23 março 2010

Manchetes do Dia - 23-03-2010

Terça, 23 de Março de 2010  
Manchetes do Dia

Jorge Jesus pôs a família a chorar, 24 Horas de 23-03-2010
 

Dedicou a vitória na taça da Liga ao pai e apanhou toda a gente desprevenida. Virgolino que continua acamado e inspira cuidados, só viu partes do jogo com o FC Porto. "Eu normalmente nunca dedico vitórias à minha família, mas hoje vou dedicar ao meu pai... Os adeptos do Benfica que me perdoem, mas hoje quero dedicar esta vitória ao meu pai, ok?" Jorge Jesus chorou. Fintou as lágrimas em frente à câmara de televisão da SIC, logo após a conquista da Taça da Liga, frente ao FC Porto (3-0), mas chorou. E com ele, toda a sua família, pela forma inusitada como o treinador do Benfica expôs as suas emoções, a sua vida pessoal, pelo momento difícil que atravessa Virgolino Jesus, seu pai, que completou 87 anos a 18 de Dezembro passado, e a quem quer dedicar o título de campeão nacional. É um sonho que acalenta há muito.



Desde que há directas, Jardim esteve sempre ao lado dos derrotados, 24 Horas de 23-03-2010
 

Com amigos destes...Quem Jardim apoia perde as directas laranjas. Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, anunciou ontem formalmente o seu apoio a Paulo Rangel nas directas à liderança do PSD. Num artigo no "Jornal da Madeira", Jardim diz que Rangel é "o único que dá garantias mínimas de plena identificação com o património doutrinal do PSD". "Cada Militante do PSD/Madeira já percebeu o que se esconde por detrás de certo discurso de 'modernidade', de 'esquerda' (como se o PSD fosse um partido de 'esquerda' e o fossem os feitores do Grande Capital), de 'ruptura com o passado' (veja-se o atrevimento!...), de 'mudança geracional' (todos os candidatos até são da mesma geração!...). Trata-se de conversa fiada", escreve Jardim.



David Luiz: "Somos um por onze e onze por um", A Bola de 23-03-2010
 

Diz que grande segredo da equipa é o espírito de grupo. "O meu futuro está nas mãos do Presidente". Imagem de marca do Benfica de Jesus, David Luiz conquistou a pulso o respeito do universo encarnado e muitos são os clubes que colocaram o seu nome na agenda. Coloca o futuro nas mãos de Luís Filipe Vieira e esclarece que a hora de festejar a Taça da Liga já lá vai, pensamento no Sp. Braga. Segredo do sucesso? "Somos onze por um..."



Vídeo caça ladrão milionário, Correio Manhã de 23-03-2010
 

Vídeo desmascara ladrão milionário. Gui Wagiston roubou 100 mil euros em ouro, no Cartaxo, e 84 mil de um banco, no Estoril. Imagens divulgadas no CM permitiram desmantelar gang. Cara destapada, Gui Wagiston amealhou 100 mil euros no assalto a uma ourivesaria no Cartaxo, em 12 de Janeiro, e andou à solta até ao último sábado - depois de o CM ter divulgado o seu rosto, captado em imagens de videovigilância. O brasileiro, 48 anos, vivia num bairro de Lisboa mas foi identificado por leitores do nosso jornal, que o denunciaram na última semana em telefonemas para a Polícia Judiciária. E com ele acabaram por 'cair' outros cinco brasileiros, cúmplices, por mais roubos violentos em casas, um banco e noutra ourivesaria. A investigação foi levada a cabo pela Secção de Roubos da PJ de Lisboa, que no caso do ataque do gang a uma dependência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Estoril, a 11 de Fevereiro, contou com a colaboração da Unidade Contra-Terrorismo. Gui, além do assalto à ourivesaria no Cartaxo, com um cúmplice que continua à solta, fez parte do roubo em que sequestraram os funcionários do banco 29 minutos - roubando 84 mil euros.



Carlos Cruz queria ver depoimentos de testemunhas, Correio Manhã de 23-03-2010
 

Entrevistas a vítimas vedadas a Carlos Cruz. Alegações finais vão realizar-se, pela terceira vez, na próxima audiência. Cruz quer duas horas. A defesa de Carlos Cruz insistiu ontem no pedido à TVI para ter acesso, na íntegra, às entrevistas dadas por três das vítimas de abusos sexuais à estação de Queluz quando o escândalo rebentou, em 2002, mas a juíza negou o requerimento. O advogado Ricardo Sá Fernandes alegou que com a mudança da direcção da TVI - José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes saíram e a Informação é agora dirigida por Júlio Magalhães - talvez agora fossem encontrados os brutos das entrevistas (originais, sem ocultação de imagem nem distorção de voz), que em 2008 a estação garantiu não ter. A juíza, porém, negou a pretensão do advogado, alegando que nesta fase do julgamento esses elementos não são relevantes, posição que tinha sido defendida pelo Ministério Público e pelos advogados das vítimas. Sá Fernandes, que tinha como objectivo "ver se havia contradições nos depoimentos", está a ponderar interpor recurso.



Mais de 80 hipermercados voltam a abrir ao domingo, Diário Económico de 23-03-2010
 

As superfícies comerciais com área de venda de mais de 1.000 m2 - que até aqui tinham de encerrar aos feriados e domingos - passam, a partir de hoje, a poder abrir portas nesses dias. Nestas condições encontram-se, por todo o país, 86 estabelecimentos, dos quais 78 do ramo alimentar. A decisão decorre de um parecer da Procuradoria-Geral da República, solicitado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), sobre a definição legal de grandes superfícies para efeitos de horário de funcionamento na sequência de divergências entre várias câmaras municipais.



PSD decide hoje se chama Sócrates à comissão de inquérito à TVI, Diário Económico de 23-03-2010
 

O inquérito parlamentar ao negócio da compra da TVI pela Portugal Telecom começa hoje ainda sem a certeza de que José Sócrates seja chamado a depor. A audição de José Sócrates na comissão de inquérito ao negócio PT/TVI está nas mãos do PSD, já que os social-democratas são os únicos que ainda não definiram a lista de audições que vão propor. O nome do primeiro-ministro não consta nas listas já divulgadas por CDS-PP e Bloco de Esquerda e o Diário Económico sabe que o PCP também não vai apresentar "para já" essa proposta.



75% das ofertas de emprego são mal pagas e de curta duração, Diário Notícias de 23-03-2010
 

"Três quartos das ofertas existentes nos centros de emprego [75%] correspondem a trabalhos precários e em regime temporário", garantiu ao DN o dirigente da CGTP, Arménio Carlos, desmistificando a ideia de que os desempregados não querem aceitar trabalho. O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou, na semana passada, a existência de 18 mil ofertas de trabalho por preencher. A esmagadora maioria desses empregos são publicados por agências de trabalho temporário, lembrou.



Há cada vez mais chineses a preferir as nossas escolas, Diário Notícias de 23-03-2010
 

A Escola Básica do Ciclo n° 26 não fecha aos sábados, como a maioria das outras. Enche-se de meninos que vêm aprender mandarim, porque é ali que funciona a Escola Chinesa de Lisboa. Os alunos só podem frequentá-la neste dia, porque durante a semana já estão integrados no ensino português. São já 1131 que frequentam as escolas nacionais, um aumento de 34,4% nos últimos quatro anos.



2,5 milhões de famílias vão pagar mais impostos até 2016, I de 23-03-2010
 

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) é "injusto" e "cosmético" do ponto de vista fiscal e vai pôr cerca de 2,5 milhões de famílias (todas menos as que caem nos dois escalões inferiores do IRS, ou seja, as mais pobres) a pagar mais impostos "até 2016 ou 2017". Serão afectados todos os contribuintes da classe média (baixa e alta) e os mais ricos porque, na prática, o governo quer congelar os valores das deduções máximas (em saúde, educação, compra de casa) nas declarações de IRS até 2016 ou 2017.



As cidades são pouco femininas, I de 23-03-2010
 

Os residentes de Seul repararam nas mudanças quando os separadores nos parques de estacionamento foram pintados de cor-de-rosa. Estava-se em 2007 e daí para a frente aqueles seriam lugares exclusivos para mulheres. A iniciativa ganhou ainda mais fôlego com a construção de sete mil casas de banho públicas exclusivas para o sexo feminino e passeios especiais, lisos e sem brechas, para evitar o incómodo bem conhecido da calçada portuguesa para quem usa saltos altos. O investimento de 450 milhões de euros (708 mil milhões de wons) para tornar a capital da Coreia do Sul a primeira cidade amiga das mulheres recebeu esta semana o carimbo das Nações Unidas.



Imposto sobre imóveis é o que faz perder mais tempo, Jornal Negócios de 23-03-2010
 

Um contribuinte que se desloque a um serviço de finanças gasta em média 22 minutos do seu tempo: 16 na fila, à espera de ser atendido, e mais seis minutos com o funcionário dos impostos a tentar resolver o seu problema. E 22 minutos não são engano. São o resultado da contagem efectuada pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a partir dos sistemas electrónicos de gestão do atendimento instalados nas repartições.



Benfica é o clube europeu com maior subida em bolsa, Jornal Negócios de 23-03-2010
 

O triunfo da Taça da Liga fez disparar as acções da SAD benfiquista, colocando o clube da Luz no topo da Europa. Os títulos do Benfica são, esta época, os que mais sobem. Uma evolução que tem sido acompanhada por um aumento nos volumes negociados. O número de acções dos encarnados negociadas diariamente na bolsa de Lisboa é, em média, de 5.160, desde que teve início a actual temporada em meados de Agosto. No total da época 2008/2009 foram transaccionadas 2.600 acções por dia. Ou seja, há um aumento de 94% no volume, em termos homólogos. Já o valor negociado das acções do Benfica quase triplicou. O volume de negócios médio diário dos títulos da SAD cresceu 176%, para quase 15 mil euros.



Meio milhão de facturas de luz, telefone e água por pagar, Jornal Notícias de 23-03-2010
 

As provas da existência de dívidas (injunções) ascenderam a 534 068 em 2009, havendo ainda mais 93 129 pendentes do ano anterior. Em 2008, tinham sido findados 501249 processos. O Balcão Nacional de Injunções (BNI) não tem mãos a medir. O fornecimento de bens e serviços tem um peso nas dívidas objecto de injunção que ronda os 80%, tanto nos processos entrados como nos findos. De acordo com os dados fornecidos ao JN pelo Ministério da Justiça, naquela categoria estão, sobretudo, dívidas relativas a serviços de telecomunicações, electricidade e água Segundo fonte oficial do Ministério, uma parte significativa é relativa a telemóveis.



Penas pesadas para gangue que atacou família de Domingos, Jornal Notícias de 23-03-2010
 

O Tribunal de Matosinhos condenou, ontem, a 18 anos de prisão, o líder do gangue que, em 2009, assaltou várias moradias em Matosinhos, entre elas a de Domingos Paciência. Quatro dos sete acusados foram sentenciados com penas entre os 12 e os 15 anos. "De um modo geral, todos os factos foram dados como provados", referiu a presidente do colectivo de juizes, Ausenda Gonçalves, que sublinhou o modo de actuação "aterrorizador" dos assaltos e sequestros deste gangue.



Título também é para dedicar ao pai, O Jogo de 23-03-2010
 

Jorge Jesus acredita que uma vitória sobre o Braga será o xeque-mate no campeonato. Obcecado pelas vitórias ontem visitou o adoentado progenitor, hoje repõe a máscara de ferro. Manuel Sérgio: "Real Madrid valeria muito mais se fosse treinado por Jesus"



Ajuda à Grécia vai dividir cimeira da UE, OJE de 23-03-2010
 

Angela Merkel manteve-se ontem firme na sua recusa de qualquer ajuda financeira à Grécia, que a Comissão Europeia e vários Estados-membros, além da própria Grécia, queriam ver consagrada na cimeira de quinta-feira. "A situação não se alterou, a ajuda dos parceiros à Grécia só acontecerá em última análise", reafirmou ontem em Berlim o porta-voz do governo alemão, Ulrich Wilhelm, mantendo a posição enunciada domingo pela chanceler.



Opway ganha novo projecto em Luanda, OJE de 23-03-2010
 

A Opway Angola, uma empresa que resulta da parceria entre a Escom (GES) e a Opway Engenharia, ganhou a primeira fase do complexo Muxima Plaza, em Luanda, no valor de 25,1 milhões de euros. Este projecto que vai contribuir para a criação de um novo pólo empresarial na capital angolana, inclui habitação, escritórios, zona comercial e 700 lugares de estacionamento, num total de quatro edifícios.



Arte: A borboleta levantou voo, OJE de 23-03-2010
 

Um guindaste ergueu ontem a escultura de Henry Moore "Butterfly" ("Borboleta") do seu pedestal, frente à "Casa das Culturas do Mundo" em Berlim, para ser restaurada. A obra, que os berlinenses apelidam de "ostra grávida", voltará em Maio.



Obama faz "mudança acontecer" na saúde dos EUA, Público de 23-03-2010
 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai assinar já hoje a lei que contempla uma das maiores transformações na sociedade norteamericana, através do alargamento da cobertura de cuidados médicos a 95 por cento da população do país. "É a lei dos direitos cívicos do século XXI", comentou o congressista democrata Jim Clyburn. "É comunismo e totalitarismo", denunciou o seu correlegionário republicano Devin Nunes. "É a mudança a acontecer", concluiu Obama, recordando o slogan da sua candidatura presidencial.



ADSE gastou quase mil milhões de euros com saúde na função pública, Público de 23-03-2010
 

Os cuidados de saúde dos trabalhadores do Estado custaram quase mil milhões de euros à Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários Públicos e Agentes da Administração Pública (ADSE) no ano passado. Mas em 2010, fruto das mudanças prevista no Orçamento do Estado (OE), as verbas disponíveis vão cair para metade. De acordo com o Plano de Actividades para 2010, ontem disponibilizado na página electrónica da ADSE, o corte mais significativo entre 2009 e 2010 ocorrerá nas transferências do OE – que passarão de 598 milhões para 216 milhões de euros – já que uma parte deste dinheiro será canalizada para a tutela do SNS. Este ano, a ADSE tem um orçamento de apenas 467 milhões de euros.



Vem aí outra final, Record de 23-03-2010
 

Benfica-Sp. Braga - O jogo decisivo do campeonato. Javi Garcia está apto. Guerreiros na máxima força. Jesus passou o dia de folga com o pai. Faltam quatro dias para que Benfica e Sp. Braga se reencontrem num confronto de tudo ou nada e no qual está em causa o título nacional.


 
   © manchete,1996-2010  

Global Voices Radio - Live stream