07 abril 2010

Manchetes do Dia - 07-04-2010

Quarta, 7 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

"Tinha o meu menino no sofá com a cara esborrachada", 24 Horas de 07-04-2010
 

Uma jovem de T-shirt negra sai da casa da família no lugar de Vidigal, Leiria, dirige-se ao quintal para falar com o 24horas e apoia-se no ombro do irmão. Toda ela é dor, do rosto ao corpo inteiro, sem força, à beira do desmaio. "Quero o meu filho de volta, ele matou o meu filho!", grita Carla Sofia Gonçalves, 21 anos. "Ele" é o marido, o cabo-verdiano Alcindo Cabral, 23 anos, que ontem ficou em prisão preventiva depois de ser ouvido pelo juiz no tribunal de Alcobaça, por suspeita de ter assassinado o filho bebé, de cinco meses, com "agressões na cabeça e no tronco", como referiu a PJ de Leiria. Está indiciado pelo crime de homicídio qualificado.



"Foi um jogo de loucos", A Bola de 07-04-2010
 

O avançado Weldon, autor de dois golos na vitória (4-2) do Benfica sobre a Naval, admite que a equipa entrou desconcentrada mas conseguiu reagir e chegar à vitória na Figueira da Foz. «Estou feliz por ter marcado dois golos. Entrámos um pouco desconcentrados no início do jogo mas encontrámos o caminho dos golos e conseguimos vencer. Agora é descansar e pensar no próximo jogo com o Liverpool. Vai ser difícil mas a equipa vai lutar para conseguir esse objectivo que é o apuramento» para as meias-finais da Liga Europa, disse o brasileiro em declarações à RTP.



Disparam reformas na Função Pública, Correio Manhã de 07-04-2010
 

Mais de 15 mil funcionários públicos pediram para sair da Administração Pública nos primeiros três meses do ano. Uma média de 175 pedidos de saída por dia: o triplo do que se verificou em igual período de 2009. De facto, neste trimestre de 2010 saíram quase tantos trabalhadores quanto o total de saídas registadas no ano passado. Os números ontem divulgados pelo Ministério das Finanças revelam que houve 15 806 pedidos de aposentação de funcionários públicos entre Janeiro e Março, quando no total de 2009 saíram efectivamente para a reforma 23 720 trabalhadores.



"Bebé tinha a cara toda esmagada", Correio Manhã de 07-04-2010
 

A violência era uma constante na vida do pequeno David, de cinco meses, que terá sido espancado até à morte pelo próprio pai, anteontem, em Alcobaça. Mas o bebé não foi a única vítima: a mãe queixa-se de agressões sem piedade às mãos do marido e de ameaças de morte se fizesse queixa às autoridades. Carla Gonçalves, de 21 anos, contou ontem ao CM que o marido, Alcindo Cabral, de 23, a agredia e que nunca se queixou a ninguém, nem à família, por medo. "Ele ameaçava que me matava se me queixasse", revelou a jovem mãe, adiantando que "por vezes o bebé tinha arranhões e marcas na cara e no corpo, mas o Alcindo dizia que o David é que se tinha aleijado".



TAP espera regressar aos lucros este ano, Diário Económico de 07-04-2010
 

Fernando Pinto está mais cauteloso. Depois de ter definido como objectivo para 2009 fechar o ano com lucros na ordem dos 8,1 milhões de euros (hoje apresentará aos trabalhadores prejuízos na ordem dos cinco milhões, depois de ter fechado 2008 com resultados negativos de 285 milhões), o orçamento da TAP para 2010, a que o Diário Económico teve acesso, traça como meta encerrar o exercício com um resultado líquido de 7,6 milhões de euros.



Reformas no Estado disparam para 15 mil em três meses, Diário Económico de 07-04-2010
 

Nos primeiros três meses do ano, os pedidos de reforma dos funcionários públicos ascenderam a 15.806, ficando a 30% do total de novas pensões previstas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) para todo o ano de 2010. Segundo o Plano de Actividades da CGA, de Janeiro a Dezembro deste ano, esperava-se um total de cerca de 22.500 novos aposentados do Estado. Mas só com os pedidos registados até Março, fica-se a menos de sete mil pedidos da previsão anual de novos aposentados (ou seja, a cerca de 30%).



Godinho tinha 19 empresas para negócios com o Estado, Diário Notícias de 07-04-2010
 

A Inspecção-Geral de Obras Públicas Transportes e Comunicações (IGOPTC) chegou a um universo de 19 empresas, directa ou indirectamente, ligadas ao empresário da sucata Manuel Godinho. Algumas delas com relações contratuais - em relação às quais foram detectadas irregularidades - com empresas participadas pelo Estado. O levantamento foi feito no âmbito da primeira auditoria a empresas do sector na sequência do processo "Face Oculta".



Cem mortos no maior dilúvio da história do Rio, Diário Notícias de 07-04-2010
 

Entre a noite de segunda-feira e a tarde de ontem, o Rio de Janeiro enfrentou a maior chuvada da sua história. A meteorologista Patrícia Madeira, citada pela edição online da revista Veja, explica o motivo de tanta chuva: "O Rio estava sob uma atmosfera de massa de ar quente muito intensa e recebeu uma massa de ar frio da Argentina acompanhada de uma massa de ar polar. Esse contraste de temperaturas ocasionou a formação de nuvens, que resultaram nas fortes chuvas." Somado a isto, houve a coincidência da maré alta: ontem as ondas chegaram quase aos dois metros nas praias do Rio.



Poluição no Túnel do Marquês dez vezes acima da lei, I de 07-04-2010
 

De cada vez que um automobilista entra ou sai de Lisboa à hora de ponta através do Túnel do Marquês está a atravessar o lugar mais poluído do país. A conclusão consta de um estudo do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) a que o i teve acesso. Os níveis de poluição no interior desta passagem são dez vezes superior ao limite legal. Enquanto que, nas principais zonas urbanas da capital, a média de partículas na atmosfera ronda os 50 microgramas por metro cúbico, dentro do túnel esse valor dispara para 500 microgramas.



Risco da dívida portuguesa foi o que mais subiu este ano, Jornal Negócios de 07-04-2010
 

O risco de Portugal foi o que mais se agravou a nível mundial, nos primeiros três meses de 2010. Subiu mais até do que o da Grécia, país cuja débil situação das contas públicas tem estado no centro das atenções. Portugal é agora o 26º país mais arriscado, num "ranking" publicado pela CMA Datavision. Desde o final de 2009 até 31 de Março, o risco percepcionado sobre a dívida emitida pela República disparou 52,3%, com o prémio dos "credit default swaps" (CDS) a passar dos 91,7 pontos base para os 139,6 pontos base. Na sessão de ontem, os CDS de Portugal, a cinco anos, fixaram-se nos 129 pontos.



Estado injecta mil milhões nas empresas públicas, Jornal Negócios de 07-04-2010
 

O Estado teve de injectar perto de mil milhões de euros em empresas que compõem o seu sector empresarial durante 2009. Isto considerando dotações de capital, subsídios à exploração e empréstimos concedidos pelo Estado. De acordo com os relatórios trimestrais da Direcção Geral de Tesouro e Finanças, o Estado realizou 374,8 milhões de euros em aumentos de capital, 390 milhões em subsídios à exploração e 175,6 milhões em empréstimos.



Hipermercados têm gasolinas mais baratas 12 cêntimos, Jornal Notícias de 07-04-2010
 

Os postos dos supermercados e hipermercados continuam a vender os combustíveis mais baratos que as petrolíferas. No último trimestre de 2009, a diferença média foi de 11,8 cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo. O diferencial mais elevado que há registo.



Mete medo, O Jogo de 07-04-2010
 

Há cerca de dois anos que o Liverpool anda de olhos postos em Ángel Di María, mas nesta altura encara-o como… uma ameaça e não um desejo. O treinador Rafael Benítez já elogiou a organização da equipa do Benfica, numa perspectiva colectiva que não o impede, todavia, de realçar o papel do jovem jogador argentino, de quem, de resto, é um confesso admirador.



Virgin Active no Palácio Sottomayor, OJE de 07-04-2010
 

A Virgen Active vai abrir seu primeiro health club em Lisboa, nas galerias comerciais do Palácio Sottomayor, revelou ao OJE o director ibérico da cadeia de ginásios da multinacional Virgin, pertencente a Sir Richard Branson.



Spreads e Angola sustentam bancos, OJE de 07-04-2010
 

O aumento dos "spreads" nos empréstimos e as contribuições das operações internacionais, com destaque para Angola, vão permitir manter estáveis as margens financeiras dos maiores bancos nacionais, afirma a agência de notação financeira Fitch citada por agências noticiosas.



Rio de Janeiro submerso por um dos maiores temporais de sempre, Público de 07-04-2010
 

Foi um dos piores temporais das últimas décadas no Rio de Janeiro: as chuvas bateram recordes e deixaram a cidade e o estado num caos, provocando dezenas de mortos – ao final da tarde de ontem eram 93, mas temiase que o número aumentasse devido às dezenas de desaparecidos. As ruas da cidade estavam transformadas em rios – em algumas zonas havia mesmo barcos improvisados a cobrar um real (cerca de 40 cêntimos) para quem quisesse passar para o outro lado.



Pedidos de reforma na função pública quadruplicaram em Fevereiro e Março, Público de 07-04-2010
 

Os apelos do Governo para travar a corrida às reformas na função pública não tiveram sucesso. Desde a apresentação do Orçamento do Estado (OE) para 2010, em finais de Janeiro, 14.189 funcionários pediram a aposentação. São quatro vezes mais do que no ano passado e estão já perto da média de aposentações verificadas dos últimos anos.



Weldon fora de combate, Record de 07-04-2010
 

Já com duas baixas confirmadas no sector ofensivo, o treinador das águias tem consciência que terá de encontrar um novo parceiro para Cardozo. A semana passada, na Luz, o escolhido foi Aimar, que assumiu a posição de segundo avançado, mas a sua condição física pode levar Jesus a deixá-lo no banco.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream