26 março 2010

Manchetes do Dia - 26-03-2010

Sexta, 26 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Por que morreu afinal esta criança?, 24 Horas de 26-03-2010
 

O corpo de Leandro Pires é agora a última prova que pode trazer luz sobre o que aconteceu: acidente ou vítima de agressões na escola. Na autópsia, os pais só lhe viram o rosto, os técnicos dizem que não vai ser fácil descobrir as marcas de um crime. O funeral é esta manhã.



Jesus reza por Saviola, A Bola de 26-03-2010
 

Todas as esperanças na eventual recuperação de Saviola da contusão muscular na coxa direita que sofreu no treino de terça-feira são ainda possíveis, mas Jorge Jesus, como noutros casos de jogadores cuja disponibilidade é incógnita quase até ao último momento - e têm existido todas as semanas, praticamente - tem, como técnico tarimbado e conhecedor do futebol português, várias alternativas válidas em carteira para que a dinâmica e eficácia do jogo ofensivo do Benfica não se venha a ressentir da ausência de "el conejo".



Figo e TVI fazem arguidos no Taguspark, Correio Manhã de 26-03-2010
 

A tentativa de compra de uma parte do capital da TVI através do Taguspark é um dos elementos centrais da investigação em curso no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa. Os elementos sobre esta acção, protagonizada por Rui Pedro Soares na qualidade de administrador da PT e do Taguspark, surgiram no âmbito da investigação ao contrato celebrado por esta última entidade com o ex-futebolista Luís Figo.



PSP trava gang em pleno assalto, Correio Manhã de 26-03-2010
 

Grupo perseguido até Famões, Odivelas. PSP atingido por colega, que o confundiu com ladrão.



PSD viabilizou PEC mas o debate só agora vai começar, Diário Económico de 26-03-2010
 

O Governo viu ontem aprovada na Assembleia da República a resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que vai ditar a política económica até 2013. Mas o dia não marcou o fim da discussão do documento. Antes pelo contrário: a parte mais importante para o País só agora vai começar. "É uma decisão que reforça a credibilidade do PEC perante os agentes económicos e os mercados. É positivo, temos razões para estar satisfeitos", sublinhou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, à saída do plenário onde só o PS votou favoravelmente, o PSD se absteve e CDS, BE e PCP votaram contra.



Gestores ameaçam levar Estado a Tribunal por congelar prémios, Diário Económico de 26-03-2010
 

O Governo abriu ontem uma caixa de Pandora que poderá ter consequências imprevisíveis, com o congelamento dos prémios de desempenho dos gestores das empresas públicas. Isto porque a medida viola os acordos de gestão celebrados em empresas como os CTT, ANA, TAP, Carris e Transtejo, entre outras que pertencem à esfera do Estado. "O Governo determinou a não atribuição de quaisquer prémios ou bónus aos gestores públicos", anunciou ontem o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, após a reunião do Conselho de Ministros que aprovou esta medida que "visa dar um sinal claro a todos, num momento de exigência de consolidação orçamental".



Alunos sentem-se mais seguros se estiverem armados, Diário Notícias de 26-03-2010
 

Na escola E B 2,3 de Vialonga, é comum professores, alunos e famílias sentarem-se à mesa para um almoço de turma. Para aproximar os pais da escola, responsabilizando-os pelo sucesso dos filhos, foi ainda criado o gabinete de apoio onde são acompanhados problemas sociais. Já que este tipo de problemáticas se reflecte no aumento de violência nas escolas, indica um estudo patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).



Papa acusado de encobrir 200 casos de pedofilia nos Estados Unidos, Diário Notícias de 26-03-2010
 

Uma semana após a sua carta aos católicos irlandeses, na qual condenava a pedofilia por parte de elementos do clero, Bento XVI viu-se, ontem, no centro de novo escândalo. Desta vez, está em causa a sua eventual decisão de impedir o julgamento canónico de um padre americano que abusou sexualmente de 200 crianças de uma escola para surdos no Wisconsin. O silêncio do então cardeal Joseph Ratzinger possibilitou que o padre Lawrence C. Murphy morresse sem ser objecto de sanção maior e sem pedir perdão às suas vítimas.



Governo quer bónus zero para Zeinal Bava, António Mexia e Ferreira de Oliveira, I de 26-03-2010
 

Os representantes do Estado vão propor, em assembleia-geral, o não pagamento de prémios de gestão nas empresas que têm participações públicas minoritárias. Estas serão as orientações do accionista Estado para os bónus pagos em grandes empresas portuguesas, cotadas em bolsa, como a EDP, a Galp e a Portugal Telecom (PT). É o efeito prático da decisão aprovada ontem pelo Conselho de Ministros e incluída no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e que é explicado em nome da política de contenção de custos, de redução do défice e controlo da dívida pública.



Passos Coelho, Rangel ou Aguiar Branco: o futuro líder do PSD e a sombra de Sócrates, I de 26-03-2010
 

Hoje à noite, o novo líder do PSD vai fazer um discurso de mudança, ruptura e união. As principais bandeiras das campanhas para as directas dos três principais candidatos - Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel e José Pedro Aguiar-Branco - terão de ser assumidas pelo presidente eleito. É verdade que os sociais-democratas se unem quando sentem o cheiro do poder a aproximar-se. Só que a capacidade de resiliência demonstrada por José Sócrates, sobrevivendo a todos os casos em que se viu envolvido, pode estragar os planos dos que esperam uma rápida queda do governo.



Guia inteligente dos MBA, Jornal Negócios de 26-03-2010
 

O Negócios oferece hoje na sua edição impressa o "Guia (inteligente) dos MBA", com tudo o que precisa saber para escolher o seu curso, em Portugal e no estrangeiro. Horário normal ou part-time? MBA generalista ou com especialização? Qual a melhor idade para avançar? Como tornear as ratoeiras do GMAT? Ficha-a-ficha, o Guia revela-lhe ainda todos os detalhes sobre os programas MBA portugueses, das datas e condições de admissão aos preços, e integra ainda o top dos 50 melhores cursos internacionais.



Parcerias Público-Privadas derrapam 30% em 2009, Jornal Negócios de 26-03-2010
 

No primeiro Orçamento do Estado apresentado para o ano passado, o Governo inscreveu uma previsão de encargos com PPP de 686 milhões de euros. Segundo dados da Direcção -geral do Tesouro, o Estado desembolsou quase 900 milhões. Um dos principais factores a explicar a derrapagem foi a opção da Estradas de Portugal de prescindir de um pagamento por parte das concessionárias de cerca de 200 milhões de euros.



Violência doméstica fez 84 vítimas por dia, Jornal Notícias de 26-03-2010
 

Os casos de violência doméstica aumentaram 10% em 2009, relativamente a 2008, segundo os dados divulgados, ontem, no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). Feitas as contas, em Portugal há diariamente 84 casos de violência doméstica. O RASI, que congrega os dados da segurança das várias forças policiais, informações e protecção civil, tinha sido inicialmente divulgado com dados parciais pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, coadjuvado pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, na quarta-feira, mas só ontem, ao fim da tarde, os dados totais foram publicitados.



Papa non stop, Jornal Notícias de 26-03-2010
 

Padre norte-americano não foi castigado por ter abusado sexualmente de 200 menores surdos porque o Vaticano só soube do caso passados 20 anos, quando o religioso estava já muito doente. As explicações foram dadas, ontem, quinta-feira, pelo porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, que recordou o "terrível sofrimento das vítimas" e que Lawrence C. Murphy, da Arquidiocese de Milwaukee, nos EUA, "violou a lei e, o que é mais importante, a confiança que as vítimas tinham depositado" no próprio.



Misteriosa viagem de Izma a Moscovo, O Jogo de 26-03-2010
 

O Sporting deve elaborar uma nova nota de culpa a Marat Izmailov por julgar estar na posse de dados desconhecidos à data da primeira, já assinada pelo jogador. Os dirigentes leoninos acreditam que Izma se deslocou a Moscovo na noite em que a equipa defrontou o Atlético de Madrid, sem disso informar o clube, e que terá sido por isso que forçou a não-utilização no referido jogo.



Efacec quer facturar 80% no exterior, OJE de 26-03-2010
 

O grupo português Efacec, que actualmente obtém dois terços do volume de negócios nos mercados internacionais, prevê depender em apenas 20% de Portugal dentro de quatro anos, disse à agência Lusa o presidente. "Nos últimos três anos temos tido uma expansão muito rápida no mercado internacional, a tal ponto de 66% da actividade estar hoje lá fora, e, dentro de três ou quatro anos a nossa previsão é passar para 80% lá fora e 20% cá dentro", afirmou Luís Filipe Pereira. O presidente executivo destacou que não é intenção do grupo "abandonar o mercado interno". Mas "as oportunidades estão lá fora" e a empresa tem "competitividade, custos e tecnologia para se bater com grandes multinacionais como a ABB ou a Siemens", apesar da "grande diferença de escala".



Esboços de Hitler na Mullocks, OJE de 26-03-2010
 

Este esboço, atribuído a Adolf Hittler, pertence a uma série de 12 que vão ser leiloados dia 16 de Abril na Mullocks, no Reino Unido, e deverão render cerca de 6.700 euros cada. Datam de 1908, quando Hitler foi chumbado na entrada em Belas Artes em Viena.



PEC passa com a abstenção do PSD, OJE de 26-03-2010
 

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) 2010-2013 foi ontem aprovado com os votos do PS e a abstenção dos sociais-democratas, afastando no imediato um dos riscos políticos à redução do elevado défice público português, anunciou Jaime Gama, o presidente da AR. Os restantes partidos votaram contra. Manuela Ferreira Leite, a líder dos sociais-democratas, citada pela Reuters, disse que o PSD, nas negociações com o PS, conseguiu impôr "o não compromisso com os grandes investimentos públicos", se estes provocarem um agravamento do endividamento e não proporcionarem maior competitividade à economia. Adiantou que o PSD não se solidariza com cada uma das medidas do plano de austeridade, mas com o objectivo de consolidação das finanças públicas portuguesas.



Aparelho é decisivo na eleição do líder do PSD, Público de 26-03-2010
 

Nas eleições directas do PSD, que hoje decorrem, cada militante vale um voto, mas a influência dos líderes distritais, o chamado aparelho, ainda conta. Até porque as distritais estão a meio caminho entre as bases e o poder nacional do partido. Numa leitura cruzada dos apoios – sempre a título pessoal – dos presidentes das distritais com os resultados das directas de 31 de Maio de 2008, conclui-se que, em dez das 19 distritais, os resultados nas urnas coincidiram com os apoios dos seus líderes. Os factores de vitória são múltiplos – também contam os autarcas e presidentes de câmara que os candidatos conseguem atrair.



PEC aprovado no Parlamento, Europa decide ajudar a Grécia, Público de 26-03-2010
 

A resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) foi aprovada ontem no Parlamento com os votos a favor do PS e a abstenção do PSD, a última decisão de Ferreira Leite como líder. Em Bruxelas, a União Europeia aprovou um mecanismo de apoio à Grécia, que poderá, se necessário, estender-se a outros países da zona euro.



Sporting apanha mentira de Izmailov, Record de 26-03-2010
 

Os motivos que estarão na ordem da viagem ainda são uma incógnita, mas Record sabe que os responsáveis leoninos suspeitam que esta atitude pode estar relacionado com uma eventual negociação com um dos vários emblemas russos interessados no seu concurso.



Sócrates e Vara falavam em código, SOL de 26-03-2010
 

As conversas do primeiro-ministro com Armando Vara – que deram origem à extracção de certidões do processo Face Oculta por, segundo o procurador e o juiz de instrução de Aveiro, existirem «indícios muito fortes» de atentado contra o Estado de Direito, com tentativa de controlo dos media – a partir de determinado momento passaram a ser cifradas. Conforme o SOL já noticiou, os investigadores do processo suspeitam que, nos últimos dias de Junho do ano passado, os arguidos terão sido informados de que estavam a ser escutados e passaram a usar outros telefones.



Manuela viabiliza PEC contra direcção do PSD, SOL de 26-03-2010
 

O projeto de resolução do PS sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) foi ontem aprovado com a abstenção do PSD e os votos contrários de todas as outras bancadas da oposição. Após a votação da iniciativa socialista, o deputado do PSD Miguel Frasquilho anunciou a apresentação de uma declaração de voto da sua bancada e os deputados Paulo Mota Pinto e Pedro Rodrigues (que defendiam o voto contra) anunciaram declarações de voto em nome de vários deputados. Já os projetos de resolução de BE e PCP, no sentido de rejeitar o PEC, foram chumbados com os votos contra de PS, PSD e CDS-PP, numa sessão plenária que contou com a presença de 216 deputados.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream