24 março 2010

Manchetes do Dia - 24-03-2010

Quarta, 24 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

César Peixoto obrigado a pagar mais dinheiro a Isabel Figueira, 24 Horas de 24-03-2010
 

Parece ter chegado ao fim a batalha judicial entre Isabel Figueira e César Peixoto. No Tribunal de Família e Menores de Cascais foi decidido, que o jogador do Benfica terá de pagar à ex-mulher um valor de pensão de alimentos superior ao inicialmente estipulado em 2007 - na altura de 500 euros. O processo remonta a Janeiro de 2009 e foi interposto pela apresentadora da RTP ao ex-marido depois de, no final de 2008, César Peixoto não ter, alegadamente, cumprido com o total do valor estipulado num acordo verbal aquando do divórcio - quantia que serviria para cobrir as despesas com a educação do filho de ambos, Rodrigo, actualmente com três anos e meio.



"Este jogo é decisivo", A Bola de 24-03-2010
 

O máximo goleador do Benfica (28 golos em todas as provas oficiais de 2009/10) e da Liga Portuguesa (19 remates certeiros, mais dois do que Falcao, do FC Porto) atravessa um dos melhores momentos da sua carreira, mas garante que o desejo de aumentar o registo pessoal não se sobrepõe aos interesses colectivos. «Penso sempre primeiro na equipa e só depois em mim. Se os golos aparecem, melhor ainda, mas não ando obcecado», garante Óscar Cardozo, em declarações ao jornal paraguaio La Nacion.



Militares enfrentam perigo no Afeganistão e Kosovo, Correio Manhã de 24-03-2010
 

Sentada num canto da sala de embarque do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, Rosa Sousa olhava ontem de manhã para o filho José Lopes com a sobrinha de dois anos ao colo. Desolada e de lágrimas nos olhos. "Custa muito vê-los ir" desabafava a mulher de 54 anos, que ainda não se habitou à ausência do filho. José é um dos 57 militares do Exército que partiram para o Afeganistão, onde vão permanecer nos próximos seis meses. Também ontem de manhã, 190 militares da 2ª Batalhão de Pára-quedistas/Brigada de Reacção Rápida voaram em direcção ao Kosovo.



Portugueses recusam 58 mil empregos, Correio Manhã de 24-03-2010
 

No ano que a taxa de desemprego disparou, atingindo a casa dos 10 por cento, mais de 58 mil ofertas de trabalho dos centros de emprego ficaram por preencher. As vagas sem candidatos constam do relatório sobre a Situação do Mercado de Emprego de 2009 do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que reconhece não conseguir "satisfazer metade das ofertas disponíveis". Os centros de emprego registaram 118 935 ofertas, tendo colocado 60 928 num universo de inscritos de 690 mil ao longo do ano.



Comissão de Inquérito ao caso TVI chama José Sócrates, Diário Económico de 24-03-2010
 

O PSD colocou ontem todos os trunfos em cima da mesa na Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI. Não só propôs a audição do primeiro-ministro, como incluiu na sua lista os nomes dos procuradores de Aveiro que estão a investigar o caso Face Oculta, do Procurador-Geral da República e solicitou o acesso imediato a todos os despachos e documentos judiciais do processo. Mas acabou a tarde a recuar no que toca ao PGR e procuradores, mantendo-os de reserva, para momento posterior. "Admitimos que o primeiro-ministro possa defender-se", justificou o deputado do PSD Pedro Duarte. Todos os partidos votaram favoravelmente a audição de Sócrates, mesmo o PS que criticou a proposta. "É a primeira vez que um grupo parlamentar ousa chamar um primeiro-ministro a uma Comissão de Inquérito", lembrou Ricardo Rodrigues, acusando o PSD de "chicana política".



Governo estuda alternativas ao fim da 'golden share' na PT , Diário Económico de 24-03-2010
 

O Governo está a tentar encontrar alternativas à 'golden share' na PT, prevendo que Bruxelas vai acabar com estes direitos especiais durante os próximos meses. Ao que o Diário Económico apurou, em cima da mesa estão várias soluções, entre as quais a passagem da 'golden share' de 500 acções para uma entidade pública, se Bruxelas permitir, ou um acordo parassocial com os principais accionistas. Neste processo, a CGD e a Parpública, que também são accionistas da PT, deverão desempenhar um papel central, eventualmente assumindo a titularidade das 500 acções de categoria A detidas pelo Estado, mas apenas se a decisão final do Tribunal Europeu sobre a' golden share', que se aguarda para breve, o permitir.



Pilotos da TAP chegam a acordo e desistem da greve na Páscoa, Diário Económico de 24-03-2010
 

Foi longa a terça-feira de Fernando Pinto, enquanto esperava que da sede do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil viesse fumo branco sobre a greve de seis dias marcada para a próxima sexta-feira. Já passava das 19h30 quando a resposta chegou ao oitavo andar da sede da TAP. Os pilotos recuavam na greve e aceitavam voltar a sentar-se à mesa das negociações. As reuniões, conduzidas com o maior secretismo, começaram na última sexta-feira, prolongaram-se pelo fim-de-semana, e terminaram terça-feira de madrugada numa conferência telefónica. À mesa, Ponce Leão, advogado e Manoel Torres, vice-presidente executivo do Transporte Aéreo da TAP, pelo lado da companhia aérea, e Paulo Lino, consultor do SPAC, e Hélder Silva, presidente do Sindicato. Por duas vezes, administração e pilotos estiveram próximos de um acordo. Só à terceira foi de vez.



Corrida às reformas deixa escolas com falta de professores, Diário Notícias de 24-03-2010
 

A vaga de aposentações de professores - que ultrapassou as nove mil nos dois últimos anos e parece seguir o mesmo rumo em 2010 - já começa a criar problemas às escolas para encontrarem substitutos. Sobretudo a meio do ano lectivo. Até porque são cada vez menos os licenciados a sair das universidades para preencher lugares a prazo. Na "bolsa de professores", o Inglês, a Informática (ambos com grande procura) a Físico-Química e a Geografia são as áreas mais desfalcadas. Mas também há relatos de problemas para encontrar professores de Português. Ministério diz não ter queixas de dificuldades de contratação nas escolas da sua rede.



Comissão de Inquérito vai pedir escutas em que Sócrates intervém, Diário Notícias de 24-03-2010
 

O PS ainda tentou impedir, mas o PSD puxou do poder potestativo e impôs ontem que a Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI exigisse vários despachos do procurador-geral da República e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, bem como certidões que incluem escutas onde intervém o primeiro-ministro. Numa primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) onde os deputados esgrimiram argumentos jurídicos, foi também aprovada uma lista de 19 personalidades que serão chamadas à comissão. E que inclui o primeiro-ministro, José Sócrates, e a líder da oposição, Manuela Ferreira Leite.



Afinal há um quinto sabor. Apure o paladar, I de 24-03-2010
 

Já alguma vez tentou sentir a verdadeira essência do sabor de um alimento? Se conseguiu, é capaz de ter sentido o umami, o quinto sabor básico do ser humano, além do doce, salgado, amargo e ácido. Os japoneses sabem que existe há mais de 100 anos, os restaurantes com estrelas Michelin já o experimentaram na cozinha, mas só agora os europeus começam a apurar as papilas gustativas para este sabor oculto.



Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais, I de 24-03-2010
 

Os números apanharam de "surpresa" o próprio coordenador nacional para a saúde mental, Caldas de Almeida. Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população e aproxima-se perigosamente do campeão mundial Estados Unidos. No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23%) e quase metade (43%) já teve uma destas perturbações durante a vida. Para um grande mal, poucos remédios: 67% dos doentes graves estão sozinhos com o seu problema e nunca tiveram qualquer tratamento.



Mais ricos sofrem corte de 43% nos benefícios fiscais, Jornal Negócios de 24-03-2010
 

Números frescos ontem apresentados pelo Ministro das Finanças no Parlamento permitem já ter uma ideia mais aproximada sobre a dimensão das despesas e benefícios fiscais que os contribuintes vão deixar de poder fazer, já a partir deste ano. Os mais ricos, que agora pagam IRS no último escalão, com uma taxa marginal de 42%, vão perder o direito a abater 43% das despesas que até aqui têm aproveitado. Dito de outro modo, em média, só vão poder continuar a deduzir fiscalmente 57% dos montantes que têm aproveitado até agora (cerca de 1.623 euros por ano).



Preço da carta de condução aumenta até 300 euros, Jornal Notícias de 24-03-2010
 

O Governo quer que os alunos tenham pelo menos 32 horas de aulas e guiem mil quilómetros antes de fazer o exame de condução. As escolas avisam que a carta vai ficar mais cara 20 a 30%. O IMTT monitorizará à distância as aulas dadas para evitar fraudes. Entre as principais alterações no ensino da condução propostas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) está a imposição de um mínimo de 32 horas de aulas - e não 32 aulas, como actualmente - e mil quilómetros percorridos para o aluno ser elegível para o exame de condução de categoria B e B1 (automóveis ligeiros e quadriciclos). Uma imposição excessiva e que vai encarecer a carta, afirmam as escolas.



Crianças viciadas em telenovelas, Jornal Notícias de 24-03-2010
 

Os mais novos estão a ver mais televisão entre as 22 horas e a meia noite. Na TVI, o público jovem das novelas só é ultrapassado pelo de "Morangos com açúcar". A falta de descanso e a qualidade dos conteúdos estão na preocupação dos especialistas. Já vai longe o tempo em que os pais não permitiam aos filhos verem a telenovela antes de irem para a cama. Hoje, os hábitos de consumo de televisão estão a mudar e são cada vez mais as crianças e jovens (dos 4 aos 14 anos) a ficarem até mais tarde frente ao aparelho.



"Vai ser difícil segurá-lo", O Jogo de 24-03-2010
 

Ramires celebra hoje o 23º aniversário e tem fortes razões para festejar. No último ano da sua vida muita coisa mudou. Prepara-se para ser pai pela primeira vez, depois de ter saltado do Cruzeiro para o Benfica, chegando assim ao futebol europeu. Pela mesma altura, passou também a ser presença assídua na selecção do Brasil. A partir daí, vieram os títulos - a Taça das Confederações e agora a Taça da Liga - e os elogios.



Mercado em polvorosa com FI Fechados, OJE de 24-03-2010
 

O mercado da gestão dos fundos de investimento imobiliários fechados está em polvorosa, com uma alteração introduzida no OE 2010, em sede de especialidade, e que retira viabilidade a projectos imobiliários já lançados, incluindo reabilitação. Caso passe uma alteração às regras que vigoram desde 2005, a indústria de FI Fechados perderá a isenção de IMT e IMI já este ano. António Aranha, operador das MNF Gestão de Activos, afirma que o mercado "está em polvorosa", porque as novas regras vão "inviabilizar projectos, retirar credibilidade para o investimento estrangeiro, podendo prejudicar não apenas os fundos imobiliários como outros investimentos externos".



EDP investe 100 milhões no Brasil, OJE de 24-03-2010
 

A EDP investirá cerca de 100 milhões de euros na construção de um parque eólico na região Sul do Brasil, com conclusão prevista para o fim de 2010, informou o grupo português. O lançamento da pedra fundamental do parque eólico decorrerá hoje, em Tramandaí, cidade a 120 quilómetros de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Com capacidade de produção de 70 MW, o novo parque posicionará o grupo português no "topo dos operadores de energia eólica no Brasil", afirmou o vice-presidente da EDP, Miguel Setas, à agência Lusa. Actualmente, o grupo português opera dois parques eólicos no estado de Santa Catarina, também na região Sul do país, com capacidade total de produção de 14 MW.



A idade de ouro dos faraós em NY, OJE de 24-03-2010
 

Uma estátua gigante do deus egípcio Anubis navegou ontem a bordo de um rebocador nas margens do rio Hudson, em Nova Iorque, para publicitar a exposição "Tutankamon e a Idade de Ouro dos Faraós", que vai ser inaugurada a 23 de Abril.



Carta de ligeiros exige mais 5 horas de aulas, mil quilómetros a guiar e custará 900 euros, Público de 24-03-2010
 

Uma carta de condução para automóveis ligeiros de passageiros poderá custar cerca de 900 euros quando entrar em vigor o novo regime jurídico do ensino da condução, que exigirá ao candidato um mínimo de 32 horas de aulas de condução e mil quilómetros percorridos fora de autoestradas. Actualmente, uma carta de condução da categoria B custa, em média, entre 700 e 750 euros. Para a obterem, os candidatos percorrem entre 250 e 400 quilómetros durante a aprendizagem. Já quanto às aulas, continuarão a ser obrigatórias 32, mas passam de 50 para 60 minutos. Ou seja, com mais dez minutos por aula, os formandos passarão a ter mais cinco horas e 20 minutos de prática ao volante.



"Temos que ter a coragem de diminuir o número de apoios e apostar na qualidade", Público de 24-03-2010
 

A ministra da Cultura considera que na forma como se apoia o sector "tem havido alguma preocupação em satisfazer clientelas". E defende mudanças. Mas, apesar de concordar com uma visão mais ampla da cultura, que inclui as indústrias culturais, afirma que "o Estado tem que estar sempre onde os bens meritórios não funcionem com a lógica do mercado". A visão do Ministério da Cultura (MC) coincide com a deste estudo, de que o sector cultural ultrapassa as actividades mais tradicionais e deve abranger também as indústrias criativas? Absolutamente. O sector nuclear [actividades culturais tradicionais] tem os seus sucedâneos que se adequam aos públicos, aos gostos, aos mercados, e o novo conceito de cultura abrange todo esse largo espectro.



Cardozo só pensa na vitória, Record de 24-03-2010
 

Para o internacional paraguaio, o "mais importante é a equipa". "É nisso que penso. Se aparecerem, melhor, mas os golos não são uma obsessão em cada partida que jogo", desabafa o atleta ao jornal paraguaio "La Nacion". Tacuara sabe que o calendário futebolístico está numa fase decisiva, mas prefere pensar num encontro de cada vez: "Primeiro vamos focar-nos no campeonato, onde somos primeiros, e depois virá a nova fase da Liga Europa".


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream