08 abril 2010

Manchetes do Dia - 08-04-2010

Quinta, 8 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

A vida da mulher que viu a filha morrer na passadeira, 24 Horas de 08-04-2010
 

Rufina Rocha, que perdeu uma filha e ficou incapacitada no acidente de 2007, diz que os três anos de prisão aplicados ontem à condutora chegaram tarde de mais. E conta o drama que é a sua vida desde a tragédia. "A minha vida ficou muito difícil, cheia de sofrimento. E ela nunca foi capaz vir ter comigo, nunca mostrou qualquer atenção, apesar de saber que a minha filha morreu e que eu fiquei mal. É cruel não ter dito nada", disse ao 24horas Rufina Rocha, de 45 anos, alguns minutos depois de ter recebido, em Cabo Verde, pela voz do seu filho Alex, a notícia de que a mulher que lhe matou a filha e uma amiga fora condenada a três anos de prisão efectiva.



"Temos de saber sofrer", A Bola de 08-04-2010
 

«Como em Marselha», pede o treinador do Benfica, Jorge Jesus, aos seus jogadores. Os «encarnados» vão disputar o derradeiro jogo de acesso às meias-finais da Liga Europa e o técnico quer uma exibição de grande nível em Anfield. «Estamos convencidos que amanhã vamos fazer um excelente jogo, como fizemos em Marselha. O Liverpool vai entrar muito forte, mas estamos preparados», garante Jesus, na conferência de imprensa em Inglaterra, onde fez a antevisão da partida da próxima quinta-feira.



Polícia geria rede de alterne, Correio Manhã de 08-04-2010
 

Strippers e prostitutas, mais de 40 mulheres foram distribuídas pelo agente Luís Martins, da PSP de Lisboa, em pelo menos dez bares de Alterne que se estendem da Margem Sul ao Algarve. Sempre num esquema de "grande rotatividade" mais lucrativo, a facturar à comissão pelo sexo pago por clientes às jovens brasileiras, portuguesas e do Leste da Europa. Servindo-se da condição de polícia, "impunha-se como agente das mulheres" e era conhecido por "Padrinho"! Tudo de 2007 a 2008, até que foi preso pela própria PSP e pelo SEF.



Caixa e Governo chegam a acordo para Luís Palha liderar Cimpor, Diário Económico de 08-04-2010
 

Os esforços diplomáticos em torno da escolha da lista de administradores para a Cimpor tiveram ontem um desfecho surpreendente. Numa reunião ontem à tarde entre Fernando Faria de Oliveira, presidente da CGD, e o ministro das Finanças ficou definido que a Caixa vai indicar Luís Palha para presidente-executivo (CEO) da cimenteira, apurou o Diário Económico. Desta forma, está encontrada uma solução para contornar o impasse à volta do nome de Luís Palha, actual CEO da Jerónimo Martins. Faria de Oliveira já o convidou para 'chairman' da Cimpor mas o Governo não concordou com esta opção. Assim, deixar-se-ia cair o nome de Francisco Lacerda, já acordado entre todos os accionistas para o lugar de CEO.



Banqueiros recebem menos 2,7 milhões em salários , Diário Económico de 08-04-2010
 

Os lucros do BES, BCP e BPI cresceram 22% em 2009 face ao ano anterior. Um sinal de recuperação num contexto económico-financeiro adverso, mas sem reflexos nas remunerações auferidas pelos gestores executivos dos três bancos cotados no PSI 20. Os salários pagos aos membros dos conselhos de administração executivo desceram 13% no ano passado. As três instituições pagaram, em remuneração fixa e variável, mais de 17,1 milhões de euros brutos aos executivos, o que compara com 19,8 milhões em 2008.



A vida de Spínola em 750 páginas, Diário Notícias de 08-04-2010
 

António de Spínola faria cem anos no próximo domingo. Hoje, é apresentada na Fundação Mário Soares, pelas 18.30, a biografia do historiador Luís Nuno Rodrigues sobre o marechal, uma das figuras centrais da guerra do Ultramar e da política pós-25 de Abril.



Aumento dos 'spreads' faz prestação da casa subir até 7,5%, Diário Notícias de 08-04-2010
 

Os bancos não parecem dispostos a facilitar o acesso ao crédito para a compra de casa e voltaram a subir os spreads. No início de Abril, dois dos maiores bancos portugueses - Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Banco Espírito Santo (BES) - agravaram as margens financeiras que aplicam sobre a taxa Euribor, colocando os seus valores máximos muito perto dos quatro pontos percentuais.



Há 574 crianças que ninguém quer adoptar, I de 08-04-2010
 

"Os pais com pretensões muito restritas à adopção podem esperar um, dois anos, ou 20 anos. Pode até nunca aparecer a criança ideal." O problema da adopção, garante a secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Menezes, não é apenas a burocracia. São os pais. E os filtros que impõem antes de adoptarem um filho. Segundo os últimos dados disponíveis, havia em Fevereiro 574 crianças à espera de serem adoptadas e 2493 pais à espera de adoptarem. Os números parecem paradoxais mas explicam-se facilmente: a grande maioria dos pais prefere um filho branco (80%), até aos três anos de idade (93%) e sem problemas de saúde. E são esses três filtros que deixam de fora a grande maioria das crianças: as que têm mais de três anos, as de outras etnias, com deficiência e as que têm irmãos.



Presidente da TAP admite estar preparado para fazer a privatização da companhia, Jornal Negócios de 08-04-2010
 

Num ano caracterizado como "dificílimo" por Fernando Pinto, a companhia aérea conseguiu, em 2009, "entregar" ao accionista 28 milhões de lucros. O presidente da TAP entende que este não é o momento para a privatização da empresa, devido à situação económica do País mas admitiu, em declarações ao Negócios à margem da apresentação dos resultados, que a companhia está preparada para a operação.



BPI e BES adiam prémios para evitar novo imposto, Jornal Negócios de 08-04-2010
 

O Banco Espírito Santo e o Banco BPI alteraram as políticas de remunerações dos respectivos conselhos de administração por forma a evitarem pagar o novo imposto sobre os bónus dos gestores criado no âmbito do Orçamento do Estado (OE) para 2010. No entanto, à partida, a banca apenas conseguirá evitar a taxa agravada de IRC sobre os prémios de desempenho a partir de 2011, já que a legislação em vigor este ano, e que afecta apenas a banca, não prevê qualquer regime de excepção. A não ser que os prémios referentes a 2009 e que vão ser pagos este ano, sejam entregues antes da entrada em vigor do Orçamento.



PGR nega ao Parlamento escutas com José Sócrates, Jornal Notícias de 08-04-2010
 

O procurador-geral da República (PGR) recusou enviar ao Parlamento o despacho de arquivamento relativo ao processo do caso Face Oculta, que incluía as escutas telefónicas envolvendo o primeiro-ministro, que foi pedida pela comissão de inquérito ao caso TVI. A recepção da recusa do PGR foi confirmada ao JN pelo deputado social-democrata Mota Amaral, presidente da comissão parlamentar de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI.



Três anos de prisão por atropelamento mortal, Jornal Notícias de 08-04-2010
 

O Ministério Público pedia dois anos de pena para a autora do atropelamento mortal, em 2007, no Terreiro do Paço (Lisboa), mas a Vara Criminal de Lisboa condenou-a ontem a três anos de prisão efectiva. A falta de "arrependimento" foi um dos motivos para a decisão. As lágrimas que Maria Paula Dias, de 37 anos, derramou em todas as sessões do julgamento, onde respondia pela autoria do triplo atropelamento, não se avistaram ontem, durante a leitura do acórdão, a que assistiu hirta e agarrada à barra do tribunal. E foi com semelhante secura, mas uma muito maior frieza, que a juíza-presidente do colectivo lhe sentenciou o futuro: três anos de prisão efectiva e inibição da condução por um ano.



Yes we can!, O Jogo de 08-04-2010
 

Jorge Jesus continua a dizer que a prioridade "é o campeonato", mas admite que o jogo desta noite é importante… até para a sua carreira, dizendo tratar-se de uma "oportunidade única". O técnico encarnado admite ser importante travar Gerrard, embora só lamente verdadeiramente as poucas horas de recuperação do jogo frente à Naval.



TAP com prejuízo de 3,5 milhões em 2009, OJE de 08-04-2010
 

A TAP anunciou ontem ter registado um prejuízo de 3,5 milhões de euros no ano passado, uma recuperação face às perdas de 285 milhões de euros de 2008 mas que falha a meta de alcançar um lucro de 8,1 milhões de euros inicialmente orçamentado.



Mota-Engil reforça obras no Peru, OJE de 08-04-2010
 

O grupo Mota-Engil aumentou a carteira de encomendas no Peru, depois de ganhar, em consórcio, a adjudicação da concessão do porto de Paita, o segundo mais importante do país. A obra de modernização do porto irá envolver 230 milhões de dólares (cerca de 170,5 milhões de euros), através de uma concessão por um período de 30 anos, afirmou Nuno Figueiredo, responsável pela área de administração e finanças da Translei, citado pela Lusa.



Solar Impulse fez voo de estreia, OJE de 08-04-2010
 

O Solar Impulse, avião impulsionado exclusivamente pela energia solar, captada pelas células colocadas na asas de 63 metros de comprimento, fez ontem o seu voo de estreia na Suíça. O projecto é patrocinado pela Solvay, Omega e Deutsche Bank.



Partidos multados em 184.500 euros por 100 ilegalidades nas autárquicas de 2005, Público de 08-04-2010
 

Onze partidos e seis organizações políticas foram condenados a pagar um total de 184.500 euros pelas várias ilegalidades detectadas nas contas relativas à campanha para as eleições autárquicas de Outubro de 2005. Segundo o Acórdão do Tribunal Constitucional (TC), ontem publicado em Diário da República, foram 100 as infracções detectadas. O PCP/PEV e o PS, com 11, foram os que cometeram mais irregularidades. O PSD surge a seguir com nove, o CDS com oito e o BE com sete. As multas aplicadas resultaram essencialmente de três infracções à lei (n.º 19/2003) do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais: "obtenção de receitas por formas não consentidas ou por não observarem os limites previstos" – como foi o caso do PS, PSD, PCP/PEV e PCTP/MRPP –"não discriminação de receitas e despesas" e "não prestação de contas". Estas duas últimas foram cometidas pela generalidade dos partidos e organizações agora objecto de condenação.



Rio de Janeiro centra esforços na procura de sobreviventes de catástrofe, Público de 08-04-2010
 

O Rio de Janeiro acordou ontem sem sinais do fim das chuvas torrenciais, com o números de mortos a ultrapassar os 110, os bombeiros a tentar resgatar vítimas dos aluimentos de terras e a procurar ainda dezenas de desaparecidos. Num balanço feito ontem à tarde, o Corpo de Bombeiros revelou que o número de mortos chegou já aos 130. Destes, mais de 40 morreram na cidade do Rio.



Dupla para ganhar, Record de 08-04-2010
 

O Benfica joga às 20.05, em Anfield, a passagem às meias-finais da Liga Europa. A equipa encarnada, que não chega tão longe numa prova da UEFA desde 1993/1994, aterrou em Inglaterra com uma vantagem de 2-1 sobre um Liverpool que tem em Steven Gerrard e Fernando Torres as principais ameaças. As águias vão tentar repetir o histórico triunfo obtido na casa dos "reds", em 2005/2006, por 2-0.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream