perante a crescente tragédia grega, a Comissão Europeia voltou a dizer que ainda não chegou o momento de accionar o plano de resgate acertado no mês passado.



Benfica despede-se da Europa com o pior resultado da época, Jornal Notícias de 09-04-2010
 

O Benfica viveu, ontem à noite, quinta-feira, um pesadelo em Anfield, frente ao Liverpool, ao ser goleado por 4-1. Cardozo, com um golo, ainda fez sonhar as águias, mas os erros da primeira parte já tinham deitado tudo a perder e a saída da Liga Europa era uma dura realidade.



Cabecilhas da "Operação Furacão" vão ser acusados, Jornal Notícias de 09-04-2010
 

Operação Furacão deve mandar para julgamento promotores de fuga fiscal. Empresas e indivíduos investigados pelo Ministério Público por fraude fiscal, falsificação e branqueamento que não aceitam pagar o que devem ao Fisco serão mandados para julgamento, tais como os promotores do esquema investigado na operação Furacão. Cândida Almeida, directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, onde estão reunidos os processos que resultaram da gigantesca investigação que envolve centenas de empresas e quatro bancos, explicou ontem que o caso está em fase de "de ser deduzida uma acusação".



Traumatismo, O Jogo de 09-04-2010
 

Liverpool não foi escala para Hamburgo. O Benfica está fora da Liga Europa, despachado com uma goleada tão improvável quanto inquestionável, mas a verdade é que terá mesmo perdido uma oportunidade única de, 16 anos depois, chegar às meias-finais de uma prova europeia. Confuso? É atacável um 4-1? É. Porque o bom início das águias mostrou que o sonho era mesmo possível, convicção feita em 26 minutos de categoria e autoestima que, contudo, perderam sentido num instante.



Portugal testa mercado da dívida pública, OJE de 09-04-2010
 

Portugal vai voltar a testar o mercado da dívida pública com duas emissões previstas para a próxima quarta-feira, através de dois leilões de Obrigações do Tesouro com maturidades a dois e a dez anos. O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público revelou que o montante indicativo global das duas emissões situar-se-á entre os 1.500 milhões e dois mil milhões de euros, sendo que o montante mínimo de alocação será 300 milhões de euros.



Galp reforça potencial no Tupi, OJE de 09-04-2010
 

A GALP Energia confirmou o potencial das águas ultra profundas da Bacia de Santos, no Brasil ao nível da extracção de petróleo e gás natural. Uma nota da empresa indica que um novo poço, o Tupi OW, localizado a mais de dois mil metros de profundidade e a cerca de 270 quilómetros da costa do Rio de Janeiro tem potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal daquela área.



Casamento civil de homossexuais será uma realidade até ao Verão, Público de 09-04-2010
 

A celebração de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo deverá ser uma realidade este Verão. Ontem, o plenário de juízes-conselheiros do Tribunal Constitucional considerou por larga maioria (com onze votos a favor) estar conforme à Lei Fundamental a lei proposta pelo Governo do PS e aprovada pela Assembleia da República que legaliza o casamento civil entre homossexuais. Agora, restam ao Presidente da República 20 dias para assinar o diploma ou vetá-lo. Mas mesmo que Cavaco Silva chumbe politicamente esta lei e a devolva ao Parlamento, basta que se repita no hemiciclo uma maioria simples de deputados a favor do diploma para que o Presidente seja obrigado a promulgá-lo.



Congresso do PSD Passos Coelho consagrado em unidade interna, Público de 09-04-2010
 

Pedro Passos Coelho jogou uma cartada forte antes do congresso que, de hoje até domingo, o vai consagrar como presidente do PSD e tem como lema "Unidos para mudar Portugal". Fez o que outros líderes, como Durão Barroso, só fizeram depois de ganhar eleições legislativas: chamar a si os ex-adversários internos, embora para nenhum dos órgãos executivos. Convidou Paulo Rangel para número um da lista do conselho nacional, uma espécie de parlamento do partido. E também José Pedro Aguiar-Branco, até agora líder parlamentar, que vai coordenar a revisão do programa do partido.



Jesus também peca, Record de 09-04-2010
 

É o ponto final no sonho benfiquista de conquistar a Liga Europa. As águias começaram melhor em Anfield, com dinamismo e ocasiões para inaugurar o marcador, mas o Liverpool soube contrariar o ascendente inicial da turma portuguesa, respondendo com golos. Dirk Kuyt, Lucas Leiva e Fernando Torres (2) marcaram para os reds, enquanto o paraguaio Cardozo fez o tento de honra do Benfica.



Sócrates e Soares empatam apoio à candidatura de Alegre, SOL de 09-04-2010
 

Sócrates e Mário Soares não têm pressa em apoiar Alegre, na semana que vem, o primeiro-ministro vai a Cortes participar num jantar-conferência na Casa-Museu João Soares.



Cruz Vermelha pode fechar maternidade, SOL de 09-04-2010
 

A carismática maternidade da Cruz Vermelha Portuguesa, em Benfica, pode fechar as portas. A decisão ainda não foi tomada, mas a drástica diminuição do número de partos e a saída de médicos para hospitais privados comprometem o futuro do hospital.



Cavaco vai em Julho uma semana para Angola, SOL de 09-04-2010
 

Cavaco Silva prepara uma visita oficial a Angola, retribuindo a visita de Eduardo dos Santos a Lisboa. A viagem durará uma semana e deverá ter lugar em Julho.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream