05 abril 2010

Manchetes do Dia - 05-04-2010

Segunda, 5 de Abril de 2010  
Manchetes do Dia

Descobrimos o miúdo que chorou pelo Benfica, 24 Horas de 05-04-2010
 

Há um pequeno grande adepto que está a emocionar os benfiquistas. Viajou de Águeda a Lisboa, com o pai, para ver o jogo com o Liverpool e acabou a chorar de alegria quando Cardozo marcou o golo do empate. Agora quer uma camisola de Quim.



Sem descanso, A Bola de 05-04-2010
 

A ordem é clara: Jesus vai reunir todas as armas possíveis no ataque à Naval, ignorando o jogo de Liverpool. Ontem, no lançamento do jogo via Benfica TV, o treinador voltou a recordar que «a prioridade é a conquista do campeonato» e só irá proceder a alterações por motivos clínicos.



Milhares na Estrela para ver nevão de Abril, Correio Manhã de 05-04-2010
 

O espesso manto branco com que o São Pedro resolveu cobrir a serra da Estrela este fim-de-semana serviu ontem de cenário e de parque de diversões a milhares de turistas - portugueses e estrangeiros. "Vai ser um dia em cheio" vaticinava Albino Pereira, 52 anos, residente em Odivelas, um dos primeiros a chegar ao maciço central, depois de reabertas as estradas pelas autoridades.



Assassino relata mortes em directo, Correio Manhã de 05-04-2010
 

"Matei o meu menino, apertei-o muito contra mim e matei-o. Também já estou a morrer." O telefonema entre Daniel Oliveira e um colega de trabalho, por volta das 22h00, segundos antes de ter perdido a consciência, foi apenas um dos muitos que o homem realizou enquanto assassinava a mulher, Elizabeth, à facada e o filho, Rafael, de dois anos, sexta-feira à noite, em Albergaria. Durante as mais de três horas em que estava fechado em casa Daniel deu conta aos amigos daquilo que estava a acontecer. "Ele tinha-me ligado. Devolvi a chamada e ele disse que tinha matado o menino, que o tinha abraçado muito. Não conseguiu dizer mais nada e desmaiou ao telefone. Pouco tempo depois morreu", contou ao CM o último colega com que o homem falou.



"Justificava-se um Governo de salvação nacional" , Diário Económico de 05-04-2010
 

Luís Nobre Guedes está afastado da política mas tem ideias claras sobre o que se passa no país. Portugal precisa de um Governo de salvação nacional (com PS, PSD e CDS) mas a direita deve começar a preparar um programa conjunto para se apresentar coligada nas próximas eleições. Crítico da comissão de inquérito à TVI, porque "só vai denegrir a política", o ex-vice de Portas diz que, ao contrário de CDS e PSD, "Sócrates tem um programa para o país".



Segurança Social penhora sete mil contas bancárias, Diário Económico de 05-04-2010
 

A Segurança Social avançou neste fim-de-semana com a primeira grande acção de penhoras bancárias do ano. A iniciativa recaiu sobre sete mil contribuintes faltosos - no conjunto do ano, o Governo espera avançar com penhoras de vários tipos sobre 60 mil devedores - e enquadra um montante global de dívida de 123 milhões de euros. De acordo com a informação apurada pelo Diário Económico junto do Ministério do Trabalho, é no Porto e em Lisboa que se localiza a maior parte dos devedores abrangidos (quase metade do total). Segue-se Braga, Faro e Leiria. Este primeiro processo de penhoras bancárias, que começou na sexta-feira e termina hoje, corresponde a um valor médio em dívida de 17.571 euros.



Morte de líder racista abala África do Sul a dois meses do Mundial, Diário Notícias de 05-04-2010
 

"Há muita tensão decorrente da morte de Terre'Blanche. Mas acho que depois do funeral a notícia vai desaparecer e não vai haver efeito verdadeiro na África do Sul", declarou Manuel (Manny) de Freitas, em declarações por telefone à Agência Lusa. Para o deputado da Aliança Democrática (AD, oposição), com a morte de Terre'Blanche a "extrema direita vai desaparecer", o que considerou "bom para a África do Sul e para o mundo". "A mensagem que era passada por Terre'Blanche e pelo partido era muito perigosa, pior que o sistema de apartheid", comentou Manuel de Freitas. Sobre uma eventual tensão racial na África do Sul, o membro do Conselho das Comunidades Portuguesas considera "não ter importância política" no país. "Há tensão porque Terre'Blanche tinha uma mensagem muito perigosa. Mas fora disso, depois do funeral, aquilo vai desaparecer", concluiu.



Rendimentos dos juízes e procuradores vão ser públicos, Diário Notícias de 05-04-2010
 

Juizes e procuradores vão ser obrigados a entregar no Tribunal Constitucional (TC) as declarações de rendimento e património. A medida, sabe o DN, faz parte do pacote legislativo de combate à corrupção que o PS vai fechar até ao fim desta semana, para levar a plenário no dia 22, no Parlamento. A fiscalização dos rendimentos é considerada uma arma útil porque denuncia casos de pagamento de subornos, mas até agora o dever de publicidade obriga apenas os políticos e titulares de altos cargos públicos.



Pais do Amaral na TVI. Marcelo não foi convidado, I de 05-04-2010
 

"Neste momento, não recebi qualquer convite, além dos já formulados pela Rádio Renascença, TSF e por vários jornais. Convites para televisão, até agora nenhum", disse ontem Marcelo Rebelo de Sousa ao i. A transição do professor da RTP para a TVI era esperada, mas até agora não se consumou. O anúncio do interesse de Pais do Amaral em entrar no capital da estação de Queluz poderá ter baralhado as contas de um processo até há pouco tempo visto como natural. O professor prefere não comentar. Mas, contactado pelo i, Pais do Amaral considera "prematuro" falar do assunto: "É prematuro dar uma opinião sobre o assunto. Por um lado porque ainda não sou accionista. E mesmo que venha a ser não terei funções executivas".



"Vocês são as próximas vítimas", Jornal Negócios de 05-04-2010
 

"Não sejam neutros. Vocês são as próximas vítimas". É este o conselho que o vice-primeiro-ministro grego deixa aos portugueses. Em entrevista ao Negócios, Theodoros Pangalos, deixa claro que o problema grego diz respeito a toda a Zona Euro.



Três em cada cinco euros investidos na Bolsa vêm do estrangeiro, Jornal Negócios de 05-04-2010
 

O peso dos investidores estrangeiros nos negócios realizados na Bolsa de Lisboa atingiu o nível mais alto de sempre este ano, com o valor das ordens vindas de fora de Portugal a representar 60,7% do total. Um crescimento que surge numa altura em que o volume de acções transaccionadas está a crescer. Nos primeiros dois meses do ano foram negociados 6,87 mil milhões de euros, de acordo com os dados da Euronext Lisbon. Destes 4,1 milhões correspondem a ordens oriundas de intermediários estrangeiros. O que significa que, por cada cinco euros que passaram pela praça portuguesa, três vieram de fora.



Roubos violentos em farmácias disparam no último ano, Jornal Notícias de 05-04-2010
 

Um sistema de alarme que ligará directamente, em caso de assalto, as farmácias às forças policiais será implementado ainda este ano em Lisboa, Porto e Setúbal. Em 2009, os roubos a estabelecimentos farmacêuticos cresceram substancialmente. O número de participações de assaltos a farmácias registados no último ano pela PSP e GNR é elucidativo: 21,4% de aumento face ao ano anterior. 193 farmácias foram assaltadas em 2009, mais 34 que em 2008, com especial incidência nos distritos de Setúbal (29,7%), Porto (26%) e Lisboa (22,4%).



Benfica também ganha adeptos fora de casa, Jornal Notícias de 05-04-2010
 

Os números não mentem. O Benfica atraiu praticamente o dobro dos adeptos em jogos realizados esta época fora do seu estádio, em comparação com F. C. Porto e Sporting. Um sinal de que os adeptos estão encantados com a campanha dos encarnados.



Cardozo ataca Falcao, O Jogo de 05-04-2010
 

Cardozo está em alerta vermelho. Falcao atacou, mas o Tacuara não desarma. O camisola 7 do Benfica sentiu o choque pela ultrapassagem do rival, que não pára de fazer golos, mas não atira a toalha ao chão na luta pelo troféu de melhor marcador do campeonato. Aliás, o ponta-de-lança encarnado tem tudo a seu favor, e motivação não lhe falta, pois além de Portugal, quer ver também a Europa rendida à sua qualidade goleadora.



Os novos desafios do Google para manter a liderança mundial, OJE de 05-04-2010
 

O conflito altamente mediatizado que o Google manteve com as autoridades chinesas, levando o motor de busca a transferir as suas actividades para Hong Kong, poderá ser o menor dos seus problemas. O líder mundial do sector enfrenta um abrandamento do seu crescimento, uma redução das suas receitas publicitárias e o escrutínio dos reguladores da concorrência. Apesar de o Google manter a maior quota no mercado de buscas online no seu mercado interno e na Europa Ocidental, já foi ultrapassado nos EUA pela rede social Facebook como o sítio mais visitado.



Sinais de recuperação nos EUA, OJE de 05-04-2010
 

A economia norte-americana está a dar sinais cada vez mais concretos de recuperação. Depois de os dados do emprego revelados sexta-feira terem demonstrado o maior crescimento dos últimos três anos, espera-se agora que o mesmo aconteça na actividade de serviços, cujo relatório será divulgado hoje.



Sócrates assinou 21 projectos de casas quando era exclusivo na AR, Público de 05-04-2010
 

José Sócrates subscreveu pelo menos 21 projectos entre Outubro de 1988, data em que se tornou deputado em regime de dedicação exclusiva, auferindo o subsídio correspondente, e o final de 1990, responsabilizando-se também pela correcta execução das respectivas obras. Em 2007, quando declarou ao PÚBLICO que essa actividade se tornou "muito residual, resumindo-se à intervenção pontual em pequenos projectos a pedido de amigos, sem remuneração", havia quatro projectos em causa. Agora, o PÚBLICO encontrou provas de mais 17. Nesse mesmo período, a relação com a Câmara da Guarda não foi fácil. Ela afastou Sócrates da direcção de obras e repreendeu-o por desleixo profissional.



PCP tem mais imóveis do que todos os outros partidos juntos, mas PS tem os mais valiosos, Público de 05-04-2010
 

O PCP é o partido político português com mais património imobiliário, com um total de 276 imóveis espalhados pelo país. Uma análise efectuada pelo PÚBLICO à lista dos imóveis declarados à Entidade das Contas e Financiamento Partidário (ECFP), a propósito da prestação das contas anuais de 2006, permite concluir que os comunistas têm mais imóveis que todos os outros partidos com assento parlamentar juntos. Mas não revelou o seu valor na documentação remetida à ECFP. Apesar de ter só 72, o PS é o partido que tem os edifícios mais valiosos.



Ataque a estrear, Record de 05-04-2010
 

Em função deste cenário, coloca-se a questão: quem formará dupla com o Tacuara no ataque? Jesus tem duas opções em vista. Kardec está moralizado com o golo que apontou em Marselha (valeu a qualificação para os "quartos" da Liga Europa). Já Weldon confere velocidade ao ataque, característica que JJ também em conta para ultrapassar os figueirenses.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream