29 março 2010

Manchetes do Dia - 29-03-2010

Segunda, 29 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Família de Leandro ameaçada com processo, 24 Horas de 29-03-2010
 

Têm sido apontados como os causadores da morte de Leandro Pires e desde aí a vida de Sara Cláudio, de 15 anos, e Joel Marques, com 13, transformou-se num inferno de acusações. Por isso, os pais da rapariga apontada, Maria José e Porfírio Cláudio, prometem agir judicialmente.



Agora venha o Liverpool, A Bola de 29-03-2010
 

É uma história que se repete: Ronald Koeman treinou Luisão na Luz na época 2005/06 e quando rumou ao PSV, na temporada seguinte, tentou levá-lo para a Holanda. Desta vez acontece o mesmo com Quique Flores: o espanhol foi seu técnico em 2008/09 e vai pedir ao presidente do Atl. Madrid que o contrate ao Benfica na próxima época.



Padre do Porto suspeito de pedofilia, Correio Manhã de 29-03-2010
 

O cónego António Ferreira dos Santos, uma das principais figuras da música sacra e reitor da Igreja da Lapa, no Porto, foi acusado de abusos sexuais de menores. A denúncia tem cerca de dois anos e o processo encontra-se no Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público do Porto. O caso está a cargo da 2ª secção e o CM sabe que foram feitas diversas diligências.



Benfica sem decanso, Correio Manhã de 29-03-2010
 

Baralhar e voltar a dar. Jorge Jesus não tem mãos a medir perante o ciclo verdadeiramente infernal que se avizinha para os lados da Luz. Desde dia 22, segunda-feira (após o triunfo na Taça da Liga diante do FC Porto, 3-0), que o plantel encarnado não goza qualquer dia de folga, cenário que se vai manter até ao próximo dia 12 de Abril. Pelo meio, quatro jogos, três deles de elevado grau de dificuldade.



"Não mudei de opinião sobre o PEC por ser líder", Diário Económico de 29-03-2010
 

"Não mudei de opinião [sobre o PEC] por ser presidente do PSD". A frase de Pedro Passos Coelho ao Diário Económico dois dias depois de ter sido eleito líder da oposição deixa antever um braço-de-ferro com o Governo em torno da aplicação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) dado que grande parte das medidas previstas no documento vai precisar de gerar consenso no Parlamento.



Estradas de Portugal e PT em guerra por causa da rede fixa, Diário Económico de 29-03-2010
 

A Estradas de Portugal (EP) está a travar um braço de ferro com a PT que poderá acabar em tribunal. No centro da discórdia está a propriedade das condutas da rede fixa existentes nas suas rodovias. Segundo apurou o Diário Económico, em causa estão infra-estruturas no valor de largas dezenas de milhões de euros, que foram construídas pelo Estado quando este era proprietário tanto da rede rodoviária como da própria PT.



PJ investiga três novos casos de abusos sexuais por padres, Diário Notícias de 29-03-2010
 

Um pastor evangélico português e um indivíduo estrangeiro, líder de um outro movimento religioso não católico, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de abuso sexual de crianças. Neste momento, a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar três novos padres católicos, dois na Madeira e um em Lisboa, pelos mesmos crimes, detectados em 2008 e 2009, apurou o DN. Tudo casos que chegaram ao conhecimento da polícia através de cartas anónimas de pessoas que frequentavam as respectivas paróquias.



Galp despede dois funcionários por envolvimento no 'Face Oculta', Diário Notícias de 29-03-2010
 

Os dois quadros da Galp arguidos no processo "Face Oculta", Paulo Costa e João Tavares, têm um processo disciplinar que os conduz ao despedimento imediato. O primeiro, porque a Comissão de Inquérito, depois das averiguações internas, considerou que terá violado as regras de ética profissional e recebido favores do empresário da sucata Manuel Godinho, nomeadamente o empréstimo de um Mercedes. O funcionário do armazém, por ter prejudicado a empresa em vários milhares de euros e tê-la colocado numa situação de risco de incumprimento das regras fiscais. Tudo por falhas nos registos de saída dos camiões da O2, empresa de Godinho, à porta da refinaria de Sines.



Pedro Passos Coelho quer saber se o PEC obriga a Orçamento Rectificativo, I de 29-03-2010
 

O novo presidente do PSD vai forçar o governo a negociar a aplicação de várias medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Apesar de o executivo socialista não ter aceitado adiar a votação do PEC na Assembleia da República - como fora pedido pelos candidatos à liderança social-democrata -, Passos Coelho garante que não deixará cair as críticas que lançou nas últimas semanas ao documento: "Não vou alterar a minha posição em relação ao Programa de Estabilidade e Crescimento", disse ao i, recusando especificar os moldes do combate que irá travar com o governo neste dossier.



Trabalho gratuito está por proibir há dois anos, Jornal Negócios de 29-03-2010
 

Com a forte ameaça do desemprego e a economia em recessão estão criadas as condições para a proliferação de trabalho ao mais alto nível de precariedade: vínculo nulo e remuneração zero. Em Junho de 2008, o então ministro do Trabalho, Vieira da Silva, anunciava ao País a interdição dos estágios extra-curriculares e não remunerados. Uma medida que está explicitamente prevista no acordo assinado em concertação social, no âmbito da revisão do Código do Trabalho. Vinte e um meses depois, a intenção não foi concretizada. Em resposta às questões do Negócios, o Ministério do Trabalho afirma que "está a trabalhar num projecto diploma" sobre o assunto.



Hulk marca um e oferece dois no jogo do regresso à Liga, Jornal Notícias de 29-03-2010
 

O F.C. Porto encurtou distâncias para o Braga, mercê de um triunfo claro ante um aflito Belenenses, numa noite que fica marcada pelo fulgurante regresso do incrível Hulk. Duas assistências e um magnífico golo destruíram o conjunto do Restelo, cada vez mais último.



PJ cria equipa para atacar lavagem de dinheiro, Jornal Notícias de 29-03-2010
 

A Judiciária vai pôr em operação já em Maio uma equipa de especialistas só para combater a lavagem de dinheiro. Offshores e contas nacionais, imóveis, carros, tudo o que seja comprado com dinheiro de origem criminosa será o alvo destes superpolícias financeiros. A decisão tem origem na Direcção Nacional da PJ, que, no ano passado, sentiu necessidade de criar uma estrutura específica só para investigar os investimentos financeiros de grupos ou indivíduos com ligações criminosas, para que esses bens venham a ser apreendidos.



Hulk vinga-se à bomba!, O Jogo de 29-03-2010
 

Missão cumprida e o hino da Liga dos Campeões, de novo, a entoar ao fundo do túnel. Resolvida essa questão, a do túnel, o FC Porto resolveu o jogo com relativa facilidade e sem precisar de ser brilhante. Foi apenas "equipa", como Jesualdo Ferreira queria. Sim, porque isto de imprimir grandes velocidades e ser avassalador não tem sido a imagem de marca este ano. O tetracampeão teve, ainda, um reforço que foi mesmo incrível: Hulk, mas sobre esse falarei mais à frente.



S&P alerta para consolidação orçamental, OJE de 29-03-2010
 

A agência de rating Standard & Poor's (S&P) manteve a notação de rating da dívida de longo prazo da República Portuguesa em "A+" e prevê um crescimento da economia da ordem dos 0,4% no corrente ano. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse esperar que a S&P altere rapidamente o "outlook", que permaneceu "negativo". No entanto, a S&P não deixou de fazer avisos. Referiu, em nota citada pela Lusa, que "permanecem os riscos de implementação (das medidas previstas no PEC), que poderão ameaçar a agenda de consolidação orçamental, nomeadamente porque o Governo minoritário irá necessitar do apoio da oposição para conseguir aprovar a legislação prevista".



GES aumenta investimento no Paraguai, OJE de 29-03-2010
 

O Grupo Espírito Santo (GES) é o maior investidor europeu no Paraguai, onde controla 77 empresas ligadas à exploração agro-industrial e pecuária, mas quer aumentar a exposição a este país, avança a Lusa. O sector florestal é uma das áreas de maior interesse para o GES naquele país, explica o director-geral do grupo no Paraguai, Luís Enrique Arréllaga, citado pela Lusa, a qual cita um jornal local, o La Nacion.



Licenças para construção de casas novas em Lisboa caíram 75 por cento no ano passado, Público de 29-03-2010
 

Em 2009, o investimento em fogos para habitação nova na área do concelho de Lisboa caiu 75 por cento, passando de 845 fogos, em 2008, para 208. O crescimento da reabilitação foi acentuado (183 por cento), mas a sua reduzida expressão (foram apenas emitidas licenças para 17 fogos) não chega para apagar a crise imobiliária na área da capital. No Porto, e ainda de acordo com dados da Confidencial Imobiliário, entidade que produz estatísticas relacionadas com este sector, as licenças para nova habitação caíram de 814 para 696 fogos, a maioria dos quais (97 por cento) apartamentos. Por outro lado, a Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto registou, em 2009, 130 licenças para obras, o que traduz alguma estabilidade face ao ano anterior.



Papa sem medo dos "murmúrios da opinião dominante", Público de 29-03-2010
 

O Papa Bento XVI declarou ontem, durante as cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e sem se referir expressamente aos escândalos de pedofilia, que a sua fé lhe dará coragem para não se deixar intimidar pelos "murmúrios da opinião dominante". Na homilia da missa com que principiou a Semana Santa, o Papa falou da forma como o homem por vezes "cai aos níveis mais baixos e vulgares, afundando-se no pântano do pecado e da desonestidade".



Que bela prenda, Record de 29-03-2010
 

Passou por quatro clubes e em todos eles deixou a sua marca - recorde-se o jogo de 18 de setembro de 2007, entre Benfica e AC Milan, em que todo o San Siro aplaudiu de pé o Maestro. Rui Costra faz hoje 38 anos e está de parabéns! Veja os melhores momentos da carreira de um dos melhores jogadores portugueses de sempre...


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream