25 março 2010

Manchetes do Dia - 25-03-2010

Quinta, 25 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

A vida louca da portuguesa que gere milhões em Wall Street, 24 Horas de 25-03-2010
 

Domitília dos Santos 55 anos, a portuguesa mais famosa na Bolsa de Nova Iorque e uma das mulheres mais viajadas do mundo, já decidiu que regressará a Portugal no dia 5 de Março de 2034, quando tiver 79 anos, "se for viva". E até já decidiu onde vai ser sepultada: "Vou ser enterrada no cemitério de Estói, em Faro, no jazigo do meu avô paterno, porque guardo dele muito boas recordações", diz a sorrir.



Indignado, A Bola de 25-03-2010
 

Segundo A BOLA apurou, ao longo dos próximos dias a Liga Portuguesa de Futebol Profissional ponderará se avança com um recurso, contra decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, para o Tribunal Arbitral do Desporto. A Comissão Disciplinar da Liga, na qualidade de parte recorrida, tem essa possibilidade, um pouco à imagem do que foi feito por Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, no âmbito do caso Nuno Assis.



Má nota do estado sobe juros das famílias, Correio Manhã de 25-03-2010
 

A agência de notação financeira Fitch baixou ontem o rating da República portuguesa. A descida para o nível AA- não teve ainda um grande impacto na dívida do Estado, mas é inevitável a curto prazo que os juros subam para as famílias e empresas. Para Eduardo Catroga, ex-ministro das Finanças, "Portugal está com uma taxa de risco crescente e isso reflecte-se nos juros que tem de pagar às entidades que compram a nossa dívida pública". Da mesma forma, adianta, "a República vai financiar-se a uma taxa crescente, os bancos também, e isso vai reflectir-se nos juros da economia real"



Violador de Chaves ataca em elevador, Correio Manhã de 25-03-2010
 

Em Fevereiro, ameaçou menina de 13 anos com uma faca. Estava em liberdade há um ano. Judiciária suspeita de que há uma dezena de vítimas.



"Pressinto dificuldades num acordo para o PEC" , Diário Económico de 25-03-2010
 

O ministro das Finanças antevê dificuldades num acordo político para o Programa de Estabilidade e Crescimento, que será votado hoje. Isto no dia em que o PSD chumbou a primeira versão do projecto de resolução. No dia em que o rating da República foi revisto em baixa e em véspera de ser votada no Parlamento uma Resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o ministro das Finanças, admite, em entrevista por escrito, que poderá não haver acordo com o PSD.



Galp reforça produção no Brasil e enfrenta greve em Portugal, Diário Económico de 25-03-2010
 

A Petrobras quer antecipar o reforço da produção de Tupi, o famoso campo petrolífero na Bacia de Santos, a 265 quilómetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, onde se estimam reservas entre cinco a oito mil milhões de barris e do qual a Galp detém 10% do capital. O projecto-piloto de Tupi, fase que antecede a sua exploração comercial, deverá arrancar em Outubro. O calendário do consórcio apontava para Dezembro, embora fosse dado assente que avançaria, o mais tardar, ao longo de 2011, prolongando-se até 2013, data em que a produção entrará em velocidade cruzeiro.



Ferreira Leite pressionada a chumbar PEC, Diário Notícias de 25-03-2010
 

Manuela Ferreira Leite está a ser pressionada por boa parte da bancada do PSD para rejeitar a proposta de resolução do PEC. A líder do PSD recebeu ontem o texto do PS de apoio ao PEC durante a reunião da bancada e adiantou que "numa primeira leitura" era contra o texto do documento. Com nova reunião da bancada marcada para hoje de manhã onde, em definitivo, o PSD tomará uma posição sobre o PEC, os ecos da reunião de ontem rapidamente se espalharam pelo Parlamento e desembocaram numa maratona de negociações que ainda decorriam à hora de fecho desta edição.



Porque está sem líder o futebol português, Diário Notícias de 25-03-2010
 

Hermínio Loureiro apresentou o pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência da decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru. "Apresentei ao senhor presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga a minha renúncia ao mandato de presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional", disse Hermínio Loureiro à agência Lusa.



15 locais para deixar as crianças nas férias, I de 25-03-2010
 

Se os miúdos mandassem, os programas de férias não tinham actividades pedagógicas. Prefiriam ir a Los Angeles conhecer a Miley Cyrus, à Disney Paris, a Londres, ou simplesmente ao espaço. Como isso não é assim tão simples e não queremos provocar um ataque de nervos aos pais, escolhemos 15 actividades para ocupar as duas semanas de férias dos mais pequenos. De norte a sul do país ainda é possível encontrar vagas. Mas apresse-se a marcar.



Erros médicos: maior indemnização foi de 225 mil euros, I de 25-03-2010
 

Os seis doentes que ficaram com a visão afectada depois de uma intervenção no Hospital de Santa Maria a 17 de Julho do ano passado só vão conhecer amanhã as propostas de indemnização. Ainda assim, um montante acima dos 225 mil euros - o valor que tem sido avançado nos últimos dias mas que ainda não foi confirmado pela comissão arbitrária criada para decidir o montante - seria uma excepção no contexto nacional de indemnizações por erro médico.



PME vão ter crédito para pagar dívidas ao fisco, Jornal Negócios de 25-03-2010
 

As micro, pequenas e médias empresas vão poder regularizar as suas dívidas à Segurança Social e Fisco, através do empréstimo concedido pela banca no âmbito da nova linha de crédito apoiada pelo Estado. Do que receberem, 30% pode ser utilizado para pagar à banca dívidas contraídas especificamente para regularizar situações com a Segurança Social e Fisco nos três meses anteriores à contratação da linha. Ou seja, as empresas deixarão de dever ao Estado, mas passam a ter mais dívida à banca. Ficam, assim, com a situação junto da Segurança Social e Fisco regularizada.



"Agora é a vez da Assembleia da República se fazer ouvir", Jornal Negócios de 25-03-2010
 

Mostrar que o país é capaz de concretizar as medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) é "decisivo" para evitar uma nova degradação do risco de Portugal. O aviso é deixado pelo ministro das Finanças em entrevista ao Negócios. "O aspecto mais decisivo para inspirar confiança nos agentes económicos e nos mercados financeiros internacionais será a nossa capacidade em dar um sinal político claro de que o país está em condições de implementar tal programa. Agora é a vez da Assembleia da República se fazer ouvir", frisa Teixeira dos Santos.



PS e PSD negoceiam acordo de última hora sobre o PEC, Jornal Notícias de 25-03-2010
 

PS e PSD encetaram ontem negociações de última hora sobre eventuais alterações ao PEC que hoje será votado no Parlamento. Ao que o JN apurou, os sociais-democratas fizeram propostas de alteração, mas receberam dos socialistas algumas contra-propostas. A importância política da aprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) terá levado, ontem, ao encontro entre membros dos grupos parlamentares dos dois partidos, contando com a presença de Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentares.



Justiça desportiva aos trambolhões, Jornal Notícias de 25-03-2010
 

A decisão tomada ontem pelo Conselho de Justiça da FPF, que diminuiu os castigos a Hulk e a Sapunaru, de quatro e seis meses para três e quatro jogos, levou à demissão de Hermínio Loureiro. O poder deverá ficar nas mãos de Andreia Couto. A sentença da Comissão Disciplinar da Liga ao polémico caso do túnel da Luz, anunciada por Ricardo Costa, no passado dia 19 de Fevereiro, foi arrasada ontem pela decisão do CJ. Poucas horas depois de se saber que os castigos de Hulk e Sapunaru tinham sido reduzidos, de forma mais do que drástica, Hermínio Loureiro anunciou a renúncia ao cargo de presidente da Liga.



Punido com 15 jogos a mais, O Jogo de 25-03-2010
 

Foram quinze os jogos que Hulk falhou a mais por força de uma infracção mal julgada pela Comissão Disciplinar da Liga, de acordo com a interpretação agora feita do caso pelo Conselho de Justiça da FPF. No entender dos conselheiros, a CD aplicou o artigo errado, tanto no caso do brasileiro como no de Sapunaru. Da discordância resultou a redução do castigo do primeiro para apenas três jogos e do segundo para quatro, mas não só.



BCP melhora resultados com área internacional, OJE de 25-03-2010
 

O Millennium bcp espera uma melhoria de resultados e da rentabilidade em 2010, após o turnaround" da subsidiária da Polónia, afirmou Paulo Macedo, vice-presidente da instituição, durante uma conferência da Morgan Stanley, em Londres. Paulo Macedo, citado pela Reuters, afirmou que o BCP deverá alcançar um ROE (return on equity) de 10% em 2011 contra um ROE de 4,6% em 2009. Para atingir este objectivo, o gestor afirma que o Millennium bcp irá efectuar o "repricing" dos empréstimos e das comissões em Portugal, a par de um maior controlo de custos e da estabilização ou redução do custo de risco. A nível de yields e resultados, a previsão é de melhoria e aumento da rentabilidade, ainda segundo Paulo Macedo.



Fitch corta rating para ajustar a PEC, OJE de 25-03-2010
 

A agência de rating Fitch cortou o rating de longo prazo de Portugal de "AA", para "AA-", com a credibilidade do país a reduzir-se após o considerável choque orçamental, a par das fraquezas macroeconómicas e estruturais, revelou a agência de notação, citada pela Reuters. Este corte pela Fitch já era esperado e os mercados de dívida já o incorporaram nos preços, tendo colocado o "foco" na aprovação do plano de austeridade para reduzir o défice público nacional, comentou à Reuters Insider, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.



GM apresenta novo conceito de mobilidade, OJE de 25-03-2010
 

A General Motors levará à Expo 2010, em Xangai, os "EN-V" (Electric Networked-Vehicles), um novo conceito de mobilidade para um mundo super-povodado. Com tecnologia desenvolvida em cooperação com a Segway, os EN-V adoptam a propulsão eléctrica.



Os soldados mortos no rio Corubal nunca mais apareceram, Público de 25-03-2010
 

As águas tranquilas do Corubal em nada deixam transparecer a tragédia de 1969. Aqui viveu-se o episódio mais mortífero do lado português da guerra colonial na Guiné, um naufrágio e não um confronto militar. Meia centena de homens morreu e os poucos corpos resgatados ficaram numa vala algures nas margens. Agora, uma equipa de militares e antropólogos foi à procura da vala.



Agência baixa rating de Portugal e força PS e PSD a entender-se sobre o PEC, Público de 25-03-2010
 

A Fitch, uma das três principais agências de notação financeira internacionais, cumpriu uma ameaça que já vinha do ano passado e cortou o rating atribuído a Portugal, passando-o de AA para AA-. Ao mesmo tempo, manteve a ameaça de que novos cortes podem vir a surgir no futuro, se houver sinais de desentendimento político em torno do objectivo de consolidação orçamental. Ontem, altos dirigentes do PS e do PSD tentavam a todo o custo um consenso mínimo sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento, que hoje será votado na AR. O PSD deverá abster-se na votação. No comunicado emitido ontem, a Fitch diz que a principal razão para a deterioração da notação de risco está na fraca perspectiva de crescimento da economia.



Izmailov contra-ataca, Record de 25-03-2010
 

Depois da polémica que envolveu a sua ausência do encontro com o Atlético Madrid, Marat Izmailov quebrou o silêncio, em entrevista ao jornal russo "Sport Express". O médio do Sporting assumiu que, esta temporada, disputou a grande maioria dos jogos sob o efeito de analgésicos para atenuar as dores que sentia no joelho direito e, apesar de sublinhar que não tem problemas com o novo diretor de futebol, não deixou de criticar a forma como Costinha conduziu o processo.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream